Como Abrir um Negócio

quinta-feira, abril 14, 2011

Como Abrir - Montar um Hotel de uma estrela

Hotel de uma estrela
Apresentação do Negócio
Um pouco de história
      A atividade de hotelaria na história da humanidade não está precisamente registrada. Supõe-se que essa atividade surgiu da necessidade natural dos viajantes, de saciar a fome, encontrar abrigo e de repousar em seus deslocamentos, independentemente do objetivo da viagem:
      “A primeira notícia sobre a criação de um espaço destinado especificamente à hospedagem vem de alguns séculos antes da era cristã, quando na Grécia Antiga, no santuário de Olímpia, eram realizados os jogos olímpicos. Para esses eventos, foram construídos o estádio e o pódio, onde se homenageavam os vencedores e ficava a chama olímpica. Mais tarde, foram acrescentados os balneários e uma hospedaria, com cerca de 10 mil metros quadrados, com o objetivo de abrigar os visitantes. Essa hospedaria teria sido o primeiro hotel que se tem notícia” (ABIH,,01).
     Desde aquela época, o conceito e espaços para hospedagem evoluíram até chegar nos dia de hoje a grandes redes internacionais de hotéis.
       O Negócio
         Os hotéis fazem parte da Indústria da Hospitalidade. Indústria da Hospitalidade é um termo que se refere a uma variedade de organizações e “negócios interdependentes, como hotéis, restaurantes, atrativos turísticos, meios de transporte, agências de viagem e de entretenimento, serviços voltados para o atendimento ao turista e programas governamentais de fomento ao turismo”. (BNDES, 2005, p. 115)
      Os hotéis são classificados de acordo com o grau de conforto que oferecem a seus hóspedes, à qualidade das instalações, do atendimento e dos serviços prestados, dentre outros critérios definidos pela ABIH- Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e EMBRATUR – Instituto Brasileiro de Turismo. Essa classificação está definida da seguinte forma:
                Categoria     Símbolo
* Super Luxo  SL
* Luxo
* Superior
* Turístico
* Econômico             
* Simples                  
      Não existe obrigatoriedade de classificação do estabelecimento. Ela é feita por meio de requerimento à ABIH que vistoria o hotel e lhe atribui a classificação. Entretanto, a classificação confere mais credibilidade ao empreendimento, pois indica a disposição do proprietário em submeter-se às regras e padrões exigidos do negócio.
      Nesta Idéia de Negócio, o foco será concentrado no Hotel de Uma Estrela, que corresponde a categoria Simples, de acordo com a ABIH.
      Este documento contém informações importantes para o empreendedor que queira abrir um Hotel de uma Estrela, mas não substitui o Plano de Negócios. Para obter informações sobre Plano de Negócios, o empreendedor deve procurar o SEBRAE mais próximo.


Hotel de uma estrela
Mercado
Este é um mercado em ascensão. Com uma gestão cuidadosa, instalar um Hotel de uma Estrela pode ser uma boa opção para empreendedores que pretendem iniciar uma nova empreitada. Segundo informações da ABIH - Associação Brasileira de Indústrias Hoteleiras, o Brasil possui um parque hoteleiro com 25.000 meios de hospedagem, dos quais 18.000 são hotéis e pousadas, gerando um milhão de empregos. De todo o parque hoteleiro, 70% são empreendimentos de pequeno porte.
      O setor movimenta dois bilhões de dólares ao ano e cresce numa taxa de 8 a 10% anualmente.
      O Hotel de uma Estrela é um estabelecimento do ramo hoteleiro que apresenta como características principais a simplicidade e custo reduzido das diárias. No site http://www.abih.com.br/principal/downloads/manual_classifica.pdf, o empreendedor encontra os critérios exigidos para a classificação do hotel.
     
      Ameaças e oportunidades
      As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.
      O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado.
      Uma pesquisa não precisa ser sofisticada, dispendiosa - em termos financeiros - ou complexa. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada em termos de qualidade das instalações na mesma categoria já existentes, os preços praticados e características gerais do público que pretende atingir – se turistas e/ou pessoas em viagem de negócios, e suas principais necessidades ao se hospedarem.
      O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito grande.
     
      Oportunidades:
      - Investimentos realizados pelos Governos Federal e Estaduais para o estímulo ao turismo- mais informações podem ser obtidas no site da ABIH - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e EMBRATUR;
      - Ocorrência de eventos como feiras, competições esportivas, congressos e assemelhados que aconteçam nas proximidades  onde o hotel for instalado, como oportunidades para atrair clientes;
      - Possibilidade de convênios com agências de viagens e turismo
      - Possibilidade de contato com redes de estudantes;
      - Contato com taxistas para estabelecerem seus pontos de embarque de passageiros próximos ao hotel;
      As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa sugerida fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho. A pesquisa realizada com empreendedores deste setor identificou as ameaças abaixo listadas como sendo as mais significativas:
     
      Ameaças:
      - Excesso de concorrência;
      - Aumento de violência contra o turista;
      - Falta de experiência do dono do negócio;
      - Sazonalidade e clima, se o foco do Hotel de uma Estrela for o segmento turístico de lazer;
      - Queda do valor da diária ocasionado pelo excesso de oferta, diminuindo a rentabilidade do setor, principalmente pela entrada no Brasil de grandes redes  hoteleiras internacionais que oferecem serviços similares  a menor preço.
      Embora em expansão, o mercado hoteleiro apresenta concorrência alta.  Grandes redes de hotéis se instalam em  locais com atrativos turísticos e oferecem aos clientes promoções que atraem uma parcela do público do Hotel de uma Estrela. 

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Estrutura
A dimensão do empreendimento é uma decisão do empresário, entretanto, um Hotel de uma Estrela para funcionar bem precisa de uma estrutura mínima preparada para receber seus hóspedes, composta de: Unidades Habitacionais -UH – média de 20.  Banheiros (além dos banheiros dentro das UH) : feminino e masculino 
* Extintores de incêndio,
* Identificação das UHs – unidades habitacionais (comumente chamados nos hotéis  de quartos ou apartamentos) 
* Departamento administrativo
* Refeitório
      Embora o Hotel de uma Estrela seja um empreendimento caracterizado pela simplicidade, vale ressaltar a importância de um ambiente agradável para o hóspede: ventilação adequada para o conforto térmico, área social com metragem igual ou superior a 0,50m2 por unidade habitacional. Também deve cuidar para que pessoas que tenham alguma necessidade especial tenham possibilidade de se locomover com segurança  pelas áreas de acesso e circulação. 

 
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Equipamentos
Para estruturar um Hotel de Uma Estrela serão necessários os seguintes equipamentos:
      Para os quartos:
* Cadeira;
* Mesa;
* Camas e colchões de solteiro e de casal;
* Guarda- roupas cabideiros  e/ou cômodas;
* Pequenas geladeiras (frigobar);
* Travesseiros;
* Criado- mudo (mesa de cabeceira).
      Para a recepção
* Computadores;
* Estantes;
* Jogos de sala de estar (sofás, tapetes, mesinhas de centro e lateral, etc.);
* Televisão;
* Máquinas de cartão de crédito;
* Máquinas para impressão de cupons fiscais;
* Central telefônica;
* Extintores de incêndio;
* Carrinhos para transporte de bagagem.
     
Para a área administrativa:
* Mesa e cadeiras;
* Computadores;
* Armários.
Para o refeitório:
* Mesas e cadeiras;
* Mesa ou balcão para colocar os alimentos;
* Louças, copos e talheres.
*
      Para a cozinha
* Fogão;
* Geladeira;
* Forno;
* Bancada para preparação dos alimentos;
* Panelas, louças, copos, talheres, bandejas, etc.
      Área de serviço:
* Carrinho de limpeza;
* Enceradeiras industriais ou similar , a depender do tipo de piso que será limpo.
* Rodos;
* Roupas de cama;
* Toalhas;
* Vassouras;
* Ventiladores.
O empreendedor deverá verificar a conveniência e a relação custo x benefício da instalação de equipamentos de ar condicionado ou calefação, dependendo da região onde o Hotel de uma Estrela será instalado. Também deverá avaliar se existe necessidade de instalação de sistema de alarmes, bem como a contratação de seguro para equipamentos e suprimentos.
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Pessoal
Como citado no item mercado, este setor é um dos que mais empregam no Brasil. De forma direta e indireta o setor hoteleiro contrata desde trabalhadores operacionais como faxineiros, porteiros e manobristas até administradores pós-graduados na área de atuação.
      O empreendedor que está iniciando o negócio deve considerar a possibilidade de realizar uma seleção criteriosa do pessoal, uma vez que, contratar capacitação de pessoal logo no início do funcionamento do Hotel pode ter um custo inacessível. Assim, são indispensáveis funcionários com experiência e capacitação operacional e em técnicas de atendimento ao público, simpáticos, honestos e disponíveis ao chamado dos clientes. É imprescindível que o empreendedor mantenha a qualidade no atendimento, atento a evitar e corrigir qualquer desvio no padrão dos serviços oferecidos.
      A discrição é uma qualidade relevante no funcionário de um Hotel. A maioria dos hóspedes busca privacidade e sossego durante seu período no estabelecimento. Ser observador e ter uma boa memória farão parte do dia-a-dia de um funcionário de hotel, que poderá prestar um serviço mais personalizado ao hóspede que retorna. Além dessas características, podem ser citadas as seguintes competências necessárias aos funcionários de um Hotel de Uma Estrela:
* Controle emocional;
* Bom humor;
* Conhecimentos mínimos  de etiqueta social;
* Gentileza;
* Prontidão.
      A capacitação de profissionais envolvidos com o atendimento em pequenos estabelecimentos hoteleiros deve estar direcionada para o desenvolvimento das competências citadas acima.
     
      Pesquisa realizada com empreendedores do setor, aponta como sendo necessário, para um Hotel de Uma Estrela funcionar, pelo menos:
* Um Recepcionista;
* Duas Camareiras;
* Duas Copeiras;
* Um Agente administrativo (em pequenos hotéis o dono costuma assumir os cargos de agente e gerente administrativo);
* Um Mensageiro.
      O empreendedor deve analisar a relação custo X benefício de manter um profissional contratado para fazer a segurança do empreendimento durante a noite.
      Se for definido que serão oferecidas refeições no Hotel de uma Estrela, será necessária a contratação de um garçom.
      Os níveis salariais básicos são definidos pelos sindicatos da categoria - Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis Restaurantes Bares e Similares - e a partir daí cada hotel deverá manter políticas que remunerem adequadamente os empregados, considerando-se os níveis de competências pessoais.
      É recomendável a adoção de uma política de retenção de pessoal, oferecendo incentivos e benefícios financeiros ou não. Assim, o Hotel poderá diminuir os níveis de rotatividade e obter vantagens como a criação de vínculo entre funcionários e hóspedes, diminuição de custos com recrutamento e seleção e demissões, e ainda poderá evitar o investimento de tempo em adaptação de novos funcionários.
Hotel de uma estrela
Investimentos
O valor total a ser investido depende de um conjunto de decisões que precedem a instalação do negócio; como por exemplo:
      -Decidir sobre o local que será montado o negócio: se o imóvel será próprio ou alugado. 
      -Avaliar todas as modificações necessárias que deverão ser realizadas no local para obtenção do alvará de funcionamento. É fundamental o empresário estar atento ao fato de que, a estrutura de um Hotel de uma Estrela deve estar de acordo com a legislação para este ramo de atividade.
      - Decidir a quantidade mínima de UHs para começar o negócio e os equipamentos que serão adquiridos.
      Os resultados das decisões referentes a estes itens surgirão com a elaboração do plano de negócios. Etapa fundamental para quem deseja empreender de forma consciente, “o plano de negócios é a validação da idéia, análise de sua viabilidade como negócio” (DOLABELA, 1999, p.17).
      Considerando um Hotel de uma Estrela instalado numa área de 300m², com aproximadamente 20 UH (Unidade Habitacional), é necessário um investimento inicial estimado em R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), a ser alocado majoritariamente nos seguintes itens:
     
* Reforma do local: R$ 40.000,00;
* Utensílios e equipamentos de cozinha: R$ 12.000,00;
* Alimentação: R$ 1.200,00
* Móveis e materiais de escritório: R$ 120.000,00;
* Telefones, televisões, aparelho de fax, microcomputador e impressora: R$ 23.000,00;
* Roupas de cama, mesa e banho: R$ 15.000,00;
* Estoque inicial: R$ 8.000,00;
* Capital de giro: R$ 90.000,00.
     
      Existe a possibilidade de terceirizar alguns processos/serviços, como lavanderia e refeições, o que altera significativamente o valor do investimento. Entretanto, recomenda-se verificar se essa terceirização é vantajosa, principalmente em termos da qualidade do serviço prestado.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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