Como Abrir um Negócio

segunda-feira, abril 04, 2011

Como Abrir - Montar uma Fábrica de balas de goma

Fábrica de balas de goma
Apresentação do Negócio
A presente idéia de negócio apresenta em seu conteúdo as informações básicas para que um empreendedor possa decidir em abrir uma Fábrica de Balas de Goma. Possui diversas informações para o empreendedor ponderar, por exemplo, sobre localização, tipos de segmento de mercado a ser buscado, números do setor e dicas importantes para montar o negócio de fabricação de balas.
O Brasil é reconhecido mundialmente como um país com características excelentes para a produção de alimentos, sendo um dos maiores exportadores do mundo. Dentre os gêneros alimentícios brasileiros, destaca-se a produção de confeitos, setor que produz balas, chocolates, doces e afins.
O negócio de fabricação de balas de goma é uma atividade comercial bem explorada no Brasil, principalmente se comparada as a outros grandes produtores mundiais. Segundo GASPARIN (2008), no ano de 2008 o Brasil ocupou a quarta posição no ranking mundial de produtores do setor de confeitos, produzindo 497 mil toneladas de chocolates e 453 mil toneladas de balas e confeitos por ano. O setor inteiro representa 0,4% do PIB e nacional e é responsável por 32 mil empregos diretos e 60 mil indiretos, se configurando como um setor importante para a economia brasileira.
A produção de balas de goma é um negócio considerado relativamente fácil de efetuar, tendo um processo de produção que não é complicado, não necessita de equipamentos e métodos altamente sofisticados e é de fácil transporte, uma  vez são comercializados ou a granel ou em pequenos sacos, podendo ser guardados por longa data.
A fabricação das balas depende exclusivamente de um sistema de mistura dos insumos com seu posterior cozimento, para que então seja alocado em formas ou moldes que possuem diversos formatos aguardando a secagem, desmoldamento e embalagem para posterior comercialização.

Fábrica de balas de goma
Mercado
Conforme apresentado anteriormente, o Brasil se encontra entre os quatro maiores produtores e exportadores de balas, confeitos e chocolates do mundo, tendo os Estados Unidos como seu maior mercado internacional. Em seguida destaca-se África do Sul e Argentina.  
Mesmo sendo um grande fornecedor mundial, ao possuir uma grande produção e exportação, o principal mercado das guloseimas brasileiras é o mercado interno. Segundo ASSÍS (2006), cerca de 75% de toda a produção nacional é comercializada no Brasil. O mercado nacional é extremamente ativo, o setor faturou no ano de 2007 cerca de R$ 10,4 bilhões, sendo R$ 2,7 bilhões somente com balas e confeitos. (Gasparin, 2008)  O segmento de balas e confeitos é bastante promissor. O principal público-alvo consumidor desses produtos são as crianças das mais variadas idades. Mesmo assim, há uma diversificação já característica para este mercado, marcado principalmente por públicos com alto padrão aquisitivos, onde o preço do produto não influencia, e o de baixo padrão, onde a concorrência via preço é o que mais chama a atenção.
O Brasil é um país com público para ambas os padrões de confeitos, bastando que o empreendedor que pretenda investir nesse segmento busque bastante informação sobre o segmento em que pretende atuar.
Ademais, outros fatores favorecem esse nicho de negócio, pois cada vez mais o atual modo de vida acaba, por muitas vezes, afetando os hábitos alimentares de hoje. O mundo, hoje cada vez mais globalizado, tem dado atenção para um fator que se chama diferenciação do produto. Trata-se de um movimento que exige do outro lado uma flexibilização da oferta. Cresce o número de consumidores que buscam produtos mais saudáveis e de origem conhecida e que possam estar disponibilizados em todo segmento comercial de seu bairro e ou cidade, pois a venda quase sempre é por impulso.
 
 
Fábrica de balas de goma
Equipamentos
Os equipamentos necessários também variam com o tamanho da produção desejada. Os principais equipamentos utilizados no processo produtivo de uma fábrica de balas são:
• Tacho de Preparação (misturadores)
• Unidade de Bombeamento de Líquidos
• Tacho Cozidor tipo Bola
• Caldeira a Óleo Diesel
• Tubulações e Proteção Térmica da mesma
• Reservatório de Óleo Diesel
• Dosadora Automática
• Farinheira (separa a bala do pó)
• Estufa a Vapor  – ar circulatório
• Embaladeira Vertical
• Balança Eletrônica
• Bancadas em Fórmica
• Drageadeira
• Bandejas de Moldagem
• Compressor de Ar (250 Lbs)
• Jateadora
• Balança (cap 300 kgs)
• Acessórios em Inox
• Utensílios de Cozinha
Leve sempre em consideração a necessidade de todos os equipamentos acima especificados e o tipo, pois existem dos mais sofisticados aos mais rústicos, como no caso de secadores a energia ou a gás ou secadores solares. Antes de comprar os equipamentos, pense no tipo de produção que pretende estruturar e qual será o tipo de processo para não gastar mais do que o necessário ou ficar com ociosidade em excesso.
Existe a necessidade de outros equipamentos não destinados à atividade produtiva, mas que devem estar presente em qualquer das estruturas, pequenas ou medias, que são os computadores, impressoras, telefones, ventiladores, ar condicionado, móveis e utensílios de escritório, dentre outros.
 
Como Abrir - Montar uma Fábrica de balas de goma
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores. 

Nenhum comentário: