Como Abrir um Negócio

quinta-feira, maio 26, 2011

Como Abrir - Montar uma Locadora de equipamentos para shows

Como Abrir - Montar uma Locadora de equipamentos para shows
Apresentação do Negócio
A apresentação de um artista, banda ou peça de teatro envolve muito mais que talento artístico, ela inclui a necessidade de equipamentos apropriados e trabalho técnico de suporte que precisam ser bem dimensionados e instalados em tempo hábil para o sucesso do espetáculo.
Prazos apertados envolvidos na turnê de um artista, custo de transporte, ou mesmo, fatores tais como a necessidade de atualização técnica e preços elevados, intimidam a aquisição dos equipamentos utilizados nos shows pelas produtoras responsáveis. Assim, para manter o controle orçamentário e os prazos negociados, comumente as produtoras alocam, na realização de cada show, uma boa quantidade de equipamentos de iluminação, áudio e vídeo alugados de empresas especializadas neste negócio.
Sob o ponto de vista do empreendedor do ramo de locação de equipamentos para shows, a viabilidade empresarial de seu negócio depende fundamentalmente de um bom planejamento financeiro. Como os equipamentos que são adquiridos e disponibilizados para locação exigem investimentos significativos, uma compra equivocada pode acarretar prejuízos. O empreendedor precisa estar seguro sobre o payback e a taxa interna de retorno de cada aquisição, além de planejar minuciosamente a renovação de seu acervo de máquinas e acessórios. Variações cambiais e taxas de juros de financiamentos também podem impactar no orçamento financeiro da empresa dependendo do nível de nacionalização e forma de pagamento dos equipamentos adquiridos.
A atualização tecnológica e o acompanhamento das principais tendências do mercado são imprescindíveis para o sucesso do negócio. O empresário deste setor precisa conhecer muito bem, tecnicamente, os equipamentos para poder treinar e supervisionar os operadores. Empregados mal capacitados podem danificar equipamentos. Neste negócio, equipamento não alugado corresponde a uma perda de faturamento que não mais poderá ser recuperada.
Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.
Locação de equipamentos para shows
Mercado
Segundo o ex-Ministro da Cultura do Brasil, Gilberto Gil e a coordenadora do Prodec (Programa de Desenvolvimento da Economia da Cultura), Paula Porta, no artigo Economia da Cultura, publicado no jornal Folha de S.Paulo, em 03 de fevereiro de 2008, a produção cultural brasileira, além de sua relevância simbólica e social é capaz de gerar desenvolvimento.
Dados do IBGE revelam que a chamada “economia da cultura”, do país, possui indicadores expressivos: as 320 mil empresas do setor geram 1,6 milhões de empregos formais e representam 5,7% das empresas do país. A cultura é o setor que melhor remunera - sua média salarial é 47% superior à nacional.
Para Gil, o Brasil tem evidente vocação para tornar a economia da cultura um vetor de desenvolvimento qualificado, em razão de nossa diversidade e alta capacidade criativa. Segundo o ex-Ministro, temos importantes diferenciais competitivos, como a excelência dos produtos, a disponibilidade de profissionais de alto nível e a facilidade de absorção de tecnologias, além de um mercado interno forte, no qual a produção nacional tem ampla primazia sobre a estrangeira - a música e o conteúdo de TV seriam exemplos disto, aonde o predomínio chega a 80%, ainda com oportunidades de ampliação de mercados.
A economia da cultura, que envolve produção, circulação e consumo de produtos e serviços culturais, já responde por 7% do PIB mundial. Os produtos culturais são os principais itens da pauta de exportações dos Estados Unidos e na Inglaterra representam 8% do seu PIB.
Um de seus fortes ativos é a propriedade intelectual, mas segmentos dinâmicos, como festas e artesanato, não são baseados em patente ou direito autoral. O setor depende pouco de recursos esgotáveis e tem baixo impacto ambiental. Gera produtos com alto valor agregado e é altamente empregador. Seu desenvolvimento econômico vincula-se ao social pelo seu potencial inclusivo e pelo aprimoramento humano inerente à produção e à fruição de cultura.
A tecnologia digital criou novas formas de produzir, distribuir e consumir cultura e, com elas, surgem novos modelos de negócio e de competição por mercados, nos quais a capacidade criativa ganha peso em relação ao porte do capital.
Vide a integra do artigo disponível em: http://www.cultura.gov.br/site/2008/02/03/economia-da-cultura-2/. Acesso em: 8 de abril de 2009.
Como Abrir - Montar uma Locadora de equipamentos para shows
Estrutura
Uma estrutura mínima requer um escritório para atendimento a clientes e uma área para guarda dos equipamentos (almoxarifado), totalizando uma área de cerca de 80 m², com flexibilidade para ampliação conforme o desenvolvimento do negócio.
O local de trabalho deve ser limpo e organizado. O piso, a parede e o teto devem estar conservados e sem rachaduras, goteiras, infiltrações, mofos e descascamentos. O piso deve ser de alta resistência e durabilidade, além de fácil manutenção. Paredes pintadas com tinta acrílica facilitam a limpeza. Texturas e tintas especiais na fachada externa personalizam e valorizam o ponto.
Sempre que possível, deve-se aproveitar a luz natural. No final do mês, a economia da conta de luz compensa o investimento. Quanto às artificiais, a preferência é pelas lâmpadas fluorescentes.
Profissionais qualificados (arquitetos, engenheiros, decoradores) poderão ajudar a definir as alterações a serem feitas no imóvel escolhido para funcionamento da locadora, orientando em questões sobre ergometria, fluxo de operação, design dos móveis, iluminação, ventilação, etc.
Locação de equipamentos para shows
Pessoal
O número de empregados oscila de acordo com o tamanho do empreendimento. Para iniciar a operação de uma microempresa de locação de equipamentos para shows, será necessário que o empreendedor, conte em sua equipe com um (a) assistente para cuidar das tarefas administrativas e 2 ou 3 operadores técnicos (áudio, iluminação e eletricista). Dependendo do volume de locações, mais operadores podem ser contratados.
O empreendedor deve ser cuidadoso na montagem de sua equipe, que pode incluir mão-de-obra própria e empregados terceirizados. Além do conhecimento técnico do equipamento, experiência na área, boa educação e prestatividade são qualidades indispensáveis aos profissionais envolvidos no relacionamento com as produtoras de vídeo e na operação das máquinas.
Embora o escritório da empresa funcione em horário comercial (segunda a sexta-feira de 09h às 18h) é necessário que a empresa possua um horário flexível. Em geral, os shows são realizados em horários noturnos ou em finais de semana (sábados, domingos e feriados).
O atendimento e o relacionamento com as equipes das produtoras merecem atenção especial do empreendedor, visto que nesse segmento de negócio, a empresa precisará adequar sua operação com o cronograma de shows.
A qualificação de profissionais aumenta o comprometimento com a empresa, eleva o nível de retenção de funcionários, melhora o desempenho do negócio e diminui os custos trabalhistas com a rotatividade de pessoal. O treinamento dos colaboradores deve desenvolver as seguintes competências:
· Capacidade de percepção para entender e atender as expectativas dos clientes;
· Agilidade e presteza no atendimento;
· Capacidade de apresentar e vender os serviços da empresa;
· Motivação para crescer juntamente com o negócio.
Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos
Trabalhadores nessa área, utilizando-a como balizadora dos salários e Orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.
O empreendedor pode participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado às tendências do setor. O Sebrae da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e treinamentos adequados.
Locação de equipamentos para shows
Equipamentos
Os equipamentos adquiridos representam a alma do negócio da empresa. O empreendedor deve planejar com cuidado a aquisição e renovação dos equipamentos que serão locados, conforme a demanda do mercado. As possibilidades são infinitas e podem incluir a locação de traillers para camarim, ônibus para a equipe de produção, dentre muitos outros itens. Abaixo relacionamos alguns equipamentos para shows comumente disponíveis para locação:
Sonorização
- Consoles digital;
- Amplificadores;
- Equalizador;
- Caixas de som de diversas potencias;
- CD Player;
- Gravador de CD;
- Duplo Deck;
-Microfone de Lapela com fio;
-Microfone de Lapela sem fio;
-Microfone de mão com fio;
-Microfone de mão sem fio;
-Microfone. Direcional (Boom);
-Mixer de Áudio;
- Subwoofers.
Iluminação e Projeção
- Canhões Seguidores;
- Máquina de fumaça;
- Torres e traves de alumínio;
-Refletores e kits de iluminação;
-Teleprompters.
Um dos maiores obstáculos enfrentados é a vida útil de um equipamento, já que se exigem reposições cada vez mais constantes. De preferência para produtos fabricados localmente ou produtos produzidos em outros paises que cujos fabricantes possuam representantes locais no país. A aquisição de equipamentos de fornecedores no Brasil, possibilita ao comprador acesso a garantia e serviços técnicos locais, possibilitando a diminuição dos custos de manutenção.
Além dos equipamentos destinados a locação o empreendimento necessita de computador, impressora, fax, telefone etc., equipamentos estes, necessários às tarefas administrativas associadas à atividade.
Locação de equipamentos para shows
Investimentos
O valor necessário para o investimento irá variar em função da estrutura operacional desejada e da definição do catálogo de equipamentos para locação (quantidade, qualidade e variedade de equipamentos). Por esta razão sugerimos a elaboração de um Plano de Negócio, onde os recursos necessários, em função dos objetivos estabelecidos, poderão ser determinados. (vide modelo disponível em: http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/integra_bia?ident_unico=1440).
O investimento inicial compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua auto-sustentação. Podem ser divididos em:
- investimentos pré-operacionais – são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas, registro da empresa, honorários profissionais e outros;
- investimento fixo – compreende o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas etc.;
- capital de giro inicial – é o capital necessário para suportar todos os gastos e despesas iniciais, geradas pela atividade produtiva da empresa. Destinam-se a viabilizar as compras iniciais, pagamento de salários nos primeiros meses de funcionamento, impostos, taxas, honorários de contador, dentre outros gastos.
Para uma Locadora de Equipamentos para Shows de pequeno porte, estimamos que o empreendedor tenha que dispor de aproximadamente de R$ 100.000,00 para fazer frente aos seguintes itens de investimento:
- despesas pré-operacionais (registro da empresa, honorários profissionais, taxas etc.) - R$ 2.500,00;
- Investimento fixo
·          Móveis e Utensílios - R$ 10.000,00;
·          Desenvolvimento de website e material promocional da empresa – R$ 2.500,00;
·          Compra de equipamentos para locação – R$ 45.000,00*
·          Veículo próprio – R$ 25.000,00 *
- capital de giro para suportar o negócio nos primeiros meses de atividade – R$ 15.000,00.
Observação: Dependendo da forma de contratação estes itens podem ser adquiridos de forma parcelada.
Dados de 2011.
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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