Como Abrir um Negócio

quinta-feira, abril 14, 2011

Como Abrir - Montar uma Galeteria

Galeteria
Apresentação do Negócio
Os restaurantes surgiram paralelamente ao fenômeno de urbanização, segundo Melo (2009). O aumento da jornada de trabalho e as residências cada vez mais distantes do local de trabalho fizeram com que as pessoas buscassem alternativas para alimentar-se sem precisar se deslocar até suas casas.
        A Galeteria é um nicho do setor de restaurantes que representa uma alternativa às churrascarias e tem o cardápio ancorado numa receita principal: o galeto.
        A receita do galeto é de origem ítalo-brasileira. Os colonos italianos, residentes no Rio Grande do Sul, tinham o hábito de caçar passarinho por necessidade de alimentar-se. O assado de passarinhos era conhecido como “passarinhada”. Quando os passarinhos começaram a ser extintos os colonos os substituíram por frangos jovens que são abatidos até o trigésimo dia de vida, chamados de “galeto”.
        A Galeteria pode ser um local simples ou sofisticado, porém o importante é aliar o prazer da degustação ao lazer.
        Existem diferentes tipos de galeterias, com diferentes estruturas e necessidades. Uma Galeteria pode se estabelecer numa loja pequena ou quiosque com serviço de balcão sem ajuda de garçom, ou pode oferecer uma estrutura mais ampla com salão de recepção, cozinha industrial completa e todos os itens necessários a um restaurante tradicional.
        Para esta idéia de negócio será adotada a Galeteria em sua versão de restaurante tradicional, com mesas e garçons  justificado pelo fato de ser o tipo mais comumente encontrado no Brasil.
        Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração do plano consulte o SEBRAE mais próximo. 

Galeteria
Mercado
"No Brasil, o mercado de pessoas que se alimentam fora de casa é crescente. O setor de alimentação fora do lar é responsável por um milhão de empreendimentos, que geram emprego e renda para aproximadamente seis milhões de pessoas.
        De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL, os gastos com alimentação fora do lar representam 25% dos gastos da população com alimentos. Entretanto, apesar de ter uma demanda crescente, este ramo de negócio é altamente competitivo, contando com mais de 70 mil bares e restaurantes só no estado de São Paulo.
        Para qualquer negócio que se deseje empreender é preciso ter conhecimento prévio de seu funcionamento, no caso de uma Galeteria este requisito é tão ou mais importante que nos demais ramos de negócio. Para ser competitivo é necessário que a pessoa responsável pelas compras conheça a qualidade da matéria-prima para conseguir estabelecer a relação custo/benefício que seus fornecedores proporcionam. Outra medida importante para manter-se neste ramo de negócio é o acompanhamento de tendências (preços, lançamento de novas marcas de matéria-prima, tendências em decoração de restaurantes, etc.).
        A situação de mercado apresentada aqui são tendências do mercado brasileiro. Antes de investir numa Galeteria é essencial avaliar a situação de mercado da cidade ou região. Uma alternativa é identificar os fornecedores locais e avaliar os benefícios de estabelecer uma relação comercial com eles, entretanto, sem descartar a pesquisa de outras fontes de fornecimento.
        A elaboração do plano de negócios trará todas as informações necessárias para que o empreendedor possa avaliar os riscos do novo negócio.
        Ameaças e oportunidades
        As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.
        O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado.
        Uma pesquisa não precisa ser sofisticada, dispendiosa - em termos financeiros - ou complexa. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, o tipo de público predominante na região em termos de capacidade aquisitiva, os gostos pessoais, a cultura e as expectativas que as pessoas têm em relação a uma Galeteria.
        Também é importante pesquisar os preços praticados pelos concorrentes, o padrão das Galeterias e outros restaurantes existentes que possam se caracterizar como concorrentes.
        O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito grande.
        As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa sugerida fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho.
        Algumas ameaças e oportunidade desta atividade empresarial merecem destaque:
        Ameaças:
        - Excesso de concorrência;
        - Alta carga trabalhista e tributária, devido aos dias e horários de funcionamento;
        - Falta de experiência do dono do negócio.
        Oportunidades:
        - O número crescente de pessoas que trabalham longe do local de moradia e procuram restaurantes para almoçar.
        - O Galeto é um prato relativamente barato, comparado aos restaurantes que visam o público com a mesma faixa de renda, independentemente de ser simples ou sofisticado.
        - Atrair a demanda de pessoas que tem cuidados alimentares que incluem a ingestão de pouca gordura. Por exemplo, pessoas com riscos de doenças cardiovasculares podem consumir carne de frango, sem pele, pois contém baixa taxa de colesterol.
        - É um prato típico, o que com a devida divulgação, pode conquistar pessoas interessadas em consumir o galeto.
       
        Caso o futuro empreendedor deseje mais informações sobre o mercado de restaurantes, existem duas fontes neste setor que costumam estar atualizadas:
        - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL do estado.
        - Associação Nacional de Restaurantes – ANR, do estado.

Galeteria
Estrutura
A área mínima necessária para uma Galeteria com espaço para 40 pessoas é de aproximadamente 130m², sendo necessários, para o bom funcionamento, salão de recepção, banheiros para clientes e funcionários, cozinha industrial e escritório. Serão necessários profissionais para cozinha, para o atendimento, para limpeza e um responsável administrativo que pode ser o proprietário.
      A estrutura de uma Galeteria deve ser bem planejada para dar mobilidade aos funcionários e clientes e ainda oferecer conforto e beleza. A seguir seguem informações para cada ambiente de uma Galeteria:
       
        Escritório
        Será destinado à realização de atividades administrativas. O escritório poderá ser equipado com mesa, cadeiras, armário, arquivo para pasta suspensa, telefone/fax, e computador com acesso a internet
        Cozinha
        O projeto da cozinha deve prever um local para construção de uma churrasqueira para assar os galetos. Todas as modificações na estrutura têm de estar de acordo com a Portaria CVS 6/99 do Centro de Vigilância Sanitária da ANVISA.
        A Vigilância Sanitária estabelece alguns critérios para as cozinhas de restaurantes , dentre eles:
        A.. Para o controle de água para consumo
        Obrigatoriedade de um reservatório de água, isento de rachaduras e sempre tampado;
        B. Piso
        Material liso, resistente, impermeável, lavável, de cores claras e em bom estado de conservação, antiderrapante, resistente ao ataque de substâncias corrosivas e que seja de fácil higienização. Deve ter inclinação suficiente em direção aos ralos, evitando a estagnação de água.
        C. Paredes
        Acabamento liso, impermeável, lavável, de cores claras.
        D. Forros e Tetos
        Acabamento liso, impermeável, lavável, de cores claras.
        E. Portas e Janelas
        As portas devem ter superfície lisa, de cores claras, de fácil limpeza, ajustadas aos batentes, de material absorvente, com fechamento automático (mola ou similar) e protetor no rodapé.
        As entradas principais e os acessos às câmaras frias devem ter mecanismos de proteção contra insetos e roedores.
        As janelas devem estar protegidas de modo a não permitir que os raios solares incidam diretamente sobre os alimentos ou equipamentos mais sensíveis ao calor.
        F. Iluminação
        O ambiente deve ter iluminação uniforme, sem ofuscamentos, sem contrastes excessivos, sombras e cantos escuros. As lâmpadas e luminárias devem estar limpas protegidas contra explosões e quedas acidentais.
        G. Ventilação
        Deve garantir o conforto térmico, a renovação do ar e que o ambiente fique livre de fungos, gases, fumaça, gordura e condensação de vapores. A circulação de ar na cozinha deve ser feita com o ar insuflado e controlado através de filtros ou através de exaustor com equipamentos devidamente dimensionados.
        O tamanho mínimo para uma cozinha industrial que prepara 100 refeições por turno é de 70 m² sendo necessários três funcionários para limpeza da cozinha e preparo das refeições.
        Instalações sanitárias dos funcionários
        Devem existir banheiros separados para cada sexo, em bom estado de conservação, constituído de vaso sanitário, pia e mictório para cada 20 funcionários.
        As instalações sanitárias devem ser bem iluminadas, paredes e piso de cores claras, de material liso, resistente e impermeável, portas com molas, ventilação usada com janelas teladas.
        Instalações sanitárias dos clientes
        Devem existir banheiros separados para cada sexo devidamente identificados. Os banheiros destinados ao público devem ser de preferência de cor clara, que demonstre limpeza.
        Salão de recepção
        Para comportar quarenta pessoas, o salão de recepção deverá ter no mínimo 30m².
        Existem várias opções de estilo para decoração do salão. Ao optar por um estilo, o empreendedor deverá ter em mente o tipo de público que se deseja atrair: que preza mais ambientes intimistas, sofisticado, alegre, ousado, romântico, regional ou a combinação destes elementos.
        A organização dos espaços de uma Galeteria deve prever um local para o caixa e um específico para armazenamento, acondicionamento e refrigeração das bebidas.
        Outras soluções também podem ser adotadas visando o conforto e satisfação do cliente:
        - Espaço infantil, que permite que as crianças se distraiam enquanto aguardam a refeição;
        - Facilidade de acesso a portadores de necessidades especiais, oferecendo maior mobilidade;
        É importante lembrar que o local destinado a receber os clientes deverá ser ventilado e bem iluminado. A decoração pode ser simples, mas de bom gosto. Deve-se evitar exageros considerando-se que em decoração “menos é mais”.
        Para auxiliar o planejamento da estrutura o empresário pode optar pela contratação de um arquiteto para fazer o projeto do estabelecimento. Embora o custo do projeto arquitetônico oscile entre 2 e 7% do valor investido em estrutura, ele permite ao dono do local prever alternativas para acréscimos, reduções e alterações futuras que deseje fazer, podendo inclusive, em função da otimização de recursos e espaços, reduzir o custo com estrutura.

Galeteria
Pessoal
Para uma Galeteria com capacidade para 50 clientes, serão necessários oito funcionários, sendo cerca de três deles para a cozinha, quatro para o atendimento, um para limpeza e um gerente que pode ser o proprietário.
        A qualificação dos profissionais da cozinha pode ser feita por meio de cursos técnicos que capacitem o profissional para o exercício da função. Alguns fornecedores possuem cursos de capacitação gratuitos para que o produto deles seja utilizado de forma adequada. Esta pode ser uma boa oportunidade para quem está começando seu negócio. Os profissionais que trabalharão na cozinha também deverão ter conhecimento sobre higiene e manipulação dos alimentos.
        Segundo a Portaria CVS 6/99 do Centro de Vigilância Sanitária da ANVISA, os estabelecimentos que manipulam alimentos devem ter um profissional responsável pela implantação e manutenção de boas práticas de produção, que aplique as condutas e critérios desta portaria e que seja responsável pelo processo de produção. Essas responsabilidades podem estar a cargo do proprietário do estabelecimento ou de um funcionário capacitado que trabalhe efetivamente no local.
        Ainda de acordo com a mesma portaria, o responsável pela implantação e manutenção de boas práticas de produção deverá:
        * Capacitar os funcionários;
        * Elaborar o manual de Boas Práticas de Alimentação, para atender a legislação sanitária federal em vigor:
        - Portaria Ministério da Saúde nº 1.428/93;
        - Portaria Ministério da Saúde nº 326/ 97 que trata sobre o Manual de Boas Práticas de Fabricação) e
        - Resolução de Diretoria Colegiada da ANVISA nº 275/02 que trata dos Procedimentos Operacionais Padronizados -POP).
        * Aprovar ou rejeitar produtos recebidos, preparados e armazenados;
        * Supervisionar a manipulação e o processamento dos alimentos;
        * Fazer recomendações quanto aos produtos que serão descartados;
        * Ser capaz de explicar sobre a importância da higiene e manipulação dos alimentos.
        * Capacitar constantemente os funcionários em relação à higiene e técnicas corretas de manipulação
        Recomenda-se que o empreendedor procure o SEBRAE para obter conhecimentos sobre o PAS – Programa de Alimentos Seguros que fornece desde orientações para o cumprimento da norma da ANVISA até as capacitações necessárias, facilitando ao empreendedor iniciar seu negócio de forma segura.
        Para evitar um alto custo inicial com capacitação convém o empresário fazer uma seleção criteriosa de pessoas para sua equipe. Na seleção os candidatos devem comprovar conhecimento, competência e habilidade para executar suas funções. De acordo com Maricato (2007) algumas competências são desejáveis aos profissionais que serão contratados como garçons, dentre elas pode-se destacar:
        * Ser uma pessoa discreta
        * Apresentar boa postura
        * Ter boa memória
        * Ser asseado
        * Possuir boas maneiras
        * Ser observador
        * Ser fluente
        Para os profissionais da cozinha são recomendáveis as seguintes competências:
        * Asseio
        * Criatividade
        * Resistência a pressão
        * Ser atento aos detalhes
        * Habilidade de relacionamento com os colegas
        * Agilidade
        * Disposição física
        * Cuidadoso
O profissional de limpeza deverá ter as seguintes características:
        * Asseio
        * Ser atento aos detalhes
        * Habilidade de relacionamento com os colegas
        * Agilidade
        * Disposição física
        * Cuidadoso
        A capacitação de profissionais deste ramo de negócio deve estar direcionada para o desenvolvimento das competências citadas acima.
        Depois da qualidade e sabor da comida, o atendimento é ponto fundamental para manter-se neste ramo de negócio. O cliente exige competência, rapidez, um sorriso e alguma simpatia. Portanto uma equipe bem selecionada pode ser um dos grandes diferenciais de uma Galeteria.
      O piso salarial dos empregados de uma Galeteria é regulado pelos Sindicatos ligados às categorias dos garçons, profissionais da cozinha e profissional de serviços gerais. Como existe mais de uma profissão ligada a este tipo de empreendimento o empresário deverá relacionar-se com mais de um sindicato. A partir do piso salarial estabelecido para cada categoria, o empresário deverá manter políticas que remunerem adequadamente os empregados, considerando-se os níveis de competências pessoais.
       
