Como Abrir um Negócio

quinta-feira, junho 02, 2011

Como Abrir - Montar uma Loja de artigos esportivos

Loja de artigos esportivos
Apresentação do Negócio
Loja de artigos esportivos é um negócio que está relacionado aos benefícios de atividades físicas no combate ao estresse e ao sedentarismo.

É um mercado bastante promissor, caracterizado pela existência de consumidores voltados para o culto à saúde e à aparência, a chamada “geração saúde”, e que sofre uma grande influência da popularização dos esportes.

As modalidades esportivas como futebol, vôlei, basquete, esportes de aventura, etc. exercem influência direta sobre a clientela.

O público-alvo é bastante abrangente, composto por pessoas de ambos os sexos, jovens e adultos, e em sua grande maioria pertencentes à classe média e alta.

Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração do plano consulte o SEBRAE mais próximo. 

Loja de artigos esportivos
Mercado
A indústria de artigos esportivos faz parte do grande segmento de negócios na área de esportes.

Pesquisa realizada em 2007, pela Associação Brasileira da Indústria do Esporte indicou que o mercado de artigos esportivos movimenta cerca de 2% do PIB. Só o mercado de confecção de roupas para ginástica movimenta U$ 360 milhões por ano, o que corresponde a aproximadamente 2% do faturamento global do setor de vestuário, de acordo com a Associação Brasileira de Vestuário – Abravest.

Pesquisa realizada pelo IBOPE revela que 1,3% da população brasileira pratica atividades físicas na modalidade indoor.

Estima-se que exista no Brasil, atualmente, mais de 13 mil confecções esportivas, cerca de 7 mil lojas especializadas e 14 mil que vendem algum item esportivo, somente o varejo é responsável por um faturamento anual de R$ 4,73 bilhões com a venda de mais de 85 milhões de pares de tênis, 13 milhões de bolas de futebol por ano e outros equipamentos relacionados à prática esportiva. Existem cerca de 7 mil academias de ginástica que são freqüentadas por aproximadamente 2% da população economicamente ativa, de acordo com a MF Promoções Esportivas. Por volta de 4% fazem caminhadas e de 7% praticam esportes esporadicamente.

É um mercado com excelente potencial de crescimento em razão da grande quantidade de esportes praticados no país, são 80 milhões de pessoas praticantes de um ou mais esportes. Cerca de 60% da população tem menos de 30 anos, ou seja, são potenciais freqüentadores de academias de ginástica e compradores dos mais diversos artigos esportivos e acessórios em geral. 
 
Como Abrir - Montar uma Loja de artigos esportivos
Estrutura
A estrutura de uma loja de artigos esportivos deve possuir uma área para exposição dos produtos e vitrines, balcão de atendimento, provadores, depósito e área de administração.
 
Loja de artigos esportivos
Pessoal
A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento.

Para instalar uma loja de artigos esportivos de pequeno porte o empreendedor deverá contratar quatro empregados, sendo três para o atendimento da clientela e um para o escritório.

A atividade de caixa poderá ser exercida pelo empresário ou por um dos atendentes.

A Qualidade do atendimento é um item que merece a maior preocupação do empresário, levando-se em consideração que a fidelidade da clientela está intimamente relacionada a excelência do serviço prestado.

O treinamento dos funcionários deve ter como objetivo desenvolver as seguintes competências:
- sensibilidade para perceber e identificar as expectativas e desejos dos clientes;
- conhecimento da sua atividade, especialmente quanto às características de cada modalidade esportiva e a forma correta da utilização de cada equipamento e roupa, calçados e acessórios utilizados para criar um clima adequado para cada cliente de forma personalizada;
- agilidade e presteza no atendimento;
- realizar vendas.

O empreendedor deverá participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências do mercado.

Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.

O Sebrae da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e o treinamento adequado.  

Loja de artigos esportivos
Equipamentos
São necessários os seguintes móveis e equipamentos:

Mobiliário para a área administrativa:
- microcomputador completo 1 – R$ 1.500,00;
- impressora 1 – R$ 390,00;
- telefone 2 – R$ 160,00;
- mesas 2 – R$ 800,00
- cadeiras 6 – R$ 900,00
- armário escritório – 600,00
Total mobiliário: R$ 4.350,00

Equipamentos:
- computador 2 R$ 2.800,00
- balcão 1 – R$ 4.000,00
- vitrines – R$ 7.500,00
- impressora de cupom fiscal 1 – R$ 390,00
- estantes expositoras 1 – R$ .7.500,00
- prateleiras – R$ 6.800,00
Total dos equipamentos: R$ 28.990,00 
 
Como Abrir - Montar uma Loja de artigos esportivos
Investimentos
Investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua auto-sustentação. Pode ser caracterizado como:
- investimento fixo – compreende o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas etc.;
- investimentos pré-operacionais – são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, projeto de decoração, honorários profissionais e outros;
- capital de giro – é o capital necessário para suportar todos os gastos e despesas iniciais, geradas pela atividade produtiva da empresa. Destina-se a viabilizar as compras iniciais, pagamento de salários nos primeiros meses de funcionamento, impostos, taxas, honorários de contador, despesas de manutenção e outros.

Para uma atividade de loja de artigos esportivos o empreendedor deverá dispor de aproximadamente R$ 80.000,00 para fazer frente aos seguintes itens de investimento:
- Mobiliário para a área administrativa – R$ 4.350,00;
- Construção e reforma de instalações – R$ 25.000,00
- equipamentos – R$ 28.990,00
- despesas de registro da empresa, honorários profissionais, taxas etc.- R$ 3.500,00
- capital de giro para suportar o negócio nos primeiros meses de atividade – R$ 18.000,00.  

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.
 

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