Como Abrir um Negócio

quinta-feira, junho 02, 2011

Como Abrir - Montar uma Loja de bijuterias infanto-juvenis

Loja de bijuterias infanto-juvenis
Apresentação do Negócio
A palavra bijuteria vem do francês “bijouterie” que significa jóia. As bijuterias começaram sendo usadas como amuletos de proteção pessoal, o seu uso não fazia distinção social nem econômica. A bijuteria surgiu na Europa por volta do Século XVII, sendo réplicas de jóias que eram usadas por aqueles que não tinham recursos para adquirir as peças originais.

As bijuterias conquistam um público cada vez maior devido ao preço acessível e a variedade oferecida pelas lojas nos últimos anos como: colares, pulseiras, brincos e anéis, entre outros adereços que conquistaram o status de acessórios de moda e passaram a ser utilizados também por pessoas com maior renda.

A história conta ao longo do tempo que o ser humano desde os primórdios da espécie, sempre adicionou adornos como parte integrante de seu estilo de vestir. Em alguns casos este processo tinha origem mística, de proteção ou simplesmente como enfeite de embelezamento.

Com o passar dos tempos os adornos passaram a exercer fascínio sobre as mulheres e também homens. As jóias causavam deslumbramento e as bijuterias eram relegadas a segundo plano.

No entanto, com o passar do tempo e com as mudanças culturais, econômicas e sociais, houve uma mudança nos conceitos dos consumidores. Surgiram então novos hábitos de consumo, aumentando o consumo de bijuterias sem muita distinção de classes sociais, inclusive pelo público infanto-juvenil.

Na tendência desse novo cenário, as bijuterias foram ganhando seu espaço no mercado fascinando crianças, jovens e adultos.

Atualmente é indiscutível a presença das bijuterias na moda contemporânea e as peças artesanais se tornaram adereços personificadores de estilos e diferenciação cultural, com grande acentuação no público infanto-juvenil. Para esse público – infanto-juvenil – os pais inicialmente “compõem” o visual de seus filhos, mas rapidamente são os próprios filhos que escolhem o que vão usar.

Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?

Uma loja de bijuterias infanto-juvenil deverá ser concebida com visão profissional, desde o seu projeto embrionário, o que irá requerer uma avaliação objetiva sobre a forma de atuação, bem como as expectativas comerciais que esse tipo de empreendimento requer. Sendo assim será necessário que seja montado um plano de negócio. E para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.
 
Como Abrir - Montar uma Loja de bijuterias infanto-juvenis
Mercado
O mercado formal brasileiro de bijuterias e folheados movimenta, atualmente, cerca de R$ 230 milhões por ano, divididos igualmente entre os segmentos de bijuterias montadas e de artigos folheados, segundo estimativas do Sindicato do Comércio Varejista de Jóias, Bijuterias, Gemas, Pedras Semi-preciosas, Presentes, Adornos e Relógios de São Paulo (SINDICOM/SP).
De acordo com Vera Masi o mercado de bijuterias no Brasil em 2011 tem potencial para crescer cerca de 18%, pois é dinâmico e vem crescendo significativamente nos últimos cinco anos.
 
Esse crescimento no mercado se deve ao crescimento no uso da bijuteria.
 
Houve um aumento no número de fábricas de bijuterias e de lojas que revendem esse produto. A qualidade do produto também melhorou significativamente. Hoje os consumidores podem optar por uma ou outra loja, o que provoca uma concorrência sadia e boa para o mercado.
 
A área de produção de bijuterias tem um mercado bastante interessante, já que os designers mais criativos estão no Brasil e na França.
 
O mercado de bijuterias, segundo o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos – IBGM, no ano de 2009 o setor faturou US$ 4 bilhões de dólares, incluindo exportação, sendo que deste montante US$ 360 milhões são provenientes de vendas de folheados e bijuterias no mercado interno. Esta informação demonstra uma grande possibilidade de crescimento, já que o faturamento tem tido um crescimento médio na ordem de 50% de um ano para outro.
 
Portanto, o mercado de loja de bijuterias oferece possibilidade de ingresso de novos empreendedores. No entanto tais empreendedores devem ingressar com disposição e muito profissionalismo.
 
Como Abrir - Montar uma Loja de bijuterias infanto-juvenis
Estrutura
O tamanho da estrutura varia de empresa para empresa, segundo o interesse e expectativa do empreendedor, no entanto deverá se atentar a disponibilização de espaços específicos para que a comercialização se dê da melhor forma possível, em um ambiente agradável, bem iluminado e de fácil movimentação dos clientes, além é claro de um espaço reservado para o desenvolvimento das atividades administrativas, estoques, etc..
 
