Como Abrir um Negócio

quinta-feira, abril 14, 2011

Como Abrir - Montar uma Galeria de Arte

Galeria e centro de arte
Apresentação do Negócio
Segundo a enciclopédia eletrônica Wikipédia, Galeria de arte é um espaço arquitetônico onde são dispostas adequadamente as obras de arte. Os espaços são definidos para proporcionarem segurança e uma correta apreciação dos objetos expostos, levando em consideração o posicionamento, iluminação e possibilidade de distanciamento e circulação do espectador. Estes espaços são destinados a pinturas, esculturas, instalações e todas as formas de expressão das artes visuais.
As galerias de arte podem fazer parte de museus de arte como um de seus equipamentos ou departamentos, e também, de forma independente de instituições, podem se constituir como estabelecimentos privados de comércio de obras e neste caso muitas vezes podem não possuir um acervo permanente próprio.
O objetivo maior dos Centros de Artes é levar a arte a muito pessoas, isto é o ato de popularização da arte. O mestre e artista Viaro tinha por meta estimular a criança a gostar da Arte através do “Fazer a Arte”, e assim despertar a criatividade, com perspectiva de contribuir para o desenvolvimento e formação do caráter humano.
Ele desejava que a Arte fosse não só privilégio de alguns, mas de crianças de  toda a comunidade, inclusive àquelas  de escolas públicas. Mestre Viaro afirmava:
“Nas escolas de bairro encontrei crianças com grande sensibilidade que expressavam com total pureza e espontaneidade seu mundo interior. E à criança se deve prestar o maior respeito. Já se foi o tempo que os adultos a oprimiam”. (Viaro, 1996).


Galeria e centro de arte
Mercado
O ano de 2009 para o mercado da arte no Brasil não foi positivo. Segundo relata Sérgio Rodrigo Reis em seu artigo no site http://www.new.divirta-se.uai.com.br: “A crise econômica atingiu em cheio as artes visuais em 2009. Nenhum outro setor cultural sofreu tanto, teve tantos projetos cancelados e mostrou fragilidade e a necessidade de políticas públicas efetivas. O ano que termina não vai deixar saudades”.
Mas segundo Fernanda Feitosa, diretora-geral da feira a SP Arte, feira anual de arte que vai reunir 81 galerias na Bienal, entre os dias 28 de abril e 2 de maio de 2010, o mercado brasileiro de arte já superou a crise.
Com crise ou sem crise, o que importa é que existe um grande distanciamento do público brasileiro em relação as artes e diretamente as galerias de arte. Esta realidade é confirmada no depoimento estudante do recém formado em artes plásticas, o qual reclama do espaço do artista que acaba de chegar ao mercado de artes.
Em relação ao espaço para o artista, segundo Leoni, de 25 anos, recém-formado pela Escola de Belas-Artes da UFRJ, “o mercado é complicado porque você sai da universidade sem expectativas. Atualmente estou trabalhando com monitoria em museus, mas é temporário. Viver de arte hoje em dia é muito difícil, principalmente para quem não tem uma boa situação financeira. Uma pessoa do subúrbio, por exemplo, muitas vezes fica presa ao estilo de arte ligado ao subúrbio, não consegue sair desse eixo e entrar naquele que realmente vende que vai para as grandes galerias. O sistema de arte ainda é muito elitizado”.
Com o objetivo de levar a arte e as galerias mais próxima das pessoas e atender aos anseios dos artistas mais jovens, como o Leone, que está surgindo no mercado, os espaços alternativos, as chamadas galerias alternativas ou centro de artes, as quais costumam apostar em jovens artistas que ainda não conseguiram um lugar ao sol. Em face disso, apresentam preços mais acessíveis e obras pouco convecionais.
Nesses ambientes, o artista poderá ter maior interação com o seu público, através da ministração pelo mesmo de palestras, cursos e oficinas.
GALERIAS ALTERNATIVAS 
Espalhadas pelo Brasil, muitas galerias organizam exposições com artistas contemporâneos que ainda não conseguiram conquistar seu lugar ao sol. Pequenos, escondidos e pouco conhecidos, esses espaços mostram ao público que arte não é aquilo que está apenas em museus e galerias tradicionais. 
Se quiser saber mais sobre essa nova cara da arte que está fervilhando entre os jovens, confira algumas importantes galerias alternativas do Brasil:
São Paulo
Casa da Xiclet
Endereço: R. Fradique Coutinho, 1.855, Vila Madalena
Telefone: (11) 2579-9007
Choque Cultural
Endereço: R. João Moura, 997, Vila Madalena
Telefone: (11) 3061-4051
Espaço + SOMA
Endereço: R. Fidalga, 98, Vila Madalena
Telefone: (11) 3034-0515
Polinésia
Endereço: R. Pedro Taques, 110, Consolação
Telefone: (11) 3129-4401
8 Rosas
Endereço: Al. Franca, 1.071, Jardim Paulista,
Telefone: (11) 3062-2428
Porto Alegre
Galeria de Marte
Endereço: R. Osvaldo de Aranha, 522, sj 11
Contato: galeriademarte@uol.com.br
Belo Horizonte
Mini Arte
Endereço: R. Carolina Figueiredo, 30, Serra
Contato: contato@mini-arte.com
Brasília
Objeto Encontrado
Endereço: 102 Norte Bloco B Loja 56, Asa Norte
Telefone: (61) 3326 3504

Galeria e centro de arte
Estrutura
A área do imóvel a ser instalada a galeria e centro de artes dependerá do tamanho do projeto do empreendedor. Recomenda-se que, independente do tamanho deste, que contenha as seguintes áreas no projeto:
1. Sala de administração
Deverá ser disponibilizado espaço para o trabalho administrativo da galeria.
2. Galeria de exposição de arte
Este espaço deverá ser o mais amplo do imóvel. Deverá ser trabalhado com o objetivo de melhor expor as obras de arte da galeria. O projeto arquitetônico deverá ter atenção especial para a iluminação (recomenda-se a elaboração de um projeto de iluminação especial). Recomenda-se também atenção com os corredores de circulação de clientes.
Recomenda-se também providenciar a disposição de mesas de atendimento de clientes e também ambientes de espera de clientes, compostos com sofás, tapetes e mesa de centro e canto.
O balcão do caixa e o balcão de expedição de clientes da galeria podem estar localizados próximos à saída, ou em área que possibilite a visão mais ampla possível do salão.
3. Salas de cursos
O espaço do centro de artes, onde ocorrerão os cursos, recomendam-se alguns cuidados como:
  • Iluminação adequada.
  • Ventilação bem distribuída em todas as salas.
  • Piso das salas de fácil higienização.
4. Espaço para estocar as obras que não estarão expostas
Este local servirá para acondicionara as obras que não estiverem expostas. Recomenda-se preparar este local com prateleiras adequadas e se possível climatizar o local e reduzir o máximo a poeira no ambiente.
5. Banheiros
Para clientes e funcionários, na galeria e no centro de artes.
6. Copa
Para serem preparados os cafés, chás para os clientes e funcionários.
7. Sala de espera
Local no salão de exposições, onde o cliente aguarda o atendimento por parte da administração da galeria. Recomenda-se colocar este ambiente nas proximidades da entrada para a administração.
Outro detalhe importante que não deve ser esquecido é com relação as regras de acessibilidade para os clientes com necessidades especiais, como entradas com rampa, portas mais largas, banheiros especiais para deficientes e outras.
 
Galeria e centro de arte
Pessoal
A quantidade de profissionais da empresa está diretamente ligada ao porte do empreendimento. Para efeito de orientação, será listada a seguir uma relação de pessoal para um empreendimento com os espaços acima listado e com uma média de 70 m², considerando que a atividade de galerista seja desenvolvida pelo (a) proprietário (a). 
Galerista – responsável pela definição dos quadros a serem expostos na galeria. Organiza as exposições, vernissages e demais controles da empresa.
Atendente/vendedora – responsável por atender os clientes no salão galeria de arte. Este profissional deverá ser de preferência formado em artes plásticas e que tenha conhecimento em atendimento a cliente.
Recepcionista – esta funcionária será responsável em atender os clientes na entrada da empresa e direcionar ao local de interesse.
Auxiliar de serviços gerais – essa funcionária será responsável pela limpeza da empresa e das peças. Deverá também ser responsável por cuidar dos serviços da copa como café, chá e outras atividades de apoio.
Professores e instrutores eventuais – para atuarem nos cursos e oficinas. Recomenda-se a contratação desses profissionais por hora/aula de trabalho, no centro de artes.
Todos os funcionários deverão receber periodicamente cursos de atendimento ao cliente e atualização do mercado de arte.

Galeria e centro de arte
Equipamentos
A quantidade de equipamentos para a montagem de uma galeria e centro de artes está diretamente ligada ao tamanho do empreendimento, mas a título de orientação, será fornecido a seguir uma relação de equipamentos que deverá conter em uma estrutura básica. O empreendedor deverá verificar o que deverá manter ou retirar, de acordo com seu projeto.
Para o escritório da administração, salão da galeria, do centro de artes e para a recepção de clientes serão necessários os seguintes equipamentos:
  • 03 microcomputadores completos;
  • 02 impressoras;
  • Equipamentos para conexão com provedor de Internet;
  • 02 linhas telefônicas, sendo 01 com canal de comunicação banda larga;
  • 01 impressora de cupom fiscal;
  • Gaveteiro para guardar dinheiro, cheques e tickets de cartões de débito e crédito;
  • Equipamento para recebimento através de cartões de débito e crédito;
  • Sistema de ar condicionado dimensionado para o tamanho dos ambientes;
  • Sistema de som ambiente;
  • Mesas, cadeiras, sofás, poltronas, armários, balcões, prateleiras, estantes, quadro magnético, de acordo com o dimensionamento das instalações.
     
    Galeria e centro de arte
    Investimentos
    O ideal para o empreendedor é que o mesmo busque ajuda junto ao SEBRAE, para elaborar seu PLANO DE NEGÓCIO, antes de dar qualquer passo nos seus projetos, pois todo negócio, tem que ser estudado no detalhe, para não vir a sucumbir prematuramente.
    O tamanho do investimento em um negócio de uma Galeria e centro de artes dependerá  do projeto do empreendedor.
    Caso o empreendedor deseje ter uma visão preliminar antes de partir para a elaboração do PLANO DE NEGÓCIO, basta que o mesmo realize uma boa Pesquisa de Mercado, conhecendo e visitando prováveis empresas concorrentes já estabelecidos. Assim o mesmo terá uma visão real, com relação a toda despesa que terá com o empreendimento.
    Deverão ser relacionadas como INVESTIMENTO, as despesas com: imóvel (aluguel ou compra), instalações (todos os móveis e máquinas), equipamentos, contratações de serviços e de empregados, treinamentos, documentações para legalização da empresa, etc.
    Para facilitar este estudo preliminar, foi listada no quadro abaixo, uma simulação deste estudo, o qual servirá para orientar o empreendedor.
    Lembramos que os dados inseridos no mesmo são meramente ilustrativos.
                              INVESTIMENTO NO PROJETO - Estudo Preliminar
    (Os valores são simbólicos)
    Detalhamento                                  Desembolso         Desembolso            Desembolso      Subtotal
                                                                  1º mês                   2º mês                     3º mês  
    Investimento em Instalações         8.000,00               8.000,00                    4.000,00              20.000,00
    Investimento em equipamentos    3.000,00              2.000,00                     2.000,00                7.000,00
    Serviços de terceiros                       1.000,00               1.000,00                     1.000,00                3.000,00
    Material de consumo e utensílios-        .                             .                            1.000,00                1.000,00
    Gastos c/ abert. da empresa e inaug.  .                             .                             5.000,00                5.000,00
    Reserva p/ gastos não previstos   5.000,00                      .                                    .                        5.000,00
    Estoque / acervo                              10.000,00                       .                                   .                      10.000,00
    Subtotal                                             27.000,00             11.000,00                   13.000,00              51.000,00 Reserva para Capital de giro                .                               .                           10.000,00              10.000,00
    TOTAL                                                27.000,00              11.000,00                  23.000,00              61.000,00
    OBS.: A simulação acima está contemplando uma operação de 90% de consignação das obras de arte do acervo da nova galeria. Caso isso não aconteça, o investimento em aquisição de obras de arte aumenta consideravelmente o valor a ser investido. 


    Fonte:
    http://www.sebrae.com.br/
    Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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