Como Abrir um Negócio

sexta-feira, maio 27, 2011

Como Abrir - Montar uma Loja de Instrumentos Musicais

Como Abrir - Montar uma Loja de Instrumentos Musicais
Apresentação do Negócio
Os instrumentos musicais nasceram na antiguidade, da necessidade de utilização de sinais sonoros para informações sobre a presença de animais para caça, avisos de perigo, comunicação entre membros da mesma tribo, etc. Aos poucos foram tornando-se objetos de manifestação artística, favorecendo a expressão de sentimentos e percepções do artista, e também, favorecendo a expressão cultural.
      Os primeiros instrumentos musicais que se tem notícia datam de 35.000 anos e refere-se a flautas confeccionadas com ossos de abutre e marfim. Foram encontradas em cavernas do sudoeste da Alemanha. Os primeiros estudos científicos realizados com o som são creditados a Pitágoras, matemático e filósofo grego que, há aproximadamente 2.600 anos, utilizou uma corda retesada entre dois pontos e   a tensionou  fazendo com que vibrasse . Depois dividiu a corda ao meio, e novamente ao meio, estudando assim a primeira série harmônica ou a primeira condição do acorde. Essa experiência ficou conhecida como monocórdio de Pitágoras.  
        Com a criatividade dos artistas do mundo todo, os instrumentos musicais evoluíram e novos instrumentos foram criados, de tal forma que na atualidade existe milhares de formas diferentes de instrumentos.
Os instrumentos musicais podem ser classificados em três tipos:
Instrumentos de Corda. Exemplos: violão, guitarra, piano
      Instrumentos de Sopro . Exemplos: clarinete, flauta, tuba, trombone
      Instrumentos de Percussão. Exemplos: bateria, atabaque, pandeiro
      Instrumentos Eletrônicos. Exemplo: teclado, sintetizador
      Com a evolução dos instrumentos musicais, veio também a criação de equipamentos para a obtenção de múltiplos efeitos sonoros, tais como os captadores, afinadores eletrônicos embutidos, pedais, metrônomos, etc.
      Além dos instrumentos, a evolução trouxe também o desenvolvimento de acessórios para facilitação e apoio ao instrumentista, tais como correias para suporte de violões e guitarras, estantes para colocação de partituras, palhetas, etc.
      Uma Loja de Instrumentos Musicais pode ser especializada na venda de um único tipo de instrumento musical  ou na venda diversificada. Esta “Idéia de Negócio” sugere um empreendimento que oferece produtos diversificados.
      Nesta “Idéia de Negócio” serão apresentadas informações importantes para o empreendedor que tem intenção de abrir uma Loja de Instrumentos Musicais. Entretanto, este documento não substitui o Plano de Negócios, que é imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso. Para a elaboração do Plano de Negócio, deve ser consultado o SEBRAE mais próximo.
 
Como Abrir - Montar uma Loja de Instrumentos Musicais
Mercado
   Segundo a Abemúsica - Associação Brasileira de Música, este é um mercado com bom potencial de crescimento e sem muitos concorrentes. A entrada de produtos chineses no mercado de instrumentos musicais proporcionou redução de preços de alguns itens, favorecendo as vendas.  
      As vendas de instrumentos musicais também foram favorecidas pela entrada no mercado de um público que está aumentando significativamente: pessoas que iniciam sua aprendizagem como instrumentistas na vida adulta. Segundo informações publicadas no site da revista Veja, é crescente a quantidade de adultos que se propõem a aprender a tocar um instrumento musical, graças ao reconhecimento de que tocar um instrumento pode ser um poderoso aliado ao combate ao estresse.
      Ameaças e oportunidades
      As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.
      O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado.
      Uma pesquisa não precisa ser sofisticada, dispendiosa - em termos financeiros - ou complexa. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, o tipo de público-alvo em termos de capacidade aquisitiva, os gostos pessoais e as expectativas que as pessoas têm em relação a uma Loja de Instrumentos Musicais.
      Também é importante pesquisar os preços praticados pelos concorrentes, o padrão de qualidade ofertado dos concorrentes, tanto em produtos quanto em serviços (atendimento).
      É muito grande o risco de abrir as portas sem conhecimento do mercado concorrente e consumidor.
      As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho.
      Algumas ameaças e oportunidades desta atividade empresarial merecem destaque:
      Ameaças:
      - A facilidade de se fazer música pela internet, reduzindo a quase zero os custos de produção e aquisição de instrumentos (softwares ao invés de instrumentos). 
      Oportunidades:
      - Possibilidade de comprar e vender instrumentos usados;
      - Possibilidade de parcerias com escolas de música.
      - Entrada no Brasil de produtos mais baratos de origem chinesa, aumentando o acesso a estes produtos.

Loja de Instrumentos Musicais
Estrutura
A área mínima necessária para uma Loja de Instrumentos Musicais é de aproximadamente 40m². Entretanto, o empreendedor deverá analisar a quantidade de itens com os quais pretende trabalhar para dimensionar a Loja, pois uma Loja de Instrumentos Musicais pode ofertar até 12.000 itens, alguns deles ocupam muito espaço, como é o caso do piano e da bateria.
      Para iniciar o funcionamento, bastam duas pessoas: uma para atendimento e outra para o gerenciamento do negócio, que pode ser o proprietário.
      Equipamentos para a loja:
      - Balcões;
      - Suportes para instrumentos diversos.
      - Mesa e cadeiras;
      - Computador;
      - Expositores – balcões com vidro para facilitar a visualização de pequenas peças;
      - Impressora de cupons fiscais;
      - Impressora;
      - Telefone/Fax;
      A estrutura de uma Loja de Instrumentos Musicais pode ser simples, porém deve ser bem planejada para:
      - Evitar poluição visual;
      - Oferecer conforto e beleza;
      - Valorizar os instrumentos;
      - Oferecer facilidade de acesso às pessoas com de necessidades especiais;
      - Oferecer mobilidade aos funcionários e clientes;
      - Proporcionar boa iluminação;
      - Proporcionar boa ventilação;
      Além dos aspectos citados, a estrutura da Loja de Instrumentos Musicais deve ser planejada pensando na conservação dos equipamentos. Por exemplo, alguns equipamentos não podem receber a incidência da luz solar. Recomenda-se que o empreendedor consulte os fabricantes dos instrumentos para obter informações para a conservação.

