Como Abrir um Negócio

segunda-feira, abril 04, 2011

Como Abrir - Montar uma Fábrica de briquetes

Fábrica de briquetes
Apresentação do Negócio
Briquete é um bloco cilíndrico compacto, de alta densidade, composto por resíduos de madeira em geral, sendo usado nessa produção pó de serra (serragem), maravalha (fitinhas de madeira), cavacos ou pedaços de madeira picadas, devendo tais resíduos de madeira estar desprovida de qualquer produto químico ou outros tipos de aglutinantes.
O briquete resulta do processo de secagem e prensagem desses resíduos de madeira, apresentando após sua transformação em um produto para queima com alto poder calorífico, o que transforma o briquete num instrumento ideal para uso em caldeiras industriais, fornos, cerâmicas e outros. O briquete substitui com muita eficiência o óleo usado em caldeiras industriais, o gás, a energia elétrica e outros.
Briquete trata-se de um produto ambientalmente saudável, com as seguintes vantagens:
• É um combustível renovável;
• Permite o aproveitamento do lixo das indústrias de base florestal;
• Reduz o impacto negativo sobre as florestas nativas para a retirada de lenha;
• Possui poder calorífico mais homogêneo que a lenha;
• Apresenta temperatura de queima superior à lenha.
É utilizado na produção de energia, na forma de calor, em caldeiras, fornos, churrasqueiras, lareiras, dentre outros. Para se ter uma idéia, cerca de 30Kg de briquetes geram energia equivalente a 100 kWh/mês de energia elétrica convencional.

Fábrica de briquetes
Mercado
A produção de briquetes tem apresentado uma boa opção, pois esse mercado está numa crescente, principalmente por considerar as novas metas de redução de desmatamento. E o briquete, por ser um produto ecologicamente correto, tem uma função social, que é o de estar preservando o meio ambiente, tanto na ótica de não desmatar quanto o de transformar restos de madeira que ser tornariam lixo em um produto de grande utilidade produtiva.
O mercado consumidor de briquetes é bastante expressivo, destacando-se dentre os possíveis consumidores os donos de caldeiras industriais, padarias, pizzarias, fábricas de cerâmicas, lareiras, secadores de cereais, saunas dentre outros.
De uma forma geral o briquete poderá ser aplicado em toda empresa, indústria ou instituição interessada nas energias renováveis, limpas; aqueles interessados em comprar, comercializar ou produzir energia alternativa, baseada na valorização dos resíduos florestais.
Seguindo esse conceito a Tradelink Madeiras Ltda., associada à AIMEX – Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Estado do Pará, empresa internacional com sede no Pará, que tem seu foco na produção e exportação de pisos, decks, aplainados em geral, além da produção de vários outros itens. Investiu maciçamente na produção e comercialização de briquetes desde julho de 2006.
Atualmente a produção da Tradelink já tem compradores definidos para sua produção, sendo empresas do ramo frigorífico, curtume, indústrias de laticínios, siderúrgica e oleiro, dentro e fora do Brasil. A Tradelink está exportando para a Holanda, França e Itália. Mas o maior consumo está mesmo no mercado nacional.
 
Fábrica de briquetes
Equipamentos
Os equipamentos necessários para a montagem de uma empresa de fabricação de briquetes de madeira, considerando uma empresa de porte médio, são os seguintes:
1. Maquinário para montagem da fábrica:
• Uma briquetadeira n/95 ou Nac 100 m (compactadora);
• Um silo seco;
• Um secador de tambor;
• Um silo úmido ou redler;
• Uma pá carregadeira (recolher e espalhar serragem);
• 02 caminhões próprios ou terceirizar esse serviço;
• Uma fornalha 2x2 para aquecer secador (secador de cilindro);
• Extrusora de pistão mecânico.
2. Materiais para escritório:
• Mesas;
• Cadeiras;
• Microcomputadores;
• Impressora a laser;
• Fax;
• Telefone.
Será importante e fundamental contar com um software que possibilite à integração das diversas áreas da empresa, sendo ideal que seja um software amigável e que venha possibilitar a gestão integrada da empresa de fabricação de briquetes de madeira.
 
Fábrica de briquetes
Estrutura
O tamanho da estrutura varia, segundo a expectativa do empreendedor de produção e comercialização de briquetes.
Assim, apresenta-se abaixo uma estrutura de produção de briquetes de madeira tendo como base a fabricação e venda funcionando no mesmo espaço, dessa forma deve-se atentar a disponibilização de espaços específicos para indústria, área administrativa e de vendas.
Entende-se que o ideal para o início de uma empresa de fabricação de briquetes de madeira seja de aproximadamente 4.000 m².
Os espaços indicados acima devem ser dotados de lay-out adequado, respeitando a facilidade de movimentação, conforme segue:
a) INDÚSTRIA 3.900 m² – proceder a disponibilização e instalação do maquinário envolvido na produção de briquetes de madeira, de forma organizada e harmônica, possibilitando assim facilidade de circulação das pessoas que trabalhem nesse espaço. A iluminação é um item a ser bem observado, pois, o ideal é que a área de produção seja amplamente iluminada pela luz natural; evitando sempre que possível à utilização de iluminação artificial, mas caso seja inevitável, deve-se optar pelas lâmpadas fluorescentes, isto porque, tais lâmpadas não emitem grandes níveis de calor e também não exigem tanto esforço visual dos operários.
Nesse espaço, além do maquinário deverá ser observado um espaço para armazenamento da matéria-prima, o que requer um grande espaço físico, e, também, para ser armazenado os briquetes produzidos e ainda não comercializados.
b) ADMINISTRATIVA 40 m² – da mesma forma que na linha de produção, o mobiliário, microcomputadores, dentre outros, devem estar alocados organizadamente, possibilitando o desenvolvimento das atividades de escritório, sendo essa uma das atividades fundamentais para o sucesso do empreendimento, pois uma empresa bem organizada e bem administrada terá maiores possibilidades de sucesso.
c) VENDAS 60 m² – esse espaço deverá ser dotado de mesas e cadeiras, para que seja possível atender os clientes com relativo conforto e tranqüilidade.

Como Abrir - Montar uma Fábrica de briquetes
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.  

Nenhum comentário: