Como Abrir um Negócio

sexta-feira, abril 08, 2011

Como Abrir - Montar uma Fábrica de palitos de picolé

Fábrica de palitos de picolé
Apresentação do Negócio
Quando o verão chega o que todo mundo quer é se refrescar, o aumento na temperatura nas estações mais quentes do ano (de setembro a março) eleva a produção de sorvete no Brasil em 70%. Consumido por pessoas de todas as idades, em 2007, a venda de picolé correspondeu cerca de 20% dos 900 milhões de litros de sorvete produzidos por cerca 10 mil empreendimentos, de diversos portes, em todo pais.

Mas nem só de fabricantes de sorvete vive o setor. Por trás deste alimento popular, esta um negócio que reúne revendedores, fornecedores de equipamentos, embalagens, ingredientes e empreendedores como os fabricantes de palitos para picolé. São empresários que não querem apenas se refrescar, mas aproveitar as oportunidades de geração de renda e trabalho, num setor de números bastante quentes.

Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.

Fábrica de palitos de picolé
Mercado
Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes (ABIS). O aumento na temperatura nos meses mais quentes do ano eleva o consumo de sorvete em 70% da produção nacional, que já ultrapassa 900 milhões de litros, incluindo sorvetes de massa, picolés e o sorvete “soft”, batido em máquinas e servido na casquinha. Em 2007, o setor faturou aproximadamente R$ 1,3 bilhões.

Embora não existam estatísticas oficiais sobre os números relativos à fabricação de palitos para picolé (total de fabricantes, produção, empregados no setor etc), a ABIS afirma que a fabricação de picolés represente cerca de 20% do mercado nacional de sorvete, isto é, aproximadamente 182 milhões de litros, o que significa aproximadamente 2,5 bilhões de unidades por ano.

Segundo a ABIS, existem hoje cerca de 8 mil empresas, responsáveis pela produção industrial e artesanal, número que sobe para 10 mil quando se incluem empresas que fabricam e também direcionam parte de sua produção para revendas.

Apesar da expressiva produção nacional, o mercado brasileiro tem potencial para expansão, quando comparado ao consumo de habitantes de países mais frios. Cada brasileiro consome 4,7 litros anuais, três vezes menos que os 15 litros consumidos anualmente pelos habitantes de países nórdicos, como a Dinamarca e a Finlândia. Mesmo sendo um país tropical, o Brasil ainda apresenta um baixo consumo per capita/ano, em relação aos países nórdicos - onde o sorvete é consumido o ano todo, e não apenas no verão.

Fábrica de palitos de picolé
Estrutura
A estrutura básica deve contar com uma área de cerca de 60 m², dividida entre área de recepção e armazenagem de matéria-prima, sala de fabricação, depósito de embalagens e produtos acabados, expedição, além de escritório e áreas de apoio (banheiros para os empregados, refeitório, almoxarifado etc.).

O local deverá receber luz e ventilação (natural ou artificial); o piso deverá ser revestido de material resistente (piso de cerâmica ou piso de cimento); parede de 2 m de altura, lisa, de alvenaria; forro interno, liso e de fácil limpeza com material impermeável tipo madeira ou PVC; janelas e portas com telas; área mínima necessária: 20 m, para preparação/industrialização; área total de aproximadamente 60 m².

As áreas externas devem ser pavimentadas para evitar a formação de poeira e facilitar o escoamento das águas pluviais.

Como Abrir - Montar uma Fábrica de palitos de picolé
Equipamentos
Para a área de produção de uma fábrica de pequeno porte, o maquinário é simples. Dentre os equipamentos básicos citamos:
- Guilhotina para palitos de picolé e pazinha de sorvete;
- Máquina embaladora / seladora;
- Mesa de apoio para embalamento;
- Mesa vibratória (este equipamento tem a finalidade de facilitar a seleção e de posicionar os palitos na mesma posição para abastecer a embalagem);
- Tambor rotativo para polimento.
- Equipamentos de proteção individual, incluindo óculos, luvas, protetores auriculares e capacete.

Há também a necessidade de equipamentos para a área administrativa da empresa como: armários e utensílios de escritório, bancada de trabalho para vendedores, arquivos; mesas de escritório; computador e impressora. 

Fábrica de palitos de picolé
Pessoal
A mão-de-obra irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, quantidade e variedade produzida e forma de comercialização. Fábricas de pequeno porte de palitos de picolé, em geral, trabalham com três a cinco empregados incluindo, o próprio empreendedor, um operador de guilhotina e um auxiliar de produção, além de vendedores. 

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: