Como Abrir um Negócio

quarta-feira, abril 13, 2011

Como Abrir - Montar uma Fábrica de sacos plásticos

Fábrica de sacos plásticos
Apresentação do Negócio
O vocábulo plástico tem sua origem na palavra grega plastyikós, que significa moldagem. Assim entende-se como plástico o material flexível e que é facilmente moldado.
O uso do plástico é bastante diversificado, tendo um valor importante para vários segmentos tais como, mercados, mercearias, padarias, supermercado, frutaria, lojas de conveniência, dentro outros.
O inglês Alexander Parkes, em 1862, inventou o plástico e desde então esse material sintético revolucionou o mercado de embalagens, sendo um grande redutor de custos de diversos comércios, devido a praticidade e baixo preço desse produto.
Atualmente o consumo de sacos plásticos no mundo atinge a expressiva marca de 1,5 bilhão de unidades por dia e mais de 500 bilhões de unidades por ano.
As sacolas plásticas utilizadas nos supermercados, por exemplo, são produzidas a partir da matéria-prima – plástico filme. Essa matéria-prima é uma resina derivada do petróleo, chamada de polietileno de baixa densidade (PEBD).
Uma fábrica de sacos plásticos deverá ser concebida com visão profissional, desde o seu projeto embrionário, o que irá requerer uma avaliação objetiva sobre a forma de atuação, bem como as expectativas comerciais que esse tipo de empreendimento requer. Sendo assim será necessário que seja montado um plano de negócio. E para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.

Fábrica de sacos plásticos
Mercado
A demanda de sacos plásticos tem apresentado um crescimento expressivo nos últimos anos. Olhando por esse prisma pode-se indicar como sendo um bom negócio investir nesse segmento. Mas devido as mudanças da consciência ambiental da sociedade, aliado a preocupação com as condições climáticas, o mercado de sacos plásticos tem uma ameaça de redução.
A produção de sacos plásticos por ser divida em duas partes, sendo uma as grandes empresas que atendem as redes de hipermercados e grandes lojas de departamentos, e de outra estão os pequenos fabricantes que tem o seu público consumidor as mercearias, frutarias, supermercados, açougues, dentre outros.
Diante disto o empreendedor deverá avaliar bem o seu ingresso nesse mercado, devendo ingressar nesse segmento exclusivamente se tiver um destino certo para sua produção, já que disputar o mercado ensejará em grande esforço financeiro do novo empreendimento.

Fábrica de sacos plásticos
Estrutura
A estrutura física de uma fábrica de sacos plásticos deverá ser concebida considerando um espaço de aproximadamente 200m². Nesse espaço devem ser instaladas as áreas de produção, vendas e administrativo-financeira.
a) ÁREA COMERCIAL – espaço sugerido de aproximadamente 30m². Esse espaço deverá ser estruturado com estantes, de preferência com pequenos ferros fixados em linha reta, de forma que seja possível dispor os diversos modelos de sacos plásticos produzidos na empresa. Também é importante que se tenha um catálogo com todos os tipos de sacos plásticos que são fabricados pela empresa para ser apresentado aos clientes, auxiliando-lhes no processo de compra, principalmente se estiver em falta um ou outro produto na exposição.
b) INDÚSTRIA – a área ideal para a indústria deve ser de 140m², nesse espaço deverá ser instalado todo o maquinário que será utilizado na produção de sacos plásticos. Deve-se estruturar também nesse ambiente a estocagem de matéria-prima que serão empregadas na fabricação dos diversos tipos de sacos plásticos produzidos na empresa. Também será necessário disponibilizar espaço físico para estocagem dos sacos plásticos já fabricados (produto acabado) prontos para serem comercializados.
c) ÁREA ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA – nesse espaço deverá ser instalado o escritório administrativo-financeiro da empresa.
Todos os espaços indicados acima devem ser dotados de layout adequado, respeitando a facilidade de movimentação dos funcionários, de forma que todos os ambientes estejam integrados, mas com toda a independência que cada um necessita.

Fábrica de sacos plásticos
Equipamentos
Os equipamentos necessários para a montagem de uma fábrica de sacos plásticos, considerando uma empresa de porte médio, são os seguintes:
Área produtiva
1. Máquina produtora de sacos e sacolas plásticos P700;
2. Máquina de silk-screen c/câmera de secagem P500;
3. Seladora automática P120;
4. Bancada de "silk-screen";
5. Perfuradora de alça;
6. Recuperadora;
7. Máquina de corte e solda;
8. Picador de plástico;
9. Extrusora;
10. Bancadas para corte.
Móveis para área de vendas e escritório:
1. Mesas;
2. Cadeiras;
3. Arquivo;
4. Máquina de calcular;
5. Microcomputador;
6. Impressora;
7. Fax;
8. Internet;
9. Telefone.
A parte tecnológica é um item importante, havendo a possibilidade, o empreendedor deverá dotar sua fábrica de sacos plásticos de todo aparato tecnológico disponível no mercado, principalmente no que se refere ao controle de estoques de matéria-prima, produtos acabados e operacionalização de máquinas, além da gestão administrativo-financeira, gestão comercial, enfim a gestão geral do negócio.
Diante desse fato será de grande auxílio contar com um software amigável, que possibilite a gestão integrada da empresa em todas as suas áreas, inclusive que viabilize o controle de custos de produção, visando melhorar o resultado operacional da empresa.

Fábrica de sacos plásticos
Pessoal
Considerando a estrutura física sugerida, entende-se que o quadro de funcionários fixos para o início das atividades deve ser na ordem de 08 (oito), distribuídos conforme abaixo:
• Uma pessoa para a área de recepção de clientes e atendimento de telefone;
• Quatro pessoas na área de produção de sacos plásticos, sendo dois operadores de máquinas e dois auxiliares;
• Uma pessoa para atuar na área de serviços gerais, será o encarregado de proceder à limpeza de toda a empresa e em especial cuidar da higienização da área produtiva da empresa;
• Duas pessoas na área de vendas.
Ressalta-se que o ideal é que o proprietário da fábrica de plástico seja o encarregado geral da empresa. Mas caso não sinta com essa capacidade dê preferência por um profissional com amplo domínio desse segmento, portanto, não se aventure.
Uma fábrica de sacos plásticos é um grande gerador de ruído. Assim é necessário oferecer a todos os funcionários que estejam expostos a tais ruídos toda a estrutura de EPI – Equipamentos de Proteção Individual.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: