Como Abrir um Negócio

segunda-feira, maio 02, 2011

Como Abrir - Montar um Lava-jato a seco

Lava-jato a seco
Apresentação do Negócio
Antes de tudo, vale a pena esclarecer que o serviço prestado por estes estabelecimentos não é uma “lavagem a seco” como muita gente pensa. Na realidade, este é um procedimento de limpeza de automóvel onde o uso da água é substituída por uma cera líquida, especialmente desenvolvida para essa finalidade. Na lavagem a seco, a combinação “água + xampu + esfregação” é substituída pela cera, que age sobre a sujeira removendo-a com total segurança e sem necessidade de “esfregar” a superfície, evitando-se assim os normais arranhões que as lavagens convencionais provocam nas atuais pinturas automotivas.
 
Nos empreendimentos que fazem a lavagem a seco, os custos de licenciamento e investimentos em infra-estrutura necessários a instalação do negócio são significativamente reduzidos (principalmente aqueles que seriam empregados no tratamento de efluentes em um lava-jato à água). Além disso, como não há o desperdício de água, a despesa com a conta de fornecimento deste insumo não representa um custo significativo. Estes benefícios tornam o preço cobrado pela lavagem de automóveis a seco competitivo, frente ao serviço de lavagem tradicional de veículos.
 
Embora ainda pouco conhecido do público em geral, em tempos de consciência ecológica e empregos reduzidos, a lavagem de automóveis a seco tem conquistado cada vez mais empreendedores e consumidores no Brasil e no mundo.
 
Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.

Lava-jato a seco
Mercado
Segundo os dados do Censo Demográfico de 2000, houve no Brasil um aumento da proporção de domicílios particulares, que possuem automóvel para uso próprio. Em relação ao Censo de 1991 houve um aumento de 23,1% para 32,7%. Dentre os atuais 14.604.006 domicílios que possuem pelo menos um automóvel particular, a grande parte, 13.197.349 domicílios, está situada na área urbana (IBGE, 2005).
 
Hoje são vendidos no país cerca de um novo automóvel a cada 10 segundos, totalizando cerca de 2,5 milhões de veículos leves vendidos no mercado interno por ano, a frota nacional em circulação é estimada em 26 milhões de veículos, dentre estes 57% já ultrapassaram a marca de 100 mil quilômetros rodados, o que demonstra a diversidade do poder de compra destes proprietários.
 
Estes números revelam que a propriedade de veículos no Brasil está deixando de ser privilégio de uma pequena elite e a popularização do consumo formou um mercado consumidor heterogêneo e concentrado nas cidades.
 
Segundo reportagem da revista PEGN - Pequenas Empresas Grandes Negócios, publicada em 25/01/2009 os serviços de lavagem a seco, compreendem somente uma parcela de 5% do total de serviços de lavagens de automóveis realizados no Brasil. Devido ao apelo ecológico, este tipo de serviço tem sido mais procurado por pessoas preocupadas com o meio ambiente, em geral pertencente às classes de renda média e alta da população.
 
Ainda que o mercado potencial para um lava-jato a seco seja representado pela quantidade de automóveis em circulação no bairro, região ou cidade, do ponto de vista do empreendedor, conhecer o perfil dos proprietários desses veículos e público alvo de seus serviços é importante, tanto para definir a localização do empreendimento quanto para direcionar os investimentos e esforços de divulgação. Por esta razão, recomendamos aos interessados em abrir um negócio deste tipo, a realização de uma pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência de sua região de interesse antes de definir o local de instalação do seu estabelecimento.

Lava-jato a seco
Estrutura
A instalação de um lava-jato a seco requer uma área mínima de 100 m², com flexibilidade para ampliação conforme o desenvolvimento do negócio.
 
Os ambientes podem ser divididos em área de atendimento á clientes (balcão de atendimento e espera), exposição de produtos, escritório e a área destinada à limpeza dos automóveis. Muitos varejistas do setor aproveitam melhor o espaço ao estocar os produtos comercializados na própria área de atendimento, eliminando a área de estoque.
 
A fachada precisa de atenção especial, pois a ela cabe o papel de transmitir de imediato às características do negócio e despertar o interesse de consumo nos passantes. O ideal é que além da entrada, o empreendedor explore o interior do estabelecimento (sala de espera), de maneira a levar o cliente a ter contato com os serviços prestados e produtos eventualmente comercializados.
 
O ambiente deve ser arejado, limpo, claro, com o piso, a parede e o teto bem conservados, sem rachaduras, goteiras, infiltrações, mofos ou descascamentos, seguindo normas de segurança e regulamentos estabelecidos pelo Corpo de Bombeiros.
 
O escritório destina-se ao atendimento a clientes especiais e fornecedores, além de funcionar como local de trabalho do proprietário. Deve ser composto por uma mesa de trabalho, cadeiras e microcomputador.
 
Lava-jato a seco
Pessoal
O número de empregados depende do local e do movimento do lava-jato a seco. Você pode começar com dois auxiliares, sendo um eles responsável pela limpeza interna (aspiração, limpeza do painel, partes plásticas, forrações, tapetes, etc.) e outro pela parte externa dos veículos. Este último deverá receber treinamento sobre a aplicação da cera e produtos utilizados no processo de limpeza.
 
A equipe de colaboradores poderá variar conforme o aumento da demanda pelos serviços do Lava-jato a seco, ou ainda, a necessidade de aumento do quadro pode ser suprida com a contratação de auxiliares como extras, só para os finais de semana. Como nos lava-jatos tradicionais, o forte do movimento começa na sexta-feira à tarde até domingo às 12hs.
 
Atente com muito carinho para o item Pessoal. Seus empregados são os primeiros a transmitir uma mensagem boa ou ruim sobre o seu negócio.  Principalmente quando se lida com pessoas, você depende totalmente do bom atendimento dos seus colaboradores para poder transmitir uma imagem positiva da sua empresa.
 
O endomarketing é o chamado marketing interno e propõem ações que permitem aos funcionários educação e motivação para ajudá-lo a cumprir com seus objetivos. Atividades planejadas para serem agraciadas com premiações, incentivo a vendas, são ótimos exemplos de ferramentas que trazem maior comprometimento do colaborador com a empresa em que trabalha.
O empregado tem que se sentir parte da família da empresa, tem que se sentir como uma peça importante da engrenagem. Caso contrário, ele, provavelmente, não irá transmitir uma imagem positiva sobre a sua empresa para outras pessoas.
 
Lava-jato a seco
Equipamentos
A lavagem a seco não requer o uso de equipamentos sofisticados. Os equipamentos destinados à limpeza dos automóveis resumem-se a: aspirador de pó automotivo, politriz profissional com boina de microfibra, vasilhames para aplicação das ceras e borrifadores manuais (não se esqueça de comprar todos os equipamentos em 220v!!!.)
 
O estabelecimento também precisa de equipamentos para a área de atendimento ao público e escritório tais como: balcão, bancos e longarinas pra espera de clientes, televisão, ventiladores, letreiro, extintores de incêndio, bebedouro, computador com emissora de cupom fiscal, etc.
 
Lava-jato a seco
Investimentos
O valor necessário para investimento irá variar muito de acordo com o porte do empreendimento. Por esta razão sugerimos a elaboração de um Plano de Negócio, onde os recursos necessários, em função dos objetivos estabelecidos, poderão ser determinados. (vide modelo disponível em: http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/integra_bia?ident_unico=1440). Estimamos que a montagem de lava-jato a seco requeira um investimento inicial de cerca de R$ 25 mil, a ser alocado majoritariamente na adequação das instalações e aquisição dos seguintes itens (não inclui gastos com aquisição do ponto comercial):
- Abertura da empresa - R$ 1.100,00;
- Caixa Registradora ou PDV com impressora fiscal – R$ 3.000,00
- Estoque inicial de descartáveis (panos, estopas, borrifadores, luvas, etc.) e material de consumo  (ceras,  desengraxante, desodorizante, etc.)- R$ 3.000,00;
- Aparelho de fax e telefone - R$ 400,00;
- Luminoso -R$ 1.200,00;
- Marketing inicial - R$ 1.500,00;
- Mobiliário (armários, prateleiras, mesas e cadeiras para o atendimento) - R$ 1.800,00;
- Reformas e adaptação do imóvel (inclui projeto de arquitetura e decoração) - R$ 8.500,00;
- Capital de giro inicial - R$ 8.000,00
 
Dados de investimentos de 2010.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

4 comentários:

The Iphone Land disse...

AMIGO...ME INTERESSEI PELA IDEIA DE ABRIR UM LAVA JATO A SECO NO MEU BAIRRO....TEM IDEIA DE VENDA DESSE SERVICO....O SEBRAE DA O CURSO PARA LAVAGEM A SECO DE VEICULOS?ALGUM LUGAR PARA COMPRAR OS MATERIAS PARA TRABALHAR...AGRADECERIA MUITO O SEU RETORNO

Unknown disse...

estou pensando em abrir um pequno negocio ,gostaria de obter mais informaçoes sobre como abrir um lava a jato a seco.

Unknown disse...

estou pensando em abrir um pequno negocio ,gostaria de obter mais informaçoes sobre como abrir um lava a jato a seco.

Unknown disse...

Realmente a lavagem a seco está ganhando o mercado. Atualmente tenho uma empresa de confiança que vem até a minha casa lavar meu carro (o nome é VS Lava Seco), mas tem muitas pessoas que nem conhecem esse tipo de serviço ou preferem um local fixo. É uma limpeza bem sustentável. Vai fazer muito sucesso com certeza.