Como Abrir um Negócio

segunda-feira, maio 02, 2011

Como Abrir - Montar uma Empresa de Jantar em domicílio

Jantar em domicílio
Apresentação do Negócio
O jantar em domicilio deriva de uma demanda do mercado, onde a idéia principal é receber em casa e oferecer aos convidados, um jantar exclusivo, com qualidade e bom gosto, em um ambiente agradável e descontraído.
Como o tempo disponível para maioria das pessoas está cada vez mais raro, a solução encontrada para realização de encontros sociais sem as preocupações decorrentes, foi trazer para dentro de casa, profissionais que tem a missão de organizar, elaborar, preparar e servir, atendendo de maneira a agradar a todos.
O jantar em domicilio tem um leque variado de oportunidades para o negocio, uma vez que o empreendedor poderá escolher em diversos tipos de culinárias/gastronomia, sejam elas, regionais, nacionais e internacionais.  O serviço oferecido poderá variar desde a simples pizzas e churrascos, a sofisticados pratos da gastronomia internacional, dependendo do nível de conhecimento e o qual publico que deseja atender.
Sendo assim, o empreendedor deve estar preparado e decidir entre uma grande variedade de  especializações, de acordo com as características da clientela. Dependendo de seu conhecimento sobre gastronomia ou dos seus colaboradores, este poderá também oferecer outros tipos de serviços, que agregam valor ao empreendimento, tais como: elaborar a carta de vinho que acompanhará o jantar, realizar a compras para elaboração dos pratos, montar decorações, tudo, conforme os desejos e expectativas dos clientes.
É importante lembrar que o jantar em domicilio não se confunde com o serviço de Bufê, uma vez que o jantar é restrito normalmente a atender poucos convidados, preferencialmente a no máximo de 30 pessoas ou dez casais, e o bufê, visa atender festas de casamento, recepções, festas infantis e outros eventos comemorativos de maior vulto.
O empreendedor além dos jantares a domicilio, poderá ofertar também cursos e minicursos para um numero restrito de participantes, onde poderá ensinar a arte da gastronomia e suas técnicas.

Jantar em domicílio
Mercado
O mercado concentra principalmente nas classes media, media alta e alta, com a contrapartida de serem clientes exigentes e dispostos a remunerar muito bem pelo serviço contratado.
Em face à comodidade oferecida, este tipo de empreendimento, é cada vez mais promissor e expressivo, em razão de vários fatores que contribuem para o crescimento do negocio, tais como: Modo de vida da população, violência crescente nos grandes centros, leis de trânsitos rígidas (Lei seca), entre outros fatores.
Contribuiu também para crescimento deste segmento, o grande número de condomínios fechados, das classes media e alta, que dispõe de espaços específicos para realização de almoços, jantares e reuniões de amigos, chamados de ESPAÇO GOURMET,que já dispõe de toda estrutura física para realização deste tipo de evento. 


Jantar em domicílio
Estrutura
A estrutura deverá ser adequada ao perfil do serviço ofertado, bem como o tipo de cliente a ser atendido.
Como o serviço é realizado no espaço cedido pelo cliente, a estrutura física, poderá ser reduzida, uma vez que será utilizada somente para pré-preparos de receitas e armazenamento de ingredientes a serem utilizados nos pratos oferecidos para os jantares e recepções contratadas.
No entanto, caso o empreendedor deseje oferecer o espaço físico para que o jantar seja oferecido neste local, ou invés do espaço cedido pelo do cliente, deverá assim, adequar a estrutura, conforme o tipo de serviço prestado e a quantidade de pessoas a serem atendidas.
Jantar em domicílio
Equipamentos
Podemos dividir os equipamentos em dois tipos, gerais e específicos, estes também relacionados ao tipo de culinária oferecida, assim relacionados:
Básicos
b Facas para Cortes
b Cortadores
b Formas
b Panelas
b Caçarolas
bCortador de Frios
b Chapas p/ Grelhados
b Fornos
bFritadeiras
bLiquidificadores
bProcessadores
b Mix
bTaças para Bebidas
bPratos
bTalheres
Específicos, conforme a culinária oferecida. Citamos três exemplos.
bCulinária Espanhola - Panelas para Paelha (Paelheiras), de diversos tamanhos, Jarras para Sangrias, etc.
bCulinária Japonesa – Panelas elétricas para arroz de sashimi, facas especiais para sushi/sashimi, esteiras de bambu, utensílios e talheres da culinária japonesa, etc.
bCulinária Italiana – Panelas para cozimento de macarrão (espagueteira), maquina para preparo de massas, caçarolas para risotos, formas para pizzas, forno para assar pizzas, cortadores, etc. 
Alem dos equipamentos operacionais, lembramos os administrativos, sendo: Telefone, Fax, Microcomputador, Impressora, entre outros para a devida organização administrativa e financeira da empresa.

Jantar em domicílio
Pessoal
A quantidade de colaboradores está relacionada principalmente ao tipo de culinária a ser oferecida e o numero de pessoas a serem atendidas. 
Normalmente o empreendedor deverá contar com os seguintes profissionais:
b Cozinheiro profissional;
b Auxiliar de cozinha;
b Garçons
Todos os profissionais envolvidos poderão ser funcionários fixos ou esporádicos (free lance), dependo do serviço que será prestado e sua necessidade de auxilio na elaboração do cardápio.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: