Como Abrir um Negócio

segunda-feira, abril 18, 2011

Como Abrir - Montar uma Imobiliária

Imobiliária
Apresentação do Negócio
As empresas que atuam na intermediação de negócios imobiliários, sejam relativas à venda de imóveis em qualquer estágio bem como na locação de imóveis, tem a denominação empresarial de imobiliária.
As imobiliárias desempenham um trabalho essencial de aproximação entre o interesse dos proprietários de imóveis em vender ou alugar seu bem imóvel e o desejo dos pretendentes a aquisição ou locação de tal bem; tornando-se um elo entre essas duas partes e intermediando a negociação de forma direta ou partilhada, o que torna o negócio de venda e locação de imóveis, mas simples e seguro.
O segmento empresarial de imobiliária tornou-se muito importante com o crescimento das cidades, pois comprar um imóvel passou a ser um processo que envolve muita pesquisa na busca do imóvel ideal, bem como possibilitou o aumento de investimentos na área imobiliária, transformando o mercado imobiliário um dos principais componentes da economia nacional.
Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.

Imobiliária
Mercado
O segmento imobiliário, tanto para o mercado nacional quanto internacional, apresenta-se com um estreito vínculo no cenário econômico de qualquer economia. Tanto assim que a atual crise financeira mundial tem seu principal foco o mercado imobiliário americano, que via hipotecas imobiliárias e má gestão financeira dos grandes conglomerados financeiros culminou com o enfraquecimento de diversas economias mundiais, provocando um movimento de perda da capacidade financeira da classe média e rica das maiores economias mundiais.
O cenário apresentado no parágrafo anterior reflete a importância do segmento imobiliário para a economia mundial, não sendo diferente aqui no Brasil, mas felizmente em nosso país o mercado imobiliário tem regras mais seguras, o que possibilita uma maior segurança tanto para investidores quanto para seus parceiros, que são compradores e locatários.
Diante disto a empresa imobiliária é uma peça fundamental para dar estabilidade ao segmento, sendo atualmente um segmento em franco crescimento, pois as cidades estão em expansão, o que provoca a ampliação da oferta e demanda por imóveis em todas as categorias, ou seja, residenciais ou comerciais, necessitando, portanto, de profissionais qualificados para mediar tal demanda.
Assim entende-se que o mercado das imobiliárias tem boas perspectivas para receber novos empreendedores, mas desde que venham munidos de qualidade, conhecimento e responsabilidade, já que esse segmento é tênue em sua relação entre as partes, não sendo admitidos aventureiros.

Imobiliária
Estrutura
O tamanho da estrutura varia de empresa para empresa, e segundo a expectativa do empreendedor, no entanto é necessário disponibilizar alguns espaços específicos, tais como:
1. Área destinada à instalação da recepção inicial dos clientes;
2. Espaços individuais para o atendimento dos clientes, pelos corretores;
3. Espaço para instalação da área administrativa e financeira da empresa.
Todos os espaços indicados acima devem ser bem estruturados, com layout previamente definido, buscando respeitar a facilidade de movimentação de pessoas, sem perturbar os atendimentos que estejam em andamento, visando dar ao cliente e ao atendente privacidade e tranqüilidade para negociarem.
A área física da empresa poderá ser na ordem de 60 m², sendo que desse espaço pelo menos a metade fique reservado ao atendimento de clientes.
Imobiliária
Pessoal
Considerando a estrutura sugerida para a empresa imobiliária entende-se que o quadro de funcionários fixos para o início das atividades deve ser na ordem de 05 (cinco) funcionários, distribuídos conforme abaixo:
Administrativo
• Na recepção deve-se alocar 01 (uma) pessoa que será a encarregada recepcionar os clientes que procurarem a imobiliária, bem como o atendimento telefônico.
• Uma pessoa para efetuar os serviços administrativo-financeiros da imobiliária, tanto no que tange a parte de faturamento, financeiro (caixa e tesouraria) e controle de documentação a ser encaminhada para a área contábil.
Operacional
• Duas pessoas com formação na área imobiliária e com registro junto ao CRECI, sendo esses os responsáveis pelas vendas e locações de imóveis, que é a atividade fim de uma imobiliária.
• Uma pessoa para atuar como captador de imóveis para ser intermediados pela imobiliária. Esse profissional não necessita obrigatoriamente de ser registro junto ao CRECI.
Ressalta-se que o empreendedor deverá, de preferência, ser registrado junto ao CRECI, visando evitar vários transtornos para seu empreendimento empresarial, e também deve estar presente tempo integral na empresa, em especial no momento dos fechamentos de negócios. Enfim o empreendedor deverá fazer-se presente integralmente na gestão completa da empresa imobiliária.
Observação:
Todo corretor de imóveis deverá ter o registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). E para buscar o ingresso como corretor de imóveis é necessário ter:
• No mínimo o Ensino Médio (antigo 2º grau) completo;
• Habilidade em negociações;
• Uma boa noção prática e teórica do mercado financeiro e ter habilidade em cálculos financeiros;
• Capacidade de relacionar as tendências do mercado imobiliário com as demais opções de investimento financeiros, pelo menos em nível teórico;
• Ter feito o TTI - Curso Técnico em Transações Imobiliárias. Esse curso é o que possibilita ao profissional de realizar o exame de proficiência junto ao CRECI para obter o seu respectivo registro profissional. Atualmente tem curso superior tecnológico em Gestão Imobiliária, sendo que, para quem tem esse nível de escolaridade específico não necessita do curso técnico.

Imobiliária
Equipamentos
Os equipamentos necessários para a montagem de uma empresa de imobiliária, considerando uma empresa de porte médio, os equipamentos básicos são os seguintes:
Área Operacional
1. Cadeiras estofadas;
2. Impressora a laser;
3. Máquina calculadora financeira;
4. Máquina fotográfica;
5. Mesa de reunião;
6. Mesas para atendimento aos clientes;
7. Microcomputador para atendimento dos clientes;
8. Sofá para sala de espera;
9. Telefone.
Área Administrativa
1. Arquivos.
2. Cadeiras;
3. Fax;
4. Impressora;
5. Mesas;
6. Microcomputador;
7. Telefone;
A inclusão da tecnologia em qualquer segmento comercial é muito importante. É por intermédio do uso de novas tecnologias que um empreendedor fará diferença para os demais empreendimentos de seu segmento de mercado. Por isso mesmo, devem-se avaliar todas as possibilidades de soluções tecnológicas disponíveis no mercado que atenda uma imobiliária, buscando implementar o que melhor se alinha ao perfil de seu empreendimento e ao do próprio empreendedor.
Diante desse fato será de grande auxílio contar com um software que possibilite a gestão integrada da empresa em todas as suas áreas, em especial a parte de apresentação e controle dos imóveis que estejam à disposição da imobiliária para ser comercializado, seja em venda ou locação.

Imobiliária
Exigências legais específicas
O empreendedor de uma empresa imobiliária deverá cumprir algumas exigências iniciais e somente poderá se estabelecer depois de cumpri-las, quais sejam:
Registro:
a) Registro da empresa nos seguintes órgãos:
• Junta Comercial;
• Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
• Secretaria Estadual de Fazenda;
• Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento;
• Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal);
• Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
• Corpo de Bombeiros Militar;
b) Visita a prefeitura da cidade onde pretende montar a sua imobiliária para fazer a consulta de local e emissão das certidões de Uso do Solo e Número Oficial.
c) Somente poderá comercializar imóveis após os devidos registros perante o CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis -, além desse registro da imobiliária junto ao CRECI deve-se também trabalhar exclusivamente com corretores devidamente registrados junto a esse conselho, e ainda atentar à legislação que segue:
• Lei nº. 6.530, de 12 de maio de 1978. Dá nova regulamentação à profissão de Corretor de Imóveis, disciplina o funcionamento de seus órgãos de fiscalização e dá outras providências.
• Decreto nº. 81.871, de 26 de junho de 1978. Regulamenta a Lei nº. 6.530, de 12 de maio de 1978, que dá nova regulamentação à profissão de Corretor de Imóveis, disciplina o funcionamento de seus órgãos e dá outras providências.
Imobiliária
Investimentos
Apresenta-se abaixo uma idéia do montante a ser investido na implantação de uma imobiliária:
Área operacional
1. Cadeira estofada – 12 = R$ 1.440,00;
2. Impressora a laser – 1 = R$ 600,00;
3. Máquina calculadora financeira – 3 = R$ 600,00;
4. Máquina fotográfica – 2 = R$ 1.000,00;
5. Mesa de reunião – 2 = R$ 800,00;
6. Mesa para atendimento aos clientes – 4 = R$ 1.000,00;
7. Microcomputador para atendimento dos clientes – 3 = R$ 3.900,00;
8. Sofá para sala de espera – 1 = R$ 600,00;
9. Telefone - 4 = R$ 250,00.
VALOR DO MOBILIÁRIO E EQUIPAMENTOS OPERACIONAL – R$ 10.190,00.
Área administrativa
1. Arquivo para pasta suspensa – 3 = 1.350,00;
2. Cadeira – 6 = R$ 720,00;
3. Fax – 1 = R$ 450,00;
4. Impressora – 1 = R$ 600,00;
5. Mesa – 2 = R$ 500,00;
6. Microcomputador – 2 = R$ 2.600,00;
7. Telefone – 2 = R$ 100,00.
VALOR DO MOBILIÁRIO PARA ÁREA ADMINISTRATIVA – R$ 4.970,00.

TOTAL DE EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIO - R$ 15.160,00.
ADEQUAÇÃO DO IMÓVEL
Para este segmento empresarial o ideal é que o espaço para funcionamento da empresa imobiliária seja concebido para possibilitar a disponibilização do mobiliário de forma harmônica e, acima de tudo, respeitando a individualidade de cada área/departamento, principalmente a área de atendimento a clientes que requer total tranqüilidade. Portanto, dever-se-á distribuir os diversos setores da empresa de forma que possa eliminar ao máximo qualquer ruído, incluindo atendimentos individualizados de cada cliente.
Assim o ideal é que seja uma casa comercial, que normalmente já tem suas repartições arquitetônicas estruturadas, mas caso não seja suficiente poder-se-á lançar mão de divisórias de madeira ou paredes em gesso acartonado. A reforma deverá girar em torno de R$ 12.000,00 a R$ 25.000,00. Nesse custo de reforma já estão previstas as instalações elétricas e hidráulicas, rede de computadores, e área administrativa.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: