Como Abrir um Negócio

quarta-feira, maio 04, 2011

Como Abrir - Montar uma Lavanderia

Lavanderia
Apresentação do Negócio
Uma característica essencial e distintiva da sociedade pós-industrial, nos dias de hoje, é a ênfase dada à prestação de serviços, que está presente de forma cada vez mais significativa na vida econômica, social e no entretenimento das pessoas. O setor de prestação de serviços desempenha o papel de um dos líderes da nova onda de expansão econômica e tornou-se peça fundamental no processo de crescimento global.
Com a inserção da mulher no mercado de trabalho, os trabalhos domésticos tendem a ser cada vez mais terceirizados, criando assim um maior espaço para as pequenas empresas de prestação de serviços do ramo de lavanderia, por exemplo. Tendo em vista que a atividade de lavar roupas demanda muito tempo e as famílias hoje não dispõe de horas vagas para o lazer, a procura por este tipo de serviço só tende a aumentar consideravelmente.
Além disso, a rotina mais atribulada das pessoas, a quase extinção da profissão de lavadeira, a maior presença de homens que moram sozinhos e as áreas das lavanderias residenciais cada vez menores são realidades que fazem com que este tipo de negócio seja cada vez mais procurado. Com isso, o hábito norte-americano de levar roupas para serem lavadas e passadas em lavanderias começa a se tornar cada vez mais comum no Brasil. Ou seja, o conceito de que somente roupas especiais vão para lavanderias está diminuindo.
No ramo da lavanderia, é imprescindível a definição e fidelidade ao segmento escolhido para atuação. De modo geral, existem dois segmentos básicos: o industrial e o domiciliar.
- Segmento industrial: é classificada como industrial a lavanderia que atende a restaurantes, hotéis, motéis, flats, condomínios residenciais e uniformes industriais.
- Segmento domiciliar: é classificada como domiciliar a lavanderia que atende ao público em geral.
Contudo, as lavanderias constituem um segmento bem mais diferenciado do que se imagina, elas podem ainda atingir outros públicos como é o caso das lavanderias hospitalares e hoteleiras.

Como Abrir - Montar uma Lavanderia
Mercado
Apesar de bastante explorado, o mercado de lavanderias ainda tem muito espaço para crescer. "Somente 3% da população economicamente ativa utiliza serviços de lavanderia. Podemos conquistar mais 20% desta população", observa José Carlos Larocca, presidente do Sindlav - Sindicato de Lavanderias e Similares do Município de São Paulo e Região. Apesar desse potencial, ele lembra aos interessados no ramo que as grandes capitais, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro, têm poucos bons pontos comerciais. Segundo estudo do Sindlav, o Estado de São Paulo possui 2.400 lavanderias, sendo que 75% delas são domésticas e 25% industriais. Dessas, 60% estão instaladas na capital e Grande São Paulo. "No Brasil, são 4 mil lavanderias franqueadas ou independentes. Mesmo com a entrada das grandes redes franqueadoras, as lavanderias independentes, de bairro, não perderam seu fôlego", diz Larocca, que recomenda investimentos em cidades pouco exploradas e com bom potencial de consumo, já que 70% dos usuários pertencem às classes A e B. "Nas grandes capitais ainda é possível montar pontos de captação, que exigem pouco capital", acrescenta.
Estima-se que o mercado de lavanderias movimente R$ 140 milhões de reais por ano no Brasil. Um fator importante é que as lavanderias precisam investir em bons serviços, atendimento personalizado e campanhas regionais, como qualquer prestadora de serviços. Já as empresas que não precisam de ponto comercial devem ter à frente um franqueado capaz de prestar os serviços com primazia e ainda captar clientes.
Esse tipo de serviço está disponível para todas as pessoas físicas de classes sociais média, média-alta e alta. Também podem ser prestados serviços para empresas tais como: hotéis, motéis, flats, condomínios residenciais e industriais, restaurantes, locadoras de roupas, empresas organizadoras de eventos e similares. O segmento industrial, especialmente o hospitalar, é o que mais vem crescendo devido à terceirização dos serviços de hospitais e laboratórios. O crescimento do setor também está favorecendo o ramo hoteleiro e o industrial.
Espera-se que o mercado de lavanderias cresça expressivamente a médio prazo. Estima-se, para os próximos 5 anos, um crescimento de 40% da oferta de serviços e 20% do faturamento.

Lavanderia
Estrutura
O tamanho da estrutura de uma empresa pode variar segundo seu porte e sua atividade produtiva, contudo o empreendedor deverá atentar para disponibilização de espaços específicos para que a comercialização aconteça da melhor forma possível, em um ambiente agradável, bem iluminado e de fácil movimentação dos clientes, além é claro, de um espaço reservado para o desenvolvimento das
atividades administrativas, estoques, etc.
Não existe uma regra clara e objetiva para a definição da estrutura física necessária para uma empresa, no entanto deverá ser obedecida as adequadas separações dos setores da empresa para que seja possível conseguir de todas as áreas a maior produtividade possível de cada colaborador.
Com relação ao local de instalação, uma lavanderia de pequeno porte demanda, em média, uma área de aproximadamente 100 m2, distribuídos entre recepção, área de separação das roupas recebidas, espaço para as mesas de passar roupa, máquina de lavar, centrifugadora, cestos para retirada de roupas limpas, cabides com roupas lavadas e embalador.
O layout é um fator muito importante já que dispor os equipamentos na loja de maneira a facilitar o manuseio das roupas, a movimentação dos funcionários e o fluxo geral do trabalho, torna o trabalho mais eficiente e produtivo.

Lavanderia
Pessoal
Administrar corretamente a empresa e dominar a técnica de lavagem de roupas, conhecendo bem os tecidos e tipos específicos de lavagem para cada tipo de roupa, são condições exigidas para abertura de uma lavanderia que ofereça serviços de qualidade. Manter o pessoal constantemente motivado e estimulado, para que o atendimento ao consumidor seja sempre de bom nível, é fator fundamental. A qualificação das pessoas trabalhando deverá contar com passadeira, lavadeira e entregador.
Lavadeira
Sua responsabilidade é de grande importância para a realização de suas tarefas, deve dominar a técnica de lavagem de roupas, conhecendo bem os tecidos e tipos específicos de manchas, e, sobretudo, a repercussão negativa de uma mancha mal tirada para cada tipo de roupa.
Para isso deve ter treinamentos adequados, pois não pode haver falhas para que o serviço seja executado com qualidade, devendo sempre ficar atenta e observando o funcionamento das máquinas.
Passadeira
Sua responsabilidade é de inspecionar as peças e posteriormente passar as mesmas, sempre visando à qualidade. Também precisa de treinamentos quanto à passagem e dobragem adequadas para a sua função, buscando o aperfeiçoamento contínuo nas realizações de suas atividades.
Entregador
Não basta apenas ser um bom e qualificado motorista, deve ter uma boa comunicação e conhecer o processo da empresa, pois o mesmo deve inspecionar as peças de roupas, tanto na coleta quanto na entrega.

Lavanderia
Equipamentos
As principais tecnologias utilizadas em uma lavanderia industrial de pequeno porte serão:

• Um computador que ajudará em todo o processo, desde o cadastramento dos clientes até no auxilio de cálculos financeiro.
• Máquinas de lavar, centrífugas, secadoras, calandras, bancas de passar e ferros: que serão utilizadas para lavar, secar e passar as roupas dos clientes.
É válido lembrar que os equipamentos poderão variar de acordo com a estrutura da lavanderia (industrial ou domiciliar).
As máquinas podem ainda classificar-se em:
- Máquinas Abertas. São assim denominadas aquelas máquinas em que as fases de lavagem, centrifugação e secagem não são hermeticamente fechadas, o que permite que o solvente evaporado entre em contato com ar à volta do equipamento. É por isso que o solvente utilizado em máquinas abertas não deve ser tóxico.
- Máquinas Fechadas. Nesse tipo de máquina, uma vez feito o carregamento de roupas e fechada a porta, todo o ciclo de limpeza (lavagem, centrifugação e secagem) é realizado em ambiente hermeticamente isolado. A recuperação do solvente é realizada ao final da operação, através de um destilador.
Outros equipamentos complementares podem ainda contribuir para a oferta de serviços de qualidade e maior valor agregado, tais como: máquinas e material de costura, armários, prancha para passagem manual, balcão de atendimento, classificador de roupas, dentre outros.
Segue link de máquinas e equipamentos fornecidos pela Abimaq:
http://www.datamaq.com.br/Sebrae/ListOfFromToInstallation.aspx?partnerCode=1&partnerInstallation=LAVANDERIA

Lavanderia
Investimentos
Investimento consiste na aplicação de algum tipo de recurso, esperando um retorno superior aquele investido em um determinado período de tempo. O investimento que deve ser feito em um empreendimento varia muito, de acordo com seu porte e seu público alvo.
Em geral, o investimento necessário para abertura de uma lavanderia industrial encontra-se entre 80 e 100 mil reais.
Simulação de Investimento inicial para uma Lavanderia Industrial de pequeno porte:
Item                                                                           Subtotal
Equipamentos gerais                                             R$ 67.300,00
Gastos com a abertura da empresa                   R$ 700,00
Capital de giro inicial                                              R$ 20.000,00
Total                                                                           R$ 88.000,00

Os gastos com equipamentos compreendem geralmente: 6 máquinas de lavar, 2 tanquinhos, 2 ferros elétricos, 2 mesas de passar roupas, 6 secadoras a gás, 1 computador completo, 1 telefone e moveis de escritório. Enfim, todos os equipamentos e móveis necessários para deixar a lavanderia apta para atender seus clientes com o maior conforto e segurança.
O item gasto com a abertura da empresa compreende as taxas pagas para: consulta prévia para fins de Alvará de Funcionamento; registro da empresa no cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas; cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) na Secretaria da Receita Federal; alvará de licença de Bombeiros; alvará de Licença e Funcionamento.
Dados de Investimentos de 2010.
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: