Como Abrir um Negócio

quinta-feira, junho 02, 2011

Como Abrir - Montar uma Loja de artigos para pesca

Loja de artigos para pesca
Apresentação do Negócio
Não é história de pescador! O Brasil possui 8.500 quilômetros de costa marítima, 15 mil quilômetros de rios navegáveis, três grandes bacias hidrográficas (Amazônica, São Francisco e Prata) e os complexos Tocantins - Araguaia, Paraná - Rio Grande e Pantanal. Tudo isso sem, contar que a opção energética brasileira, baseada na geração feita por meio de hidrelétricas, contribui para a formação de grandes reservatórios de água, ideais para a prática da pesca amadora. Somente em lagos e barragens produtores de energia, o país possui 5,5 milhões de hectares de lâminas d´água. Toda essa extensão lacustre, fluvial e marítima proporciona ao país a maior e a mais variada fauna aquática do mundo, com mais de seis mil espécies catalogadas de peixes.
Ou seja, o Brasil possui uma situação invejável para o desenvolvimento da pescaria. Embora ainda esteja muito aquém de seu potencial, a pesca amadora no país exibe um crescimento vertiginoso e já representa uma importante fonte de negócios.
O ato de pescar tem origens pré-históricas, quando o homem buscava o peixe para se alimentar. Com o avanço da civilização humana, este hábito tornou-se fonte de lazer e diversão. A pesca recreativa, por hobby ou por esporte, que utiliza apenas vara, linha e anzol, está entre as atividades de integração social mais difundidas no mundo, promovendo a confraternização de amigos e familiares. A atividade também constitui um relevante segmento do setor turístico, estimulando a organização de viagens, excursões e pacotes turísticos exclusivos.
Atualmente, a pesca amadora já evoluiu para a pesca esportiva, com a promoção de regras e competições. A prática do pesque e solte, quando o pescador solta o peixe vivo na água após fisgá-lo, ganhou a adesão dos praticantes ecologicamente corretos. Com isso, os pescadores saem para pescar apenas por lazer, atentos para a manutenção do meio ambiente e para a preservação das espécies.
A proliferação do serviço de pesque-pague, inclusive alguns encravados nas grandes metrópoles, também deu novo ânimo ao setor. O hobby satisfaz a necessidade dos cidadãos urbanos de fugir da correria da vida moderna e de ter mais contato com a natureza, além de se constituir em uma atividade prazerosa e relaxante.
Alguns pescadores mais empreendedores aproveitam este ótimo momento para vender seu peixe. Uma excelente alternativa é montar lojas de venda de artigos para pesca. Além de prestar assessoria aos clientes, a loja pode oferecer varas, molinetes, iscas, bolsas térmicas, coletes, anzóis, linhas, lanternas, bolsas e centenas de acessórios e bugigangas que enchem os olhos dos praticantes do hobby.

Para fisgar mais clientes, a loja pode expandir o seu portifólio de produtos e também oferecer itens para camping, esportes náuticos, cutelaria e vestuário. Desta forma, o empreendedor diversifica a sua clientela e reduz o risco do negócio.

Como Abrir - Montar uma Loja de artigos para pesca
Mercado
Apesar de todo o potencial brasileiro para a produção de pescado, a indústria pesqueira nacional só consegue produzir um milhão de toneladas de pescado - metade da produção chilena e 27 menos do que a produção peruana.
Felizmente, esse fraco desempenho da pesca comercial não se repete na pesca amadora. A pesca esportiva nacional movimenta anualmente cerca de um bilhão de reais e é responsável por 200 mil empregos diretos e indiretos no país. O setor mostra a sua força e cresce a taxas constantes de 30% ao ano. Porém, um crescimento ainda longe de seu imenso potencial.
O estado de São Paulo já possui 450 clubes de pescas de todos os estilos, onde o pescador paga para pescar. O turista, quando sai para pescar, gasta em média oito vezes mais do que o turista comum. O setor já atrai a atenção das emissoras de TV, que reservam espaço para programas exclusivos de pesca, além de reportagens especiais sobre pescarias e serviços. O mesmo ocorre com editoras que produzem revistas especializadas com dicas para pescadores.
Segundo a Embratur – Empresa Brasileira de Turismo – mais de seis milhões de brasileiros já podem ser considerados pescadores contumazes. Desses, cerca de 250 mil são pescadores licenciados. Estes números são muito menores do que os 35 milhões de praticantes de pesca nos Estados Unidos, que gastam por volta de US$ 60 bilhões na modalidade por ano. Só o estado da Flórida movimenta cerca de US$ 9 bilhões por ano, mesmo valor faturado pelo Canadá na atividade.
Algumas diferenças entre o mercado brasileiro e o internacional devem ser ressaltadas. A legislação norte-americana é bem mais rígida em relação à preservação e conservação do meio ambiente, assim como a estrutura fiscalizatória e arrecadatória do setor é bem mais eficiente. Desta forma, é possível preservar as espécies de peixes e estimular o setor, gerando receita ao governo e infra-estrutura de apoio, como portos, rodovias e aeroportos. Os pescadores nacionais ainda sofrem com as deficiências de nossa estrutura de apoio ao turista.
Devido ao risco intrínseco ao negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
• Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro, para quantificação do mercado alvo;
• Pesquisa a guias especializados e revistas sobre pesca. Trata-se de um instrumento fundamental para fazer uma análise da concorrência, selecionando concorrentes por bairro, faixa de preço e especialidade;
• Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho;
• Participação em seminários especializados.
 
