Como Abrir um Negócio

segunda-feira, maio 02, 2011

Como Abrir - Montar uma Empresa de Lavagem de estofados

Lavagem de estofados
Apresentação do Negócio
Os acúmulos de pó e de sujeira prejudicam a boa aparênciae reduzem a durabilidade dos estofados. Além disso, por se tratar de objetosde difícil limpeza, podem tornar-se ambientes muito favoráveis à proliferaçãode ácaros, fungos e outros microrganismos nocivos à saúde humana. Portanto,os estofados precisam receber cuidados especiais, devendo ser adequadamentelimpos e higienizados, periodicamente.
A limpeza dos estofadosdeve ser feita de maneira meticulosa, tomando-se o cuidado de alcançaro máximo possível das áreas revestidas, e não apenas as regiões com maiorconcentração de sujeiras. Com isso, espera-se obter mais do que uma limpezaaparente, mas também restaurar as condições de higiene de todo o estofado.Além do mais, há que se considerar que os revestimentos dos estofados sãobastante suscetíveis a danos, quase sempre irreversíveis, causados pelouso de produtos químicos, equipamentos e procedimentos de limpeza inadequados.
Torna-se imprescindível realizar periodicamente uma limpeza especializadados estofados, devendo-se escolher com muito critério a empresa que executaráesse trabalho. A aparência do pessoal técnico na hora de executar os procedimentosde lavagem de estofados também conta como diferencial. O empreendimentodeve ter uniformes com logo, luvas e crachás de identificação do colaborador.
O empreendedor deve estar atento sempre a uma proposta de valora ser cumprida junto ao seu cliente. Superar as expectativas do clienteé a principal função desta proposta de valor. Para isso o empreendimentodeve ter procedimentos explícitos e normatizados.

Lavagem de estofados
Mercado
Antes de abrir um negócio, recomenda-se arealização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência.Seguem algumas sugestões:
• Pesquisa em fontes comoprefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercadoalvo;
• Visita aos concorrentes diretos, identificandoos pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho;
• Participaçãoem seminários especializados.
Consumidor
De acordo com dados do setor de Reparação e Manutenção de objetospessoais e domésticos, o segmento já movimenta desde 2006 uma receita líquidade pelo menos R$ 1,9 bilhões (fonte: IBGE). Trata-se de um amplo mercado,porém, fica difícil informar com exatidão quanto desta receita líquidapertence aos negócios de lavagem de estofados.
O mercado consumidoré formado por diversos segmentos sociais. Desde pessoas de baixa rendaque buscam preços baixos, até pessoas com melhor poder aquisitivo que procuramserviços diferenciados. Ambos estão em busca de proteger seu patrimônioe aumentar a vida útil de seus estofados.
Táticas diferentesde abordagem para esses dois públicos devem ser adotadas. Para o consumidorde baixa renda o apelo deve girar em torno de uma renovação da decoraçãosem trocar de móveis. Após uma limpeza, os estofados ganham uma melhoraparência na decoração, sem gastar muito.
Já o consumidor dealta renda procura mais a qualidade e garantia dos serviços dos serviçosprestados do que propriamente o preço. Ambos estão em busca de aumentara vida útil e proteger seus estofados.
 Concorrência
O empreendedor deve visitar os concorrentes diretos, identificandoos pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho.
Outro ponto é identificar o grau de rivalidade destes concorrentesque formam a força competitiva. Os pontos que inicialmente devem ser analisadossão: Lealdade dos consumidores à marca concorrente; grau de concentraçãodos concorrentes; diferenças significativas de custos entre concorrentes;velocidade de ajuste de preços; capacidade ociosa da concorrência; variaçõesna quantidade e periodicidade de pedidos e taxa de crescimento dos concorrentes.
Nestemercado, deve-se observar produtos/serviços substitutos que podem aumentareste ambiente de concorrência. Produto/serviço substituto seria todo aqueleofertado no mercado que pode suprir a necessidade do consumidor em umarelação de custo/benefício.
 Fornecedor
Algumas questões devem ser analisadas e investigadas a fim dedeterminar o grau de rivalidade deste mercado fornecedor, são elas:
• Em que grau, fornecedores individuais têm poder denegociar preços do insumo com uma empresa típica do setor de serviços delavagem de estofados?
• O segmento dos fornecedoresé mais concentrado do que o segmento comprador?
• Asempresas do segmento comprador adquirem baixo volume em relação a outroscompradores do segmento fornecedor?
• Os fornecedorespodem discriminar preços entre compradores específicos de acordo com ahabilidade/disposição para pagar pelo insumo?
Após investigar e analisar estas questões, o empreendedor estaráapto a um melhor posicionamento neste mercado.
Lavagem de estofados
Estrutura
Para uma estrutura mínima de venda, estima-seser necessária uma área de 50m², com flexibilidade para ampliação conformeo desenvolvimento do negócio. Os ambientes devem ser divididos em áreapara técnicos em transição, gerência administrativa e financeira, banheiroe estoques.
O local de trabalho deve ser limpo e organizado sem caixas empilhadase mercadorias amontoadas. A parede e o teto devem estar conservados e semrachaduras, goteiras, infiltrações, mofos e descascamentos. O piso deveser de alta resistência, durabilidade e de fácil manutenção.
Paredespintadas com tinta acrílica facilitam a limpeza. Cores claras facilitama iluminação e proporcionam um ambiente mais limpo e agradável. Texturase tintas especiais na fachada externa personalizam e valorizam o ponto.
Sempre que possível, deve-se aproveitar a luz natural. No finaldo mês, a economia da conta de luz compensa o investimento. Quanto às artificiais,a preferência é pelas lâmpadas fluorescentes, que economizam energia eproporcionam boa iluminação.

