Como Abrir um Negócio

terça-feira, maio 17, 2011

Como Abrir - Montar uma Locadora de Equipamentos de Filmagem

Locação de Equipamentos de Filmagem
Apresentação do Negócio
O elevado nível de atualização técnica e o custo proibitivo dos equipamentos de áudio e vídeo para filmagem, intimidam a aquisição própria dos equipamentos pelas produtoras de vídeo. Assim, para manter o controle orçamentário dos projetos em andamento e o foco no seu negócio principal (produção de vídeo), comumente as produtoras alocam, em seu processo de operação, uma boa quantidade de terceirização de mão-de-obra e aluguel de equipamentos.
Sob o ponto de vista do empreendedor do ramo de locação de equipamentos para filmagens, a viabilidade empresarial de seu negócio depende fundamentalmente de um bom planejamento financeiro. Como os equipamentos que são adquiridos e disponibilizados para locação exigem investimentos significativos, uma compra equivocada pode acarretar prejuízos. O empreendedor precisa estar seguro sobre o payback e a taxa interna de retorno de cada aquisição, além de planejar minuciosamente a renovação de seu acervo de máquinas e acessórios. Variações cambiais e taxas de juros de financiamentos também podem impactar no orçamento financeiro da empresa dependendo do nível de nacionalização e forma de pagamento dos equipamentos adquiridos.
A atualização tecnológica e o acompanhamento das principais tendências do mercado são imprescindíveis para o sucesso do negócio. O empresário deste setor precisa conhecer muito bem, tecnicamente, os equipamentos de imagem e som para poder treinar e supervisionar os operadores. Empregados mal capacitados podem danificar equipamentos. Neste negócio, equipamento não alugado corresponde a uma perda de faturamento que não mais poderá ser recuperada.
Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.

Como Abrir - Montar uma Locadora de Equipamentos de Filmagem
Mercado
O mercado de Produção Audiovisual inclui qualquer produto que tenha como resultado a transmissão de uma imagem em movimento, seja qual for o meio utilizado para sua veiculação, reprodução, transmissão ou difusão. Dentre os formatos que utilizam a captação de imagens, através de equipamentos de filmagem, destacam-se o cinema, videoclips, TV e os filmes publicitários e institucionais. Podemos também dividir este mercado, em relação ao propósito do produto final (por exemplo, podem ser produções caseiras, artísticas ou comerciais). 
Em relação à produção caseira de vídeos amadores ou de profissionais independentes que realizam filmagens de eventos familiares (casamentos, batizados, bodas, etc.), nossas pesquisas não identificaram dados sobre o setor. Todavia, dados do relatório produzido em conjunto pelo SEBRAE e a ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing - Produção Audiovisual: Estudos de Mercado 2008 revelam que para o mercado de cinema em geral, o ano de 2005 foi marcado pela primeira queda do público e da renda depois de cinco anos de crescimento contínuo. Se, em 2004, o total de ingressos vendidos chegou a 114,5 milhões e a arrecadação de bilheteria a R$ 765 milhões, em 2005 o público foi de aproximadamente 89,7 milhões e a renda, de R$ 645 milhões, números que representam quedas respectivas de 22% e 16%. O resultado para o setor só não foi pior porque o preço médio do ingresso subiu 7%, ultrapassando R$ 7. A partir destes números, conclui-se que, em 2005, o consumo per capita de cinema foi de meio ingresso por habitante.
A produção para TV de conteúdo independente é regulamentada por lei específica para que as produtoras independentes tenham condições de exibir seus produtos com maior facilidade. O projeto de lei n. 256-D, ainda não votado, prevê a obrigatoriedade de 40% de grade de programação das emissoras de TV aberta ser de produção nacional, e também que 40% deste total deve ser suprido por produções independentes de caráter ficcional ou documental. Caso esse projeto se transforme em lei, pode-se prever um grande aumento no mercado de produção audiovisual artística (ou seja, sem fins publicitários, conforme anteriormente segmentado),
Não existem dados suficientes e confiáveis sobre o montante anual de produções, uma vez que nem todas as produções têm como destino a TV aberta ou fechada e, mesmo com a existência de associações para fomento do mercado (como a ABPITV - Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão), não há uma informação oficial das produtoras nas associações e nos órgãos de controle. Sabe-se, porém, que o mercado mundial de audiovisual representa mais de 450 bilhões de dólares e que o Brasil chega a cerca de 5 bilhões, ou seja, pouco mais de 1% do mercado mundial.

Locação de Equipamentos de Filmagem
Estrutura
Uma estrutura mínima requer um escritório para atendimento a clientes e uma área para guarda dos equipamentos (almoxarifado), totalizando uma área de no mínimo 100 m², com flexibilidade para ampliação conforme o desenvolvimento do negócio.
O local de trabalho deve ser limpo e organizado. O piso, a parede e o teto devem estar conservados e sem rachaduras, goteiras, infiltrações, mofos e descascamentos. O piso deve ser de alta resistência e durabilidade, além de fácil manutenção. Paredes pintadas com tinta acrílica facilitam a limpeza. Texturas e tintas especiais na fachada externa personalizam e valorizam o ponto.
Sempre que possível, deve-se aproveitar a luz natural. No final do mês, a economia da conta de luz compensa o investimento. Quanto às artificiais, a preferência é pelas lâmpadas fluorescentes.
Profissionais qualificados (arquitetos, engenheiros, decoradores) poderão ajudar a definir as alterações a serem feitas no imóvel escolhido para funcionamento da locadora, orientando em questões sobre ergometria, fluxo de operação, design dos móveis, iluminação, ventilação, etc.

Locação de Equipamentos de Filmagem
Pessoal
O número de empregados oscila de acordo com o tamanho do empreendimento. Para iniciar a operação de uma microempresa de locação de equipamentos para filmagem, será necessário que o empreendedor, conte em sua equipe com um (a) assistente para cuidar das tarefas administrativas e 2 ou 3 operadores técnicos (áudio, iluminação e suporte eletro-eletrônico).Dependendo do volume de locações, mais ,operadores podem ser contratados.
O empreendedor deve ser cuidadoso na montagem de sua equipe, que pode incluir mão-de-obra própria e empregados terceirizados. Além do conhecimento técnico do equipamento, experiência na área, boa educação e prestatividade são qualidades indispensáveis aos profissionais envolvidos no relacionamento com as produtoras de vídeo e na operação das máquinas.
Embora o escritório da empresa funcione em horário comercial (segunda a sexta-feira de 09h às 18h) é necessário que a empresa possua um horário flexível. Em geral, as produtoras de vídeo (locatárias dos equipamentos) não possuem horário fixo para as locações e filmagens, podendo o trabalho ser realizado a qualquer hora do dia (inclusive sábados, domingos e feriados).
O atendimento e o relacionamento com as equipes das produtoras merecem atenção especial do empreendedor, visto que nesse segmento de negócio, a empresa precisará adequar sua operação com o cronograma do projeto em andamento.
A qualificação de profissionais aumenta o comprometimento com a empresa, eleva o nível de retenção de funcionários, melhora o desempenho do negócio e diminui os custos trabalhistas com a rotatividade de pessoal. O treinamento dos colaboradores deve desenvolver as seguintes competências:
• Capacidade de percepção para entender e atender as expectativas dos clientes;
• Agilidade e presteza no atendimento;
• Capacidade de apresentar e vender os serviços da empresa;
• Motivação para crescer juntamente com o negócio.
Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores nessa área, utilizando-a como balizadora dos salários e Orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.
O empreendedor pode participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado às tendências do setor. O Sebrae da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e treinamentos adequados.

Locação de Equipamentos de Filmagem
Equipamentos
Os equipamentos adquiridos representam a alma do negócio da empresa. O empreendedor deve planejar com cuidado a aquisição e renovação dos equipamentos que serão locados, conforme a demanda do mercado. Os equipamentos para filmagem mais utilizados são:
-Câmeras de vídeo
-Handycam
-Ilhas de Edição (neste caso, além do equipamento –hardware - inclui o software de edição).
-Luminária modular de luz fria
-Microfone de Lapela com fio
-Microfone de Lapela sem fio
-Microfone de mão com fio
-Microfone de mão sem fio
-Microfone. Direcional (Boom)
-Mixer de Áudio
-Refletores e kits de iluminação
-Teleprompters
Acessórios 
-Baterias e Carregadores
-Vídeo System
-Monitores de diversos tamanhos
-Foco, Zoom e T-Stops
-Acessórios Panavision
-Alças e Punhos
-Pára-sóis e Máscaras
-Chassis
-Tripés
-Controles Remotos
-Kit Steadicam
-Sicronizadores
Um dos maiores obstáculos enfrentados é a vida útil de um equipamento, já que se exigem reposições cada vez mais constantes. Além disso, existem poucos fornecedores no mercado que oferecem os tipos de equipamentos, legalizados, que uma Locadora de Equipamentos para Filmagem necessita para o seu negócio. Conseqüentemente, os preços são altos.
De preferência para produtos de fornecedores com representantes locais no país. A aquisição de equipamentos de fornecedores no Brasil, possibilita ao comprador acesso a garantia e serviços técnicos locais, possibilitando a diminuição dos custos de manutenção.
Além dos equipamentos destinados a locação o empreendimento necessita de computador, impressora, fax, telefone etc., equipamentos estes, necessários às tarefas administrativas associadas à atividade.

Locação de Equipamentos de Filmagem
Investimentos
O valor necessário para o investimento irá variar em função da estrutura operacional desejada e da definição do catálogo de equipamentos para locação (quantidade, qualidade e variedade de equipamentos). Por esta razão sugerimos a elaboração de um Plano de Negócio, onde os recursos necessários, em função dos objetivos estabelecidos, poderão ser determinados. (vide modelo disponível em: http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/integra_bia?ident_unico=1440).
O investimento inicial compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua auto-sustentação. Pode ser divididos em:
- investimentos pré-operacionais – são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas, registro da empresa, honorários profissionais e outros;
- investimento fixo – compreende o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas etc.;
- capital de giro inicial – é o capital necessário para suportar todos os gastos e despesas iniciais, geradas pela atividade produtiva da empresa. Destinam-se a viabilizar as compras iniciais, pagamento de salários nos primeiros meses de funcionamento, impostos, taxas, honorários de contador, dentre outros gastos.
Para uma produtora cultural de pequeno porte, estimamos que o empreendedor tenha que dispor de aproximadamente de R$ 150.000,00 para fazer frente aos seguintes itens de investimento:
- despesas pré-operacionais (registro da empresa, honorários profissionais, taxas etc.) - R$ 2.500,00;
- Investimento fixo
•          Móveis e Utensílios - R$ 10.000,00;
•          Desenvolvimento de website e material promocional da empresa – R$ 2.500,00;
•          Compra de equipamentos para locação – R$ 80.000,00*
•          Veículo próprio – R$ 25.000,00 *
- capital de giro para suportar o negócio nos primeiros meses de atividade – R$ 30.000,00.
Observação: Dependendo da forma de contratação estes itens podem ser adquiridos de forma parcelada.
Dados de 2010.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

2 comentários:

Vídeo Produtor disse...

Para criar uma produtora:

1. Invista em bons equipamentos

2. Tenha bons métodos e processos

3. Compre os melhores softwares de gestão:
- Contabilidade (existem vários)
- Decupagem / cadastro de acervo - essencial para não se perder e ter bem catalogado todos os vídeos. Exemplo: Powertec [url=http://www.powertec.net/profitas.html]Profitas[/url]

4. Coloque metas e deixe claro o papel de cada um. Não vá arrumar um sócio como inimigo

5. Mantenha seu equipamento e portfolio atualizado com o mercado

marcelo disse...

boa noite ,gostei de todo o conteudo, mas existe em seu blog como montar locadora de equipamentos para construçao civel?