Como Abrir um Negócio

quarta-feira, maio 04, 2011

Como Abrir - Montar uma Lavanderia Especializada

Lavanderia Especializada
Apresentação do Negócio
A rotina atribulada das pessoas, a preocupação com o bem-estar, o aumento da expectativa de vida, a dedicação de mais tempo ao esporte e ao lazer, entre outros fatores, têm aumentado a demanda por serviços no Brasil. O setor é um dos que mais cresce, representando hoje mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) do País.
Neste contexto, um dos ramos que mais se desenvolve é o das lavanderias, impulsionado por fatores sócio-culturais como a inserção da mulher no mercado de trabalho, a quase extinção da profissão de lavadeira, a redução das áreas de serviço dos apartamentos modernos.
Por outro lado, atividades econômicas como agricultura, mineração, siderurgia, hotelaria, hospitais, entre outros, em franca expansão, têm demandando um substancial incremento dos serviços de lavanderias especializadas.
Tipos de lavanderias especializadas:
Lavanderia por quilo ou de auto-serviço: com serviço diferenciado, muitas delas oferecem a pré-lavagem da roupa no tanque. O principal atrativo, no entanto, é o preço por peso, bem inferior ao resultante da cobrança por peça. O auto-serviço, caracterizado pela participação do cliente no processo, reduz o preço final. O tempo médio para a lavagem é de cerca de 30 minutos; para a secagem, aproximadamente 25 minutos.
Lavanderia de roupas hospitalares: este segmento caracteriza-se por apresentar uma demanda contínua, com elevado investimento em tecnologia, resultando em uma significativa terceirização por parte dos hospitais e clínicas de saúde. A roupa hospitalar exige cuidados específicos, como higienização adequada e criação de barreiras sanitárias, que impeçam o contato entre a roupa suja e a limpa. A recepção e a lavagem das roupas ocorre na área suja, onde também são armazenados os produtos químicos. Neste local, são instaladas as barreiras sanitárias. As seções de acabamento, rouparia, costura e distribuição, além da administrativa, localizam-se na área limpa.
Lavanderia Industrial: as lavanderias industriais devem ser dimensionadas de acordo com as necessidades do segmento que será atendido. Por exemplo:
Lavanderia especilizadas em big bags (sacaria para locomoção e armazenamento dos produtos em usinas de álcool e açúcar, siderúrgicas, indústrias de papel e celulose, químicas, petroquímicas, mineradoras, entre outras).
Lavanderia para frigoríficos: requerem adequação às normas internacionais, considerando que muitos frigoríficos brasileiros possuem contratos para exportação. A maioria deles têm lavanderia própria, terceirizando sua administração com empresas especializadas. O objetivo é garantir a segurança na higienização dos uniformes e materiais, conforme as exigências do mercado internacional.
Antes de abrir um negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
•        Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado alvo;
•        Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho;
•        Participação em seminários especializados.
Após investigar e analisar as variáveis de mercado, o empreendedor estará apto a se posicionar melhor neste segmento.
Lavanderia Especializada
Mercado
Estima-se que o mercado de lavanderias movimente cerca de R$ 150 milhões por ano no Brasil. Contudo, para o Sindicato de Lavanderias e Similares do Município de São Paulo (SINDLAVE), o consumo dos serviços do setor está muito aquém do desejável, frente às necessidades que a vida moderna, em geral, impõe aos indivíduos nas médias e grandes cidades.
Assim, hoje faz-se necessária a expansão do mercado para as classes que culturalmente não utilizam os serviços de lavanderias especializadas, o que tem sido estratégia de empresários do ramo. A iniciativa vem alavancando o faturamento de muitas empresas, contribuindo para a expansão do segmento nos locais de população com este perfil. A popularização baseia-se, principalmente, na redução do preço dos serviços por meio de acordos e convênios, situação que já provoca uma elevação significativa na demanda por parte deste público.
De acordo com o SINDLAVE, o mercado de lavanderias especializadas vem crescendo em torno de 15% ao ano, num ambiente onde 70% dos clientes são pessoas das classes A e B, e 30% são da classe C. Pesquisa inédita divulgada pela entidade, no final de 2009, revelou o perfil deste consumidor: predominantemente mulher, com idade média de 43 anos, escolaridade média ou superior, casada, com filhos.
O estudo mostrou também que o cliente geralmente escolhe a lavanderia mais próxima de sua casa. Outros fatores que determinam sua preferência são o atendimento, a qualidade dos serviços, o preço e o prazo de entrega. O levantamento indicou, ainda, que 70% dos consumidores efetuam o pagamento em dinheiro.
Entre as empresas pesquisadas pelo SINDLAVE, 88% afirmaram utilizar serviços de alguma lavanderia especializada, sendo que 52% o fazem com frequência diária. Os itens mais lavados são lençóis e toalhas, seguidos de uniformes e equipamentos de proteção individual (EPI). Qualidade, preço e pontualidade são os atributos avaliados no processo de escolha da lavanderia. Outro fator que influencia a decisão das empresas é a certificação do estabelecimento pelas normas ISO 14000 e ISO 9001.
Lavanderia Especializada
Estrutura
A área mínima ideal de uma lavanderia especializada é de 40 m2, distribuídos entre recepção, área de separação de roupas recebidas, espaço para as máquinas e demais equipamentos.
O projeto arquitetônico é um fator muito importante. Os equipamentos devem ser dispostos de modo a facilitar o manuseio das roupas, a movimentação dos funcionários e o fluxo geral do trabalho, tornando-o mais eficiente e produtivo.
Em uma lavanderia especializada em roupa doméstica, por exemplo, 25% da área deve ser destinada à separação e lavagem, 45% ao acabamento e 30% à rouparia, costura e controle. O espaço deve ser amplo e livre, permitindo a movimentação dos funcionários, e contar com boa circulação de ar, visando ao conforto e à saúde desses colaboradores.
No caso de uma lavanderia industrial para processamento de big bags, a área ideal é de 300m², levando-se em conta uma demanda diária de 800 unidades. As instalações devem compreender locais para a estocagem, lavagem, centrifugação e secagem, além de área para a circulação dos funcionários e movimentação de equipamentos. Os produtos utilizados na lavagem dos big bags devem ser atóxicos.
Outros itens importantes no momento de projetar o espaço são:
·         Banheiros com chuveiros, para higiene dos colaboradores, além de pias e vasos sanitários;
·         Estantes para armazenamento e descanso das roupas processadas;
·         Reservatório de água, para o caso de interrupção do abastecimento.
A Associação Nacional das Empresas de Lavanderia (ANEL) recomenda a distribuição espacial em forma de U ou L. Neste desenho, a roupa entra por um lado, e sai por outro. A disposição das máquinas na área física deve seguir a lógica do caminho da roupa (processamento).
A estrutura precisa atender, ainda, às legislações sanitárias estaduais e municipais obrigatórias, disponíveis junto aos órgãos responsáveis. 
Lavanderia Especializada
Pessoal
A quantificação dos profissionais para uma lavanderia depende do tamanho e das especialidades atendidas. Da mesma forma, a composição da equipe poderá variar de acordo com a estrutura do negócio. O número de funcionários dependerá da quantidade de roupa a ser lavada. Cada trabalhador processa, em média, entre 60 e 80 kg de roupa por hora de trabalho.
Tratando-se de uma lavanderia doméstica, sugere-se:
  • Gerente ou chefe da lavanderia;
  • Separador de roupa;
  • Lavador de roupa;
  • Auxiliar do setor de acabamento;
  • Costureiras;
  • Roupeiro;
  • Balconista;
  • Entregador.
O atendimento é um item que merece uma atenção especial do empresário, visto que neste segmento de negócio há uma tendência ao relacionamento de longo prazo com o cliente e a indicação de novos usuários do serviço.
A produtividade de uma lavanderia especializada, qualquer que seja o segmento, depende de mão de obra qualificada, capacitada e em desenvolvimento constante. A qualificação dos profissionais aumenta o comprometimento com a empresa, eleva o nível de retenção de funcionários, melhora a desempenho do negócio e diminui os custos trabalhistas com a rotatividade de pessoal. O treinamento dos colaboradores deve desenvolver as seguintes competências:
•        Capacidade de percepção para entender e atender às expectativas dos clientes;
•        Agilidade e presteza no atendimento;
•        Capacidade de apresentar e vender os serviços da loja;
•        Motivação para crescer junto com o negócio.
A capacitação do chefe ou gerente deve envolver as seguintes competências:
  • Experiência no ramo
  • Noções de gestão de pessoas
  • Análise administrativa
  • Conhecimentos de química, fibras e equipamentos de lavanderia
A capacitação dos funcionários deve contemplar os temas:
  • Fibras têxteis
  • Qualidade da água
  • Sujidades
  • Produtos químicos usados nos processos
  • Processos de lavagem e acabamento.
  • Outros treinamentos específicos
Recomenda-se a adoção de uniforme para todos os funcionários. Àqueles que trabalham na área suja, é essencial o uso de óculos, máscaras, aventais e luvas. Caso seja verificado ruído excessivo, é indicada a utilização de abafadores.
Além disso, sugere-se que a empresa mantenha um cadastro atualizado de prestadores dos seguintes serviços:
  • Técnico em manutenção de máquinas
  • Químico
  • Bombeiro hidráulico
  • Eletricista
  • Marceneiro
  • Pedreiro
  • Pintor
  • Advogado
  • Contador
  • Arquiteto
Deve-se estar atento para a convenção coletiva do sindicato dos trabalhadores nessa área, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.
O empreendedor pode participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para se manter atualizado e sintonizado com as tendências do setor. O SEBRAE da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e treinamentos adequados.
Lavanderia Especializada
Equipamentos
Máquinas e equipamentos devem respeitar normas de segurança. Recomenda-se que sejam fornecidos por empresas com tradição no setor, que disponham de peças de reposição e equipe técnica capacitada para atuar nas manutenções preventivas e corretivas, contribuindo para prolongar a vida útil desses ativos. A definição de um cronograma anual de manutenção deve ser vista como dimensão estratégica do negócio.
Fornecedores de equipamento costumam oferecer treinamento para mecânicos e técnicos, de acordo com o pedido do cliente. As redes de franquias desenvolvem programas de treinamento nas lojas próprias da rede ou diretamente no ponto do franqueado.
Os equipamentos em uma lavanderia poderão variar de acordo com a estrutura do estabelecimento (domiciliar, industrial ou hospitalar), e podem ser divididos em:
         Equipamentos para lavanderia domiciliar:
Máquinas de lavar à água
Máquinas de lavar a seco;
Centrífugas;
Secadoras;
Calandras;
Bancas de passar;
Ferros de passar (3 kg e 5 kg);
Outros equipamentos:
o    Mesas de passar roupa
o    Mesa para tirar manchas
o    Cestos para retirada de roupas limpas
o    Cabides para roupas lavadas
o    Carrinhos de transporte
o    Capas para roupas
o    Extintores de incêndio
o    Embalador
o    Veículo utilitário para recolhimento e entrega de roupas
o    Computadores, telefones/fax
o    Móveis (mesas, cadeiras, etc.)
o    Utensílios de escritório
Tipos de máquinas de lavar:
Equipamentos para lavanderia Industrial:
·         Hotéis:
Para o enxoval:
o    Balança
o    Lavadoras extratoras
o    Secadoras
o    Extratoras
Para roupas de hóspedes e funcionários:
o    Lavadora à seco
o    Lavadora extratora
o    Secadora
o    Mesas de passagem
o    Prensas de acabamento à vácuo
o    Manequins
o    Túneis de acabamento
Equipamentos auxiliares:
o    Caldeiras à vapor
o    Aquecedores de água
o    Compressores de ar
o    Sistemas de insuflamento de ar (permitem melhores condições de trabalho aos operadores, além de melhorar a exaustão de ar para a eficiência das secadoras e calandras)
o    Filtros e sistemas de tratamento de água
Equipamentos para lavanderia de big bags (sacaria):
o    Lavadora de desinfecção: possui duas portas (entrada e saída), uma para acesso de peças sujas, na área suja, e outra para acesso às peças limpas, na área limpa. É a mais moderna e mais utilizada atualmente;
o    Lavadora contínua: também chamada de túnel de lavagem, destina-se às lavanderias de grande porte. Sua capacidade varia de 300 kg a 1000 kg de roupa seca processada por hora;
o    Centrífuga ou extratora: máquina usada para eliminar ou extrair até 40% da água da roupa saída da lavadora;
o    Balança: instrumento usado para determinar o peso dos big bags e dos produtos de lavagem;
o    Máquina de costura: usada para reparos.