Loja de Instrumentos Musicais
Pessoal
O empreendedor que está iniciando um negócio deve estar atento para não exceder os custos. A folha de pagamento é uma das grandes responsáveis por elevar os custos das empresas. Para amenizar os custos iniciais com folha de pagamento, convém optar pela contratação de uma equipe enxuta. De acordo com empreendedores do ramo, para começar, em uma loja com 40m², basta um vendedor e um responsável pela gestão do negócio que pode ser o proprietário.
      A seleção deve ser criteriosa para analisar se o futuro funcionário tem o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessário para executar suas funções. Além de demonstrar capacidade para oferecer um excelente atendimento ao cliente, as competências gerais básicas necessárias ao profissional são:
      Vendedor
      - Conhecimento dos instrumentos musicais e sua funcionalidade para prestar informações consistentes aos clientes;
      - Conhecimento dos acessórios aos instrumentos musicais;
      - Atender bem o cliente;
      - Comunicar-se bem;
      - Manter boa apresentação pessoal;
      - Manter comportamento profissional adequado;
      - Manter-se informado sobre novas tecnologias e produtos;
      - Operar sistemas de cadastro, estoque e pedidos; o vendedor? sim
      - Permanecer eficaz em situações de mudança;
      - Saber negociar.
     
      Gerente:
      Além das competências de um vendedor o gerente deve também
      - Operar o caixa.
      - Operar serviços financeiros e administrativos.
      - Possuir conhecimento dos produtos oferecidos.
      -  Manter rede de parceiros e fornecedores;

Como Abrir - Montar uma Loja de Instrumentos Musicais
Equipamentos
 Para estruturar uma Loja de Instrumentos Musicais serão necessários os seguintes equipamentos:
      - Balcão-expositor para peças pequenas como, por exemplo, palhetas e tarraxas;
      - Cadeira;
      - Computador;
      - Conexão banda larga;
      - Estantes para colocar equipamentos e acessórios;
      - Expositores;
      - Impressora de cupons fiscais;
      - Suportes para instrumentos diversos;
      - Telefone/Fax.
     
      Tecnologia
      Por ser um empreendimento de alto investimento, o empreendedor deve considerar relevante a necessidade de instalação de sistema de alarmes e câmeras, bem como a possibilidade de contratação de seguro para os equipamentos e estoque, considerando os riscos pertinentes ao local em que a loja está instalada.

Loja de Instrumentos Musicais
Investimentos
 Várias decisões irão impactar no montante do investimento necessário para abertura de uma Loja de Instrumentos Musicais, dentre elas:
      Localização: o valor para alugar ou comprar um imóvel irá variar de acordo com a região escolhida para abertura do negócio.
      Tipo de imóvel: optar por alugar ou comprar um imóvel;
      Qualidade do imóvel: condições físicas do imóvel, necessidade de reforma, tamanho da reforma.
      Os resultados das decisões referentes a estes itens surgirão com a elaboração do plano de negócios. Etapa fundamental para quem deseja empreender de forma consciente, “o plano de negócios é a validação da idéia, análise de sua viabilidade como negócio” (DOLABELA, 1999, p.17).
      Considerando uma Loja de Instrumentos Musicais instalada numa área de 40m², é necessário um investimento inicial estimado em aproximadamente em R$ 71.060,00 (setenta e um mil e sessenta reais), a ser alocado majoritariamente nos seguintes itens:
      - Reforma do local e Mobiliário: R$ 10.000,00
      - Aluguel: R$ 600,00
      - Estoque: R$ 40.000,00
      - Divulgação: R$ 3.000,00
      - Equipamentos: R$ 10.000,00
      - Taxas e Impostos: R$ 1.000,00
      - Capital de giro: R$ 6.460,00
      As informações aqui prestadas não servem como referência, são apenas exemplos. Os valores variam conforme o estado que o empreendimento estiver localizado, quantidade de produtos oferecidos, tipo de produtos oferecidos, demanda local pelo produto e etc.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

4 comentários:

Unknown disse...

Oi, acabei de conhecer seu blog e queria deixar uma dica, mude o lay-out dele no blogger. Tem um outro lay-out idêntico a esse mas ele ocupa a tela toda, como nesse site: http://musicarela.blogspot.com/

O lay-out já está pronto lá, é só trocar.

Parabéns pelo blog!

Ramão disse...

Muito bom! Encontrei essa postagem justamente porque to planejando em abrir uma loja de instrumentos musicais. Vou utilizar como guia.

Valeu

Unknown disse...

Desculpa velho, mas você não manja nada do segmento de instrumentos musicais.

Unknown disse...

Nitidamente vc não sabe nada de instrumentos musicais! a historia está errada, as divisões, analise swot, de mercado, setores.. TUDO! vi que vc é um consultor, deveria se informar melhorar antes de publicar algo que as pessoas vão usar como guia para o seus negocios!