Como Abrir um Negócio

sexta-feira, abril 08, 2011

Como Abrir - Montar uma Fábrica de móveis de metal

Fábrica de móveis de metal
Apresentação do Negócio
Os primeiros móveis de metal elaborados na Europa foram uma invenção de Johanes Gutenberg. Tais móveis foram concebidos e fabricados habilmente, peça por peça, pelo mestre ourives Gutenberg.
Os primeiros móveis fabricados em metal, foram feitos numa junção de alguns metais, tais como chumbo, estanho e antônimo, que juntados formavam uma liga metálica possível de ser trabalhada. Assim seu idealizado, Gutenberg, tornou possível fundir grandes quantidades desses metais já em moldes previamente definidos, os quais eram denominados matrizes.
A produção de móveis de metais caracteriza-se pela reunião de diversos processos de produção, envolvendo diferentes matérias-primas e uma diversidade de produtos finais, e pode ser segmentada principalmente em função de seu uso final, que define-se cada matéria-prima, ou seja se o móvel for para uso doméstico pode se ter uma caracterização, se for para escritório uma outra e ainda se o móvel for destinado para fins mais rústicos tem uma outra configuração de matéria-prima.

Fábrica de móveis de metal
Mercado
O mercado de móveis de metais apresenta uma forte concorrência e caracteriza-se pela predominância de pequenas e médias empresas. Essas empresas normalmente são altamente segmentadas, ou seja, produzem uns 3 a 5 tipos de produtos, o que significa especialização por produto.
A produção atual normalmente tem apresentado baixo valor adicionado ao produto final, em comparação a outros setores, como exemplo a fabricação de móveis em madeira.
Esse fato pode ser entendido pela baixa especialização da mão-de-obra, já que na maioria das vezes o profissional que atua na fabricação dos móveis não é um técnico  especializado neste negócio.

A fabricação de móveis de metais já enfrentava a concorrência nacional, agora passa também a defrontar-se com a concorrência com produtos importados. Como exemplo pode se citar a empresa norte-americana Steelcase Inc., que chegou com muito arrojo no mercado brasileiro.
Além da concorrência citada acima se visualiza nesse mercado a vinculação de empresas nacionais às líderes mundiais nesse segmento, mas de outro ponto abre novas e promissoras oportunidade. Isto porque o mercado de fabricação de móveis de metais é marcado pela alta competitividade, por isso mesmo, é aconselhável que o empreendedor que tenda a ingressar nesse mercado tenha amplos conhecimentos do ramo e conte com uma força produtiva estruturada, com maquinário altamente desenvolvido tecnologicamente e que tenha em seus quadros funcionais mão-de-obra qualificada e muito especializada.

Fábrica de móveis de metal
Estrutura
O tamanho da estrutura varia, segundo o interesse, expectativa do empreendedor e a forma com que será estruturado seu empreendimento. Apresenta-se abaixo uma idéia de estrutura baseado na condição de ter uma área para indústria e outra em local diferente para montagem da área comercial e do “showroom”.
a) ÁREA COMERCIAL e SHOWROOM – espaço sugerido de aproximadamente 70m². Esse espaço deverá ser estruturado em ambientes que traduzam a idéia de uma residência ou de um escritório. Esses ambientes representativos deverão ser montadas com “sugestões” de mobiliário, visando dar uma idéia aos clientes da qualidade do trabalho realizado na indústria de móveis de metais.
Nesse mesmo espaço deve ser colocadas mesas e cadeiras para atendimento aos clientes. Com isto deve se idealizar um ambiente bem iluminado, convidativo e extremamente organizado, denotando aos clientes uma sensação agradável e de organização.
b) INDÚSTRIA – área ideal de 300m², sendo que cerca de 250m² para indústria e o restante para área administrativa.
a. Produção – nesse espaço deverá ser instalado todo o maquinário que será aplicado na produção dos móveis de metais, que tanto podem ser de produção em série quanto de projetos de cada cliente. Deve-se estruturar também nesse ambiente espaço para guarda de matéria-prima e outro espaço para alocação das peças produzidas para comercialização.
b. Administração – esse espaço deverá ser instalado o escritório administrativo-financeiro da indústria de móveis de metais.

Como Abrir - Montar uma Fábrica de móveis de metal
Equipamentos
Os equipamentos necessários para a montagem de uma indústria de móveis de metais, considerando uma empresa de porte médio, são os seguintes:
Ferramentas:
a. Máquina de policorte
b. Máquina de solda
c. Furadeiras manuais
d. Furadeira fresadora de bancada com gabinete
e. Lixadeira
f. Compressor
g. Morsa
h. Equipamentos de corte:
i. Curvadoras
ii. Serras
iii. Calandras
iv. Esmeril
i. Equipamentos de pintura
Área administrativo-financeira
a. Mesa
b. Cadeira
c. Armário
d. Computador
e. Impressora
f. Fax
g. Telefone
A parte tecnológica não é tão expressiva para esse segmento de mercado, isso na parte industrial porque o serviço é manual.


Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.  

2 comentários:

Fabio Sandrini disse...

Maciel, bom dia.

Vi seu post e gostei muito. Penso em montar uma fabrica de moveis, dentre eles tubolares com e sem fibras sinteticas aplicadas.
Porém nao conheço o mercado nem a produção.
Como posso me orientar com relação a organização da industria, posicionamento de mercado e design dos produtos?

Maciel disse...

Boa Noite Fábio,

O conselho que te dou é:
Visite seus concorrentes, esse é o melhor caminho, conversar com quem já tá no ramo. E a melhor dica, se você gosta do ramo, mas não entende, contrate funcionários que entendam do negócio. Viste sites, pesquise, procure o Sebrae, tem bons consultores lá.
E boa sorte no seu empreendimento!

Maciel