Lavagem de estofados
Pessoal
O número de funcionários varia de acordocom o tamanho do empreendimento. Para a estrutura anteriormente sugerida,a empresa de Lavagem de estofados exige a seguinte equipe:
• Gerente:responsável pelas atividades administrativas, financeiras, de controlede estoque e da comercialização. Deve ter conhecimento da gestão do negócio,do processo produtivo e do mercado. Deve conhecer em profundidade o perfildos clientes para definir o que comprar e quanto pagar pelas peças usadas.Pode ser o proprietário.
• Vendedor: responsável peloatendimento aos clientes e venda dos produtos. Suas principais qualidadesdevem ser:
o Conhecer em profundidade os produtos oferecidos;
o Entenderas necessidades dos clientes;
o Conhecer a cultura eo funcionamento da empresa;
o Conhecer as tendênciasdo mercado;
o Desenvolver relacionamentos duradouroscom os clientes;
o Transmitir confiabilidade e carisma;
o Atualizar-sesobre as novidades do segmento;
o Zelar pelo bom atendimentoapós a compra.
• Técnico: responsável pela execuçãodo serviço. Este deve estar treinado e capaz de executar as tarefas delavagem de estofados na sede do cliente.
Os dois primeiros cargos podem ser executados, inicialmente pelamesma pessoa a fim de reduzir custos.
No caso do cargo técnicodeve-se procurar uma pessoa com aptidão física que seja capaz de executartodo o serviço. Deve-se considerar o prazo de capacitação técnica de umprofissional destes para que a empresa esteja apta a substituí-lo, eventualmente,de maneira a não impactar as vendas.
Os treinamentos necessários as atividades de lavagem de estofadossão:
- como prevenir problemas com instalações elétricas e como solucioná-los:o objetivo principal deste treinamento é preparar os técnicos para evitarsobrecarregar a rede elétrica, fazendo com que não haja interrupção dotrabalho em decorrência de queda da rede, bem como para prepará-los a solucionareventuais problemas básicos de queda de rede elétrica, quando ocorrerem.
- como detectar falhas e fazer pequenos reparos nos equipamentosde limpeza: prepara nossos técnicos para solucionar rapidamente pequenaspanes nos equipamentos de limpeza utilizados durante a realização do trabalho,evitando-se que este seja interrompido, ou minimizando a interrupção, quandoesta ocorrer.
- por que e como evitar o desperdício de água e de eletricidade:são transmitidas informações básicas sobre a preservação do meio-ambientee a importância de economizar água e energia elétrica, orientando-os aracionalizar o uso de água, desligar as luzes dos ambientes que não estejamsendo ocupados, bem como desligar os equipamentos que não se encontremem operação.
- como se relacionar com as pessoas: são abordadas questões deboa conduta, civilidade e cordialidade, visando a um bom relacionamentointerpessoal com nossos clientes, bem como com seus colaboradores.
O atendimento é um item que merece uma atenção especial do empresário,visto que nesse segmento de negócio há uma tendência ao relacionamentode longo prazo com o cliente e à indicação de novos clientes.
A qualificação de profissionais aumenta o comprometimento coma empresa, eleva o nível de retenção de funcionários, melhora a performancedo negócio e diminui os custos trabalhistas com a rotatividade de pessoal.O treinamento dos colaboradores deve desenvolver as seguintes competências:
• Capacidade de percepção para entender e atender asexpectativas dos clientes;
• Agilidade e presteza noatendimento;
• Capacidade de apresentar e vender osprodutos da loja;
• Motivação para crescer juntamentecom o negócio.
Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dosTrabalhadores nessa área, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadoradas relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.
O empreendedor pode participar de seminários, congressos e cursosdirecionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizadocom as tendências do setor. O Sebrae da localidade poderá ser consultadopara aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e treinamentosadequados.

Lavagem de estofados
Equipamentos
A lavagem de estofados pode ser feita comuma lavadora, tipo WAP, em que o processo é bastante simples em ambos oscasos, precisando-se apenas de produtos químicos específicos e da máquina.Lavando-se o móvel com uma máquina lavadora (equipada com uma escova),utiliza-se um xampu especial que atua como fungicida e bactericida. Esteprocesso requer a secagem da peça lavada durante 24 horas.
Outra técnica que se encontra no mercado são empresas que empregamum método de lavagem em que o estofado é umedecido com solução de detergente,que é logo sugada com um aspirador de líquidos. Trata-se, na maioria doscasos, de um método muito pouco eficaz, já que remove somente parte dasujeira presente no estofado.
Existe também o sistema extrativo, que promove uma limpeza e higienizaçãobastante eficazes. É um sistema de sucção simultânea, onde não ocorre oencharcamento do estofado durante a lavagem, possibilitando, assim, umasecagem rápida e sem produzir os odores desagradáveis que costumam verificar-senas lavagens por métodos tradicionais. O detergente utilizado é específicopara a lavagem profissional de estofados. Tem PH balanceado para não danificaras fibras do tecido, ou seja, não provocar desbotamento, nem aspereza;além de não deixar resíduos pegajosos, portanto retardando a reaplicaçãoe pode-se oferecer uma garantia de nível de serviços maior.
É importante lembrar que os estofados vêm com instruções de fábricapara a lavagem, portanto seus funcionários devem consultá-las antes deproceder a lavagem.
Lavagem de estofados
Investimentos
O investimento varia muito de acordo como porte do empreendimento. Empresa de lavagem de estofados, estabelecidaem uma área de 50m², exige um investimento inicial estimado que varia entreR$ 20 mil e R$ 120 mil, aproximadamente, a ser alocado majoritariamentenos seguintes itens:
• Reforma do local;
• Estantespara guardar volumes;
• Prateleiras;
• Cadeiras;
• Telefone;
• Aparelhode fax;
• Microcomputador;
• Impressora;
• Aberturada empresa;
• Desenvolvimento de uma página na internet;
• Estoqueinicial;
• Marketing inicial
• Máquinade lavagem (dependendo do método de lavagem adotado)
• Escovase esfregões com diversas durezas.
• Aspirador de pó/água(depende do método de lavagem adotado)
• Kit de reparosem estofados.
Para uma informação mais apurada sobre o investimento inicial,sugere-se que o empreendedor utilize o modelo de plano de negócio disponívelno Sebrae.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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