Como Abrir um Negócio

segunda-feira, maio 09, 2011

Como Abrir - Montar uma Locadora de filmes

Como Abrir - Montar uma Locadora de filmes
Apresentação do Negócio
A locadora de DVDs e blu-rays chegou ao mercado para substituir a antiga videolocadora, que operava com as anacrônicas fitas VHS para videocassetes. Desde 2006, não há lançamentos em vídeo no mercado brasileiro. Com tecnologia mais avançada, o DVD (disco versátil digital) caiu no gosto popular e representa uma alternativa segura e econômica de entretenimento.
O negócio está direcionado para a locação de DVDs, blu-rays e jogos eletrônicos. Permite agregar outros produtos de conveniência, para aumentar a comodidade dos clientes, sem que haja a descaracterização da atividade principal.

Como ocorre em todas as áreas, esse negócio requer competência administrativa e gerencial, com muita dedicação, criatividade e disposição para satisfazer clientes especiais. É um mercado dinâmico caracterizado por mudanças permanentes, exigindo uma gestão eficiente e sintonizada com as tendências do setor.

Para quem deseja entrar nesse mercado é importante entender o fluxo que percorrem os novos filmes. Após a produção são direcionados aos cinemas para exibição e posteriormente os representantes comerciais, agentes das distribuidoras, realizam a comercialização para o mercado de home video.

Este é composto por dois mercados: o sell-thru, onde as vendas são direcionadas diretamente aos consumidores pelas lojas de varejo e internet, e o rental, direcionado para as locadoras.

Porém, o principal desafio para o empreendedor é triunfar em um mercado fortemente atingido pela pirataria. Os estúdios de cinema perdem anualmente US$ 6,1 bilhões com a pirataria, sendo US$ 1 bilhão somente na América Latina. Números da Associação Antipirataria Cinema e Música (APCM) informam que foram apreendidos no Brasil mais de 45 milhões de CDs e DVDs piratas no ano de 2009, 10,66% a mais do que o ano anterior. O problema se repete na internet, onde versões piratas de filmes são baixadas, via download. Em 2009, foram retirados mais de 1.200.000 sites que desrespeitam a propriedade intelectual. Segundo o Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP), as locadoras demitiram cerca de 70 mil funcionários nos últimos nove anos por causa disso.

Atualmente, as locadoras precisam apresentar propostas inovadoras para cativar o cliente e sobreviver no mercado. Locadoras de nicho, especialização em filmes de arte, oferta de serviços pela internet, planos mensais de locação e aluguel de discos em blu-ray são opções para lidar com os desafios do mercado. Consulte o Sebrae mais próximo para auxiliar na construção de um plano de negócios.

Locadora de filmes
Mercado
O Brasil já teve o maior mercado de locação do mundo na era do VHS. O setor atraiu grupos internacionais, como a Blockbuster, e milhares de microempreendedores. A locadora de filmes sempre ocupava um lugar entre os primeiros colocados no ranking de negócios abertos. Os estúdios aproveitaram este bom momento, vendendo para as locadoras por R$ 100 um produto que saía da fábrica por R$ 5. A diferença de preço garantia o sucesso do negócio de locação de filmes.
Com o surgimento do DVD e o conseqüente barateamento da mídia, as redes de varejo passaram a trabalhar com a venda de filmes por R$ 9,90. O preço baixo diminuiu a atratividade do aluguel.
A situação piorou com a entrada de novos concorrentes, estes bem mais desleais. A pirataria e o download de filmes pela internet reduziram o mercado de locadoras. Segundo a União Brasileira de Vídeo (UBV), entre 2003 e 2005 havia quase 14 mil locadoras no Brasil. Hoje, há no máximo 6 mil lojas.
Entre 2006 e 2008, o número de DVDs comercializados no país caiu 14%, de 28,7 milhões para 24,7 milhões de unidades. Quando se leva em conta apenas a venda para locadoras, a queda é ainda mais acentuada: de 8,5 milhões para 4,6 milhões, ou seja, uma redução de 45%.
Uma saída para este mercado pode ser a disponibilização de filmes em blu-ray, que não podem ser pirateados. Em 2009, foram vendidas 230 mil unidades de blu-ray, ante 90 mil em 2008. Em 2010, a previsão pode alcançar 600 mil unidades, registrando um crescimento de 260%. Devido ao risco intrínseco ao negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
• Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado alvo.
• Pesquisa a guias especializados e revistas sobre moda. Trata-se de um instrumento fundamental para fazer uma análise da concorrência, selecionando concorrentes por bairro, faixa de preço e especialidade.
• Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho.
• Participação em seminários especializados.

Locadora de filmes
Estrutura
A estrutura mínima para a instalação de uma locadora de filmes deve contar com uma área física de 100m2, segundo o interesse e expectativa do empreendedor. O arranjo físico da loja é fator fundamental para uma primeira boa impressão ao cliente. Uma visão geral do ambiente deve fazer com que ele sinta-se bem e coloque-se à vontade para escolher os filmes que deseja. Para isso é importante dar atenção aos seguintes pontos:
• Espaço amplo para trânsito entre as estantes;
• Seqüência das estantes;
• Posicionamento dos lançamentos e catálogos;
• Design das vitrines e disposição dos produtos complementares;
• Harmonia de cartazes, banners e outros recursos de propaganda;
• Posicionamento do balcão de atendimento;
• Boa sinalização sobre os gêneros dos filmes;
• Iluminação adequada;
• Cores alegres e que intensifiquem a luminosidade;
• Climatização;
• Equipamentos de projeção – TV e DVD para apresentação dos lançamentos;
• Sistema de cadastramento rápido;
• Recursos tecnológicos que permitam gerenciamento eficiente das informações necessárias – locação, estoque, perfil de clientes, etc;
• Salas reservadas para gêneros específicos – por exemplo, eróticos;
• Equipamentos de segurança – anti-furto, vigilância, outros.
Deve-se evitar poluição visual – não exagerar nos cartazes, banners e outras propagandas.
O local de trabalho deve ser limpo e organizado. A parede e o teto devem estar conservados e sem rachaduras, goteiras, infiltrações, mofos e descascamentos. O piso deve ser de alta resistência e durabilidade e de fácil manutenção. Cerâmicas e ladrilhos coloridos proporcionam um toque especial, enquanto granito e porcelanato oferecem luxo e sofisticação ao ambiente.
Paredes pintadas com tinta acrílica facilitam a limpeza. Cores claras facilitam a iluminação e proporcionam um ambiente mais limpo e agradável. Texturas e tintas especiais na fachada externa personalizam e valorizam o ponto.
Sempre que possível, deve-se aproveitar a luz natural. No final do mês, a economia da conta de luz compensa o investimento. Quanto às artificiais, a preferência é pelas lâmpadas fluorescentes, que ressaltam as cores das mercadorias.
Outros profissionais qualificados (arquitetos, engenheiros, decoradores) poderão ajudar a definir as alterações a serem feitas no imóvel escolhido para funcionamento da loja, orientando em questões sobre ergometria, fluxo de operação, design dos móveis, iluminação, ventilação, etc.

Locadora de filmes
Pessoal
O negócio requer atendentes com perfil adequado ao tipo de serviço oferecido. O cliente geralmente é exigente e sua manutenção depende da qualidade do atendimento dispensado.
O perfil do bom atendente inclui as seguintes competências:
• Conhecimento sobre cinema  para identificar filmes cujo nome o cliente não conhece ou não lembra e para sugerir títulos dentro do gênero que o cliente aprecia;
• Conhecimentos básicos sobre vendas;
• Habilidade de comunicação;
• Capacidade de percepção – ambientes e pessoas;
• Bom controle emocional;
• Interesse e compromisso pela satisfação do cliente.
• Conhecimento sobre a cultura e o funcionamento da empresa.
• Desenvolvimento de relacionamentos duradouros com os clientes.
• Transmissão de confiabilidade e carisma.
• Atualização sobre as novidades do segmento.
• Zelar pelo bom atendimento, mesmo no caso de locadora virtual, onde o contato com clientes é realizado apenas por telefone e e-mail.
Uma pequena loja opera com três atendentes, variando de acordo com a expansão do negócio. Os níveis salariais básicos são definidos pelos sindicatos da categoria e a partir daí cada loja deverá manter políticas que remunerem adequadamente os empregados, considerando-se os níveis de competências pessoais.
Ressalta-se que o empreendedor deve estar inserido nas atividades, seja no atendimento direto aos clientes, no teleatendimento ou circulando entre o acervo. O empresário deve se ausentar o menor tempo possível da empresa, pois esse segmento requer a presença do seu idealizador para assegurar qualidade no atendimento.
Além desse quadro fixo a empresa deve contar com um motoboy, no quadro próprio de funcionários ou terceirizado, para fazer as entregas dos filmes locados via tele-atendimento.
Normalmente, a locadora funciona em horário comercial de 10h00 às 18h00. Sábados e domingos são dias de grande movimento. Dependendo do volume de clientes e da época do ano, pode ser necessária a ampliação do horário de funcionamento, exigindo a contratação temporária de mais atendentes. Esta expansão do negócio precisa ser planejada conforme o aumento do faturamento.
O atendimento é um item que merece uma atenção especial do empresário, visto que nesse segmento de negócio há uma tendência ao relacionamento de longo prazo com o cliente e à indicação de novos clientes.
A qualificação de profissionais aumenta o comprometimento com a empresa, eleva o nível de retenção de funcionários, melhora a performance do negócio e diminui os custos trabalhistas com a rotatividade de pessoal. O treinamento dos colaboradores deve desenvolver as seguintes competências:
• Capacidade de percepção para entender e atender as expectativas dos clientes.
• Agilidade e presteza no atendimento.
• Capacidade de apresentar e vender os produtos da loja.
• Motivação para crescer juntamente com o negócio.
Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores nessa área, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.
O empreendedor pode participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências do setor. O Sebrae da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e treinamentos adequados. 

Locadora de filmes
Equipamentos
O ramo de locação de filmes requer serviços qualificados, com bom nível de confiabilidade, rapidez e segurança. No dia-a-dia, estão envolvidos microcomputadores, impressoras, impressoras de cupom fiscal, televisores e aparelhos de DVD para apresentação dos lançamentos.
As lojas utilizam software de gestão integrada, destinado ao gerenciamento do acervo, controle de locação, cadastramento e classificação de clientes; além de controle de receita e despesa e outros serviços que o sistema oferece.
O software de gestão pode ser desenvolvido especialmente para o cliente interessado, no entanto, a maioria das lojas em operação utiliza sistemas locados de empresas especializadas que também fornecem assistência técnica e manutenção.
Lojas pertencentes a redes de franquias utilizam sistemas padronizados e disponibilizados pela franqueadora.
O dimensionamento da necessidade de equipamentos depende muito da percepção do empresário do volume de clientes atendidos e da qualidade do atendimento que deseja oferecer. Podem ser utilizados aparelhos como leitora ótica, web cam, identificação por impressão digital, controle de acervo por código de barras, entre outros.
Os materiais básicos para a instalação de uma locadora de filmes são:
• Balcão de atendimento.
• Estantes e gôndolas.
• Cadeiras.
• Televisão.
• DVD player.
• Telefone.
• Microcomputador.
• Impressora.
A disposição das estantes é importante para proporcionar conforto e facilitar aos clientes encontrarem os filmes desejados. Ao fazer o layout da locadora, o empreendedor também deve levar em consideração a ambientação, decoração, circulação, ventilação e iluminação. Na área externa, deve-se atentar para a fachada, letreiros, entradas, saídas e estacionamento.

Como Abrir - Montar uma Locadora de filmes
Investimentos
O investimento varia muito de acordo com o porte do empreendimento. Uma locadora de filmes, estabelecida em uma área de 100m², exige um investimento inicial estimado em R$ 30 mil, aproximadamente, a ser alocado majoritariamente nos seguintes itens:
• Reforma do local: R$ 1.000,00.
• Balcão de atendimento: R$ 800,00.
• Estantes para guardar filmes: R$ 1.500,00.
• Cadeiras: R$ 500,00.
• Televisão: R$ 1.000,00.
• DVD player: R$ 400,00.
• Telefone: R$ 100,00.
• Microcomputador: R$ 2.300,00.
• Impressora: R$ 400,00.
• Estoque de filmes: R$ 20.000,00.
• Capital de giro: R$ 3.000,00.
O espaço para funcionamento da locadora deve ser concebido a possibilitar a disponibilização do mobiliário de forma harmônica e, acima de tudo, respeitando a individualidade de cada ambiente. Para uma informação mais apurada sobre o investimento inicial, sugere-se que o empreendedor utilize o modelo de plano de negócio disponível no Sebrae.
  
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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