Como Abrir um Negócio

sexta-feira, maio 27, 2011

Como Abrir - Montar uma Loja de alimentos funcionais

Como Abrir - Montar uma Loja de alimentos funcionais

Apresentação do Negócio

Histórico dos Alimentos Funcionais e ou Nutracêuticos

Os alimentos funcionais ou nutracêuticos são aqueles que colaboram para melhorar o metabolismo e prevenir problemas de saúde. Ou pelo menos deveriam ser assim: os cientistas já reconhecem as propriedades funcionais de muitos desses alimentos, porém os estudos ainda não são conclusivos. “A ciência ainda não consegue determinar uma dieta diária de alimentos funcionais que atenda a todas as necessidades do organismo”, explica Valdemiro Sgarbieri, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp.

Os primeiros alimentos com algum tipo de modificação para aumentar seu valor nutritivo, especialmente com sais minerais, apareceram na década de 1920. Durante as décadas seguintes houve uma grande desenvolvimento da tecnologia de alimentos em diversos aspectos como desenvolvimento de novos ingredientes, embalagens, equipamentos e processos. Após esse período de desenvolvimento uma nova preocupação, especialmente após os anos da década de 1970 e 1980, foi com o desenvolvimento de características que além da segurança alimentar e aspectos nutricionais, pudesse oferecer um benefício adicional ao consumidor.

Nesta época, no Japão foram desenvolvidos estudos sobre alimentos que além de satisfazerem às necessidades nutricionais básicas desempenhavam efeitos fisiológicos benéficos. Após um longo período de trabalho, em 1991, a categoria de alimentos foi regulamentada recebendo a denominação de "Foods for Specified Health Use" (FOSHU). A tradução da expressão para o português é Alimentos Funcionais ou Nutracêuticos.

Os Nutracêuticos são alimentos, ou parte deles, que têm a capacidade comprovada de proporcionar benefícios à saúde, como a prevenção e tratamento de doenças. Para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), alimentos funcionais ou Nutracêuticos são aqueles que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos através da atuação de um nutriente ou não nutriente no crescimento, desenvolvimento, manutenção e em outras funções normais do organismo humano.

De acordo com a ANVISA, o alimento ou ingrediente que alegar propriedades funcionais ou Nutracêuticos, além de atuar em funções nutricionais básicas, irá desencadear efeitos benéficos à saúde e deverá ser também seguro para o consumo sem supervisão médica.

É importante salientar que antes do produto ser liberado para o consumo, deve obter registro no Ministério da Saúde e, para isso, precisa demonstrar sua eficácia e sua segurança de uso. O fabricante deve apresentar provas científicas comprovando se a alegação das propriedades funcionais referida no rótulo é verdadeira e se o consumo do produto em questão não implica em risco e sim, em benefício à saúde da população. Lembrando ainda que as alegações possam fazer referências à manutenção geral da saúde, à redução de risco, mas não à cura de doenças.

As propriedades relacionadas à saúde dos alimentos funcionais podem ser provenientes de constituintes normais desses alimentos como no caso das fibras e dos antioxidantes (vitamina E, C, betacaroteno) presentes em frutas, verduras, legumes e cereais integrais ou através da adição de ingredientes que modifiquem suas propriedades originais exemplificada por vários produtos industrializados, tais como: leite fermentado, biscoitos vitaminados, cereais matinais ricos em fibras, leites enriquecidos com minerais ou ácido graxo ômega 3.

Definição de Alimentos Funcionais e Nutracêuticos

Um alimento pode ser considerado funcional se for demonstrado que o mesmo pode afetar beneficamente uma ou mais funções alvo no corpo, além de possuir os adequados efeitos nutricionais, de maneira que seja tanto relevante para o bem-estar e a saúde quanto para a redução do risco de uma doença. Os alimentos funcionais são alimentos que provêm a oportunidade de combinar produtos comestíveis de alta flexibilidade com moléculas biologicamente ativas, como estratégia para consistentemente corrigir distúrbios metabólicos, resultando em redução dos riscos de doenças e manutenção da saúde.

Os alimentos e ingredientes funcionais podem ser classificados de dois modos: quanto à fonte, de origem vegetal ou animal, ou quanto aos benefícios que oferecem, atuando em seis áreas do organismo: no sistema gastrointestinal; no sistema cardiovascular; no metabolismo de substratos; no crescimento, no desenvolvimento e diferenciação celular; no comportamento das funções fisiológicas e como antioxidantes. Uma grande variedade de produtos tem sido caracterizada como alimentos funcionais, incluindo componentes que podem afetar inúmeras funções corpóreas, relevantes tanto para o estado de bem-estar e saúde como para a redução do risco de doenças. Esta classe de compostos pertence à nutrição e não à farmacologia, merecendo uma categoria própria, que não inclua suplementos alimentares, mas o seu papel em relação às doenças estará, na maioria dos casos, concentrado mais na redução dos riscos do que na prevenção.

Os alimentos funcionais apresentam as seguintes características:

    Devem ser alimentos convencionais e serem consumidos na dieta normal/usual; devem ser compostos por componentes naturais, algumas vezes, em elevada concentração ou presentes em alimentos que normalmente não os supririam; devem ter efeitos positivos além do valor básico nutritivo, que pode aumentar o bem-estar e a saúde e/ou reduzir o risco de ocorrência de doenças, promovendo benefícios à saúde além de aumentar a qualidade de vida,incluindo os desempenhos físico, psicológico e comportamental; a alegação da propriedade funcional deve ter embasamento científico; pode ser um alimento natural ou um alimento no qual um componente tenha sido removido; pode ser um alimento onde a natureza de um ou mais componentes tenha sido modificada; pode ser um alimento no qual a bioatividade de um ou mais componentes tenha sido modificada.
       Por sua vez, o nutracêutico é um alimento ou parte de um alimento que proporciona benefícios médicos e de saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento da doença. O termo nutracêutico vem de “nutri”, nutriente e “cêutico”, de farmacêutico, ou seja, alimentos que nutrem e trazem saúde.

Os Nutracêuticos podem ser desde nutrientes isolados, suplementos dietéticos ou dietas compostas por alimentos geneticamente modificados, produtos à base de ervas ou produtos processados, como cereais, sopas e bebidas alcoólicas. Vários Nutracêuticos podem ser produzidos através de métodos fermentativos com o uso de microrganismos considerados como GRAS (Generally Recognized as Safe) Os Nutracêuticos podem ser classificados como fibras dietéticas, ácidos graxos poliinsaturados, proteínas, peptídeos, aminoácidos ou cetoácidos, minerais, vitaminas antioxidantes e outros antioxidantes (glutationa, selênio). O alvo dos Nutracêuticos é significativamente diferente dos alimentos funcionais, por várias razões:

    enquanto que a prevenção e o tratamento de doenças (apelo médico) são relevantes aos Nutracêuticos, apenas a redução do risco da doença, e não a prevenção e tratamento da doença estão envolvidos com os alimentos funcionais;

    enquanto que os Nutracêuticos incluem suplementos dietéticos e outros tipos de alimentos, os alimentos funcionais devem estar na forma de um alimento comum.

    Loja de alimentos funcionais

    Mercado

    A evolução do mercado de alimentos funcionais ou nutracêuticos exige, cada vez mais, o cumprimento de diretrizes regulamentadas para evitar e prevenir os riscos na qualidade e segurança dos produtos. A garantia da qualidade é um importante aspecto a ser considerado desde o projeto até a liberação do produto ao consumidor pela ANVISA - Agencia Nacional de Vigilância Sanitária.

    A Euromonitor estima que o mercado de alimentos funcionais movimente cerca de 50 bilhões de dólares (no mundo) e cresce ao ritmo de 10% ao ano - três vezes mais que o de alimentos tradicionais - e a previsão é que, em dez anos, os funcionais detenham 40% do mercado de alimentos.

    No Brasil, esse movimento é mais limitado -- mas deve crescer muito nos próximos anos. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que aprova os funcionais no país, aditivos como fibras, ômega 3 e probióticos (microorganismos adicionados vivos à fórmula) são os mais utilizados  pelas empresas atualmente.

    O crescimento e o desenvolvimento do mercado de alimentos funcionais estão garantidos pelo consumidor que mostra grande interesse por estes produtos, por estar cada vez mais preocupado em cuidar de sua saúde e assim trilhar na busca da longevidade saudável.

    O mercado brasileiro de alimento funcional ou nutracêutico já movimenta R$ 350 milhões por semestre, segundo dados divulgados esta semana pela Abenutri (Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais). A preocupação com a alimentação e um envelhecimento saudável são os principais fatores que fortalecem a indústria de alimentos funcionais em todo o mundo.

    Os Alimentos Funcionais compartilham com o mercado de orgânicos diversos aspectos em comum:

        Um mercado relativamente jovem, com alto potencial de crescimento e diversificação, composto por consumidores mais exigentes e informados.

        A constante manutenção da imagem de segurança e alta qualidade dos produtos.

        A necessidade de uma comunicação eficiente e honesta com o consumidor.

        A necessidade de apoio científico, que prove os benefícios alegados, justificando o preço diferenciado destes produtos.

    Segundo o Euromonitor, Órgão Internacional de Pesquisa, o mercado global de alimentos funcionais deve crescer 72% até 2012.

    Como Abrir - Montar uma Loja de alimentos funcionais

    Estrutura

    A estrutura básica de uma loja de alimentos funcionais poderá ser divida em:

        Espaço da área de vendas (exposição dos produtos, caixa, empacotamento e entrega);

        Espaço da área administrativa (escritório);

        Espaço para acondicionar o estoque;

        Espaço da área para os vestiários / banheiros.

    Segundo o Estudo realizado pelo SEBRAE/SANTA CATARINA, intitulado “Loja de Produtos Naturais”, a decoração de uma loja é resultado do conjunto de detalhes definidos no projeto arquitetônico. Mobiliário, pintura, iluminação, revestimentos, tudo é importante para o efeito final que se pretende. Uma boa decoração depende fundamentalmente de um bom detalhamento de todos esses itens.

    Loja de alimentos funcionais

    Pessoal

    Segundo o Estudo realizado pelo Sebrae-DF, intitulado “Oportunidades de Negócio – Alimentos Funcionais”, deve-se definir a quantidade necessária de pessoas, por tipo de função requerida, bem como o conhecimento específico para a função a ser desempenhada. Além disso, é importante deixar claro, por meio de organograma, as interdependências funcionais e as relações hierárquicas.

    O êxito do empreendimento passa também pela determinação de processos de atuação que permitam pontos de controle sejam industriais, administrativos ou comerciais.

    É de fundamental importância também, o conhecimento dos produtos por parte dos funcionários e principalmente o empreendedor. Os mesmos precisam passar confiança para os clientes que adentrarem no estabelecimento. Para demonstrar a importância desta providência, destaca-se a ação da rede de lojas MUNDO VERDE, que possui nutricionistas no seu quadro de funcionários, para melhor orientar os clientes e os demais funcionários.

    Loja de alimentos funcionais

    Equipamentos

    Os equipamentos que devem compor uma loja de alimentos funcionais basicamente são os seguintes:

        Balcões;

        Gôndolas ou prateleiras;

        Freezer;

        Câmara Fria (quando o empreendimento for maior).

        Computadores (no mínimo 02: 01 para escritório e 01 para o caixa);

        Impressora;

        Telefone;

        Máquina TEF;

        Máquina eletrônica de cartões de crédito.
     
     
        Fonte:
        http://www.sebrae.com.br/
        Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: