Como Abrir um Negócio

sexta-feira, maio 27, 2011

Como Abrir - Montar uma Loja de Souvenirs temáticos

Como Abrir - Montar uma Loja de Souvenirs temáticos
Apresentação do Negócio
Independentemente de ser fã ou aficionado por um tema específico, muitas pessoas gostam de ter, expor ou usar objetos, que lhes tragam lembranças de momentos felizes, locais, coisas ou pessoas importantes em suas vidas.

Muitas vezes morando em locais distante do Brasil e do mundo, estes consumidores procuram as lojas oficiais / licenciadas em busca da camisa autografada pelo ídolo do seu time de coração, um casaco autêntico usado pelo seu artista favorito ou simplesmente um pôster de um filme inesquecível, vendo nesta oportunidade a possibilidade de estar mais próximas do seu objeto de prazer, sentindo-se assim, incluídas e felizes.

As Lojas de Souvenires Temáticos buscam satisfazer necessidades emocionais de pessoas com um interesse particular em determinado tema (em todo o mundo existem lojas especializadas na venda de souvenir de clubes de futebol, basquetebol, fábricas de automóveis, artistas, museus, etc.). Para alguns empreendedores esta é uma excelente oportunidade de negócio e uma boa fonte de renda.

Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.
 
Loja de Souvenirs temáticos
Mercado
As lojas de souvenires temáticos, em geral, trabalham com dois tipos de produtos: licenciados e não licenciados.

Os não licenciados são aqueles que não estão sujeitos ao sistema brasileiro de proteção de marcas, que protege o detentor do direito da propriedade intelectual (marca ou imagem) associada ao produto distribuído. Os produtos licenciados, por sua vez, são aqueles sujeitos às leis brasileiras de proteção a propriedade intelectual.

Licenciamento é um mecanismo legal pelo qual se autoriza e cede-se o direito de utilização de uma marca/imagem para reprodução e exploração comercial. Existe o conceito de que a marca é uma “propriedade". Assim, ela tem um dono, que tem por direito auferir resultado com sua marca.

De acordo com a Abral – Associação Brasileira de Licenciamento, o licenciamento no Brasil conta atualmente com cerca de 900 empresas licenciadas e 550 licenças disponíveis distribuídas entre 80 agências licenciadoras, que empregam cerca de 1200 funcionários, e que fazem gerar milhares de empregos nas indústrias que produzem os produtos licenciados, embalagens, propaganda, além do pessoal empregado na distribuição, entrega e venda ao consumidor final no varejo.

Para o ano de 2009, era previsto um faturamento de 3 bilhões e 400 milhões de reais, com royalties variando de 6 a 14%. Segundo a ABRAL o uso de licenciamento está abrindo novos leques de negócios, feitos através do uso de marca ou imagem de celebridades, astros de TV, esportistas, estilistas, times de futebol, escolas de samba, artistas plásticos, que emprestam seus nomes e prestigio para difusão de novos produtos.

Filmes baseados em antigas histórias em quadrinhos fazem sucesso no licenciamento de seus heróis. Filmes inspirados em livros de sucesso, como Harry Potter e O Senhor do Anéis, são sucesso em cinema, TV, videocassete e DVD.

No Brasil os desenhos animados e programas infantis na TV também dão origem a licenciamento de seus personagens. Os desenhos animados japoneses também são alvo de bem sucedidos programas de licenciamento.

Existem marcas líderes que têm seu conceito multisetorial levado através do licenciamento para uso em produtos diferentes daqueles que fabricam, movimentando bilhões no mundo todo com essa receita adicional. Podemos destacar as marcas Chevrolet, Caterpillar, Coca-Cola, Nintendo, Harley Davidson, Ferrari, Lamborgini e tantas outras.

Loja de Souvenirs temáticos
Estrutura
O estabelecimento necessita de uma área de cerca de 40m².  A loja deverá ter uma decoração compatível com o tema escolhido. Fisicamente o ambientes deve ser dividido em 2 áreas distintas: uma área de vendas e atendimento e  uma área de administração/depósito dos produtos.

Área de vendas e Atendimento: Haverá dois tipos de atendimentos: o auto-atendimento, com gôndolas, e o atendimento por vendedor. O layout da loja deve proporcionar circulação livre, iluminação correta e proporcionar a adequada movimentação de pessoas e mercadorias.

Área de administração/depósito – O depósito deve ser utilizado para o armazenamento de mercadorias, seu desempacotamento e conferência.

Uma área reservada para a instalação de uma mesa de trabalho, cadeira, cofre, telefone, computador e armário, é necessária para a administração do negócio.
 
Loja de Souvenirs temáticos
Pessoal
Dependendo do porte do estabelecimento, este negócio pode ser operado pelo próprio empreendedor com o auxílio de uma pequena equipe, de 1 ou 2 pessoas:
a) Um empregado na área de vendas podendo auxiliar o empreendedor com determinados serviços relacionados ao “caixa”;

b) Um empregado na área administrativa, auxiliando o empreendedor na manutenção do estoque, seleção de fornecedores e compras de artigos para a revenda.

O proprietário deverá estar presente nas atividades da empresa e gestão do negócio, principalmente aquelas que envolvem os maiores riscos de perdas e exceções às rotinas operacionais estabelecidas.
  
Como Abrir - Montar uma Loja de Souvenirs temáticos
Equipamentos
A escolha dos móveis e equipamentos deverá levar em consideração o público-alvo e a especialização em determinado segmento temático (turismo, esporte, clube de futebol, hip-hop, sertanejo, etc.). Para um projeto básico de instalação física de uma loja comercial são necessários os seguintes móveis e equipamentos:
- aparelho de som para música ambiente;
- aparelhos condicionadores de ar;
- balcões e vitrines;
- displays para artigos em cartelas;
- equipamento para recebimento através de cartões de débito e crédito;
- gaveteiro para guardar dinheiro, cheques e tickets de cartões de débito e crédito;
- gôndolas;
- Letreiro
- linha telefônica;
- móveis e utensílios de escritório.
- prateleiras;
- um microcomputador completo;
- uma impressora de cupom fiscal;
- uma impressora laser ou matricial;

Como Abrir - Montar uma Loja de Souvenirs temáticos
Investimentos
Estimamos que o investimento básico necessário para abertura de uma loja de Souvenires Temáticos fique em torno de R$ 60.000,00. Contudo, esta é uma estimativa que poderá variar significativamente conforme cada caso, por esta razão, sugerimos ao empreendedor fazer um Plano de Negócio. Neste documento poderão ser identificados e estimados itens tais como: necessidade do pagamento de luvas pelo ponto comercial, tipo de decoração compatível com a temática escolhida para a loja, tamanho do estoque inicial  de estoque para a revenda, etc. Abaixo elaboramos um pequeno orçamento de investimento, para uma simples referência do empreendedor:
Item                                                                Valor Estimado
Abertura da Empresa                                               2.000,00
Armários, prateleiras e balcões de atendimento      2.000,00  
Decoração                                                              10.000,00
Estoque Inicial                                                       20.000,00
Fax                                                                              500,00
Impressora                                                                  500,00
Linha telefônica                                                          200,00
Luminoso + Fachada                                               3.000,00
Marketing Inicial                                                     2.000,00
Mesas e cadeiras                                                      1.500,00
Micro-computador                                                   1.400,00
Móveis e utensílios de escritório                             1.200,00
Reformas e adaptação do Imóvel                            5.000,00
Sistema de vendas e controle de estoque (hardware e software)                                                                  1.500,00
Sistema de Som e Imagem                                       5.000,00
Sistema de Ventilação da loja                                  3.500,00

TOTAL                                                                  59.300,00
 
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: