Como Abrir um Negócio

quinta-feira, abril 07, 2011

Como Abrir - Montar uma Fábrica de embalagens para presentes

Fábrica de embalagens para presentes
Apresentação do Negócio
As primeiras embalagens surgiram há mais de 10 mil anos, quando médicos do Egito utilizavam tubos de bambu rotulados para transportar medicamentos. Em termos formais, embalagem significa o recipiente que envolve temporariamente um produto, com funções de armazenamento, transporte, proteção e informação. Ela deve apresentar aprimoramentos na conveniência de uso, aparência, possibilidade de reaproveitamento, volume, peso e portabilidade.
Ademais, nos últimos anos, a embalagem tornou-se uma poderosa ferramenta de marketing, capaz de influir significativamente nas decisões de consumo. Por isso, além das funções clássicas de conservação, a embalagem ganhou uma abordagem mercadológica de estética e design. Pesquisas contribuíram para o lançamento de novas formas, modelos e materiais, desafiando fornecedores a serem criativos no desenvolvimento de embalagens atraentes e inovadoras.
A importância da embalagem fica ainda mais acentuada quando se recebe um presente. Só ela é capaz de valorizar o conteúdo, aguçando a curiosidade, surpreendendo e encantando os presenteados. Quem não gosta de abrir belos pacotes e caixas caprichadas de presentes no Natal?
Diante deste nicho de mercado, algumas empresas se especializaram na produção de embalagens para presentes. A variedade de materiais disponíveis permite uma ampla oferta de produtos e serviços, que podem ser disponibilizados para lojas de departamentos, butiques, perfumarias, lojas de sapatos, cosméticos, hotéis, confeitarias, etc. Muitos estabelecimentos comerciais preferem encomendar embalagens de presente personalizadas que reduzem o tempo e facilitam o processo de embalamento de produtos, principalmente em períodos de grande movimento como as festas natalinas.
Os principais materiais utilizados nas embalagens são: celulose, cerâmica, couro, metal, papel, plástico, tecido, TNT e vidro. A fábrica também pode trabalhar com outros acessórios, tais como material reciclável, fitas, tintas, etiquetas e adesivos.
O setor de embalagens para presentes apresenta uma alta sazonalidade, com um intenso aumento de pedidos para o Natal e outras datas comemorativas (dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais, dia das crianças). Portanto, a previsão de demanda deve ser contemplada no planejamento estratégico da empresa. Mais informações podem ser obtidas por meio da elaboração de um plano de negócios. Para a construção deste plano, consulte o SEBRAE mais próximo.

Fábrica de embalagens para presentes
Mercado
Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o setor de embalagens movimenta mais de R$ 500 bilhões no mundo e R$ 30 bilhões por ano no Brasil. O valor de produção nacional divide-se nos seguintes materiais:
• Plástico: 37,64%.
• Papel ondulado e cartão: 28%.
• Metálico: 16,94%.
• Papel: 7,12%.
• Vidro: 5,23%.
• Têxtil: 2,66%.
• Madeira: 2,40%.
O segmento engloba um conjunto diferenciado de firmas, tais como produtores de matérias-primas, fabricantes de embalagens e acessórios (como rótulos, adesivos e tampas), fabricantes de tintas e colas, distribuidores, fabricantes de equipamentos e moldes e empresas que fabricam suas próprias embalagens.
O número de fabricantes de embalagens no Brasil varia conforme a fonte pesquisada. Para a consultoria Datamark, existem aproximadamente 2 mil empresas no setor, sendo 200 de médio e grande portes. Já a Associação Brasileira de Embalagens (Abre) estima este número em 3 mil. O Centro de Tecnologia de Embalagem de Alimentos calcula 6 mil produtores.
Devido ao risco intrínseco ao negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
• Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado-alvo.
• Pesquisa a guias especializados e revistas sobre o setor. Trata-se de um instrumento fundamental para fazer uma análise da concorrência, selecionando concorrentes por bairro, faixa de preço e especialidade.
• Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho.
• Participação em seminários especializados.

Fábrica de embalagens para presentes
Equipamentos
Os materiais básicos para a instalação de uma fábrica de embalagens para presente são:
• Microcomputadores;
• Impressoras;
• Scanners;
• Softwares gráficos;
• Mesas, cadeiras e bancadas.
Posteriormente, com o desenvolvimento do negócio, o empreendedor pode investir em máquinas de corte e vinco ou impressoras bicolores. No início, como forma de reduzir o risco do investimento, convêm terceirizar tais serviços em gráficas.
Os principais materiais utilizados na produção de embalagens são:
• Adesivos, revestimentos e ceras: aditivos importantes, usados para fins funcionais e decorativos.
• Celulose: produzido pelo tratamento químico de fibras de madeira, usado como revestimento de embalagem e de produtos.
• Cerâmica: utilizado somente para produtos especiais.
• Couro: utilizado para produtos duráveis.
• Metal: principalmente ferro e alumínio, é empregado na fabricação de latas e tampas e em formas de folhas flexíveis.
• Papel: material de embalagem mais econômico e versátil. Produzido da madeira ou de outros produtos vegetais fibrosos.
• Tecido: utilizado para transporte de farinhas, cereais e outros produtos vegetais.
• Tinta: utilziada para decoração das embalagens..
• Vidro: material totalmente, reciclável, muito utilizado em embalagens primárias.
Ao fazer o layout da fábrica, o empreendedor deve levar em consideração a ambientação, decoração, circulação, ventilação e iluminação. Na área externa, deve-se atentar para a fachada, letreiros, entradas, saídas e estacionamento.

Fábrica de embalagens para presentes
Estrutura
O tamanho da estrutura da fábrica de embalagens depende do valor do investimento no negócio. Para uma estrutura mínima, estima-se ser necessária uma área de 100 m2, com flexibilidade para ampliação conforme o desenvolvimento do negócio. Os ambientes podem ser divididos em galpão de produção, escritório e depósito para estoque.
Esta estrutura mínima prevê a terceirização para gráficas dos serviços de impressão, corte e vinco do papel. Assim, o galpão de produção vai abrigar bancadas, mesas e cadeiras para o trabalho de dobragem e montagem das embalagens. Também deve contemplar microcomputadores, impressoras e scanners para o trabalho de criação visual das embalagens.
O escritório destina-se ao atendimento a clientes e fornecedores, além de funcionar como local de trabalho do proprietário. Deve ser composto por uma mesa de trabalho, cadeiras e microcomputador.
Todo o ambiente deve ser limpo e organizado. O piso, a parede e o teto devem estar conservados e sem rachaduras, goteiras, infiltrações, mofos e descascamentos. O piso deve ser de alta resistência e durabilidade, além de fácil manutenção. Cerâmicas e ladrilhos coloridos proporcionam um toque especial, enquanto granito e porcelanato oferecem luxo e sofisticação ao ambiente.
As paredes devem ser pintadas com tinta acrílica. Tons claros são adequados para ambientes pequenos, pois proporcionam a sensação de amplitude. Texturas e tintas especiais na fachada externa personalizam e valorizam o ponto.
A utilização de forros de gesso proporciona a criação de diferentes efeitos de iluminação. Sancas com lâmpadas embutidas podem iluminar indiretamente o ambiente, ao mesmo tempo em que focos direcionados a vitrines e prateleiras destacam os produtos. Sempre que possível, deve-se aproveitar a luz natural. No final do mês, a economia da conta de luz compensa o investimento. Quanto às artificiais, a preferência é pelas lâmpadas fluorescentes.
Profissionais qualificados (arquitetos, engenheiros, decoradores) poderão ajudar a definir as alterações a serem feitas no imóvel escolhido para funcionamento da fábrica, orientando em questões sobre ergometria, fluxo de operação, design dos móveis, iluminação, ventilação etc.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores. 

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