Como Abrir um Negócio

quinta-feira, junho 02, 2011

Como Abrir - Montar uma Loja de açaí

Loja de açaí
Apresentação do Negócio

O negócio de loja de açaí está relacionado à alimentação saudável, qualidade de vida das pessoas e praticidade da alimentação rápida.

O açaí é uma frutinha roxa, semelhante à jabuticaba, retirada em cachos da palmeira conhecida como açaizeira. É natural do Norte do Brasil, com grande incidência no estado do Pará, recebendo o nome científico de “Euterpe Oleracea Mart”, pertencente à família “Arecaceae”. É uma fonte rica em minerais como: ferro, cálcio, fósforo e algumas vitaminas.

O extrato do açaí também é utilizado na área de cosméticos e de estética, em razão da riqueza de vitaminas que são antioxidantes naturais promovendo uma ação bio-protetora sobre a pele e prevenindo o envelhecimento cutâneo.

O açaí é um alimento muito importante na mesa dos habitantes da região norte do país e o seu consumo data dos tempos pré-colombianos. Foi introduzido no mercado nacional durante os anos oitenta, do século passado.

O uso e consumo de derivados da fruta originária da região norte do Brasil virou mania entre malhadores porque vale por uma refeição. Rica em minerais e vitaminas, é também muito calórica e deve ser evitada pelos sedentários. É um ótimo repositor de perdas energéticas, por isso é mais indicado para consumo depois de atividades físicas.

Antes de decidir aproveitar os valores nutritivos desta fruta escura de sabor terroso, é bom saber que Açaí é calórico, logo engorda. Pessoas sedentárias, que não praticam atividades físicas com regularidade, correm o risco de ampliar a silhueta. E mesmo os desportistas precisam tomar certos cuidados.

O açaí pode ser consumido na forma de bebidas, doces, geléias e sorvetes. A forma tradicional na região amazônica é tomar o açaí gelado com farinha de mandioca ou tapioca, entretanto, há quem prefira fazer um pirão com farinha e comer com peixe assado ou camarão, e até mesmo, os que preferem o suco com açúcar. Nas demais regiões do país o açaí é preparado a partir da polpa da fruta congelada, batida no liquidificador com xarope de guaraná, formando uma pasta parecida com sorvete, podendo adicionar frutas e cereais, sendo conhecido popularmente como açaí na tigela.

O Açaí na tigela é uma tradição que começou na praia, indo depois para as academias e para as ruas. Começou com esportistas e acabou sendo consumida por pessoas preocupadas com a saúde, que procuram alimentação natural, saudável e energética.

A exploração do açaí é de fundamental importância para as economias dos estados do Pará, Maranhão, Amapá, Acre e Rondônia, especialmente para o primeiro e o terceiro, pois responde pela sustentação econômica das populações ribeirinhas. A importância socioeconômica do açaizeiro decorre, portanto, do seu enorme potencial de aproveitamento integral de matéria-prima. O principal aproveitamento é a extração do açaí, mas as sementes (caroços) do açaizeiro são aproveitadas no artesanato e como adubo orgânico. Por sua alta lucratividade, quiosque ou carrinho de açaí vêm tornando-se tendência dentro e fora de centros comerciais.

A comercialização da polpa do açaí vem crescendo na Região Amazônica, no mercado nacional e até mesmo no internacional, onde o produto passou a ocupar lugar de destaque entre os consumidores de polpas de frutas.

Um projeto que está ajudando a formar uma classe média rural, no interior do Pará, é um dos exemplos mais marcantes de como os produtos provenientes de atividades sustentáveis estão conquistando parcelas cada vez maiores de consumidores em todo o mundo. Com apenas três anos de existência, a Cooperativa Agroindustrial de Trabalhadores e Produtores Rurais de Igarapé-Miri (Coopfrut), teve que ampliar a capacidade de produção de sua fábrica para atender a crescente demanda pelo açaí.

O chamado Projeto Açaí tem o objetivo de garantir mercado para os produtores rurais, criando a consciência do aproveitamento dos recursos naturais dentro do conceito de desenvolvimento sustentável, de acordo com Ailton Lima, do Poemar, uma sociedade civil que viabiliza as ações do Poema - Programa Pobreza e Meio Ambiente, da Universidade Federal do Pará.

Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender? 
 
Como Abrir - Montar uma Loja de açaí
Mercado
Estima-se que as atividades de extração, transporte, comercialização e industrialização de frutos e palmito de açaizeiro são responsáveis pela geração de 25 mil empregos diretos e geram anualmente mais de R$ 40 milhões em receitas, fundamentalmente para as economias nos estados de maior produção. A partir de 1992, quando foi atingido o ápice das exportações de palmito, a produção de frutos de açaizeiro experimentou crescimentos anuais significativos, em função do aumento da competitividade da coleta de frutos, motivado por melhorias nos preços, e do aumento da fiscalização, evitando a destruição maior dos açaizais. A produção de frutos de açaizeiro no estado do Pará cresceu de 92.021 toneladas em 1997, para 122.322 toneladas em 2002, com um aumento de quase 33%. Em 2003, a produção foi de 160.000 toneladas.

Com a expansão do consumo do açaí, os ribeirinhos, nos últimos anos, têm diminuído a extração e venda de palmito para as indústrias processadoras e concentraram as suas atividades na coleta e venda de frutos, cuja valorização teve efeito econômico e ecológico positivo sobre a conservação de açaizais.

A partir da década 1990, com o aumento da pressão internacional para a preservação da Amazônia, os produtos florestais não-madeireiros ganharam importância como alternativa para evitar desmatamentos e queimadas. Essa exposição da Amazônia, na mídia mundial, chamou a atenção para diversos frutos regionais, como o guaraná, cupuaçu, açaí, pupunha e o bacuri, entre os principais, que tiveram forte crescimento no mercado nacional e atraíram o interesse do mercado internacional.

O PRODEX – Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Extrativismo, contribuiu, nos últimos anos, para consolidar o manejo de açaizais nativos como a principal atividade. Os grandes interesses pela cultura e por esses recursos, fizeram com que a área manejada e de cultivo passasse de 9.223 hectares, em 1996, para 18.816 hectares, em 2002, tanto para produção de frutos como para extração de palmito, atendendo mais de 5 mil produtores, dos quais 92,1% são do estado do Pará. O forte crescimento do mercado de fruto de açaí tem sido o indutor dessa expansão.

A concentração de açaizeiro no estuário amazônico, com a área estimada em 1 milhão de hectares, torna a espécie um componente da floresta nativa, formando maciços de açaizais naturais. Em decorrência da facilidade de extração de seus frutos, a espécie permite à indústria instalada na região o abastecimento seguro e fácil, com custo baixo da matéria-prima e do transporte. Ao mesmo tempo, possibilita o aproveitamento permanente das áreas de várzea e igapó, exploradas, anualmente, com o cultivo do arroz e cana-de-açúcar, evitando, dessa maneira, o abandono dessas áreas e a sua transformação em capoeira desprovida de espécies valorizadas, fato bastante comum na agricultura itinerante regional.

O mercado regional é muito forte, por ser importante na alimentação diária das populações locais, pelos seus altos valores nutricionais e de unânime preferência popular por seu singular paladar. Em Belém é estimada a existência de mais de 3 mil pontos de venda de açaí, comercializando diariamente 120 mil litros, atendendo, basicamente, as populações de baixa renda.

No Pará, o consumo vem aumentando no decorrer dos anos, como conseqüência do processo de congelamento utilizado pelo consumidor, que faz com que o produto seja consumido durante todo o ano.

A demanda pelo açaí fora da região norte também está em alta, com o produto tendo boas possibilidades de mercado, principalmente no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Goiás e na Região Nordeste. No Rio de Janeiro, o açaí é oferecido nas praias e se tornou muito popular entre os adeptos da "cultura da saúde" e entre os freqüentadores de academias. A estimativa é que no Rio de Janeiro sejam consumidas 500 toneladas/mês, em São Paulo 150 toneladas/mês e nos outros estados em torno de 200 toneladas/mês.

Esses dados permitem estimar um crescimento de consumo nas demais regiões brasileiras, onde o produto ainda não é muito difundido, mas tende a tornar-se popular, impulsionado pelas redes de franquias do setor.

Segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho o segmento de comércio varejista de alimentos, fumos e bebidas alcançou em novembro de 2010 um estoque de 557.962 empregos formais, representando uma evolução de 17,59%, relativo a janeiro de 2007.

Em meio a toda essa evolução do setor, conclui-se que os próximos anos serão de crescimento, ampliando cada vez mais as oportunidades para o empreendedor que desejar estabelecer-se com o negócio de loja de açaí.  

Como Abrir - Montar uma Loja de açaí
Estrutura
A estrutura de uma loja de açaí é bastante simples, composta basicamente por uma área de atendimento, guarda de estoque, área de produção, além de um pequeno escritório para administração.

A área de atendimento é vital para o sucesso do empreendimento, por isso deve merecer um cuidado maior do empreendedor. A característica do local a ser instalada a loja define o tipo de construção. Se for loja de rua deve contar com acesso fácil e amplo. O local de pedido deve permitir o atendimento rápido das pessoas, sem filas ou outros dificultadores. O espaço para as mesas deve ter amplitude suficiente para a quantidade de público estimada, com alguma possibilidade de ampliação futura. O local deve ser protegido de intempéries, mas deve ser arejado e claro. Se for ambiente interno deve-se atentar para as cores, que não devem ser muito carregadas e preferencialmente, devem contar com decoração temática, relacionada à natureza.

A área de produção deve ser limpa e organizada, condizente com um negócio relacionado com a saúde e bem-estar das pessoas.

Os estoques podem ficar em área anexa ao espaço destinado à produção, porém, sem risco de contaminação.

O escritório da administração pode ser pequeno, bastando um espaço suficiente para a realização das atividades básicas de relacionamento com fornecedores, registros e controles sobre o negócio.

Uma pequena loja de açaí necessita de uma área mínima de 30 m2 . Quando estiver situada em centro comercial ou shopping, as mesas e cadeiras ficam localizadas no espaço do condomínio, porém, quando for loja de rua haverá necessidade de ambiente para mesas e cadeiras da própria loja. 
 
Loja de açaí
Pessoal
A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento, para uma loja de açaí de pequeno porte pode-se começar com dois atendentes e um auxiliar para a limpeza.

Os colaboradores devem ter as seguintes competências, que devem ser focadas durante o processo de seleção e contratação:

- Atendentes: Esse profissional além de conhecer as características de cada produto, seus fatores nutricionais, forma de preparo, manejo, cuidados com higiene e limpeza, deve ter facilidade de comunicação, boa postura pessoal, ser capaz de dispensar atendimento de excelência ao cliente e gerar confiança para estabelecer o processo de venda.

- Auxiliares de limpeza: Devem saber manusear equipamentos, além de demonstrarem interesse e comprometimento com a qualidade dos serviços prestados, higiene e limpeza.

A apresentação pessoal dos empregados da loja também e fator vital nesse negócio, portanto, é necessário fornecer fardamento e dar atenção especial à limpeza, asseio e higiene das pessoas e instalações.

É necessário cuidado especial com o manejo dos alimentos e com a temperatura de conservação, para evitar prejuízos e garantir o fornecimento de produtos de qualidade ao cliente.

Investir constantemente no aperfeiçoamento dos colaboradores através de cursos, palestras, workshops que são oferecidos no mercado, ou em atividades de desenvolvimento realizadas na própria empresa, deve ser preocupação permanente do empreendedor.

O empresário deverá participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências do setor.

Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.

O SEBRAE da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e o treinamento adequado.  

Loja de açaí
Equipamentos
São necessários os seguintes móveis e equipamentos:

Mobiliário para a área administrativa
- Cadeiras 4 – R$ 400,00;
- Estante/armário 1 – R$ 350,00;
- Impressora 1 – R$ 300,00;
- Mesas 1 – R$ 350,00;
- Microcomputador completo 1 – R$ 1.600,00;
- Telefone 2 – R$ 100,00;
Total mobiliário: R$ 3.100,00.

Equipamentos e tecnologia para a loja
- Computadores 2 – R$ 2.000,00;
- Impressora de cupom fiscal 2 – R$ 1.580,00;
- Gaveteiro para guardar numerário 2 – R$ 460,00;
- Balcão de atendimento 1 – R$ 7.200,00;
- Cadeiras 2 – R$ 200,00;
- Máquina de açaí expresso 1 - R$ 7.500,00;
- Balança eletrônica 1 – R$ 600,00;
- Balcão frigorífico 1 – R$ 1.800,00;
- Bancada de inox 1 – R$ 1.300,00;
- Estantes 3 – R$ 3.000,00;
- Fardamento 6 – R$ 900,00;
- Freezer 3 – R$ 5.200,00;
- Ilha para congelados 1 – R$ 3.490,00;
- Mesa de apoio 1 – R$ 100,00;
- Utensílios para corte, limpeza e acondicionamento – R$ 500,00;
- Veículo utilitário usado – a critério do empreendedor 1 – R$ 24.000,00.
Total dos equipamentos: R$ 53.730,00. 
 
Loja de açaí
Investimentos
Investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua auto-sustentação. Pode ser caracterizado como:
- investimento fixo – compreende o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas etc.;
- investimentos pré-operacionais – são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, projeto de decoração, honorários profissionais e outros;
- capital de giro – é o capital necessário para suportar todos os gastos e despesas iniciais, geradas pela atividade produtiva da empresa. Destina-se a viabilizar as compras iniciais, pagamento de salários nos primeiros meses de funcionamento, impostos, taxas, honorários de contador, despesas de manutenção e outros.

Para uma atividade de loja de açaí de pequeno porte o empreendedor deverá dispor de aproximadamente R$ 100.330,00 para fazer frente aos seguintes itens de investimento:
- Mobiliário para a área administrativa – R$ 3.100,00;
- Reforma e/ou adaptação de instalações – R$ 20.000,00;
- Equipamentos e tecnologia – R$ 53.730,00;
- Despesas de registro da empresa, honorários profissionais, taxas etc. - R$ 3.500,00;
- Capital de giro para suportar o negócio nos primeiros meses de atividade – R$ 20.000,00.  

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.
 

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