Como Abrir um Negócio

sábado, abril 02, 2011

Como Abrir - Montar uma Empresa de Exploração e comércio de areia

Exploração e comércio de areia
Apresentação do Negócio
De acordo com o Departamento Nacional de Produção Mineral- DNPM, a indústria extrativa mineral brasileira é bastante diversificada. Há pelo menos 55 minerais sendo explorados atualmente no Brasil, cada qual com uma dinâmica de mercado específica, singular.
 
Dentre os minerais mais importantes, enquanto agregado para construção civil (os principais agregados para construção civil são areia, brita e cascalho), encontra-se a areia. Neste setor, o principal uso da areia é como agregado para concreto, argamassa, filtros, abrasivos, bases de pavimentos de concreto e asfalto, dentre outros.
 
A areia é conceituada na indústria como um bem mineral constituído predominantemente por quartzo de granulação fina e pode ser obtida a partir de depósitos de leitos de rios e planícies aluviais, rochas sedimentares e mantos de alteração de rochas cristalinas.
 
De acordo com o tipo de depósito mineral, varia o processo de lavra, que pode ser por desmonte hidráulico, escarificação ou simplesmente por dragagem. O beneficiamento da areia é baseado em classificação por peneiras, silos de decantação, e ou hidrociclonagem, que separam as frações granulométricas interessantes a cada setores de aplicação. É comum, também, a comercialização do material mais graúdo, separado nas primeiras peneiras estáticas, que são os cascalhos, pedregulhos ou pedriscos grossos.
 
Utilizam-se subdivisões granulométricas para classificar a areia conforme a utilidade em areia grossa, média e fina.
 
Segundo a ABNT, quanto a granulometria, a areia pode ser classificada em:
• fina >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>0,15 a 0,6 mm
• média >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>0,6 a 2,4 mm
• grossa >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>2,4 a 4,8 mm

Nas minerações de areia que exploram o manto de alteração de rochas granitóides, geralmente a comercialização é feita sem classificações, e o material varia da fração grossa até a fina, dependendo da demanda do mercado.
 
Nas minerações com exploração feita em rochas sedimentares, a areia é comercializada nas frações grossa e média (conjuntamente), sem classificação, e a areia fina é produzida em pequena escala, apenas quando a demanda exige. Quando não há saída deste material, a areia fina pode ser vendida misturada com a areia média e grossa, se não houver especificação do cliente, ou vai com os finos para as bacias de decantação, onde o material residual é depositado.
 
Nos portos de areia em leito de rio e cava submersa, praticamente todo o material extraído é comercializado, e os resíduos (predominantemente silicosos e de granulação menor que 0,074 mm) retornam ao local em lavra, para preenchimento da cava.
 
Atualmente, observa-se a entrada no mercado de um outro tipo de produção que é a de areia de britagem na qual um produtor de brita pode operar a úmido, com a lavagem do pó de pedra para a diminuição da fração fina. Neste caso resulta uma areia com baixa quantidade de material pulverulento e é comercializada até a fração 4,8 mm.
 
Nesta "Idéia de Negócio" serão apresentadas informações importantes para o empreendedor que tem intenção de abrir uma empresa de exploração e comércio de areia. Entretanto, este documento não substitui o Plano de Negócios, que é imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso. Para a elaboração do Plano de Negócio, deve ser consultado o SEBRAE mais próximo. 
 
Exploração e comércio de areia
Mercado
De acordo com Almeida e Silva (2005), atualmente 90% da produção nacional de areia natural, no Brasil, é obtida a partir da extração em leito de rios e os 10% restantes, de outras fontes (várzeas, depósitos lacustres, mantos de decomposição de rochas, pegmatitos e arenitos decompostos).  No Estado de São Paulo, a relação é diferente. 45% da areia produzida são provenientes de várzeas, 35%, de leito de rios, e o restante, de outras fontes.
 
De acordo com dados do Balanço Mineral Brasileiro (2001), os principais pólos de produção de areia são o Vale do Rio Paraíba do Sul, Sorocaba, Piracicaba e Vale do Rio Ribeira do Iguapé, todos em São Paulo; Seropédica, Itaguaí, Barra do São João e Silva Jardim, no Rio de Janeiro; rios Guaíba, Caí e Jacuí, no Rio Grande do Sul; Vale do Rio Itajaí, em Santa Catarina; Vale do Rio Iguaçu, na Região Metropolitana de Curitiba, Rio Tibagi, em Ponta Grossa, e Rio Paraná, em Guairá, todos no Paraná.
 
O principal consumidor de areia costuma ser os pequenos construtores, que responde por cerca de 80 % do consumo total, ficando o empreiteiro em segundo lugar. O outro segmento que mais utiliza areia é o de pavimentação de ruas e rodovias.
 
Conformemente a Valverde e Tsuchiya (2007), em 2007, a demanda nacional por agregados atingiu 390 milhões de toneladas, sendo 231 milhões de toneladas de areia e 159 milhões de toneladas de brita. Essa quantidade representa o maior volume movimentado pela indústria extrativa mineral como um todo, sobrepujando o minério de ferro, principal produto mineral brasileiro, estimado em 370 milhões de toneladas em 2007.
 
Com uma população estimada de 105 milhões de habitantes, as regiões sul e sudeste concentram cerca de 75% da demanda por agregados do país. O Estado de São Paulo, com uma população de 39,8 milhões de habitantes, é responsável por cerca de 40% do consumo de agregados do país. O consumo per capita de agregados no Brasil em 2007 foi da ordem de 2,12 toneladas, quando a população brasileira atingiu 183,8 milhões de habitantes.
 
Dados de mercado detalhados por tipo de areia
 
1) Areia Natural Bruta
 
Ainda de acordo com dados do Anuário Mineral Brasileiro do DNPM (2006), a distribuição regional de produção da areia natural bruta em 2005 foi a seguinte: SP (81.44%), MG (1.98%), BA (1.18%), MS (0.92%), GO (0.73%), PR (0.69%), TO (0.63%), DF (0.57%), AC (0.42%), PA (0.15%), RO (0.13%), SC (0.07%), MT (0.04%), AP (0.01%), Não Informado (11.04%)
 
Nesse segmento, os principais mercados consumidores em 2005 foram: Construção Civil (61.94%), Construção/Manutenção de Estradas (3.66%), Artefatos de Cimento (1.25%), Aterro (0.96%), Comércio de Materiais de Construção (0.91%), Argamassa para Construção (0.28%), Pavimentação Asfáltica (0.11%), Artefatos de Concreto (0.08%), Cerâmica Vermelha (0.08%), Metalurgia dos Não-Ferrosos (0.07%), Fundição (0.06%), Siderurgia (0.04%), Ferro-ligas (0.04%), Cimento (0.03%), Extração de Petróleo/Gás (0.03%), Extração e Beneficiamento de Minerais (0.01%), Aterro Sanitário (0.00%), Jateamento (0.00%), Não Informado (30.45%).
 
 
2) Areia Natural Beneficiada
Já com relação aos produtos beneficiados (areia beneficiada), a distribuição regional foi a seguinte em 2005: SP (81.44%), MG (1.98%), BA (1.18%), MS (0.92%), GO (0.73%), PR (0.69%), TO (0.63%), DF (0.57%), AC (0.42%), PA (0.15%), RO (0.13%), SC (0.07%), MT (0.04%), AP (0.01%), Não Informado (11.04%)
 
 
Cujos principais mercados consumidores foram : Construção Civil (93.30%), Comércio de Materiais de Construção (0.25%), Artefatos de Cimento (0.10%), Tratamento de Água/Esgoto (0.06%), Fundição (0.05%), Construção/Manutenção de Estradas (0.03%), Não Informado (6.21%)
 