Os espaços indicados acima devem ser dotados de lay-out adequado, respeitando a facilidade de movimentação, conforme segue: 
a)    ADMINISTRATIVA – este espaço deverá ser dotado de mobiliário (mesas, cadeiras), microcomputadores, dentre outros. Devem estar alocados organizadamente, possibilitando o desenvolvimento das atividades de escritório.
 
b)    VENDAS – este espaço deverá ser dotado de vitrines com vidros amplos e sempre limpos, e com estantes, para que os clientes possam visualizar todos os produtos que a empresa comercializa.
 
 
Loja de bijuterias infanto-juvenis
Pessoal
O quadro de pessoal irá depender das perspectivas e expectativas do empreendedor, já que estes elementos são inerentes de cada empresário.
 
Segue abaixo um quadro mínimo entendido como viável para o início das atividades:
a)    04 pessoas na área de vendas, seja varejo ou atacado. Estas pessoas podem convergir também para possível comercialização de televendas;
b)    02 pessoas na área administrativa.
 
Com este quadro mínimo acredita-se que seja viável iniciar o processo de vendas de bijuterias da loja.
 
É importante que o proprietário esteja presente em todos os momentos e atividades da empresa, principalmente as inerentes a parte administrativo-financeira, sem contudo esquecer a área de vendas.
 
Deve-se atentar também ao Caixa, que como se percebe não foi feito nenhuma menção sobre quem atuará neste setor, isto porque como se trata de um início poder-se-á utilizar as próprias pessoas da área de vendas para esta atividade. Mas, caso seja possível, o proprietário poderá assumir.
 
Loja de bijuterias infanto-juvenis
Equipamentos
Os principais equipamentos para iniciar uma loja de bijuterias infanto-juvenil são os seguintes:
a)    Balcão e vitrine;
b)    Prateleiras;
c)    Saquinhos e tubos transparentes para exposição de produtos pequenos;
d)    Embalagens comuns e para presentes;
e)    Telefone;
f)     Máquina de calcular;
g)    Máquina ECF;
h)   Mesas;
i)     Cadeiras;
j)      Microcomputadores;
k)    Impressora;
l)     Fax;
m) Telefone;
n)   Acesso a internet;
o)    Máquina autenticadora.
  
Como Abrir - Montar uma Loja de bijuterias infanto-juvenis
Investimentos
O investimento estimado para montar uma loja de bijuterias infanto-juvenil, de porte médio, deverá girar em torno do que segue abaixo:
a) Balcão em tubo de vidro treliça, com porta de correr – 04 - R$ 2.500,00
b) Vitrine com rodízio e altura de 1m e comprimento de 1,20m – 04 - R$ 2.800,00
c) Prateleiras do tipo faixa de gôndola para aparar e delimitar espaço entre as mercadorias – 20 - R$ 8.000,00
d) Armário de aço com gavetas – 05 - R$ 2.000,00
e) Mesas para escritório – 03 - R$ 500,00
f) Cadeiras – 09 - R$ 1.350,00
g) Microcomputadores – 04 - R$ 4.200,00
h) Impressora – 02 - R$ 1.200,00
i) Fax – 01 - R$ 450,00
j) Telefone – 04 - R$ 200,00
k) Máquina de ECF – 01- R$ 1.250,00
l) Embalagens para os produtos vendidos:
a. Saco plástico autocolante 8cm x 8cm – 10/100 - R$ 65,00
b. Saco plástico autocolante 15cm x 28cm – 10/100 - R$ 105,00
c. Saquinho adesivo 5cm x 7cm - 10/100 - R$ 25,00
Total dos equipamentos e acessórios – R$ 25.645,00
Observações:
1. Nos valores indicados para o investimento não está previsto o custo do software a ser utilizado na execução dos serviços da loja de bijuterias infanto-juvenil, já que a opção por um ou outro software irá variar bastante, tanto no que se refere o fabricante quanto ao resultado final esperado.
2. Não estão considerados os gastos relativos à aquisição do imóvel escolhido para a instalação da empresa, pois ele poderá ser alugado, nem mesmo está considerado o valor do aluguel mensal.
3. Os preços acima são meramente referenciais, para fins de estimativa do investimento necessário, podendo variar de acordo com a qualidade, estilo, local de aquisição, dentre outras variáveis.
4. No investimento citado acima não consta o valor referente à aquisição de mercadorias para iniciar uma loja de bijuterias infanto-juvenil deverá girar na ordem de R$ 65.000,00.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.
 

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