Como Abrir um Negócio

sábado, abril 02, 2011

Como Abrir - Montar um Estúdio de gravação

Estúdio de gravação
Apresentação do Negócio
O sonho de todo mundo é ganhar dinheiro fazendo o que gosta. Quando o assunto é música, no entanto, este sonho acabou se transformando ao longo das últimas décadas em uma extensa cadeia produtiva e num mercado global que movimenta milhões de dólares. A tecnologia tem ajudado, tornando possível, por exemplo, que muitos músicos e aficionados possam ter o seu próprio estúdio de gravação onde gravam seus trabalhos, gerando renda, ou ao menos, desfrutando de momentos de puro lazer.
 
Hoje existem estúdios de todos os tamanhos, com uma infinidade de configurações. Cada um tem seus recursos, seu mercado, sua vocação. A democratização do acesso à tecnologia digital, permitiu que pequenos estúdios com tratamento acústico conseguissem registrar trabalhos musicais e até mesmo discos de excelente qualidade. Ter um estúdio em casa hoje é uma realidade ao alcance de um número bem maior de pessoas, com possibilidades de aquisição de equipamentos de excelente custo-benefício que podem propiciar a gravação de material de excelente qualidade.
 
Montar um estúdio de som implica em equilibrar uma série de fatores. De acordo com os objetivos, capital, espaço, clientela ou necessidades pessoais, as opções de configuração são bem variadas.
 
Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.

Estúdio de gravação
Mercado
Não é de hoje que os produtores musicais vêm gerando obras-primas em sistemas de gravação próprios. Vários músicos, especialmente a partir dos anos 80, com o advento da tecnologia MIDI, começaram a se voltar para a informática e criaram novas linguagens musicais de expressão internacional. É uma geração inteira, como vemos agora, formadas pelos contingentes culturais os mais diversos, gravando em seus próprios estúdios todo tipo de música, divulgando seu trabalho em CDs ou pela Internet, praticamente alheios ao gigantesco mercado fonográfico tradicional e seus problemas atuais com quedas nas vendas e pirataria.
 
Hoje, afirmam especialistas, mais de 99% dos músicos atuam fora das gravadoras multinacionais. Em milhões de mini-gravadoras pessoais, produzindo CDs, trilhas e tudo o mais por conta própria, muitos deles têm ocupado lugares de destaque no show business e, ao mesmo tempo, criado novos mercados e meios de expressão musical, completamente alheio aos problemas das corporações.
 
Desta forma, observadores afirmam que não existe crise no mercado fonográfico e que nunca se ouviu tanta música e nunca se consumiu tanto disco quanto hoje, sendo a crise restrita as grandes gravadoras que não têm sido hábeis em acompanhar a revolução de costumes que veio na onda da tecnologia. 
 
Estúdio de gravação
Estrutura
Idealmente um estúdio de gravação deve estar instalado em um imóvel comercial exclusivo, de aproximadamente, com área mínima total de 150m², com estacionamento e local para movimentação de carga e descarga de equipamentos. Em sua área interna, um estúdio de gravação conta, normalmente, com os seguintes ambientes:
-Atendimento
-Sala de Espera
-Estúdios
-Sala Técnica
-Sala de Gravação
-Vestiário
-Copa
-Administração
-Banheiro
 
A grande maioria dos estúdios caseiros opera em um ou dois cômodos da casa ou apartamento sem tratamento algum. Para muitos deles, isto não chega a trazer inconvenientes. É o caso, por exemplo, de estúdios que produzem música instrumental eletronicamente, como os estúdios MIDI que produzem trilhas sonoras. Sem vazamentos no som, basta mixar em baixo volume, para que as reflexões do ambiente não confundam o produtor.
 
Quando falamos de um estúdio profissional, no entanto, é fundamental contratar um especialista em acústica de estúdios. Um estúdio de gravação deve contar com isolamento e revestimento acústico adequado, além de um sistema de refrigeração interna que não interfira no trabalho técnico do estúdio.
Estúdio de gravação
Equipamentos
A definição dos objetivos de negócio, nicho de atuação no mercado e serviços a serem prestados, é essencial para se determinar a configuração dos equipamentos a serem utilizados por um estúdio de gravação. Para simples referência, apresentamos abaixo os equipamentos básicos utilizados por um estúdio de gravação:
 
- Computador: Hoje a grande maioria dos trabalhos musicais é registrada em disco rígido de computador (HD - hard disk). As placas de som e os softwares musicais estão bastante ágeis, mas vale lembrar que áudio digital requer uma máquina um mínimo adequada para o serviço. Uma configuração básica para rodar a maioria dos softwares e hardwares disponíveis no mercado é a seguinte: PC, Pentium Core2Duo - SATA RAID - NVidia 7600GT,  Windows XP, com 256 de memória RAM, 600MHz, e um HD de 20G são suficientes.
 
- Placa de áudio: O ideal é ter uma placa profissional com pelo menos 2 entradas e 2 saídas analógicas de áudio, com conversores de 24 bits / 96 kHz. É importante que a placa possua os drivers adequados às aplicações que você pretende fazer. Para gravação de voz e instrumentos é preciso uma placa profissional com pelo menos 4 entradas e 4 saídas analógicas de áudio, com conversores de 24 bits / 96 kHz.
 
- Interface MIDI: Se você pretende usar teclados e módulos sintetizadores, será necessário ter uma interface MIDI que permita a conexão deles ao computador.
 
- Software: É preciso um software que permita fazer as gravações de MIDI e de áudio, em múltiplas trilhas, assim como editar esse material e prepará-lo para a finalização em stereo em CD.
 
- Mixer: Para misturar e direcionar os sinais de áudio de todos os instrumentos e equipamentos do estúdio será necessário uma mesa de mixagem, com um número de canais suficiente para receber todos os instrumentos e microfones, e também permitir as conexões essenciais com a placa de áudio e o sistema de monitoração.
 
Microfones: Para gravar os vocais será necessário um microfone cuja resposta seja adequada à captação de voz. Em estúdios, geralmente são usados microfones do tipo condenser, que têm uma ótima sensibilidade e uma resposta adequada à faixa de freqüências da voz. Eles geralmente também são bons com violão acústico.
 
Monitoração: Para que você possa ouvir com fidelidade o material musical que está sendo gravado, processado e mixado, será necessário um sistema de monitoração com resposta “plana”, que não interfira na resposta de freqüências do áudio original. A esse tipo de sistema dá-se o nome de “monitores de referência”.
 
Acessórios: Além dos equipamentos mencionados acima, eventualmente serão necessários alguns acessórios, como amplificadores, caixas de som, cabos de áudio e de MIDI, pedestais para microfones, racks para equipamentos, dentre outros.
 
Dentre outros equipamentos necessários para a montagem de um estúdio de gravação citamos:
 
-Ar condicionado,
- Mesas,
- Cadeiras,
- Armários,
- Computadores,
- Aparelho Multifuncional (copiadora, impressora, fax).
- Mobiliário para a sala de espera (Sofá, cadeiras, tv, etc.)
- Equipamentos para a Copa (Bebedouro, forno micro-ondas, geladeira e cafeteira).
 
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.  

Nenhum comentário: