Como Abrir um Negócio

sábado, abril 02, 2011

Como Abrir - Montar uma Fábrica de sabonetes glicerinados

Fábrica de sabonetes glicerinados
Apresentação do Negócio
Há indícios de que já na pré-história o ser humano fazia uso do sabão, mesmo não sabendo da importância que um dia este produto teria para toda a humanidade. Segundo uma antiga lenda romana, a palavra 'sabão' teve sua origem no Monte Sapo, próximo a Roma, na Itália, onde animais eram oferecidos em sacrifício para os deuses. A gordura dos animais imolados no fogo misturava-se com a madeira queimada do altar. Esta mistura escorria para o solo nas proximidades de rios e as mulheres, ao lavarem roupas, sentiam uma maior facilidade em limpá-las quando estavam em contato com a nova substância.
O ano de 1878 foi um marco  na história do desenvolvimento dos sabões modernos, quando foi inventado o sabão branco. Isto ocorreu acidentalmente, devido à inclusão de ar na solução de sabão antes da moldagem.
O uso medicinal dos sabões nos remete aos registros nos quais são mencionadas suas propriedades medicinais e de limpeza. Alguns estudiosos usaram sabão para tentar solucionar diversos problemas de pele. Na Europa, no século XIX, foram descritos tratamentos com o uso do sabonete de versicolor da acne vulgar e da micose. E nos Estados Unidos, experimentaram tratar a acne com  um sabão fino, feito de azeite de oliva e soda cáustica.
Na época de Napoleão, na Europa, o banho ainda não era um costume corrente e as pessoas não o praticavam. Nos tempos elisabetanos, o banho era um evento anual, felizmente, com a mudança das gerações, este hábito tornou-se diário, mostrando-se útil à remoção de microorganismos da pele, reduzindo, desta forma, o risco de infecções na mesma.
Os sabões são resultados da reação química entre a gordura e um álcali, resultando num sal ácido de gordura com ação detergente. O nome "sabonete" teve origem na França, onde se iniciou a confecção de sabões nos quais eram inseridas cores e aromas. A palavra em francês é "SAVONETE".
Na década de 50, com o desenvolvimento da indústria química e o ajuste das fórmulas, foi constatado um baixo índice de alergia ao uso de sabonetes, além de uma diminuição em seu custo. A função do sabonete consiste em emulsionar e suspender pequenas partículas sólidas da pele, que, desta forma, são eliminadas junto com a água, diminuindo o ressecamento da pele. À composição dos sabonetes podem ser incorporados óleos vegetais ou minerais.
Com o passar do tempo, as indústrias químicas desenvolveram sabonetes menos agressivos à pele, como os sabonetes de glicerina. Outras indústrias também auxiliaram esse desenvolvimento, criando equipamentos que tornaram a mão-de-obra das fábricas de sabonete mais rápida e eficiente. Atualmente, podemos preparar nossos próprios sabonetes, utilizando bases que são dissolvidas artesanalmente, adicionando a eles cores e aromas e ainda moldando-os em várias formas e tamanhos diferentes.
A carência de glicerina nos sabonetes comerciais é a principal razão do ressecamento que sentimos na pele com o seu uso. E muitas vezes vemos o próprio sabonete ressecar e rachar. Esta é a principal diferença entre os sabonetes comerciais e os sabonetes artesanais. Os ácidos graxos contidos nos óleos utilizados para se fazer o sabonete artesanal ajudam a regular a umidade e nutrir a pele, enquanto a glicerina natural dá uma textura mais macia.

Fábrica de sabonetes glicerinados
Mercado
Esse é um mercado ainda pouco desenvolvido no Brasil, com uma participação de 12,5% ainda. Mas trata-se de um mercado que movimentou R$ 1,9 bilhão no ano de 2007 e cresce a uma taxa de 17% ao ano, de acordo com dados do Instituto AC Nielsen.
Considerando os números indicados no parágrafo acima, poder-se-á perceber que é um mercado que apresenta espaço para crescimento. No entanto, o empreendedor deve ficar atento, pois a concorrência com os grandes grupos fabricantes é bastante expressivo, portanto, deve-se encontrar métodos alternativos para colocar seu produto no mercado.

Fábrica de sabonetes glicerinados
Equipamentos
Os equipamentos necessários para a montagem de uma empresa de fabricação de sabonetes glicerinados, considerando uma empresa de porte médio, são os seguintes:
Materiais para a área de produção:
• Caldeiras: onde são fervidos os ingredientes da fórmula;
• Misturador de massa: equipamento que mistura todos os ingrendientes;
• Extrusora: equipamento que auxilia na retirada de produto em condição de ser preparado para corte;
• Máquina de corte: faz o corte nos tamanhos e formas desejados (barras);
• Mesa cortadora: para o corte em pedaços menores ou formas variadas;
• Prensas: dá forma ao sabão/sabonete, além de gravar o nome do fabricante;
• Tanques de molde: faz a modelagem do produto final.
Materiais para escritório:
• Mesa;
• Cadeira;
• Computador;
• Impressora;
• Fax;
• Telefone.
A parte tecnológica é um item importante, havendo possibilidade, o empreendedor deverá dotar sua empresa de fabricação de sabonetes glicerinados de todo o aparato tecnológico disponível no mercado, principalmente no que se refere ao controle de estoques de matéria-prima, produtos industrializados em condições de serem embalados e também de produtos embalados e prontos para comercialização, controle da área de fabricação, gestão administrativo-financeira, gestão comercial, enfim, a gestão geral do negócio.
Diante desse fato será de grande auxílio contar com um software amigável, que possibilite a gestão integrada da empresa em todas as suas áreas, inclusive que viabilize o controle de custos de produção, visando melhorar o resultado operacional da empresa.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores. 

Nenhum comentário: