Como Abrir um Negócio

quinta-feira, abril 14, 2011

Como Abrir - Montar uma Fábrica de tintas

Fábrica de tintas
Apresentação do Negócio
Tinta é uma composição química pigmentada que, após aplicação, propicia acabamento, cor e proteção a objetos e superfícies. Além da função decorativa, a tinta também serve para sinalizar, absorver calor, refletir luz, produzir arte, entre outras finalidades.
A história das tintas tem início quando o ser humano ainda morava em cavernas e sentiu necessidade de expressar seus pensamentos e emoções. Os povos pré-históricos confeccionavam tintas a partir de plantas coloridas, pó de argila e água. Segundo historiadores , a mistura era preparada com as mãos ou prensada entre pedras.
Os egípcios desenvolveram os primeiros pigmentos sintéticos e foram pioneiros na pintura com variedade de cores. Os antigos habitantes das margens do Rio Nilo ensinaram a técnica aos romanos. Porém, após a queda do Império Romano este conhecimento ficou esquecido até o final da Idade Média, quando reapareceu na Inglaterra. Os ingleses utilizavam as tintas em igrejas e nas casas de pessoas importantes.
Ainda no Reino Unido, durante a Revolução Industrial, fabricantes de tintas começaram a usar equipamentos mecânicos. Contudo, as primeiras tintas preparadas só chegaram ao mercado na segunda metade do século XIX, período no qual também foram desenvolvidas novas máquinas de moer e de misturar. Surgia, assim, a fabricação de tintas em larga escala.
No fim da década de 1950, a indústria criou tintas especiais destinadas à pintura de exteriores, novos tipos de esmaltes para acabamento de automóveis e tintas à prova de gotejamento para superfícies externas e internas. Posteriormente, a pesquisa continuada com resinas sintéticas conferiu às tintas maior resistência contra substâncias químicas ou gasosas.
As inovações tecnológicas que se sucederam depois da 2ª Guerra Mundial permitiram às indústrias de tinta automatizar suas linhas de produção. Ao mesmo tempo, o significativo progresso das ciências, particularmente da Química, contribuiu sobremaneira para que o setor atingisse rapidamente o patamar de excelência. Hoje, avanços científicos importantes já permitem o uso da nanotecnologia para fabricação de tintas inteligentes (smart coatings), com propriedades autolimpante, autocicatrizante (self-repair ou self-healing), antimicrobiano ou anti-incrustação. A nanotecnologia está presente também em revestimentos capazes de absorver odores e refletir raios infravermelhos ou ultravioletas.
Nas pesquisas, soluções de baixo VOC (compostos orgânicos voláteis) e o processo de cura por radiação têm apresentado avanços importantes. A inovação também se faz presente nos processos de produção, transporte e aplicação.
Em 2011, a indústria de tintas completa 125 anos de existência no Brasil. Além do avançado patamar tecnológico, o setor se caracteriza por uma crescente preocupação com o meio ambiente. Reciclagem e reaproveitamento de materiais estão em alta. E na perspectiva de reduzir o impacto de seus processos e produtos, as empresas investem em matérias-primas de origem natural e em fontes renováveis de suprimentos como butanol, etanol, acetona, acrilatos e metacrilatos.

Classificação

De acordo com o mercado atendido, e conforme as tecnologias mais representativas, as tintas classificam-se em:
a) Tintas imobiliárias: destinadas à construção civil. Podem ser subdivididas em:
- produtos aquosos (látex): acrílicos, vinílicos, vinil-acrílicos, etc.;
- produtos base solvente orgânico: tinta a óleo, esmaltes sintéticos, etc.

b) Tintas industriais do tipo OEM (original equipment manufacturer): utilizadas como matérias-primas no processo de fabricação de determinados produtos. Incluem, entre outros, os seguintes compostos:
- fundos (primers) base solvente;
- esmaltes acabamento monocapa e bicapa;
- tintas em pó;
- tintas de cura por radiação (UV), etc.

c) Tintas especiais: outros tipos, como por exemplo:
- tintas e complementos para repintura automotiva;
- tintas para demarcação de tráfego;
- tintas e complementos para manutenção industrial;
- tintas marítimas;
- tintas para madeira, etc.

Quanto à formação do revestimento, as tintas são classificadas como:
d) Lacas: a película se forma através da evaporação do solvente. Exemplos: lacas nitrocelulósicas e lacas acrílicas.
e) Produtos látex: a coalescência é o mecanismo de secagem. Exemplos: tintas látex acrílicas e vinil-acrílicas usadas na construção civil.
f) Produtos termoconversíveis: a secagem ocorre por meio da reação, a uma temperatura adequada (entre 100 a 230ºC), entre duas resinas presentes na composição. Exemplos: produtos utilizados na indústria automotriz e em eletrodomésticos.
g) Sistemas de dois componentes: a formação do filme ocorre em temperatura ambiente, após a mistura dos dois componentes no momento da pintura. Exemplos: tintas epóxi e produtos de poliuretano.
h) Tintas de secagem oxidativa: a formação do filme resulta da ação do ar. Exemplos: esmaltes sintéticos e tintas a óleo usadas na construção civil.

Características

Do conjunto de qualidades distintivas fundamentais das tintas, as principais são:

- Estabilidade: capacidade de se tornar homogênea por meio de agitação manual simples.

- Fácil aplicação: garante suavidade ao deslizamento do rolo ou da trincha na superfície.

- Rendimento: refere-se à quantidade necessária para cobrir uma determinada superfície.

- Durabilidade: refere-se ao tempo no qual o produto resistirá às intempéries.

- Lavagem: capacidade de resistir à ação de substâncias químicas como detergentes, sabão, água sanitária, etc.

- Secagem: tempo adequado para aplicar a quantidade de demãos necessárias.

Tipos de tinta

Acrílica: indicada para a pintura de superfícies externas e internas de reboco, concreto, madeira, fibrocimento, massa acrílica, textura acrílica, forros acústicos e superfícies internas de massa PVA e gesso. Recomendada também para aplicações internas e externas em pisos cimentados, áreas de lazer, quadras poliesportivas, varandas e outras superfícies de concreto e repintura.
Esmalte: indicada para pintura de superfícies internas e externas de metais, madeira e alvenaria. Resiste às intempéries.
Látex: ideal para revestimento de superfícies de alvenaria interna e externa.
Óleo: recomendada para a pintura de superfícies externas e internas de metais ferrosos, madeira e alvenaria, apresenta resistência a intempéries.
Cerâmica: indicada para o revestimento (pintura, decoração e proteção) de superfícies internas e externas de tijolos, telhas, elementos vazados e objetos de cerâmica não vitrificada.
Epóxi: ideal para pinturas internas e externas de reboco, concreto, banheiros e cozinhas, azulejos, pisos, superfícies metálicas e madeiras não resinosas. Facilita a limpeza porque oferece menor aderência à sujeira.
Epóxi para piscinas e caixas d’água: recomendada para pintura interna de piscinas de concreto e de fibra, caixas d'água, tanques de água doce ou salgada e saunas. Também indicado para aplicação sobre estruturas de aço, superfícies de madeira e concreto.
Grafite: indicada para o revestimento (pintura, decoração e proteção anticorrosiva) de superfícies internas e externas de metal ferroso.

Complementos

Numa fábrica de tintas, em função das matérias-primas aplicadas, é possível produzir massas e outros produtos correlatos tais como:
Massa acrílica: indicada para uniformizar e corrigir imperfeições de superfícies externas e internas de alvenaria em geral.
Textura acrílica: recomendada para proporcionar efeito decorativo em superfícies de alvenaria externas e internas.
Selador acrílico: usado para selar e uniformizar a absorção de superfícies de alvenaria externas e internas.
Fundo preparador: uniformiza a absorção, sela e aumenta a coesão de partículas soltas de superfícies porosas externas e internas.
Fundo sintético: produto anticorrosivo que preserva superfícies metálicas em geral.
Fundo para galvanizados: possui ação anticorrosiva que protege superfícies de ferro e aço.
Fundo óleo para madeira: ótimo para preparar superfícies de madeira, selando todos os poros.
Seladora para madeira: tapa os poros e prepara a superfície para receber acabamento final, protegendo e decorando a madeira tratada.
Vernizes: acabamento final aplicado às superfícies nas quais se deseja que o substrato continue a aparecer, como madeiras, concreto aparente, pedras, etc.
Massa óleo para madeira: nivela e corrige imperfeições na madeira, preparando-a para receber acabamento final.
Massa corrida PVA: indicada para nivelar e uniformizar superfícies internas de alvenaria. Com alto poder de enchimento, possui fácil aplicação e lixamento.
Primers: produtos pigmentados que possuem funções anticorrosivas, nivelamento de superfícies, aderência e outras.
Silicone: produto que penetra profundamente no substrato, impedindo a entrada de água. O silicone não forma filme sobre a superfície.

Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?

Fábrica de tintas
Mercado
O mercado nacional de tintas é muito diversificado e atravessa um período de bonança. Apresenta diversas faixas de preço, razão pela qual consegue atingir diferentes classes sociais.
O desempenho da economia brasileira nos últimos anos favoreceu o setor. Oferta de crédito, extensão dos prazos de pagamento, aumento da renda e redução do desemprego estimularam a construção habitacional e as reformas. Com o programa Minha Casa, Minha Vida, o governo incentivou a construção de moradias. Ao mesmo tempo, o mercado ampliou os recursos para financiamento de imóveis residenciais. De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), as vendas do produto em 2010 ultrapassaram o volume de 1,3 bilhão de litros, contra 1,1 bilhão em 2009.
Investimentos governamentais atrelados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) também impulsionam a venda de tintas para segmentos ligados à infraestrutura e à energia. Grandes projetos em desenvolvimento e de longo prazo, como os relacionados à exploração de petróleo e gás, à construção de hidrelétricas e à implantação de sistemas de transporte público, devem assegurar o crescimento das encomendas do produto na atual década.
Ao mesmo tempo, o maior poder de compra das classes C, D e E tem elevado a procura por artigos como fogões, refrigeradores, computadores, móveis e outros, que também influenciam o desempenho da cadeia de tintas. De acordo com o instituto Data Popular, o consumo da classe C, representada por quase metade da população brasileira, segundo o IBGE, foi da ordem de R$ 400 bilhões em 2009. O montante tende a aumentar nos próximos anos.
Da mesma forma, a classe D, com renda mensal de até três salários mínimos, também teve sua capacidade de consumo expandida. Conforme pesquisa da Kantar Wordpanel, em 2009 as classes D e E consumiram 21% a mais do que no ano anterior, graças ao aumento da renda e à oferta de crédito com prazos maiores.
Outro destaque são os sucessivos recordes de produção e vendas da indústria automobilística, que ampliaram o mercado de tintas automotivas originais. Depois de ultrapassar a França e se tornar o quinto maior produtor de carros, o Brasil emparelhou com a Alemanha e segue em busca da quarta posição. As tintas de repintura automotiva - usadas nas oficinas e funilarias -, assim como as tintas para autopeças e plásticos, também se beneficiam do momento positivo da economia e da expansão do consumo interno.
No mercado externo, as tintas brasileiras ampliaram sua presença em países da América Latina, da África e do Oriente Médio. O destino principal das exportações tem sido o Mercosul. Os países do bloco respondem por cerca de 40% do total exportado pelo Brasil (US$ 42 milhões em 2009).
A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 também provocam efeitos no crescimento econômico do País. Investimentos em construção e modernização de instalações desportivas constituem uma pequena parcela do que será feito nos próximos anos. A preparação para os dois eventos envolve ainda expansão e adequação de complexos hoteleiros, soluções de mobilidade urbana, reurbanização e embelezamento das cidades e muitos outros, que devem beneficiar a indústria de tintas. Diante dessa conjuntura favorável, a ABRAFATI estima que as vendas do setor crescerão 6,7% em 2011 e atingirão o volume de 1,45 bilhão de litros.

Como Abrir - Montar uma Fábrica de tintas
Estrutura
A implantação de uma fábrica de tintas requer projeto arquitetônico detalhado. O dimensionamento da estrutura física irá depender da expectativa do empreendedor, dos equipamentos escolhidos e da matéria-prima disponível. Deve-se estar atento à alocação de alguns espaços específicos, conforme segue:
Recepção – espaço destinado à instalação do balcão ou mesas para o atendimento aos clientes;
Produção– área destinada à instalação das máquinas/equipamentos que serão utilizadas na fabricação das tintas e dos produtos correlatos.
Laboratório de controle de qualidade – setor onde ocorrerão os testes de viscosidade, brilho, cobertura, cor e secagem. Os armários devem ser confeccionados em materiais não combustíveis, com portas de vidro para que seu conteúdo possa ser facilmente visualizado. O laboratório deverá ser refrigerado, para garantir temperatura ambiental adequada. O empreendedor poderá utilizar laboratórios de terceiros.
Depósito/almoxarifado – para armazenagem de matérias primas e das tintas produzidas. O local deve, necessariamente, apresentar as seguintes características:
- uma das paredes deve ter janelas voltadas para o exterior;
- porta para eventual acesso do Corpo de Bombeiros;
- saída de emergência sinalizada;
- sistema de exaustão para retirada de vapores leves e pesados;
- iluminação feita com lâmpadas à prova de explosão;
- ventilação ambiental adequada;
 Os espaços devem ter um layout interativo e agradável, tanto para os clientes quanto para a equipe de funcionários, principalmente no que se refere à facilidade de trânsito entre os diferentes ambientes.
  
Fábrica de tintas
Pessoal
O quadro pessoal irá variar de acordo com o tamanho do empreendimento e com a capacidade de fabricação de tintas. Para uma empresa de pequeno porte, as atividades operacionais podem ter início com um número aproximado de seis (6) funcionários sendo:
a)       dois (2) administrativos, para os serviços de escritório, recepção, telefonia e vendas; e
b)       quatro (4) profissionais técnicos, alocados em atividades de fabricação das tintas, armazenagem de produtos e manutenção da fábrica.

No início das operações, é recomendável que a empresa contrate serviços terceirizados para o envasamento e embalagem das tintas, bem como para o transporte do produto até os pontos de venda.
A gestão da empresa deverá ser feita pelo empreendedor. Neste sentido, recomenda-se que ele atue numa das áreas de trabalho descritas acima. Sua supervisão em todas as operações da empresa será muito importante, tanto na linha de produção, quanto na parte de gestão administrativo-financeira.
O empreendedor deve participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências do setor. O SEBRAE da localidade poderá ser consultado para fornecer orientações sobre o perfil do pessoal e respectivo treinamento.
A qualificação de profissionais aumenta o comprometimento com a empresa, eleva o nível de retenção de funcionários, melhora a performance do negócio e diminui os custos trabalhistas com a rotatividade de pessoal. O treinamento dos colaboradores deve desenvolver as seguintes competências:

- Capacidade de percepção para entender e atender as expectativas dos clientes.
- Agilidade e presteza no atendimento.
- Capacidade de apresentar e vender produtos e serviços da empresa sem ser inconveniente.
- Motivação para crescer juntamente com o negócio.

Autônomos
Uma das principais dúvidas dos empreendedores diz respeito à contratação de pessoas físicas (profissionais autônomos) ou jurídicas (empresas) para prestação de serviços sem vínculo empregatício.
A fim de diminuir os encargos sociais, as empresas buscam a “terceirização”. No entanto, é fundamental estar atento ao tipo de atividade que pode ser terceirizada.
Não é possível contratar terceiros para realizarem serviços relacionados às atividades que justificaram a criação da empresa. A contratação pode abranger atividades intermediárias da contratante, desde que não haja relação de emprego entre as partes. Ou seja, a relação entre contratante e contratado não pode ser como aquela existente entre patrão e empregado, caracterizada pelos elementos de subordinação, habitualidade, horário, pessoalidade e salário.
Vantagens da contratação de serviços de terceiros:
·         Mais participação dos dirigentes nas atividades-fim da empresa.
·         Concentração dos talentos no negócio principal da empresa.
·         Maior facilidade na gestão do pessoal e das tarefas.
·         Possibilidade de rescisão do contrato conforme as condições preestabelecidas.
·         Controle da atividade terceirizada por conta da própria empresa contratada.
Desvantagens que este tipo de contratação pode acarretar:
·         Sofrer autuação do Ministério do Trabalho e ações trabalhistas em caso de inobservância das obrigações mencionadas no item acima.
·         Fiscalização dos serviços prestados para verificar se o contrato de prestação de serviços está sendo cumprido integralmente, conforme o combinado.
·         Risco de contratação de empresa não qualificada.

Antes da contratação, recomenda-se verificar se o pessoal disponibilizado pela empresa terceirizada consta como registrado, e se os direitos trabalhistas e previdenciários estão sendo respeitados e pagos.

Fábrica de tintas
Equipamentos
Os equipamentos necessários para a montagem de uma empresa de fabricação de tintas, considerando uma empresa de pequeno porte, são os seguintes:
i) Área industrial:
- tanques de armazenagem de matérias-primas;
- balança para materiais líquidos;
- misturador (mecânico ou automatizado);
- compressor;
- motor;
- moinho ou triturador;
- tanques para diluição, secagem e ajustes finais;
- filtro removedor de partículas sólidas (poeira ou sujeira);
- tachos de aço (carbono ou inox);
- máquina para enlatar e embalar as tintas;
- esteiras rolantes;
- exaustor;
- aparelho para climatização do ambiente;
- armários fabricados com materiais não combustíveis e com portas de vidro;
- extintores de incêndio com borrifadores e vasos de areia;

ii) áreas administrativa e comercial:

- microcomputador com acesso à internet;
- impressora multifuncional;
- linhas telefônicas e de fax;
- sofás ou cadeiras para acomodar os clientes;
- móveis e utensílios de escritório;
- armários;

Convém que o empreendedor busque informações junto aos fabricantes para conhecer o tempo médio de obsolescência dos equipamentos. Assim, ele poderá realizar a análise de custo-benefício para sua aquisição (se novos ou usados), bem como planejar a reposição quando necessária.

Fornecedores:
ABIMAQ -Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos
Av. Jabaquara, 2.925
CEP 04045-902 - São Paulo (SP)
Telefone: (11) 5582-6311 - Fax: (11) 5582-6312

ADD Cor Engenharia Ltda
Pedro Gonçalves, 94
CEP 06760-000 - Taboão da Serra (SP)
Telefone: (11) 4701-5252 - Fax:(11) -4701-4784

Bühler S/A
Rua Dona Francisca, 8.300 - Bloco B - Perini Business Park - Distrito Industrial
CEP 89219-600 – Joinville (SC)
Telefone: (47) 3027 8200 - Fax: (47) 3027 8297

Caldetec - Caldeiraria Técnica E Montagens Industriais Ltda.
Rua Mariano Novo, 47
Guarulhos (SP)
Telefone: (11) 6412-5502 - Fax: (11) 6412-9749

Fillon Tecnologies do Brasil Ltda
Av. José Odorizzi, 1825
CEP 09861-001 - São Bernardo do Campo (SP)
Telefone: (11) 4392-5462

Netzsch Indústria e Comércio de Equipamentos de Moagem Ltda
Rua Luiz Abry, 2500 - Prédio 13
CEP 89.107-000 – Pomerode (SC)
Telefone: (47) 3387-7000 - Fax: (47) 3387-7007

Pohlmec Indústria de Máquinas para Injetados Ltda.
Rua Cedro, 194 – Bairro Ideal
CEP: 93332-080 - Novo Hamburgo (RS)
Telefone: (51) 3587-1768 - Fax: (51) 3587-9359

Fábrica de tintas
Investimentos
Investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento em que ele se torna autossustentável. Pode ser caracterizado como:
-investimento fixo: engloba o capital empregado na compra de imóveis (se for o caso), equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas, veículos;
-investimentos pré-operacionais: são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisa de mercado, registro da empresa, decoração, honorários profissionais e outros.

O investimento na estruturação de uma fábrica de tintas irá variar segundo a concepção do negócio. Em geral, o investimento necessário abrange, entre outros, os seguintes itens:
- abertura da empresa;
- reforma e decoração do local;
- maquinário (tanques, motores, misturador, triturador, compressor, esteira, etc);
- equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC);
- ar condicionado;
- ventiladores;
- matéria-prima e insumos;
- móveis (mesas, cadeiras, armários, balcão de recepção, etc);
- telefones fixo e celular;
- aparelho de fax;
- microcomputador com acesso à internet;
- impressora multifuncional;·
- confecção de sítio informativo na internet;
- marketing inicial; 
Quanto aos equipamentos e insumos necessários à montagem de uma fábrica de tintas, o mercado oferece variada gama de opções. Para uma informação mais apurada sobre o investimento inicial, sugere-se que o empreendedor utilize o modelo de plano de negócio disponível no SEBRAE. 

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: