Como Abrir um Negócio

sábado, abril 02, 2011

Como Abrir - Montar um Escritório Virtual - Centro de Negócios

Facilidades empresariais - Escritório virtual
Apresentação do Negócio
Os Escritórios Virtuais surgiram para atender a demanda de empreendedores de Micro e Pequenas Empresas _MPEs que trabalham em casa e eventualmente, precisam de um espaço profissional para atender seus clientes, bem como para oferecer alternativas àqueles que estão começando o seu negócio próprio e que precisam de infra-estrutura e manutenção de escritório, mas não querem ou não podem investir nestes itens. A solução permite reduzir o custo de manutenção de uma empresa em 70%.
      Os Escritórios Virtuais são espaços alugados onde empresários encontram todos os serviços e infra-estrutura necessários para o para o desenvolvimento da área comercial de seu negócio sem que para isso precise despender grandes quantias em dinheiro para montar uma estrutura própria.
      Além dos serviços comuns, como por exemplo, recepcionista, office-boy, serviços de cópias, locação de salas para reuniões ou eventos. Em algumas regiões do país onde é permitido o funcionamento de mais de uma empresa num mesmo endereço, os Escritórios Virtuais oferecem a opção de abertura de domicílio fiscal. Neste caso, o escritório virtual cuidará do processo de regularização fiscal do empreendimento agindo mediante procuração concedida pelo locatário para representá-lo na recepção de correspondências e perante os agentes de fiscalização.
      O nome Escritório Virtual foi popularizado nos EUA e Europa (virtual offices). A palavra virtual foi usada para com intuito de enfatizar que a infra-estrutura está “fora” da empresa que a utiliza. Embora existam outros nomes para designar o negócio, como escritórios inteligentes ou centros de negócios, a denominação escritório virtual se tornou referência para esse segmento de prestação de serviços.
      Nesta "Idéia de Negócio" serão apresentadas informações importantes para o empreendedor que tem intenção de abrir um Escritório Virtual. Entretanto, este documento não substitui o Plano de Negócios, que é imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso. Para a elaboração do Plano de Negócio deve ser consultado o SEBRAE mais próximo.

Facilidades empresariais - Escritório virtual
Mercado
"Segundo Paulo Karnas, Diretor Administrativo da ANCNev (Associação Nacional dos Centros de Negócios e Escritórios Virtuais), existem aproximadamente 500 Escritórios Virtuais no Brasil. Os Escritórios Virtuais cresceram em faturamento a um ritmo de 50% ao ano conforme nota divulgada pela ANCNev. Tal aumento foi impulsionado pela demanda de empresas independentes que tiveram que se reestruturar após a crise mundial de 2008/2009.
      Este é um segmento em expansão e tem alcançado bons resultados, tanto em situações de crise, quando as empresas procuram diminuir custos, quanto em fases de crescimento econômico.
     
      Ameaças e oportunidades
      As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.
      O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado.
      Uma pesquisa não precisa ser sofisticada, dispendiosa - em termos financeiros - ou complexa. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, os preços praticados e características gerais do público que pretende atingir. O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito grande.
      Oportunidades:
      - Parceria com incubadora de empresas;
      - Parceria com associações de empresários.
      As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa sugerida fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho. A pesquisa realizada identificou as ameaças abaixo listadas como sendo as mais significativas:
      Ameaças:
      - A cultura  de valorizar a posse física de um escritório.

Facilidades empresariais - Escritório virtual
Estrutura
 A dimensão do empreendimento é uma decisão do empresário, entretanto, sugere-se uma área mínima de 60m² para estruturar um Escritório Virtual. O espaço deve ser bem planejado e recomenda-se evitar poluição visual, proporcionar boa iluminação e ventilação para que haja conforto tanto para as pessoas que trabalham na empresa quanto para clientes.A estrutura deverá contemplar uma recepção um escritório, uma sala de reuniões, e uma copa:
      Recepção
      - Mesa;
      - Cadeiras e/ou sofá;
      - Telefone;
      - Fax;
      - Computador;
      - Impressora Multifuncional;
      - Armários para  guardar documentos e materiais de escritório.
     
      Escritório
      - Mesa;
      - Cadeiras;
      - Telefone.
     
      Sala de Reuniões
      - Mesa;
      - Cadeiras;
      - Projetor Multimidia;
      - Flipchart;
      -Pincéis atômicos
      - Computador ou notebook
     
      Copa
      - Microondas;
      - Louças;
      - Talheres;
      - Copos;
      - Armário;
      - Máquina de café espresso e similares;
      - Frigobar.


Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.  

Nenhum comentário: