Como Abrir um Negócio

segunda-feira, maio 02, 2011

Como Abrir - Montar um Laboratório de análises clínicas

Laboratório de análises clínicas
Apresentação do Negócio
Impulsionada pelo crescimento do mercado de saúde, a demanda por laboratórios de análises clínicas vem aumentando exponencialmente no Brasil. Já são mais de 40 milhões de pessoas com planos de saúde no país que realizam exames preventivos solicitados por médicos das mais diversas especialidades. Os exames mais comuns são: hemograma completo, glicose, uréia, creatinina, colesterol total, triglicerídeos, ácido úrico, hemostasia, imunologia, parasitológico, sumário de urina, cultura bacteriológica e antibiograma.
O laboratório de análises clínicas também representa o sonho de independência financeira de médicos, biomédicos e farmacêuticos. Porém, administrar o seu próprio negócio no setor vai exigir competências gerenciais e financeiras – disciplinas pouco ensinadas nos cursos de graduação da área médica.
Dois fenômenos conflitantes tornam o segmento de laboratórios mais competitivo e desafiador. De um lado, os médicos solicitam exames cada vez mais sofisticados, exigindo o investimento e a atualização tecnológica dos laboratórios. De outro lado, a concorrência busca atrair mais pessoas ao mercado e ampliar a base de clientes, reduzindo os preços dos exames. O resultado é um processo de concentração predatória do mercado, com grandes redes laboratoriais comprando laboratórios menores para ganhar escala.
Em algumas cidades brasileiras já não há espaço para novos entrantes, visto que o custo de aquisição de equipamentos ultrapassa a receita gerada. Uma alternativa pode ser a instalação do laboratório em clínicas e hospitais, garantindo assim uma receita estável oriunda de exames em pacientes internados.
O setor também sofre intensa regulação da Agência de Vigilância Sanitária – Anvisa, do Ministério da Saúde, das Secretarias Estaduais de Saúde, dos órgãos de classe e da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Já as vendas são relativamente estáveis ao longo do ano, com baixa sazonalidade e pouco afetadas por crises econômicas, por se tratar de um produto de primeira necessidade.
Neste negócio, o empreendedor precisa dar o sangue para ser bem-sucedido. Por isso, torna-se fundamental a elaboração de um bom plano de negócios. Para a construção deste plano, consulte o SEBRAE mais próximo.

Laboratório de análises clínicas
Mercado
O mercado de laboratórios de análises clínicas é altamente dependente da expansão de planos de saúde. Hoje já são 42 milhões de pessoas com este tipo de cobertura. O atendimento particular não chega a 5% do volume de exames realizados nos laboratórios.
Segundo a Sociedade Brasileira de Análise Clínicas, o país já conta com 17 mil laboratórios que realizam por volta de 10 milhões de exames por mês. O processo de fusões e aquisições de laboratórios, inclusive com a presença de grupos internacionais de investidores, fez com que o surgimento de novos laboratórios ocorra principalmente em pequenas e médias cidades. Devido ao risco intrínseco ao negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
• Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado-alvo;
• Pesquisa a guias especializados e revistas sobre laboratórios. Trata-se de um instrumento fundamental para fazer uma análise da concorrência, selecionando concorrentes por bairro, faixa de preço e especialidade;
• Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho;
• Participação em seminários especializados.
 
Laboratório de análises clínicas
Estrutura
Para uma estrutura mínima, estima-se ser necessária uma área de 80 m2, com flexibilidade para ampliação conforme o desenvolvimento do negócio. Segundo a RDC nº 050, da Agência de Vigilância Sanitária, as áreas mínimas para a prestação de atendimento de apoio ao diagnóstico e terapia de patologia clínica são:
• Sala para coleta de material (3,6 m2);
• Área para classificação e distribuição de amostras (3 m2);
• Sala de preparo de reagentes (3 m2);
• Laboratório de hematologia, parasitologia, urinálise, imunologia, bacteriologia,  microbiologia, micologia, virologia, bioquímica ou biologia molecular (14 m2);
• Sala de preparo de soluções (9 m2);
• Sala de extração de ácidos nucléicos (8,5 m2);
• Antecâmara de paramentação exclusiva (2,8 m2);
• Sala de PCR (6,0 m2);
• Sala de revelação de géis (4 m2);
• Laboratório de suporte à UTI (8 m2);
• Laboratório de emergência (16 m2).

O laboratório ainda deve ter os seguintes ambientes de apoio:
• Área para registro de pacientes;
• Depósito de material de limpeza;
• Sala de espera para pacientes e acompanhantes;
• Sala de esterilização de material;
• Sanitários para pacientes e acompanhantes;
• Sanitários para funcionários;
• Copa;
• Quarto de plantão (quando houver funcionamento por 24 horas);
• Sala administrativa.
As paredes podem ser pintadas com tinta acrílica. Tons claros são adequados para ambientes pequenos, pois proporcionam a sensação de amplitude. Texturas e tintas especiais na fachada externa personalizam e valorizam o ponto.
Sempre que possível, deve-se aproveitar a luz natural. No final do mês, a economia da conta de luz compensa o investimento. Quanto às artificiais, a preferência é pelas lâmpadas fluorescentes.
Profissionais qualificados (arquitetos, engenheiros, decoradores) poderão ajudar a definir as alterações a serem feitas no imóvel escolhido para funcionamento do laboratório, orientando em questões sobre ergometria, fluxo de operação, design dos móveis, iluminação, ventilação etc. 

Laboratório de análises clínicas
Pessoal
O fator humano é fundamental para o sucesso de um laboratório de análises clínicas. Contar com profissionais qualificados e comprometidos deve estar no topo da lista de prioridades do empreendedor.
É obrigatória a presença de um profissional legalmente habilitado para assumir, perante a vigilância sanitária, a responsabilidade técnica pelo laboratório ou posto de coleta. Este profissional deve planejar, implementar e garantir a qualidade dos processos, incluindo:
• A equipe técnica e os recursos necessários para o desempenho de suas atribuições.
• A proteção das informações confidenciais dos pacientes.
• A supervisão do pessoal técnico por profissional de nível superior legamente habilitado durante o seu período de funcionamento.
• Os equipamentos, reagentes, insumos e produtos utilizados para diagnóstico de uso “in vitro”, em conformidade com a legislação vigente.
• A utilização de técnicas conforme recomendações do fabricante (equipamentos e produtos) ou com base científica comprovada.
• A rastreabilidade de todos os seus processos.
O laboratório clínico e o posto de coleta laboratorial devem manter disponíveis registros de formação e qualificação de seus profissionais compatíveis com as funções desempenhadas, promover treinamento e educação permanente aos seus funcionários e providenciar para que todos sejam vacinados conforme a legislação vigente. A admissão de funcionários deve ser precedida de exames médicos em conformidade com o PCMSO da NR-7 da Portaria TEM nº 3.214/78 e Lei nº 6.514/77.
O atendimento é um item que merece uma atenção especial do empresário, visto que, nesse segmento de negócio, os clientes satisfeitos tendem a construir relacionamento de longo prazo com os laboratórios.
A qualificação de profissionais aumenta o comprometimento com a empresa, eleva o nível de retenção de funcionários, melhora a performance do negócio e diminui os custos trabalhistas com a rotatividade de pessoal. O treinamento dos colaboradores deve desenvolver as seguintes competências:
• Capacidade de percepção para entender e atender as expectativas dos clientes;
• Agilidade e presteza no atendimento;
• Capacidade de explicar os procedimentos dos exames;
• Motivação para crescer juntamente com o negócio.
Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores nessa área, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.
O empreendedor pode participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências do setor. O SEBRAE da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e treinamentos adequados.

Laboratório de análises clínicas
Equipamentos
Os principais equipamentos de um laboratório de análises clínicas são:
• Estantes, armários, arquivos, prateleiras e gavetas;
• Autoclave vertical;
• Estufa de esterilização;
• Agitador orbital;
• Colorimetro fotoelétrico;
• Banho-maria sorológico;
• Destilador de água em inox;
• Microcentrífuga para hematócrito;
• Centrífuga clínica;
• Contador diferencial de células manual;
• Rede de microcomputadores.
Ao fazer o layout do estabelecimento, o empreendedor deve levar em consideração a ambientação, decoração, circulação, ventilação e iluminação. Na área externa, deve-se atentar para a fachada, letreiros, entradas, saídas e estacionamento.

Como Abrir - Montar um Laboratório de análises clínicas
Investimentos
O investimento varia muito de acordo com o porte do empreendimento. Um laboratório de análises clínicas, estabelecido em uma área de 80 m², exige um investimento inicial estimado em R$ 100 mil, a ser alocado majoritariamente nos seguintes itens:
• Reforma do local: R$ 43.300,00.
• Estantes, armários, arquivos, prateleiras e gavetas: R$ 20.000,00.
• Autoclave vertical: R$ 2.500,00.
• Estufa de esterilização: R$ 2.000,00.
• Agitador orbital: R$ 1.700,00.
• Colorimetro fotoelétrico: R$ 3.800,00.
• Banho-maria sorológico: R$ 1.000,00.
• Destilador de água em inox: R$ 1.000,00.
• Microcentrífuga para hematócrito: R$ 2.000,00.
• Centrífuga clínica: R$ 2.000,00.
• Contador diferencial de células manual: R$ 700,00.
• Rede de microcomputadores: R$ 10.000,00.
• Capital de giro: R$ 10.000,00.
Para uma informação mais apurada sobre o investimento inicial, sugere-se que o empreendedor utilize o modelo de plano de negócio disponível no SEBRAE.
Valor estimado em 2010.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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