 
Nesses dois segmentos (areia natural bruta e beneficiada), foram exportadas 18 toneladas de areia em 2005 para os seguintes países: Bolívia(32,58%), Portugal(30,23%), Hong Kong(8,45%), Republica Dominicana(8,16%), Venezuela(7,77%), Angola(5,92%), Peru(5,48%), Paraguai(1,40%)
 
No que se refere a importação desses mesmo produtos, foram adquiridas do mercado internacional 815 toneladas de areia dos seguintes países nesse mesmo período: Estados Unidos(89,37%), Itália(5,47%), Canadá(3,40%), França(0,75%), Bélgica(0,50%), Alemanha(0,48%), África do Sul(0,02%), Indonésia(0,01%)
 
Ainda conformemente aos dados apresentados pelo Anuário Mineral Brasileiro do DNPM (2006) as dez principais empresas produtoras de areia natural no Brasil são:
 
1 ITAQUAREIA INDÚSTRIA EXTRATIVA DE MINÉRIOS LTDA SP
2 OSNI DE MELLO SP
3 SOCIEDADE DOS MINERADORES DE AREIA DO RIO JACUÍ LTDA - SMARJA RS
4 SOMAR - SOCIEDADE MINERADORA LTDA. RS
5 PIRÂMIDE EXTRAÇÃO E COMÉRCIO DE AREIA LTDA. SP
6 IRMÃOS HOBI LTDA PR, SC
7 MINERAÇÃO DE AREIA PARAÍBA DO SUL LTDA SP
8 JOMANE PORTO DE AREIA LTDA. SP
9 AGROPECUÁRIA SÃO GABRIEL LTDA DF
10 URALITA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA SP
 
3) Areia Industrial Bruta
A areia industrial é a areia natural retirada dos rios e de cavas, que passa por um forno industrial em alta temperatura para ficar seca, após é separada por tamanho de grãos. 
Além da areia natural (bruta e artificial), encontram-se também diversos tipos de Areias Industriais, tais como o QUARTZITO INDUSTRIAL, o QUARTZO e o SÍLEX cujos principais mercadores consumidores dos produtos brutos encontram-se principalmente nas seguintes regiões do país: SP (51.09%), SC (13.71%), MG (12.81%), RJ (6.15%), PE (1.79%), RS (1.07%), PA (1.04%), CE (0.33%), PR (0.07%), Não Informado (11.94%).
Nesse segmento, os principais setores de consumo foram em 2005: Ferro-ligas (31.55%), Construção Civil (24.43%), Cimento (10.64%), Argamassa para Construção (8.78%), Metalurgia dos Não-Ferrosos (7.07%), Pisos e Revestimentos (5.39%), Comércio de Materiais de Construção (3.42%), Fertilizantes (3.29%), Cerâmica Branca (1.27%), Fundição (1.20%), Artefatos de Cimento (1.05%), Vidros (0.64%), Cerâmica Vermelha (0.20%), Refratários (0.20%), Isolante Elétrico (0.11%), Aparelhamento de Pedras - para Construção (0.11%), Filtros (0.08%), Aparelhamento de Placas e Pedras - Exclusive para Construção (0.08%), Construção/Manutenção de Estradas (0.07%), Fabricação de Óxidos (0.05%), Dispositivos Eletrônicos (0.04%), Tratamento de Água/Esgoto (0.03%), Adorno (0.01%), Artesanato (0.00%), Não Informado (0.29%)
 
4) Areia Industrial Beneficiada
 
Essa mesma areia (industrial) pode ser vendida na forma beneficiada. A distribuição regional em 2005 foi a seguinte: SP (51.09%), SC (13.71%), MG (12.81%), RJ (6.15%), PE (1.79%), RS (1.07%), PA (1.04%), CE (0.33%), PR (0.07%), Não Informado (11.94%).
 
Os principais setores de consumo deste tipo de areia a saber: Fundição (38.95%), Vidros (33.65%), Argamassa para Construção (9.46%), Construção Civil (3.35%), Abrasivos (2.08%), Artefatos de Cimento (1.85%), Cerâmica Branca (1.79%), Pisos e Revestimentos (1.27%), Filtros (1.13%), Siderurgia (1.04%), Defensivos Agrícolas (inseticidas, fungicidas e herbicidas) (0.40%), Ferro-ligas (0.25%), Refratários (0.08%), Tratamento de Água/Esgoto (0.05%), Bolas de Moinho (0.02%), Não Informado (4.63%).
 
Principais empresas produtoras de areia industrial no Brasil segundo o DNPM:
 
1 MINERACAO JUNDU LTDA MG, RS, SC, SP
2 MINERAÇÃO DESCALVADO LTDA. SP
3 MINERAÇÃO VEIGA LTDA SC
4 UNIMIN DO BRASIL LTDA SC
5 SAINT-GOBAIN QUARTZOLIT LTDA MG, PE, SP
6 EMPRESA BRASILEIRA DO QUARTZO LTDA MG
7 DARCY R. O. E SILVA & CIA LTDA SP
8 CAMARGO CORRÊA METAIS S.A. PA
9 EMPRESA DE MINERAÇÃO ELIAS JOÃO JORGE LTDA SP
10 CIMENTO POTY S.A CE, PB, PE
 
Ameaças e oportunidades
 
  • Ameaças: limites ambientais
 De acordo com o estudo realizado por Valverde (2001), a produção de areia e brita para construção civil, até o presente, vem atendendo satisfatoriamente a demanda nacional. Entretanto, a disponibilidade desses recursos, especialmente aqueles localizados dentro ou no entorno dos grandes aglomerados urbanos do país vem dia a dia declinando em virtude de inadequado planejamento, problemas ambientais, zoneamentos restritivos e usos competitivos do solo. A possibilidade de exploração destes recursos está sendo limitada cada vez mais, tornando-se aleatórias as perspectivas de garantia de suprimento futuro.
 
Até o presente, o preço relativamente baixo destes insumos foi possível devido ao fácil acesso às reservas e, pequenas a moderadas distâncias de transporte. Mas as restrições são cada dia maiores, seja para a obtenção de novas licenças, seja para garantir a atividade das minerações existentes. Em suma, é bem notado o paradoxo existente, ou seja, uma sociedade criando uma demanda cada vez maior de areia e outros agregados para construção civil, ao mesmo tempo, impedindo ou restringindo a produção.
 
 
  • Oportunidades: mercado emergente, não consolidado
 O mercado de agregados para construção civil, no qual a areia é um importante elemento, é um mercado emergente, contudo ainda não consolidado. Nesse setor, ainda existe uma demanda reprimida muito forte o que significa dizer que existem muitas oportunidades de mercado a serem exploradas.
 
Além disso, o segmento de extração e comércio de areia é fundamental e indispensável na cadeia produtiva da construção civil. Qualquer programa de desenvolvimento econômico e social pressupõe a construção de habitações e infra-estrutura básica que requerem, fundamentalmente, areia e brita, os quais são insumos minerais vitais e de difícil substituição.
 
Outra oportunidade nesse segmento é a verticalização da produção. Significa desenvolver produtos e serviços que têm os agregados como um dos componentes principais de sua formação. As empresas podem constituir um parque industrial próprio ou com terceiros, em asfalto, concreto, pré-fabricados e argamassas. Empresas consumidoras de agregados que podem participar da criação de um pólo industrial em diversas especializações, obtendo garantias e conseguindo reduções de custos de fretes e de intermediação. A verticalização própria aumenta o valor intrínseco dos agregados e a proximidade de terceiros forma um mercado natural que deve ser lucrativo e compensador a todos os participantes.
 
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
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