Loja de artigos para pesca
Estrutura
Para uma estrutura mínima com um ponto comercial, estima-se ser necessária uma área de 50 m2, com flexibilidade para ampliação conforme o desenvolvimento do negócio. Os ambientes podem ser divididos em área para a exposição de produtos, escritório e área para pequenos reparos.
É conveniente que o espaço de vendas possibilite o auto-atendimento do cliente. O empreendedor deve planejar o mostruário de produtos no começo da loja, com gôndolas, prateleiras e araras, em ambiente arejado, limpo, claro e dentro das normas de segurança pré-estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros.
Também deve haver espaço para um balcão vitrine e atendimento pelo vendedor. Este balcão serve para exposição e venda de objetos e acessórios, além de permitir a demonstração de produtos.
É importante que as vitrines externas permitam a maior transparência para o interior da loja e que exponham, de forma organizada, uma boa variedade de produtos.
O escritório destina-se ao atendimento a clientes especiais e fornecedores, além de funcionar como local de trabalho do proprietário. Deve ser composto por uma mesa de trabalho, cadeiras e microcomputador.
O local de trabalho deve ser limpo e organizado. O piso, a parede e o teto devem estar conservados e sem rachaduras, goteiras, infiltrações, mofos e descascamentos. O piso deve ser de alta resistência e durabilidade, além de fácil manutenção. Cerâmicas e ladrilhos coloridos proporcionam um toque especial, enquanto granito e porcelanato oferecem luxo e sofisticação ao ambiente.
As paredes devem ser pintadas com tinta acrílica. Tons claros são adequados para ambientes pequenos, pois proporcionam a sensação de amplitude. Texturas e tintas especiais na fachada externa personalizam e valorizam o ponto.
A utilização de forros de gesso proporciona a criação de diferentes efeitos de iluminação. Sancas com lâmpadas embutidas podem iluminar indiretamente o ambiente, ao mesmo tempo em que focos direcionados a vitrines e prateleiras destacam os produtos. Sempre que possível, deve-se aproveitar a luz natural. No final do mês, a economia da conta de luz compensa o investimento. Quanto às artificiais, a preferência é pelas lâmpadas fluorescentes.
Profissionais qualificados (arquitetos, engenheiros, decoradores) poderão ajudar a definir as alterações a serem feitas no imóvel escolhido para funcionamento da loja, orientando em questões sobre ergometria, fluxo de operação, design dos móveis, iluminação, ventilação, etc.  

Loja de artigos para pesca
Pessoal
O fator humano é fundamental para o sucesso de uma loja de artigos para pesca. Contar com profissionais qualificados e comprometidos deve estar no topo da lista de prioridades do empreendedor.
O número de funcionários da loja vai variar de acordo com seu o tamanho. Em geral, uma pequena loja pode contar com três vendedores, além do empreendedor. Suas atribuições são:
• Empreendedor: responsável pelas atividades administrativas, financeiras, de controle de estoque e da comercialização. Deve ter conhecimento da gestão do negócio, do processo produtivo e do mercado. Precisa manter contato com fabricantes de peças, gostar de pescar e acompanhar as últimas tendências do setor;
• Vendedor: responsável pelo atendimento aos clientes e venda dos produtos. Suas principais qualidades devem ser:
o Conhecer em profundidade os produtos oferecidos;
o Entender as necessidades dos clientes;
o Conhecer a cultura e o funcionamento da empresa;
o Conhecer as tendências do mercado;
o Desenvolver relacionamentos duradouros com os clientes;
o Transmitir confiabilidade e carisma;
o Atualizar-se sobre as novidades do segmento;
o Zelar pelo bom atendimento após a compra.
Normalmente, a loja funciona em horário comercial de 10h00 às 18h00. Lojas situadas em shopping centers seguem o horário do centro comercial, normalmente de 10h00 às 22h00. Sábados e domingos são dias de grande faturamento. Dependendo do movimento e da época do ano, pode ser necessária a ampliação do horário de funcionamento, exigindo a contratação temporária de mais vendedores. Esta expansão do negócio precisa ser planejada conforme o aumento do faturamento.
O movimento também aumenta nas semanas que antecedem feriados e férias escolares, normalmente quando os pescadores compram os equipamentos necessários para a pescaria. O empresário deve se preparar para este possível aumento de fluxo na loja.
O atendimento é um item que merece uma atenção especial do empresário, visto que nesse segmento de negócio há uma tendência ao relacionamento de longo prazo com os clientes. E os clientes satisfeitos ajudam na divulgação da loja para novos clientes.
A qualificação de profissionais aumenta o comprometimento com a empresa, eleva o nível de retenção de funcionários, melhora a performance do negócio e diminui os custos trabalhistas com a rotatividade de pessoal. O treinamento dos colaboradores deve desenvolver as seguintes competências:
• Capacidade de percepção para entender e atender as expectativas dos clientes;
• Agilidade e presteza no atendimento;
• Capacidade de apresentar e vender os serviços da loja;
• Motivação para crescer juntamente com o negócio.
Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores nessa área, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.
O empreendedor pode participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências do setor. O Sebrae da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e treinamentos adequados. 
 
Como Abrir - Montar uma Loja de artigos para pesca
Equipamentos
Os materiais básicos para a instalação de uma loja de artigos para pesca são:
• Vitrines, gôndolas e araras;
• Balcão vitrine;
• Móveis e materiais de escritório;
• Telefone;
• Aparelho de fax;
• Microcomputador;
• Impressora;
• Armários com escaninhos;
Ao fazer o layout da loja, o empreendedor deve levar em consideração a ambientação, decoração, circulação, ventilação e iluminação. Na área externa, deve-se atentar para a fachada, letreiros, entradas, saídas e estacionamento.
Segue link de máquinas e equipamentos fornecidos pela Abimaq:
http://www.datamaq.com.br/Sebrae/ListOfFromToInstallation.aspx?partnerCode=1&partnerInstallation=LOJA DE ARTIGOS PARA PESCA
 
Loja de artigos para pesca
Investimentos
O investimento varia muito de acordo com o porte do empreendimento. Uma loja de artigos para pesca, estabelecida numa área de 50 m², exige um investimento inicial estimado em R$ 50 mil, a ser alocado majoritariamente nos seguintes itens:
• Vitrines, gôndolas, armários e araras: R$ 5.000,00;
• Balcão vitrine: R$ 2.000,00;
• Móveis e materiais de escritório: R$ 2.000,00;
• Telefone, aparelho de fax, microcomputador e impressora: R$ 6.000,00;
• Estoque inicial: R$ 35.000,00.
Para uma informação mais apurada sobre o investimento inicial, sugere-se que o empreendedor utilize o modelo de plano de negócio disponível no Sebrae.
  
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.
 

7 comentários:

Leonardo disse...

Gostei da reportagem, estou pensando em abrir uma loja de artigos de pesca e estou na dúvida em relação ao estoque inicial, o que comprar ?

segue o meu e-mail : leonardovp@gmail.com

Obrigado

Anônimo disse...

Eu Tbm estou interessado em abrir uma loja, porém não tenho tanto conhecimente sobre os equipamentos.

Se alguém tiver alguma dica de curso ou algo parecido

obrigado

Unknown disse...

tb Gostei da reportagem, estou pensando em abrir uma loja de artigos de pesca e estou na dúvida em relação ao estoque inicial, o que comprar ?

segue o meu e-mail : aninha_cau@hotmail.com
Obrigado

Unknown disse...

tb Gostei da reportagem, estou pensando em abrir uma loja de artigos de pesca e estou na dúvida em relação ao estoque inicial, o que comprar ?

segue o meu e-mail : aninha_cau@hotmail.com
Obrigado

Unknown disse...

Tenho a mesma dúvida de todos, qual material inicial, onde encontrar os fornecedores, onde buscar mais informação .

Segue meu e-mail : jamesswan12@hotmail.com

Anônimo disse...

To pensando em abrir uma loja de acessorios de pescar tenho duvida onde encontrar fornecedor e os materias pra comercar

Anônimo disse...

Mariadguia33@gmail.com