Como Abrir um Negócio

segunda-feira, maio 09, 2011

Como Abrir - Montar uma Livraria

Livraria
Apresentação do Negócio
Uma livraria, de acordo com a enciclopédia virtual Wikipédia, é um tipo de varejo que vende primariamente livros, mas que atualmente, além de um espaço cultural, é bastante comum esses estabelecimentos comercializarem também artigos de papelaria, CDs, DVDs, acesso à internet e, até mesmo, cafés dentro da própria loja, tornado-se mais do que um estabelecimento que vende livros.
Outro tipo comum de livraria é a on-line e o sebo, que compra e vende livros usados, quase sempre por preços muito mais baratos que novas edições. As livrarias podem diferir em tamanho, de um comércio local oferecendo centenas de títulos, há grandes cadeias que oferecem mais de 200.000 títulos. As livrarias online podem oferecer, muitas vezes, ainda mais títulos.
Até chegar aos patamares alcançados pelo mercado livreiro nesta década, a jornada foi árdua dando início no Brasil colonial, com a chegada de D. João VI, em 1808, ao Rio de Janeiro. Na época, encontrou uma cidade com apenas três livrarias. Quando regressou a Portugal, em 1821, deixou oito estabelecimentos.
Veio depois o domínio dos livreiros franceses. Um deles, B. L. Garnier, sua loja ganhou muito prestígio, freqüentada mais tarde por Machado de Assis.
Já no século 20 por volta dos anos 60 destacaram-se pela explosão do mercado editorial e surgimento de cadeias livreiras, que em São Paulo tiveram como referências a Saraiva, Nobel, Melhoramentos e Siciliano. Na década de 70, marcada por uma ditadura escancarada e feroz, as pessoas mergulhavam nos livros. A tradicional Livraria Cultura deu início a sua história quando cunhou o slogan: "Cultura você encontra nos livros e livros você encontra na Cultura".
A estréia do ramo de mega lojas livreiras aconteceu mais precisamente nos anos 90. A mudança de um espaço só para livros para um ambiente multicultural, em que muitas livrarias (tanto de grandes cadeias, como independentes) começaram a incluir cafés em suas lojas, tornou-se quase vital para sua sobrevivência.
 Atualmente ao se pensar em um negócio do ramo livreiro do século 21, é raro se pensar em montar uma livraria média ou grande porte sem um café dentro ou muito próximo a ela. Além disso, grandes redes de livrarias assumiram um lado de "biblioteca pública" quando incorporaram ao planejamento do espaço da loja cadeiras confortáveis e sofás, esses espaços de leitura encorajam os clientes a sentar e ler o quanto quiserem, sem serem pressionados a comprar nada.
Outra vertente do mercado livreiro são as pequenas e médias livrarias que a cada ano destacam-se e “abocanham” uma fatia considerável do mercado (70%) segundo a ANL – Associação Nacional de Livrarias. Com o diferencial de um tratamento mais próximo e aconchegante tais estabelecimentos destacam-se em meio à mega lojas. "Tem gente que não gosta de mega store, nem de livraria em shopping, e prefere um atendimento mais próximo, argumenta Luís Ricardo Rossi um dos sócios da Livraria Sobrado, no bairro de Moema, em São Paulo. “É claro que as mega têm um acervo muito maior, mas nós conseguimos fazer com que o cliente sempre volte aqui”, complementa Rossi.
De acordo com Raymundo Antunes, proprietário da livraria Toc na Cuca, aberta em 1991 na Avenida Nove de Julho em São Paulo, “o segredo para sobreviver é descobrir um público e se especializar. Na verdade, o que conta mesmo é ter um produto bacana. Agora, se quiser competir com as grandes livrarias, vai perder. Isso não dá", analisa Antunes. 
 
Como Abrir - Montar uma Livraria
Mercado
O mercado de livros no Brasil, ainda tem muito para crescer. Para entendermos melhor o tamanho deste mercado, vamos considerar os números de livrarias no país que é de 2980. Este número é 11% maior que o apresentado no ano de 2006, segundo informações do presidente da ANL – Associação Nacional das Livrarias, Sr Vitor Tavares. O mesmo declarou em reportagem ao programa Bom Dia Brasil da Rede Globo que, apesar deste bom crescimento há muita margem para melhorar, visto que, segundo ele “o nosso índice ainda é muito baixo, isto é, 1,9 livro ano lido por habitante ano”. De acordo com Tavares, “isso é muito pouco e muito aquém de outros países latino-americanos. Na Argentina, se lê em torno de cinco. No Chile, três. Na Colômbia, se lê 2,5 livros por ano”.
Segundo pesquisa intitulada “Diagnóstico do Setor Livreiro”, divulgada pela ANL – Associação Nacional das Livrarias, no dia 27 de julho de 2010, um dos motivos que deixa o Brasil abaixo da média em relação a maioria dos países latinos, no quesito livro lido por ano é a distribuição desigual de livrarias no país, visto que a maioria das livrarias estão concentradas nos grandes centros. Fato este confirmado pela posição do Estado de São Paulo, o qual ocupa o primeiro na pesquisa, com 864 unidades, possui o dobro de livrarias em relação ao segundo colocado, o Rio de Janeiro.
O interessante é que a pesquisa mostra que a melhor média por habitante está no estado de Roraima. Lá, o índice é de uma loja para cada 16.859 habitantes. Os estados vizinhos ao Piauí possuem os seguintes números: o Maranhão tem 50 livrarias, uma para cada 127 mil habitantes. O Ceará 95, uma para cada 90 mil pessoas.
Vale lembrar que, o índice ideal recomendado pela UNESCO é de 01 livraria para cada 10 mil habitantes.
A pesquisa, revela ainda que as livrarias estão diversificando para atender os clientes. 53% delas vendem, além de livros, CDs e DVDS. 43% comercializam livros importados. 34% material de papelaria. 32% artigos religiosos. 31% presentes. 24% material de informática e eletrônicos e 18% brinquedos.
Outro fato importante revelado na pesquisa e que os proprietários de livrarias e futuros empreendedores do ramo devem estar atentos é para o dado importantíssimo: os títulos infantis e juvenis são os mais vendidos; crianças e adolescentes são os principais clientes das grandes e pequenas livrarias.

Livraria
Estrutura
   Hoje o conceito de livraria mudou. Devem-se oferecer ao consumidor mais comodidade e tranqüilidade para pesquisar o material que está com intenção de comprar. Para tanto ele precisa de espaços com mesas (tipo biblioteca) para leitura.
Prestar serviços como promoção de eventos culturais, cyber cafés, lanchonetes, ou seja, agregar valor ao negócio.
Para atender a essas novas tendências é necessário que o espaço da livraria se torne funcional e adequado. Em face deste fato, deve-se dar muita atenção aos itens abaixo:
Fachada - a fachada da livraria, assim como sua decoração, deve levar em conta o tipo de livros com que se trabalha.
Layout interno - é interessante também facilitar a visualização dos livros trabalhando tanto com iluminação quanto com a disposição dos produtos, facilitando assim o acesso dos clientes aos livros. E também facilitará o controle e a segurança da loja.

 
Livraria
Pessoal
Como em qualquer outro ramo de negócio, o recurso humano é de fundamental importância para o sucesso do empreendimento.
O negócio de livraria, não exige apenas um bom vendedor, ele precisa de preparação e qualificação. O funcionário que faz o serviço de atendimento ao público deve estar preparado para prestar informações sobre os livros, sugerir e assessorar na escolha do consumidor. Ele deve gostar do que faz e de conviver com livros.
O empreendedor deverá fazer um cuidadoso processo de seleção, buscando entrevistar vários candidatos, antes de decidir pela contratação de um funcionário.
Além da boa aparência e de um bom nível de instrução é importante que ele demonstre interesse por livros, gosto pela leitura, associação de idéias e facilidade no contato com o público e disposição de aprendizado, são traços essenciais para um bom funcionário.
Devem compor um quadro de funcionários juntamente com os vendedores, as seguintes funções:
Supervisor / coordenador da livraria – quando a empresa for de pequeno porte esta função pode e ou deve ser desempenhada pelo empreendedor;

Operadora de caixa: deverá efetuar o recebimento das compras dos clientes;

Balconista / Vendedor: deverá trabalhar na expedição das compras dos clientes.
Auxiliar de Serviços Gerais: para exercer as atividades de higienização da empresa.

A quantidade de funcionários está ligada ao porte da livraria que está se projetando, porém é recomendável manter um mínimo de dois atendentes fixos por período, fora o funcionário do caixa. 
 
Livraria
Equipamentos
São os equipamentos necessários para a automação da operação, condicionamento do ar, para proporcionar um melhor conforto ao cliente e conservação da mercadoria; serviço de telefonia e também para reprografia ou copiadora e outros equipamentos dos outros serviços prestados pela livraria.
- Aparelhos de fax;
- Computadores;
- Equipamentos de ar condicionado;
- Impressoras;
- Máquina copiadora;
- Máquinas de processarem vendas por cartões de crédito;
- Sistema de telefonia – centrais telefônicas;
- Sistemas operacionais;
- Mesas para escritórios;
- Cadeiras para mesas de escritórios;
- Arquivos;
- Mesas para computadores;
- Prateleiras;
- Balcões;
- Estantes expositoras;
 - Móvel para revistas, periódicos e CD-ROMs;
 - Balcão-caixa.
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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