        Recomenda-se a adoção de uma política de retenção de pessoal, oferecendo incentivos e benefícios financeiros ou não. Assim, a empresa poderá diminuir os níveis de rotatividade e obter vantagens como a criação de vínculo entre funcionários e clientes e ainda a diminuição de custos com:
        * recrutamento e seleção,
        * treinamento de novos funcionários,
        * custos com demissões. 

Galeteria
Equipamentos
O empreendedor precisará de uma sala dentro ou anexa à Galeteria destinada a atividades administrativas. Esta sala poderá ser equipada com mesas, cadeiras, telefones, aparelhos de fax, computadores com acesso a internet e fichários. O salão deverá ser equipado com mesas, cadeiras, e cadeiras para crianças.
        Alguns equipamentos necessários à cozinha:
        Armazenamento:
        * Geladeira;
        * Freezer.
        * Armários
        * Câmara fria
        Preparação:
        * Mesa com cuba
        * Carro para transporte de bandejas
        * Carro para transporte de detritos
        * Panelas
        * Talheres
        * Utensílios de cozinha em geral
        * Extrator de sucos
        * Máquinas de café expresso
        * Liquidificador industrial
        * Máquina de fazer gelo
        Cocção:
        * Tanque (ou calderão) de gás
        * Fogão industrial
        * Chapa quente
        * Fritadeira e cozedor de massas
        * Churrasqueira
        * Grelhas
        * Espetos
        Distribuição:
        * Balcão refrigerado
        * Balcão térmico
        Higienização:
        * Máquina de lavar louças, talheres e copos
        Exaustão
        * Exaustores
        * Coifa
        Serviço de Atendimento
        * Bandejas
        * Pratos
        * Talheres
        * Copos
        * Taças
        * Réchaud, braseiro, pedras ou similares que mantenham o galeto aquecido
        Para o bom funcionamento da cozinha é recomendável a manutenção dos equipamentos. A forma mais indicada de manutenção dos equipamentos é a forma preventiva, com recomendações e instruções de manuseio correto dos equipamentos e utensílios aos funcionários. Entretanto, numa Galeteria, segundo pesquisas realizadas com empreendedores do ramo, mesmo com utilização correta, a troca da churrasqueira é recomendada a cada dois anos, devido ao desgaste causado pelo uso diário.
        Convém que o empreendedor busque informações junto aos fabricantes para conhecer o tempo médio de obsolescência dos equipamentos, podendo assim, realizar a análise de custo-benefício para a aquisição dos equipamentos (se novos ou usados) e planejar a reposição.
        Se o empresário optar por oferecer o serviço de entrega em domicílio com veículo próprio, precisará adquirir um veículo para realização de entregas. Bancos e financeiras oferecem financiamentos exclusivos com taxas diferenciadas de financiamento para pessoa jurídica. É importante a realização de uma pesquisa para se informar sobre as melhores taxas praticadas no mercado e também verificar o custo/benefício de aquisição de um veículo “zero” ou semi-novo, entretanto, este serviço pode ser terceirizado.
         Recomenda-se ao empreendedor a análise da necessidade de contratação de seguros contra sinistros tais como incêndios, acidentes, etc. com os equipamentos e pessoas ou furtos.
 
Galeteria
Investimentos
O montante do investimento empregado numa Galeteria dependerá de diversos fatores como:
        * Local do restaurante
        * Local próprio ou alugado
        * Estrutura simples ou sofisticada
        * Adaptações no local
        * Tamanho do restaurante
        * Serviço de entrega em domicílio com veículo próprio;
        * Equipamentos que serão adquiridos e etc.
        Para obter informações mais precisas quanto ao montante necessário para investir em uma Galeteria é necessário que o futuro empreendedor elabore um plano de negócios. Etapa fundamental para quem deseja empreender de forma consciente, “o plano de negócios é a validação da idéia, análise de sua viabilidade como negócio” (DOLABELA, 1999). Para quem deseja instruções de como fazer um plano de negócios, o SEBRAE oferece um curso gratuito na internet. Para se inscrever o acesso é feito pelo site http://www.ead.sebrae.com.br/.
        Considerando uma Galeteria instalada numa área de 160 m², é necessário um investimento inicial estimado em R$ 194.000,00 (cento e noventa e quatro mil reais), aproximadamente, a ser alocado majoritariamente nos seguintes itens:
        * Montagem da Galeteria (cozinha e salão): 100.000,00
        * Aluguel: R$ 3.000,00;
        * Móveis, materiais e equipamentos de escritório: R$ 8.000,00;
        * Utensílios e equipamentos de cozinha: 50.000,00
        * Estoque inicial: R$10.000,00;
        * Capital de giro: R$ 23.000,00.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: