Como Abrir um Negócio

segunda-feira, abril 04, 2011

Como Abrir - Montar uma Fábrica de aquecedor solar

Fábrica de aquecedor solar
Apresentação do Negócio
O estudo da capacidade do Sol de aquecer a água foi documentado a primeira vez em 1767, pelo suíço Horace de Saussure, que fez várias experiências com uma caixa revestida com isolamento térmico.
O norte-americano Clarence Kemp patenteou um aquecedor composto de tanques de cobre que ficavam dentro de uma caixa de madeira, com isolamento térmico e vidro na cobertura, porém esse sistema perdia calor à noite.
Em outro estudo complementar aos anteriores, o norte-americano, William Bailey, conseguiu avançar nas experiências e patenteou um Aquecedor Solar muito parecido com os modelos atuais, em praticamente todo o mundo.
Os modelos atuais são muito parecidos com o de Bailey, porém são bem mais baratos muito mais leves e duráveis, além de serem muitas vezes mais eficientes.

Nos anos 1970 foi quando os primeiros Aquecedores Solares surgiram no Brasil, em especial devido a crise apresentada no mercado de petróleo. Na década de 1990, os equipamentos diminuíram o preço e melhoraram a qualidade.
A partir de então a área de aquecedor solar tem aumentado sua aplicação, o que tem propiciado grandes avanços na área tecnológica desses equipamentos.
Uma empresa de aquecedor solar deverá ser concebida com visão profissional, desde o seu projeto embrionário, o que irá requerer uma avaliação objetiva sobre a forma de atuação, bem como as expectativas comerciais que esse tipo de empreendimento requer. Sendo assim será necessário que seja montado um plano de negócio. E para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.

Fábrica de aquecedor solar
Mercado
O mercado de aquecedor solar, no Brasil, tem apresentado crescimento contínuo, tanto assim que boa parte da população tem interesse em instalar um sistema de aquecimento natural em suas residências.
O sistema de aquecimento solar propicia, por exemplo, água quentinha saindo da torneira. E o melhor desse processo é que esse benefício não custa nada na conta de energia, além de ser uma energia limpa, ou seja, não poluiu o meio ambiente.
O sistema de aquecimento não solar tem um custo expressivo, além de contar, invariavelmente, com o uso de outras energias, que por vez poluem ou degradam o meio ambiente, tais como energia elétrica ou petróleo.
A população brasileira, como a internacional, tem se preocupado imensamente com a preservação ambiental, e esse processo passa obrigatoriamente pela redução do consumo de energia produzida nas hidrelétricas, e em especial as produzidas pelos combustíveis fósseis.
A preocupação com a redução de consumo de energia de hidrelétrica e também as produzidas por queima de combustíveis fósseis, é premente, pois esse processo tem contribuído bastante para o aquecimento do planeta e a redução de água potável em nossos mananciais, o que é uma grande preocupação para todos os membros da sociedade brasileira e internacional.
Diante desse cenário o mercado de aquecedor solar tem crescido bastante e tem ainda muito a crescer, o que significa boas possibilidades para o ingresso de novos empreendedores nessa área, em especial ao considerarmos que o Brasil ainda está bastante atrasado em relação aos números internacionais de uso de energia alternativas, tais como a solar, a fotovoltaica e a térmica.
O crescimento anual desse segmento tem apresentado números na ordem de 32%, no entanto esse número ainda é muito baixo. Isto porque o Brasil atualmente conta com apenas 800 mil residências atendidas com algum sistema de aquecimento solar. Esse número de residências atendidas corresponde apenas a 1,5% do total de residências brasileiras.
Desse montante de residências atendidas por algum sistema de aquecimento solar, cerca de 50% está concentrado na região sudeste do País, em especial em São Paulo e Minas Gerais.
O Brasil é o 22º País no ranking dos países que usam aquecedores solares. Ficando atrás de países como a Áustria, que tem 5 vezes menos incidência de sol - afirma Carlos Faria, diretor executivo da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava).

Considerando que o Brasil tem um grande potencial para aplicação da energia solar, principalmente por considerar que praticamente o ano inteiro tem uma imensa quantidade de dias ensolarados. As pesquisas apontam que o sol fornece anualmente 10 mil vezes mais energia que toda a energia consumida no mundo. Mas pouco dessa energia é aproveitada.
Com a escalada do preço do barril do petróleo e a poluição causada pela emissão de CO2 na sua produção e consumo, as energias alternativas - como a eólica, biomassa e a solar - tornam-se cada vez mais atraentes. Além de não poluírem, elas são renováveis e não há risco de escassez.
Diante disto entende-se que esse mercado tem um grande potencial para crescimento, possibilitando então o ingresso de novos empreendedores.

Fábrica de aquecedor solar
Estrutura
O tamanho da estrutura varia segundo a expectativa de produção, bem como a capacidade de vendas no atacado e da loja de varejo. Apresenta-se abaixo uma idéia de estrutura baseada na condição de ter uma área para indústria e outra em local diferente para a área comercial.
a) Indústria
1. Produção: nesse espaço deverá ser instalado todo o maquinário que será utilizado na fabricação dos aquecedores solares. Deve ser disponibilizado espaço físico para a estocagem de matéria-prima e dos aquecedores solares prontos para comercialização.
2. Administração: deverá ser instalado à área administrativo-financeira, de preferência, junto à linha de produção. Mas existe a opção de se montar a área administrativo-financeira junto a loja comercial, e na área de produção ter um escritório de gestão industrial.
b) Loja comercial: nesse espaço deverá ser disponibilizadas amostras dos aquecedores solares fabricados na indústria, já que o consumidor sempre irá buscar conhecer o resultado do produto final. Será necessária a instalação de um pequeno escritório para o atendimento dos clientes e das ligações telefônicas destinadas à venda de aquecedor solar.

Fábrica de aquecedor solar
Equipamentos
Os equipamentos necessários para a montagem de um fábrica de aquecedor solar, considerando uma empresa de porte médio, são os seguintes:
Área de Produção/Indústria
a. Coletores Solares
b. Boiler (reservatório térmico)
c. Sistema de circulação de água (forçada ou natural)
Área Administrativa e Vendas
a. Mesas para escritório
b. Cadeiras
c. Arquivo de aço
d. Máquina de calcular
e. Microcomputador
f. Impressora
g. Internet
h. Telefone
i. Fax.
A parte tecnológica para esse segmento empresarial é fundamental, pois trata-se de um sistema que apresenta um avanço sistêmico tecnologicamente. Assim se torna necessário, que o empreendedor dote sua empresa de todo o processo tecnológico disponível; principalmente no que se refere ao controle da capacidade produtiva, nível técnico de seu pessoal e resultado do processo instalado.
Será necessário e obrigatório que seja feito investimentos em equipamentos de EPI – Equipamentos de Proteção Individual para todos os funcionários que estejam envolvidos no processo produtivo ou que de alguma forma e necessidade, tenham acesso à área de produção, tais como botinas especiais, abafador de ruídos, protetores auriculares, luvas especiais, óculos de proteção, dentre outros.
Da mesma forma se faz necessário dotar a equipe de instalação com EPI também.

Fábrica de aquecedor solar
Matéria Prima / Mercadoria
As principais matérias-primas para produção de aquecedores solares são:
1. Vidros;
2. Tubos e feixe de cobre;
3. Tubos e feixe de alumínio;
4. Borrachas de silicone.
O produto final serão as placas de captação solar, que serão instaladas em quantidade que for definida no projeto técnico, para fazer funcionar o sistema a que se propõe, ou seja, os painéis de captação de energia solar.

Como Abrir - Montar uma Fábrica de aquecedor solar
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.  

Nenhum comentário: