Como Abrir um Negócio

segunda-feira, abril 04, 2011

Como Abrir - Montar uma Fábrica de Pipas

Fábrica de Pipas
Apresentação do Negócio
Tão importante quanto o carinho e o alimento, as brincadeiras exercem poder excepcional sobre a educação de uma criança. Brincar é uma atividade essencial. É através dos brinquedos e orientações adequadas, que a criança pode ser estimulada a desenvolver aspectos importantes do desenvolvimento sadio, tais como: motricidade ampla e fina, raciocínio lógico, percepção visual e tátil, socialização, comunicação e criatividade. Com o auxílio de atividades lúdicas, a criança exterioriza seu pensamento e suas emoções construídos com base nas situações que vivencia, o que facilita a identificação de seus conflitos, satisfações e o seu estágio de desenvolvimento emocional, intelectual e psicomotor. Como instrumento maior dessa atividade, os brinquedos reinam absolutos no imaginário infantil.
Com as Pipas não poderia ser diferente. Uma pipa ou papagaio é um brinquedo que voa baseado na oposição entre a força do vento e a da corda segurada pelo operador. É composta de uma estrutura armada que suporta um plano de papel que tem a função de asa, sustentando o brinquedo. Conforme o modelo, pode contar com uma rabiola, que é um adereço preso na parte inferior para proporcionar estabilidade, geralmente feitas de fitas plásticas finas ou de papel, ou mesmo de pano, amarradas a uma linha. É um dos brinquedos mais utilizados por crianças, adolescentes e até mesmo por adultos.
Na maioria das vezes, não há um local apropriado para a prática desta brincadeira. Os pipeiros, como são chamados, acabam brincando em meio a fios de alta tensão em ruas e avenidas. Muitos pipeiros molham a linha da pipa com cerol, uma substância resultante da mistura de cola e vidro, com o intuito de cortar a linha de outros operadores, em um tipo de disputa. Tal prática pode provocar acidentes com os próprios pipeiros e com outras pessoas, por isso necessitam de muita atenção.
As pipas nasceram na China antiga. Sabe-se que por volta do ano 1200 a.c. foram utilizadas como dispositivo de sinalização militar. Os movimentos e as cores das pipas eram mensagens transmitidas à distância entre destacamentos militares.
No décimo segundo século, na Europa, as crianças já brincavam com pipas. Vale a pena notar também o papel desempenhado pela pipa como aparelho de medição atmosférica. O político e inventor americano Benjamin Franklin utilizou uma pipa para investigar e inventar o pára-raios. Hoje, a pipa mantém a sua popularidade entre as crianças de todas as culturas.
Na verdade, existem até aspectos que as valorizam mais que aos brinquedos convencionais. Em alguns casos, em virtude de estética, estilo, cores, etc., esses brinquedos muitas vezes passam desta categoria para objetos de colecionadores. O essencial neste ramo de atividade é a criatividade para planejar os produtos que devem ter um caráter pedagógico, e ser adequados às determinadas faixas etárias.  
Além de pipas ou papagaios, é possível encontrarmos diferentes nomes para este brinquedo, dependendo da região. Por exemplo, cafifa, papagaio, quadrado, piposa, pandorga (no Rio Grande do Sul), arraia ou pepeta (em estados como Acre e Amazonas). No exterior, por exemplo, em Portugal, no arquipélago da Madeira as pipas são conhecidas como joeira.
Crianças e promotores de festas estão entre os principais clientes desse ramo. É importante um bom controle das finanças para manter a empresa na época das chuvas, quando as vendas caem. A maior procura ocorre nos meses de férias escolares. Preço baixo, alta qualidade e cumprimento de prazos são fundamentais. Um folder, com fotos coloridas dos produtos, pode ajudar a divulgar o negócio nas redondezas. É fundamental estabelecer-se em uma região próxima à escolas, em uma rua com bom fluxo de carros e ônibus. No início, é possível trabalhar sozinho. Nos meses de maior procura pode-se recorrer a mão-de-obra terceirizada.
Nesta "Idéia de Negócio" serão apresentadas informações importantes para o empreendedor que tem intenção de abrir uma empresa de fabricação e comercialização de Pipas. Entretanto, este documento não substitui o Plano de Negócios, que é imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso. Para a elaboração do Plano de Negócio, deve ser consultado o SEBRAE mais próximo. 

Fábrica de Pipas
Mercado
O mercado dos brinquedos é sem dúvida uma das atividades que geram milhões no mundo inteiro. Segundo dados do Atlas do Mercado, da Gazeta Mercantil do Brasil de março de 2006, o mercado de brinquedos faturou em 2005, 1 bilhão de dólares no Brasil. A Abrinq (Associação Brasileira de Brinquedos) verificou  que o crescimento do mercado de brinquedos em 2006 foi de 15%. O setor de franquias cresceu 13% em 2005, comparado ao ano de 2004, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ainda assim, a concorrência dos produtos importados é um adversário forte para os produtores nacionais.
Mesmo diante da imensa diversidade de brinquedos eletrônicos presentes no cotidiano das crianças, os brinquedos artesanais, em especial as pipas, ainda conseguem encantar crianças e adultos. Estes brinquedos não falam, não piscam nem se movimentam sozinhos como os brinquedos modernos, mas é impossível resistir e passar por um deles sem sentir a nostalgia da infância.
Essa magia que os brinquedos artesanais, como as pipas, por exemplo, possuem é o que explica a sua permanência por gerações. Mesmo diante de tamanha concorrência tecnológica, o artesão produtor desse brinquedo ainda consegue manter uma produção constante.
Oportunidades: os brinquedos são mais que um divertimento, eles contribuem para formação da criança
“Os pais estão mais conscientes da importância dos brinquedos na formação da criança, não só como forma de divertimento, mas também de educação”, diz o presidente da Associação Brasileira de Brinquedos Educativos (Abrine), Altino Ito. "Hoje, cerca de 20% do mercado nacional de brinquedos é formado pelos brinquedos educativos", conta. E a maior parte, segundo ele, são produtos feitos por micro e pequenas empresas.
No caso específico para pipas, estas desenvolvem a coordenação visual e motora, ritmo, relação entre espaço e tempo. "Os grandes fabricantes de brinquedos têm linhas educativas. Mas os pequenos se dedicam exclusivamente a esse ramo", ressalta. Essa fatia de mercado – que era de cerca de 5% em 2001 – cresceu principalmente pelo esforço de colocação no mercado dos próprios microempresários.
Oportunidades: Brinquedo barato, criativo e interativo
Além de possuírem a vantagem de serem brinquedos que estimulam a formação motora das crianças, as pipas possuem um custo relativamente baixo quando comparados aos brinquedos eletrônicos convencionais. Com a atual crise econômica, houve uma pequena retração na venda de brinquedos dessa categoria. A grande empresa americana Mattel, por exemplo, divulgou nos Estados Unidos seu balanço anual no qual registrou uma queda nas vendas em relação ao ano passado. Ao todo, as vendas mundiais, em geral, caíram 1%. Se, por um lado, o mercado mundial dos brinquedos convencionais encontra-se em retração, por outro lado, devemos analisar tal fato como uma oportunidade para os brinquedos artesanais. Uma momento propício para estabelecer-se no mercado.
Ameaças: a falta de criatividade na diversificação dos produtos pode vir a ser um obstáculo
A produção de pipas não requer dificuldades, entretanto, um dos obstáculos para este tipo de fábrica esta relacionado à agregação de valor aos produtos. A maioria das pipas é feita artesanalmente, ou seja, com baixo investimento, ficando inviável, uma fabricação em larga escala com um retorno financeiro abaixo do esperado. A concorrência com as Pipas importadas da China também apresenta um importante gargalo neste ramo de atividade, em função dos baixos custos, qualidades e ornamentação destas pipas.
Desta forma, quem pretender ingressar nesse segmento, deve estar preparado para implementar uma rede de relacionamento suficientemente larga para conseguir colocar sua produção no mercado e diversificar o máximo possível introduzindo novos modelos para sobressair-se frente a concorrência. Pode ser através de lojas especializadas que comercializam pipas ou mesmo pela venda direta. Neste último caso, os próprios artesãos ou fabricantes de pipas, além de produzirem, devem ter um espaço que possibilite a comercialização de sua produção.
Desta forma o empreendedor deve estar sempre atento aos diversos fatores que movimentam o mercado. O que garante o sucesso deste segmento é a capacidade criativa, qualidade e a “individualidade” do produto que será confeccionado, garantindo assim uma boa aceitação dos consumidores e o aumento da colocação de seu artesanato de papel no mercado.

Fábrica de Pipas
Equipamentos
De maneira em geral, todo o processo de fabricação de pipas ainda é bastante artesanal, por terem materiais muito delicados. Os equipamentos necessários para a montagem de um ateliê para produção de artesanato em papel, área administrativa e espaço destinado a vendas são basicamente estes:
·        Mesas
·        Colas
·        Tesouras
·        Estilete
·        Máquina de enrolar linha
·        Tripé em madeira
·        Carretilha
·        Porta linhas
·        Marcador de Madeira
·        Marcador de Alumínio
·        Afinadores
·        Garrafas
·        Aplicador
·        Bico dosador (redutor)
·        Balcão para atendimento
·        Vitrines
·        Prateleiras para exposição das peças
·        Materiais para Escritório (mesa, cadeira, computador, telefone, impressora e fax).
Apesar de não exigir um nível tecnológico acentuado nesta atividade, o empresário deve estar aberto a inserir novas tecnologias em seu negócio. A evolução tecnológica abre novos horizontes na área de gestão empresarial bem como nas vendas, além de ser uma forte aliada na criação de diversas formas e de novas tendências e modelos de pipas.
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores. 

Nenhum comentário: