Como Abrir um Negócio

quinta-feira, abril 14, 2011

Como Abrir - Montar uma Gráfica

Gráfica
Apresentação do Negócio
Estudando os anais de História, encontra-se a indicação que quem construiu o primeiro equipamento capaz de imprimir em caracteres móveis, foi Joahann Gutemberg. A máquina criada por Gutemberg ficou conhecida como sendo o “prelo de Gutemberg”. Mas sabe-se também que a indústria tipográfica somente iniciou sua evolução apenas no Século XIX.
O Brasil somente teve sua primeira gráfica, em 1808, oficialmente instalada. Que na verdade era a Imprensa Régia, implantada no Rio de Janeiro por D. João VI.
Em 1922 a gráfica carioca Companhia Lithographica Ferreira Pinto adquire a primeira máquina de offset do Brasil.
Em 1931, em função das leis sociais que começavam a aparecer no Brasil, a Associação dos Industriais e Comerciantes Gráficos de São Paulo transforma-se no Sindicato dos Industriais e Comerciantes Gráficos de São Paulo.
No cenário histórico percebe-se o efetivo desenvolvimento do setor gráfico com o surgimento do sistema offset, que ocorre no decorrer do século XX, fator que alterou toda a estrutura de impressão até então presente, que era a tradicional tipografia.
Atualmente o mercado gráfico tem apresentado várias e várias opções tecnológicas, que suprem necessidades que até então eram especificas de grandes empresas gráficas, o que tornou os itens impressos mais baratos, ágeis e com boa qualidade.

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Mercado
Atualmente, o setor representa 1% do PIB brasileiro e 3,3% do PIB industrial, sendo responsável pela geração de mais de 200 mil postos de trabalho diretos e, nos últimos 15 anos, investiu perto de US$ 6 bilhões em máquinas, equipamentos e novas tecnologias.
O mercado gráfico está em crescimento, principalmente pelo possível retorno dos grandes consumidores que até então buscavam contratar serviços gráficos no exterior. Então com a mudança no câmbio essa opção se torna um pouco mais cara, por existe a possibilidade de retorno dos grandes grupos ao mercado nacional, o que provavelmente aquecerá o setor gráfico.
Ao passo que o mercado apresenta boas possibilidades de crescimento, o empreendedor depara em outra frente, com a necessidade de promover investimentos em montante suficiente para fazer frente à “corrida” tecnológica que esse mercado requer; pois empresa desse segmento que não esteja em patamar desenvolvido de tecnologia, ficará bastante defasado em relação aos demais investidores desse segmento, considerando que a cada dia os clientes exigem maior velocidade no atendimento de suas demandas.
O mercado brasileiro de impressão digital ainda está em um estágio bastante inicial, em especial entre as pequenas gráficas. Isto porque as máquinas e equipamentos são relativamente caros e o volume de impostos que incide sobre a importação de máquinas e equipamentos se torna bastante expressivo. Mas, a Associação Brasileira da Indústria Gráfica -ABIGRAF, atenta ao novo cenário, alerta para a necessidade de adaptação rápida às novas tecnologias.
O segmento gráfico, principalmente na área de impressos comerciais e rápidos é bastante diversificado e apresenta bom potencial para ser explorado. Apesar da forte concorrência, um empreendedor que investir na estruturação do negócio, oferecendo serviços diferenciados, atendimento personalizado, novidades técnicas e, acima de tudo, rapidez e qualidade poderá obter sucesso.
 
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Estrutura
O tamanho da estrutura irá variar segundo o formato da empresa e a expectativa do empreendedor, no que tange a capacidade produtiva de seu maquinário e comercialização.
Assim, apresenta-se abaixo uma estrutura de uma empresa gráfica considerando a produção via máquinas e equipamentos de uma empresa que trabalhe com produção de formulários planos, rotativo e PDV. Entende-se que o ideal para o início de uma empresa gráfica seja de aproximadamente 500 m².
Os espaços indicados acima devem ser dotados de lay-out adequado, respeitando a facilidade de movimentação, conforme segue:
a) INDÚSTRIA 400 m² – proceder a disponibilização e instalação dos equipamentos e maquinário envolvido na produção, de forma organizada e harmônica, possibilitando assim facilidade de circulação das pessoas que trabalhem nesse espaço. A iluminação é um item a ser bem observado, pois, o ideal é que a área de produção seja amplamente iluminada pela luz natural; evitando sempre que possível à utilização de iluminação artificial, mas caso seja inevitável, deve-se optar pelas lâmpadas fluorescentes, isto porque, tais lâmpadas não emitem grandes níveis de calor e também não exigem tanto esforço visual dos operários.
Nesse espaço, além do maquinário, deverão ser observados espaços fechados para armazenamento da matéria-prima, produtos acabados, área de criação de arte e outros que se fizerem necessário.
b) ADMINISTRATIVA 55 m² – da mesma forma que na linha de produção, o mobiliário, microcomputadores, dentre outros, devem estar alocados organizadamente, possibilitando o desenvolvimento das atividades de escritório, sendo essa uma das atividades fundamentais para o sucesso do empreendimento, pois uma empresa bem organizada e bem administrada terá maiores possibilidades de sucesso.
c) VENDAS 45 m² – esse espaço deverá ser dotado de mesas, cadeiras, telefones para que seja possível atender os clientes com relativo conforto e tranqüilidade, bem como possibilitar aos vendedores atuarem na área de televendas.

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Pessoal
Considerando a estrutura sugerida para a gráfica, entende-se que o quadro de funcionários para o início das atividades deve ser na ordem de 12 (doze) profissionais, distribuídos conforme abaixo:
Administrativo
• 1 (um) recepcionista; será essa pessoa que fará a recepção de clientes e também o atendimento telefônico na empresa gráfica;
• 1 (um) funcionário para o faturamento, financeiro (caixa e tesouraria) e controle de documentação a ser encaminhada para a área contábil;
• 1 (um) funcionário na área de criação e arte.
Vendas
• 2 (dois) funcionários para área de vendas internas e também para atuar com televendas, sendo que pelo menos um desses profissionais deverá ter treinamento específico sobre os produtos gráficos produzidos na empresa, pois serão esses profissionais que irão apresentar a empresa para os clientes seja de forma presencial, quando o cliente visita a gráfica, ou via telefone;
• 2 (dois) funcionários para área de venda externa. Serão esses profissionais que irão visitar os clientes em suas empresas ou escritórios comerciais.
Indústria / Produção
• 4 (quatro) funcionários, sendo dois operadores de máquinas gráficas e dois auxiliares. Esses profissionais serão os responsáveis para traduzir o projeto elaborado no momento da venda de formulários personalizados.
• 1 (um) funcionário para trabalhar com o controle e fornecimento de matéria-prima e de produtos acabados.
Ressalta-se que o empreendedor deverá estar presente tempo integral na empresa, principalmente na área de criação de arte e indústria, pois será nesse ambiente que se configurará o sucesso de seu empreendimento, ou seja, produzindo os formulários ou impressos que foram encomendados pelos clientes. Enfim o empreendedor deverá se fazer presente integralmente na gestão completa da empresa gráfica.
 
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Equipamentos
Os equipamentos necessários para a montagem de uma empresa gráfica, considerando uma empresa de pequeno porte, são os seguintes:
1. Maquinário para montagem da gráfica
a. Impressora tipográfica;
b. Impressora offset nos formatos 4 ou 8;
c. Guilhotina automática ou semi-automática com, pelo menos, 0,8 cm de boca;
d. Grampeador, de preferência elétrico;
e. Serrilhadeira;
f. Picotadeira;
g. Numerador tipográfico;
h. Gravadora de chapas;
i. Encadernadora;
j. Dobradeira;
k. Envelopadeira;
l. Perfuradora;
m. Toner;
n. Tintas, diversas cores;
o. Químicos:
i. Pó revelador;
ii. Limpador de chapas;
iii. Restaurador de blanqueta;
iv. Slução de fonte.
p. Fotolitos;
q. Programas especializados (Corel Draw, Quark, InDesign, Photoshop, etc).
2. Equipamentos para a área administrativa
a. Mesas;
b. Cadeiras;
c. Computador;
d. Impressora a laser e matricial;
e. Telefones;
f. Fax.
A inclusão da tecnologia em uma gráfica é extremamente necessária e fundamental, pois sem um processo tecnológico produtivo avançado uma empresa desse segmento terá enormes dificuldades de existência.
Esse “arsenal” tecnológico deverá estar presente na área de criação e arte, controle de estoque de matéria-prima e produtos acabados, geração de fotolito ou fotografia da arte a ser impressa, transmissão de arte aprovada para a impressão, dentre outros.
Diante desse fato será de grande auxílio contar com um software que possibilite a atuação da empresa gráfica em alto padrão e também auxilie a gestão integrada da empresa em todas as suas áreas, inclusive que viabilize o controle de custos de produção, visando melhorar o resultado operacional da empresa.
 
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Investimentos
O investimento para montar uma gráfica de pequeno porte irá girar em torno do que segue abaixo:
    A. Maquinário necessário para a montagem da gráfica
1. Impressora tipográfica – 2 = R$ 5.000,00;
2. Impressora offset nos formatos 4 e 8 – 1 = R$ 25.000,00;
3. Guilhotina automática – 1 = R$ 11.000,00;
4. Grampeador elétrico – 3 = R$ 900,00;
5. Serrilhadeira 2 = R$ 1.000,00;
6. Picotadeira manual – 4 = R$ 2.000,00;
7. Numerador tipográfico – 2 = R$ 1.000,00;
8. Gravadora de chapas – 1 = R$ 800,00;
9. Encadernadora – 4 = R$ 1.800,00;
10. Dobradeira – 1 = R$ 2.000,00;
11. Envelopadeira – 2 = R$ 1.000,00;
12. Perfuradora – 2 = R$ 600,00;
13. Toner – 1 = R$ 600,00 (será consumido e adquirido segundo o uso);
14. Químicos:
- Fotolitos – 1unidade = R$ 25,00 (será consumido e adquirido segundo o uso);
- Limpador de chapas – 1 L = R$ 10,00 (será consumido e adquirido segundo o uso);
- Pó revelador – 1 kg = R$ 71,00 (será consumido, segundo a capacidade produtiva da empresa);
- Restaurador de blanqueta – 1 unidade = R$ 400,00 (será consumido e adquirido segundo o uso);
- Solução de fonte – 20 L = R$ 120,00 (será consumido e adquirido segundo o uso).
Total maquinário.................. R$ 53.326,00.
    B. Mobiliário para a área administrativa e operacional
1. Microcomputador – 6 = R$ 8.000,00;
2. Impressora laser de alto padrão – 1 = R$ 3.000,00;
3. Impressora laser normal – 3 = R$ 1.800,00;
4. Impressora matricial – 2 = R$ 2.000,00;
5. Mesa - 8 = R$ 2.000,00;
6. Cadeira – 30 = R$ 3.600,00;
7. Fax – 1 = R$ 450,00;
8. Telefone – 10 = R$ 500,00.
Total mobiliário..................... R$ 21.350,00.
Total de maquinário, equipamentos e mobiliário..................... R$ 74.676,00.
Para a instalação da área de produção/indústria da gráfica o ideal é que o espaço escolhido seja um galpão. O que irá facilitar bastante a distribuição do ambientes requeridos para esse tipo de empreendimento, tanto na parte da instalação das máquinas e equipamentos envolvidos na produção, quanto à área administrativa, comercial e ainda, amplos espaços destinados ao estoque de matéria-prima e produtos acabados.
O custo de adequação do imóvel será bastante variável, pois dependerá de como será encontrada a estrutura atual, as condições das instalações elétricas, hidráulicas, dentre outros espaços, mas estima-se algo em torno de R$ 12.000,00 à R$ 25.000,00.
Outro custo não computado na estruturação do novo negócio são os relacionados aos softwares que serão utilizados na automação da gráfica, bem como os de uso específico tais como Corel Draw, Photoshop, dentre outros. Esses softwares têm um custo razoável, portanto, deverão ser considerados na composição de todos os custos de montagem da gráfica.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.
 

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