Como Abrir um Negócio

quinta-feira, abril 07, 2011

Como Abrir - Montar uma Fábrica de lençóis térmicos

Fábrica de lençóis térmicos
Apresentação do Negócio
Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não se tratam de um Plano de Negócio e sim perfil do ambiente em que o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir.
O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral das variáveis que influenciam o sucesso ou não de um negócio, ou seja, quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?
Para análise da idéia deste volume, a oportunidade de negócio consiste na fabricação de lençóis térmicos, a serem utilizados para o aquecimento de camas, em períodos de frio intenso e umidade elevada, bem como auxiliando no tratamento de diversas doenças.
A utilização deste tipo de produto tem suas origens na necessidade de aquecer o corpo para amenizar as dores e o mal-estar de uma série de doenças.  Da mesma forma para enfrentar o frio, moradores de regiões muito frias, utilizavam o ferro de passar roupas para aquecer as suas camas.
Nos últimos anos, o uso dos lençóis térmicos vem crescendo a níveis consideráveis e apresentando-se desta forma, como uma oportunidade de negócio a ser analisada. Entre as empresas pesquisadas para a elaboração deste estudo, percebe-se uma elevada concentração da produção na região sul do Brasil, em especial no estado do Rio Grande do Sul. 
Os lençóis térmicos contêm em seu interior resistências que aquecem a cama, proporcionando uma agradável sensação de conforto, dispostos abaixo dos lençóis de uso diário. Geralmente, possuem alças elásticas para uma melhor acomodação do lençol. Por questões de segurança, recomenda-se que o lençol térmico seja 05 (cinco) centímetros mais estreito de cada lado e 30 (trinta) centímetros na cabeceira, evitando assim aquecer a cabeça do usuário.
Para a obtenção de melhores resultados, recomenda-se a utilização de menos cobertores acima do corpo, potencializando assim o uso dos lençóis térmicos. Acima do lençol é interessante indicar ao cliente colocar um protetor de colchão impermeável, para espalhar de forma mais adequada o calor.
Os lençóis térmicos analisados e disponíveis no mercado, em geral apresentam um baixo consumo de energia elétrica, possuem controladores de temperatura e dispositivos de segurança, para garantir uma noite tranqüila ao usuário. No mercado encontram-se opções para berços, camas e colchões infantil, solteiro e casal, disponíveis em diversos tamanhos.
O segmento de cama, mesa e banho faz parte do setor nacional de confecções têxteis, juntamente com os artigos de vestuário, decoração e não tecidos. Os produtos classificados neste segmento incluem colchas de cama, edredons, fronhas, lençóis, toalhas de banho, rosto e mesa, entre outros. O Brasil ocupa posição de destaque no mercado internacional pela qualidade de seus produtos e mais recentemente, pela inovação nos seus processos de produção.
Destaca-se considerável queda nos valores unitários de venda dos produtos nos últimos anos. Em especial, ressalta-se a atualização em tecnologia por parte das empresas, redução das margens de lucro (em razão da intensificação da oferta) e aumento da eficiência produtiva. A concorrência encontra-se bastante intensa entre as empresas, em níveis mais elevados do que em outros segmentos têxteis.
Com a abertura econômica na década de 90 e a conseqüente invasão de produtos asiáticos (a preços muito baixos) no mercado brasileiro, a indústria nacional reavaliou o seu posicionamento estratégico e apostou na diferenciação de seus produtos como meio de sobrevivência.
Muitos estudiosos consideram a década de 90 um marco na história das empresas têxteis brasileiras uma vez que, as mesmas foram pegas de surpresa, com uma enxurrada de produtos importados com preços abaixo dos seus, ocasionando assim uma “seleção” natural, em termos de competitividade.
De acordo com as recomendações de grandes especialistas no segmento têxtil, a concorrência faz-se presente no design e no estilo, o que requer das empresas flexibilidade para responder as tendências e necessidades dos consumidores com rapidez.
O Brasil é considerado um dos principais produtores da indústria têxtil-vestuário, juntamente com a China, Índia, Paquistão e México. A indústria têxtil e de confecção atingiu o faturamento estimado de U$S 34,6 bilhões em 2007, apresentando um crescimento de 4,85%, em relação ao período do ano de 2006. Configura-se como o segundo maior empregador da indústria de transformação, com mais de um milhão de colaboradores, com 75% de mão-de-obra feminina, representando 3,5% do PIB (produto interno brasileiro).
A linha lar representou 11% do faturamento da cadeia têxtil brasileira em 2007. Deste total, 91,7% referem-se a vendas no mercado interno e o restante, 8,3% destinados à exportação. Os principais importadores de produtos brasileiros têxteis linha lar são Argentina, Estados Unidos e Chile. 

Fábrica de lençóis térmicos
Mercado
Antes de abrir um negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
• Pesquisa em fontes como prefeituras, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado alvo;
• Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho;
• Participação em seminários especializados.
Mercado Consumidor
O Brasil é um mercado consumidor expressivo, com potencialidade, tanto para empresas internacionais quanto nacionais, pois trata-se de um mercado amplo, porém com difícil exatidão para informar quanto de receita líquida pertence aos negócios de produção de lençóis térmicos.
Entre os empresários, há uma grande expectativa de que os artigos de cama apresentem elevadas taxas de crescimento, com possível aumento de rentabilidade, pela facilidade na criação de produtos mais sofisticados, preços elevados e níveis mais baixos de concorrência, apostando nos nichos de mercado.
O mercado consumidor para a fabricação de lençóis térmicos é formado por diversos segmentos sociais. Diante do nicho de mercado apresentado pode-se incluir como potenciais consumidores:
  • Clientes residentes em localidades com invernos mais rigorosos, como as regiões sudeste e sul do país, direcionando a comercialização para o mercado nacional
  • Portadores de doenças ósteo-articulares, cardiovasculares, respiratórias, aparelho urinário, genital e digestivo, sistema nervoso e emocional, que podem utilizar a aplicação de calor como tratamento de apoio para amenizar tais enfermidades;
  • Hotéis e pousadas, localizadas em regiões com temperaturas mais baixas;
  • Clínicas estéticas e de fisioterapia que utilizam a aplicação de calor como apoio em diversos tratamentos;
A concentração de compras pelo público feminino é significativa, por exemplo, em estudo realizado pela Rede Bahia de Televisão, os consumidores encontram-se na faixa etária de 23 a 55 anos, ganhando relevância entre as classes A, B e C.
Na pesquisa “Comportamento de Compra do Consumidor de Roupas para Cama, Mesa e Banho”, efetuada pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial - EMI (2006) identificou-se que as mulheres com idade acima de 40 anos, investem 24% a mais que a média (R$ 500,00/ano), com a aquisição de produtos de enxovais.
Revela-se uma preferência de produtos confeccionados com fibras naturais e um alto nível de fidelização dos clientes, em especial pelo público feminino. A renovação dos produtos é lenta em geral pela durabilidade, em torno de 01 (um) a 02 (dois) anos. Os problemas mais comuns de desgaste estão relacionados a manchas, perda de maciez e rasgos. 
Diferentes abordagens para os públicos apresentados devem ser adotadas. Para os clientes com menor poder aquisitivo, o apelo deve concentrar-se em produtos de qualidade a preços adequados, proporcionando-lhes bem-estar ao dormir, enfatizando a durabilidade e os benefícios da utilização do lençol térmico.
Para os clientes portadores de doenças, que podem utilizar os lençóis térmicos como auxiliares em tratamentos médicos, a abordagem deve concentrar-se em confiança, segurança e qualidade de vida. Os consumidores do segmento do varejo de luxo, em especial, hotéis e pousadas, focam em requisitos essenciais como design, exclusividade, qualidade, tecidos e estampas de acordo com as tendências do mercado de moda.
Mercado Concorrente
De acordo com dados do segmento, a indústria têxtil é uma cadeia com grande potencial de geração de renda e emprego, podendo ser dividida em três grandes segmentos industriais. São eles: o segmento de fibras, a manufatura têxtil e o segmento da confecção (contemplando a linha lar, ou cama, mesa e banho).
Conforme a publicação Estudos de Mercado SEBRAE/ESPM (2008), o setor têxtil no Brasil é formado por 30 mil empresas, ocupando a posição de 7º maior produtor têxtil mundial. O parque têxtil nacional consome valores expressivos de diversas matérias-primas, como fio de seda, poliéster, lã, sisal, sendo a fibra de algodão, líder em consumo, sendo que os produtos mais comuns classificados na linha lar são compostos pelos artigos têxteis para cama, mesa, banho e decoração.
O Vale do Itajaí, formado pelas cidades de Blumenau, Joinville, Brusque e Jaraguá do Sul é o segundo maior pólo têxtil da América Latina, bastante competitivo no mercado internacional, exportando cerca de 20% de sua produção linha lar.
As principais empresas do segmento linha lar são Fiação Guaratingu (SP), Teka (SC), Inylbra (SP), Estamparia (MG), Lepper (SC), Altenburg (SC), Buddemeyer (SC), Dohler (SC), Karsten (SC), Buettner (SC), conforme dados referentes ao ano de 2007.
Em relação às empresas atuantes especificamente na produção de lençóis térmicos, destaca-se a concentração de empresas tradicionais, localizadas no estado do Rio Grande do Sul. Com experiência no mercado, a maioria ampliou a linha de produtos térmicos, incluindo as faixas, mantas e bolsas. Mais de 80% das empresas pesquisadas possuem certificações internacionais de qualidade.
Os itens oferecidos pelas empresas incluem produtos da linha infantil, solteiro, casal, estética e hospitalar, com diversas medidas. Grande parte das empresas atua no mercado internacional. Os sites institucionais apresentam diversidade de produtos, tamanhos, assistência técnica, garantia de qualidade e loja virtual. Alguns disponibilizam a opção de franquias para os varejistas.

Mercado Fornecedor
Existem itens que precisam ser pesquisados e analisados, com o objetivo de identificar o grau de rivalidade do mercado fornecedor, do segmento têxtil, em especial no tocante à fabricação e comercialização de produtos térmicos, com ênfase nos lençóis. Podem-se citar alguns:
  • Em que nível, os fornecedores individuais têm poder de negociar preços dos insumos com uma empresa típica do segmento têxtil de fabricação de lençóis térmicos?
  • O segmento dos fornecedores é mais concentrado do que o segmento comprador?
  • As demais empresas do segmento comprador adquirem baixos volumes em relação aos outros compradores do segmento de fornecedores?
Os fornecedores podem discriminar preços entre os compradores, de acordo com a habilidade/disposição para pagar pelos insumos?
Após investigar tais questionamentos, o empreendedor estará apto para definir as diretrizes para a seleção e contratação de fornecedores. É necessário desenvolver políticas de avaliação da qualidade do fornecimento, evitando assim surpresas como atrasos na entrega das mercadorias, como por exemplo.
O pólo de Americana, no estado de São Paulo é formado pelos municípios de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara D´Oeste e Sumaré, sendo considerado o maior centro produtor de tecidos planos de fibras artificiais e sintéticas da América Latina, com 85% da produção nacional do segmento.
É importante ainda, realizar uma boa pesquisa em relação às opções de fornecedores para a aquisição dos insumos e componentes necessários para o acabamento do lençol térmico, em especial na parte elétrica, como resistências, fios, controladores de temperaturas, fusíveis de segurança, entre outros itens.
Destaca-se que existem 03 (três) depósitos de patentes registradas no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, em nome da empresa Bio Term Indústria e Comércio Ltda., referentes a dispositivos para aplicação na composição elétrica dos lençóis térmicos, que podem ser consultados em http://www.patentesonline.com.br.
  • MU8601984-8: manta/cobertor térmico para uso hospitalar totalmente impermeável, empregada para uso hospitalar no aquecimento dos pacientes, sendo dotado de uma central de comando elétrico, contendo retificadores de ondas e controle digital programável com sensor de temperatura, que identifica digitalmente precisa e digitalmente por intermédio de um display a temperatura do equipamento. Compreende o emprego de uma manta/cobertor térmico dividido em partes separadas 1-2-3-4, todas elas dotadas de sistema de resistência individuais, sendo que cada uma das partes é adequadamente conectada a um controlador digital 5 ligado à rede elétrica, onde dito controlador é dotado de display digital que permite a visualização da temperatura exata de cada uma das partes 1-2-3-4 da manta/cobertor, contendo botão de liga/desliga e botões de controle e programação da temperatura e tempo de funcionamento de cada uma das partes do lençol.
  • MU8602092-7: dispositivo infravermelho com comando remoto, incluindo também um controle digital programável com sensor de temperatura, capaz de identificar digitalmente com precisão a temperatura do equipamento. Compreende o emprego de uma manta ou lençol térmico 1, ligado a um dispositivo controlador 2 e este a de elétrica, onde dito controlador é dotado de display digital 3 que permite a visualização da temperatura exata do lençol, contendo botão de liga/desliga 4 e botões de controle e programação da temperatura e tempo 5 de funcionamento do lençol.
  • MU8602265-2: Manta/lençol térmico com sistema de segurança contra sobreaquecimento, incluindo ainda um controle digital programável com sensor de temperatura, que identifica precisa e digitalmente por intermédio de um display a temperatura do equipamento. Compreende o emprego de uma manta ou lençol térmico 1, ligado a um dispositivo controlador e este à rede elétrica, onde dito controlador é dotado de display digital que permite a visualização da temperatura exata do lençol, contendo botão de liga/desliga e botões de controle e programação da temperatura e tempo de funcionamento do lençol, sendo dotado de um termostato 2 junto à ligação com o cabo 3 para o controlador digital da temperatura.
    Novamente, enfatiza-se a importância da pesquisa para verificação das opções que são utilizadas atualmente no mercado para a inserção dos componentes para a estrutura elétrica do lençol a ser confeccionado.
    Proposta de Valor
Os lençóis térmicos possuem a função essencial de proporcionar bem-estar, conforto e relaxamento, tanto nos períodos de frio intenso, como para auxiliar na redução das dores causadas por uma série de doenças. Com a utilização dos produtos térmicos e a obtenção da temperatura ideal, as pessoas dormem com mais facilidade, melhorando a sua qualidade de vida e bem-estar.
Por necessitar da utilização de energia elétrica para funcionar, o nível de segurança e confiabilidade dos produtos, pode ser um grande diferencial para as empresas se destacarem em relação aos seus concorrentes.
A qualidade do produto final e a praticidade do seu uso diário, bem como as facilidades para a limpeza, por exemplo, podem influenciar o consumidor no momento da decisão de compra.
Outras características do produto que podem influenciar o consumidor, para adquirir um lençol térmico:
  • Tecido antialérgico e antichamas;
  • Fios revestidos de PVC e a prova d´água;
  • Fusível de segurança;
  • Controle de temperatura, com opção individual para lençol de casal;
  • Temperatura estabilizada, caso o usuário esqueça o produto ligado;
  • Baixo consumo elétrico;
  • Garantia de qualidade;
  • Assistência técnica;
  • Certificações de qualidade de acordo com normas internacionais.
Recomenda-se que o empreendedor mantenha a sua atenção em oferecer uma proposta de valor a ser disponibilizada ao seu cliente. O atendimento das necessidades e a superação das expectativas do cliente podem configurar-se como a principal função da proposta de valor. 

Fábrica de lençóis térmicos
Estrutura
Indica-se uma estrutura aproximada de 100m², para as instalações iniciais de uma confecção de lençóis térmicos, com a sugestão de divisão de áreas da seguinte forma:
  • Escritório: contemplando atividades da área administrativa, financeira e comercial. É interessante a empresa dispor de um espaço para a execução de suas atividades diárias de gestão, como atendimento comercial, planejamento de vendas, ações de marketing, controles financeiros, compras, entre outras atividades.
  • Área técnica e desenvolvimento: espaço para o desenvolvimento dos projetos dos produtos, modelagens, amostras e especificações de qualidade, a serem atendidas pela equipe de produção.
  • Produção: neste espaço podem estar dispostas as máquinas, equipamentos e os colaboradores conforme suas funções, envolvidos nos processos de corte, montagem, costura, acabamento, revisão e embalagem dos produtos.
  • Almoxarifado/expedição: contemplando atividades de carga/descarga, recebimento de matérias-primas, insumos e componentes, efetuando atividades de controle e gestão dos estoques, bem como o recebimento de produtos acabados, para posterior envio aos seus clientes, mantendo relacionamento diário com as demais áreas da empresa.
É importante que a estrutura física esteja disposta de forma organizada, para facilitar o fluxo de todos os processos da empresa. De acordo com o espaço disponível, analisar e definir o lay-out das áreas, disposição dos equipamentos, colaboradores, estoques de matérias-primas e produtos acabados.
Recomenda-se prestar atenção e definir um local adequado para oferecer área de estacionamento aos fornecedores e clientes. É adequado que o ambiente de trabalho disponha de iluminação apropriada e os colaboradores de condições ergonômicas para executar as suas atividades. 

Fábrica de lençóis térmicos
Equipamentos
Para a área de escritório, incluindo administração, comercial, financeiro e almoxarifado, os equipamentos básicos a serem adquiridos são:
  • Aparelhos fixos e linhas telefônicas;
  • Aparelhos celulares;
  • Computadores;
  • Impressoras;
  • Aparelhos de fax;
  • Equipamento para conexão com provedor de internet;
  • Sistema de ar condicionado;
  • Mesas e cadeiras;
  • Armários, balcões, estantes, de acordo com o dimensionamento da estrutura física.
Os equipamentos, utensílios e acessórios básicos para a área de desenvolvimento e fabricação de lençóis térmicos são:
  • Máquinas de costura Overlocks e Interlocks;
  • Ferro a vapor; 
  • Mesa de corte;
  • Mesa de passar roupas;
  • Mesa de abrir costura;
  • Mesa de apoio para acabamento;
  • Mesa de apoio para embalagem e etiquetagem;
  • Computadores para área de pesquisa e desenvolvimento.
Os equipamentos a serem adquiridos dependem do tipo de tecido a ser utilizado. Para facilitar a identificação dos equipamentos e máquinas necessárias, é interessante consultar o site da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos - ABIMAQ, que traz várias opções de fornecedores. 
Trata-se de uma referência, pois se recomenda que a definição seja realizada de acordo com as condições financeiras do empreendedor, instalações físicas, volume de produção e número de colaboradores. 

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.  

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