Como Abrir um Negócio

quinta-feira, maio 26, 2011

Como Abrir - Montar uma Loja de artefatos de cozinha gastronômica

Como Abrir - Montar uma Loja de artefatos de cozinha gastronômica
Apresentação do Negócio
A história comprova que quem sabe preparar uma boa refeição sempre teve grande valor dentro de qualquer sociedade.
      Os primeiros povos a se interessarem pelo preparo elaborado de refeições foram os gregos, ainda na Idade Antiga. Para aquele povo, a arte de cozinhar era tão valorizada que, aqueles que se dedicavam a esse ofício eram chamados de “doutores da cozinha”.
      Paralelamente aos gregos, em Roma, a revolução culinária se dava por meio de alguns escravos que também se aperfeiçoavam na arte culinária tornando-se disputados entre reis e magnatas que os alugavam por pequenas fortunas.
      A arte culinária continuou evoluindo e muitos séculos mais tarde, na França os mestres cuca (muito disputados pela elite européia e professores de culinária) foram reconhecidos oficialmente por lei promulgada por Luís XIV que defendia e reconhecia seus direitos.
      Consciente do status concedidos aos chefs, do prazer e das vantagens de receber convidados para uma boa refeição, aliando a idéia de recepcionar e impressionar, o final do século XX trouxe um novo conceito em matéria de gastronomia: A Cozinha Gourmet.
      A cozinha Gourmet é um espaço integrado à área social da casa onde se recebe os convidados. “A proposta é integrar os amigos e a família, ao mesmo tempo em que é possível preparar alimentos sem precisar ficar isolado na cozinha.” (FEIO, 2008)
      Uma das características deste tipo de cozinha é que os instrumentos ficam visíveis e não escondidos dentro de armários. Os utensílios deixam de ser somente funcionais e se tornam objetos de decoração, criados por designers, com cores e formas diferentes. Além do tradicional, estas cozinhas agregam utensílios e equipamentos para serviço de mesa e bar.
      Inicialmente restritas a imóveis de alto padrão, na primeira década do século XXI são encontradas na maioria dos novos empreendimentos lançados para classe média brasileira. De olho nesta tendência, surgem no mercado as Lojas Especializadas em Vendas de Artefatos para Cozinha Gastronômica.
      Nesta “Idéia de Negócio” serão apresentadas informações importantes para o empreendedor que queria abrir uma Loja Especializada em Vendas de Artefatos para Cozinha Gastronômica. Entretanto, este documento não substitui o Plano de Negócios, que é imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso. Para a elaboração do Plano de Negócio, deve ser consultado o SEBRAE mais próximo. 
 
Loja de artefatos de cozinha gastronômica
Mercado
Este é um mercado em crescimento. Não existem dados estatísticos disponíveis, mas de acordo com pesquisa realizada com empreendedores do ramo, existe um aumento na demanda para este segmento em virtude das tendências arquitetônicas do Séc. XXI, que conferem novamente à cozinha um lugar de destaque integrando-a a parte social da casa.
      
Ameaças e oportunidades
      As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.
      O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado.
      Uma pesquisa não precisa ser complexa, sofisticada ou dispendiosa em termos financeiros. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, o tipo de público-alvo em termos de capacidade aquisitiva, os gostos pessoais, e as expectativas que as pessoas têm em relação a uma Loja Especializada em Vendas de Artefatos para Cozinha Gastronômica. Também é importante pesquisar os preços praticados pelos concorrentes, o padrão das lojas existentes; comparar as características dos potenciais clientes.
      O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito grande.
      As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho.
      Algumas ameaças e oportunidade desta atividade empresarial merecem destaque:
      Ameaças
      - Aumento do preço de produtos importados decorrente da crise econômica;
      - Concorrência das lojas de “1,99” com ofertas de produtos similares de qualidade inferior e mais baratos.
      Oportunidades
      - Aumento de lançamentos de empreendimentos com cozinha ou espaço gourmet;
      - Media positiva na televisão decorrente do aumento dos programas de  com chefs famosos incentivando as pessoas a cozinharem.
Loja de artefatos de cozinha gastronômica
Estrutura
A área mínima necessária para uma Loja Especializada em Vendas de Artefatos para Cozinha Gastronômica é de aproximadamente 40m² sendo necessários para o atendimento, um vendedor(a) e um gerente, que pode ser o proprietário. A seguir segue sugestão de equipamentos para loja:
      Equipamentos :
- Expositores
- Balcão
- Armários
- Banquetas altas
- Impressora Fiscal
- Computador
- Aparelho de Fax
      Uma boa decoração favorece o produto e atrai o cliente. “As pessoas gastam dinheiro quando e onde elas se sentem bem“. (Walt Disney) Revestimentos, pintura, móveis, e iluminação são componentes importantes para obter uma estética favorável.
      Além de ter uma decoração de bom gosto, o ambiente deve ser funcional, observando os espaços necessários para circulação dos clientes, prevendo inclusive adaptações necessárias para o acesso e atendimento de portadores de necessidades especiais.
      O conceito adotado na arquitetura da loja tem que estar condizente com a imagem que se deseja vender.
 
Loja de artefatos de cozinha gastronômica
Pessoal
O empreendedor que está iniciando um negócio deve estar atento para não exceder os custos. A folha de pagamento é uma das grandes responsáveis por elevar os custos das micro e pequenas empresas. Para amenizar os custos iniciais com folha de pagamento, convém optar pela contratação de uma equipe enxuta. De acordo com empreendedores do ramo, para começar, em uma loja de 40 m², basta um funcionário (a) com a função de vendedor (a) e um gerente que pode ser o proprietário.
      As responsabilidades das pessoas que irão trabalhar na Loja Especializada em Vendas de Artefatos para Cozinha Gastronômica podem ser divididas da seguinte forma:
      Gerente
      - Caixa
      - Atendimento ao cliente
      - Compras
      - Gestão do negócio
      Vendedor
      - Atendimento ao cliente
      - Reposição de mercadoria
      - Organização da loja
      - Manutenção da limpeza da loja
      A seleção deve ser criteriosa para analisar se o futuro funcionário tem o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes para executar suas funções. Além de demonstrar capacidade para oferecer um excelente atendimento ao cliente, as competências gerais básicas necessárias aos dois profissionais são:
      Vendedor (a)
      - Conhecimento do ramo;
       - Conhecimento das especificações técnicas dos produtos;
      - Boa dicção;
      - Cortesia e educação para com os clientes e colegas;
      - Inteligência emocional para lidar com possíveis conflitos.
      A capacitação de profissionais deste ramo de negócio deve estar direcionada para o desenvolvimento das competências citadas acima.
      O piso salarial dos empregados de uma Loja Especializada em Vendas de Artefatos para Cozinha Gastronômica geralmente é regulado pelos Sindicatos dos Lojistas do Comércio ou Sindicato do Comércio Varejista. A partir do piso salarial estabelecido pelo sindicato, o empresário deverá manter políticas que remunerem adequadamente os empregados, considerando-se os níveis de competências pessoais.
     Ao adotar uma política de retenção de pessoal, oferecendo incentivos e benefícios financeiros ou não, a empresa poderá diminuir os níveis de rotatividade e obter vantagens como a criação de vínculo entre funcionários e clientes e ainda a diminuição de custos com:
      - recrutamento e seleção;
      - treinamento de novos funcionários;
      - custos com demissões.
 
Loja de artefatos de cozinha gastronômica
Equipamentos
 Para estruturar a loja serão necessários os seguintes equipamentos:
      Equipamentos para o Salão
      - Estantes e móveis para exposição de produtos: Existem vários tipos de estantes e móveis para exposição de produtos para este tipo de loja. Dependendo da decoração pode ser usado mais de um tipo para valorizar os produtos e a estética da loja. A quantidade de estantes e móveis para exposição irá variar conforme o tipo escolhido e conforme a configuração do espaço da loja.
      Pagamento e embalagem
         - Um Balcão para o caixa;
         - Um Armário para embalagens;
         - Duas banquetas altas;
         - Balcão ou armário para suporte;
         - Impressora Fiscal;
         - Computador;
         - Aparelho de fax.
Tecnologia
      O empresário deve avaliar se existe necessidade de instalação de sistema de alarmes, instalação de câmeras, bem como a contratação de seguro para os equipamentos e estoque, considerando os riscos pertinentes à região ou local em que a loja está instalada.

Como Abrir - Montar uma Loja de artefatos de cozinha gastronômica
Investimentos
Várias decisões irão impactar no montante do investimento necessário para abertura de uma Loja Especializada em Vendas de Artefatos para Cozinha Gastronômica, dentre elas:
      Localização: o valor para alugar ou comprar um imóvel irá variar de acordo com a região escolhida para abertura do negócio; 
      Tipo de imóvel: optar por alugar ou comprar um imóvel;
      Qualidade do imóvel: condições físicas do imóvel, necessidade de reforma, tamanho da reforma;
      Equipamentos: optar por equipamentos novos ou usados, equipamentos mais simples ou mais sofisticados.
      Os resultados das decisões referentes a estes itens surgirão com a elaboração do plano de negócios. Etapa fundamental para quem deseja empreender de forma consciente, “o plano de negócios é a validação da idéia, análise de sua viabilidade como negócio” (DOLABELA, 1999, p. 127).
      Considerando uma Loja Especializada em Vendas de Artefatos para Cozinha Gastronômica instalada numa área de 40m² com equipamentos básicos, é necessário um investimento inicial estimado aproximadamente em R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais), a ser alocado majoritariamente nos seguintes itens:
      - Reforma do local: R$ 22.000,00;
      - Aluguel: R$ 3.500,00;
      - Mobiliário: R$ 20.000,00;
      - Divulgação: R$ 3.500,00
      - Sacolas e embalagens: R$ 2.500,00
      - Telefone/fax, microcomputador e impressora: R$ 1.600,00
      - Estoque inicial: R$ 60.000,00
      - Taxas e Impostos: 2.400,00
      - Capital de giro: R$ 34.500,00
 
Dados de 2011.
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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