Como Abrir um Negócio

segunda-feira, abril 04, 2011

Como Abrir - Montar uma empresa de Funilaria e Pintura

Funilaria e Pintura
Apresentação do Negócio
Em 1908, o norte-americano Henry Ford revolucionou a indústria automobilística mundial ao aplicar a montagem em série para a produção em massa de veículos. Para manter o preço baixo e viabilizar que muitas pessoas pudessem comprar o seu modelo T, Ford definiu que o carro estaria disponível em qualquer cor, desde que fosse preto!
Hoje em dia, os carros podem ter mais de 60 mil tonalidades distintas de cores, tornando cada vez mais especializado o trabalho de funilaria (também chamado de lanternagem) e pintura automotiva. Algumas oficinas de hoje já contam com balanças computadorizadas que indicam a quantidade exata de cada pigmento que compõe a tinta.
Da mesma forma, a capacitação de funcionários é fundamental para o bom atendimento. O fácil acesso à informação tornou o brasileiro mais consciente sobre seus direitos e mais exigente quanto aos serviços prestados. Além disso, o aumento da variedade de cores e modelos de veículos e o avanço tecnológico dos equipamentos requerem um profissional qualificado na oficina, e não mais um mecânico mal-humorado e cheio de graxa.
A demanda por tais serviços acompanha o crescimento vertiginoso da venda de automóveis no Brasil, graças ao crédito abundante e à elasticidade dos prazos de financiamento. Porém, grande parte da frota nacional ainda é composta por veículos antigos, cujos donos recorrem frequentemente aos serviços de funilaria e pintura para estender a vida útil de seus automóveis.
O mercado também se expandiu com o surgimento das oficinas expressas para retoques de pintura e consertos rápidos, além dos famosos “martelinhos de ouro” – técnica artesanal para corrigir pequenos amassados, sem alterar a pintura original do veículo. Outro serviço muito demandado é o tunning ou personalização do veículo, com a pintura de retrovisores, frisos, maçanetas, saias, pára-choques e aerofólios.
Cerca de 70% dos serviços de funilaria são pagos por meio de seguros automotivos. Portanto a manutenção de custos baixos, a qualidade dos serviços e a evolução tecnológica são fundamentais para manter o credenciamento e o bom relacionamento com as seguradoras. Mais informações sobre a viabilidade comercial de uma oficina de funilaria e pintura podem ser obtidas por meio da elaboração de um plano de negócios. Para a construção deste plano, consulte o SEBRAE mais próximo.

Funilaria e Pintura
Mercado
Atualmente, são vendidos no mercado interno brasileiro cerca de 2,5 milhões de veículos leves por ano, cerca de um automóvel a cada 10 segundos, elevando a frota nacional para mais de 26 milhões de veículos em circulação. Embora a venda de carros novos contribua para a renovação da frota, ainda 57% dos veículos já ultrapassaram a marca de 100 mil quilômetros rodados. A idade média da frota é de nove anos e, dificilmente, veículos com esse tempo de uso já não passaram por uma oficina de reparação.
Os serviços de funilaria e pintura são requisitados principalmente nas grandes cidades, onde trânsito caótico eleva o índice de ocorrências, toques, amassados e batidas na lataria. Devido ao risco intrínseco ao negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
• Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado-alvo;
• Pesquisa a guias especializados e revistas sobre o segmento;
• Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho;
• Participação em seminários especializados.

Funilaria e Pintura
Equipamentos
Os equipamentos básicos para o funcionamento de uma oficina de funilaria e pintura são:
• Carrinho porta peças.
• Carrinho porta ferramentas.
• Caixa para ferramentas.
• Ferramentas (alicate pressão, tipo garra, chaves, martelos, tassos e limas).
• Furadeira.
• Parafusadeira.
• Aplicador de cola para vidros.
• Manípulos.
• Ventosas.
• Cortador de cola de vidros.
• Solda oxi-acetilenica.
• Solda MIG/MAG.
• Solda a ponto.
• Corte e plasma.
• Estanho.
• Mesa alinhadora.
• Alinhador de Carrocerias (Ciborg).
• Solapadeira.
• Desponteadeira.
• Repuxadeira.
• Esmerilhadeira.
• Cortador rápido (para latarias).
• Lixadeira.
• Elevador.
• Pistola de pintura por sucção e gravidade (HVLP, LVLP, etc).
• Pistola aplicação de emborrachamento, calafetação, vedação.
• Taco (borracha, fibra, plaina, etc) para lixar.
• Politriz.
• Compressor de ar.
• Cabine de pintura.
• Cabine de preparação e lixamento.
• Braços aspirantes.
• Aplicadores / Dosadores de Massa.
• Mangueiras de ar.
• Aparelho de fax.
• Mesas e cadeiras.
• Microcomputador e impressora.
• Telefone.
Já os principais equipamentos de segurança são:
• Luva de látex.
• Luva de malha 4 fios.
• Luva de vaqueta.
• Óculos de proteção.
• Protetor auricular tipo concha ou de inserção (silicone ou espuma).
• Botina de vaqueta solado PU injetado.
• Avental de raspa.
• Mangote de raspa.
• Perneira de raspa.
• Luva de raspa.
• Protetor facial incolor.
• Mascara de solda (manual ou automática).
• Óculos para solda oxi-acetilenica.
• Cremes de proteção.
• Máscara respiratória para fumos metálicosLuva de látex.
• Mascara de lixamento modelo PI e PII.
• Máscara para pintura.
• Macacão Tyvec para pintura.
Ao fazer o layout da oficina, o empreendedor deve levar em consideração a ambientação, ventilação e iluminação. Na área externa, deve-se atentar para a fachada, letreiros, carga e descarga, entradas, saídas e estacionamento.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores. 

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