Equipamentos para lavanderia hospitalar recomendados pelo Ministério da Saúde:
o    Lavadora de desinfecção: possui duas portas (entrada e saída), uma para acesso de peças sujas, na área suja, e outra para acesso às peças limpas, na área limpa. É a mais moderna e mais utilizada atualmente;
o    Lavadora contínua: também chamada de túnel de lavagem, destina-se às lavanderias de grande porte. Sua capacidade varia de 300 kg a 1000 kg de roupa seca processada por hora;
o    Centrífuga ou extratora: máquina usada para eliminar ou extrair até 40% da água da roupa saída da lavadora.
o    Calandra: usada para secar e passar ao mesmo tempo. É constituída de dois ou mais rolos ou cilindros de metal revestidos, perfurados ou não, que giram dentro de calhas fixas de ferro, aquecidas por vapor ou eletricidade.
o    Secadora: possui dois cilindros, um interno, giratório, que movimenta a roupa pela rotação e presença de pás; o outro, externo e fixo.
o    Prensa: destinada a passar a roupa pessoal. Consta de uma mesa de tela metálica, revestida de feltro e de algodão, onde é estendida a roupa. A parte superior, uma chapa metálica, é aquecida à alta temperatura e desce, exercendo pressão sobre a peça a ser passada.
o    Ferro elétrico: equipamento tradicional de uso doméstico, eventualmente usado na lavanderia hospitalar.
o    Balança: instrumento usado para determinar o peso da roupa e dos produtos de lavagem.
o    Máquina de costura: usada para reparar roupas.
o    Carros de transporte: devem ser leves, resistentes e pouco profundos, facilitando a sua higienização e a operação de retirada da roupa.
Fornecedores de equipamentos
Na hora de escolher os equipamentos de uma lavanderia especializada, convém dar preferência aos mais fáceis de operar. Consulte fornecedores com credibilidade na praça (no mínimo três) e compare os produtos que eles oferecem. Além do preço, considere aspectos como desempenho, confiabilidade, vida útil dos componentes, prazo de entrega, condições de instalação, garantia e manutenção.
A pequena lista dos fornecedores apresentada aqui serve apenas como referência inicial. Cabe ao empreendedor optar por aquele que melhor atender suas necessidades .
Tecnowash Brasil - São Paulo – SP
Fone: 11 3876.5533
JVO Comércio e Serviços Ltda - Belo Horizonte – BH
Fone: 31 3337.6093
MAMUTE - Limeira (SP)
Tel. (19) 3495.3000 / 3442.6853
GIRBAU DO BRASIL - São Paulo – SP
Fone: 11 2982.0446 / 2982.4021
INDÚSTRIA MECÂNICA FUJIMOTO LTDA - São Paulo – SP
Fone: 11 4446.4499 / 4446.4264
Fax: 11 4446.4207
SUZUKI INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÁQUINAS LTDA - Atuba – PR
Fone/Fax: 41 2106.6363

Lavanderia Especializada
Investimentos
Os investimentos para a montagem de uma lavanderia especializada, categorizados abaixo, representam parte importante das inversões financeiras estimadas em torno de 140.000,00 reais, que compreendem os seguintes ítens:
·         estrutura física (construção ou reforma de imóveis)
·         equipamentos
·         estoques de material de consumo
·         móveis
·         equipamentos de informática
·         capital de giro
Existe também a opção da franquia, interessante por ser mais fácil do que abrir o negócio por conta própria. O sistema é indicado para aqueles que não têm experiência no setor, e querem contar com treinamento e marketing especializados. O franqueado recebe apoio nas etapas de escolha do ponto, projeto de arquitetura, comunicação visual e assistência durante o processo de pré e pós-abertura da loja. Também dispõe, contratualmente, de programa de treinamento inicial e reciclagens, suporte operacional e de marketing.
Algumas marcas têm máquinas de lavar, enquanto outras só funcionam como ponto de coleta. O investimento inicial poderá variar conforme a marca da franquia e região geográfica de instalação da loja. Para uma informação mais apurada, sugere-se que o empreendedor utilize o modelo de plano de negócio disponível no SEBRAE.
Estimativa de investimento em franquia:
Investimento inicial: entre R$ 25 mil e R$ 170 mil, (excluindo o ponto e a taxa de franquia)
Taxa de Franquia: de R$ 16 mil a R$ 45 mil
Royalties: até 5% sobre faturamento bruto
Taxa de propaganda: entre 2% e 3% sobre o faturamento bruto
Faturamento médio mensal: de R$ 4 mil a 35 mil
Lucratividade: entre 25% e 35%
Prazo médio de retorno do investimento: 36 meses
Prazo de contrato: 10 anos
Metragem da unidade: a partir de 40m2
Funcionários: 4 a 6 por loja
(Fonte: Sebrae/SC e Revista PEGN)
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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