Como Abrir um Negócio

quinta-feira, maio 26, 2011

Como Abrir - Montar uma Locadora de Quadra de Esporte

Como Abrir - Montar uma Locadora de Quadra de Esporte
Apresentação do Negócio
A prática de atividades esportivas regulares além de apresentar diversos benefícios para a saúde, também proporciona a socialização, estimula a cooperação, o companheirismo e o trabalho em equipe e proporciona outros benefícios:
• Auto-estima: a prática regular de exercícios aumenta a confiança do indivíduo;
• Capacidade Mental: pessoas ativas apresentam reflexos mais rápidos, maior nível de concentração e memória mais apurada;
• Colesterol: exercícios vigorosos e regulares aumentam os níveis de HDL (lipoproteína de alta densidade, o “bom colesterol”) no sangue, fator associado à redução dos riscos de doenças cardíacas;
• Depressão: pessoas com depressão branda ou moderada, que praticam exercícios de 15 a 30 minutos em dia alternados, experimentam uma variação positiva do humor já após a terceira semana de atividade;
• Doenças Crônicas: os sedentários são duas vezes mais propensos a desenvolver doenças cardíacas. A atividade física regula a taxa de açúcar no sangue, reduzindo o risco de diabetes;
• Envelhecimento: ao fortalecer os músculos e o coração, e ao amenizar o declínio das habilidades físicas, os exercícios podem ajudar a manter a independência física e a habilidade para o trabalho, retardando o processo de envelhecimento;
• Ossos: exercícios regulares são fundamentais na construção e manutenção da massa óssea;
• Sono: quem se exercita “pega” no sono com mais facilidade, dorme profundamente e acorda restabelecido;
• Stress e Ansiedade: a atividade física libera os hormônios acumulados durante os momentos de stress. Também funciona como uma espécie de tranqüilizante natural – depois do exercício a pessoa experimenta uma sensação de serenidade.
O negócio de locação de quadras de esportes oferece às pessoas que querem praticar atividades físicas regulares um espaço com toda segurança, conforto e estrutura própria para a prática saudável de diversas modalidades como: futebol, voleibol, basquetebol, tênis, entre outras.
O empreendimento deve oferecer um espaço amplo, bem localizado, com estrutura própria com quadras de diversas modalidades, vestiários, banheiros, equipamentos esportivos, entre outros, podendo oferecer também espaços para confraternizações, eventos, reuniões de amigos, familiares, colegas de trabalho e reuniões de empresas. Desta forma, pode atender diversos públicos que se preocupam com saúde e qualidade de vida e que buscam um local de qualidade para conquistá-los.
 
Como Abrir - Montar uma Locadora de Quadra de Esporte
Mercado
Cada vez mais as pessoas estão se conscientizando que a prática de atividades físicas regulares melhora a qualidade de vida, pois evita o sedentarismo, os distúrbios como má alimentação, obesidade, tabagismo, ajuda no desempenho da atividade profissional e na prevenção de doenças, principalmente as cardíacas.
Segundo a CBFS - Confederação Brasileira de Futebol de Salão existe hoje mais de 4.000 clubes e 310.000 atletas inscritos oficialmente. Extra oficialmente acredita-se que 1 milhão de pessoas pratique regularmente essa modalidade de forma amadora em todo o País.
Outras Confederações Brasileiras Esportivas (voleibol, basquete, tênis, futebol, entre outras) não possuem dados precisos a respeito da quantidade de pessoas que praticam essas modalidades. Contudo, estima-se que milhões de brasileiros pratiquem de forma amadora, mas com regularidade, esses esportes com amigos, familiares, vizinhos, colegas de trabalho, etc.
Diante da falta de espaços públicos de qualidade para a prática de esportes esse público tem procurado cada vez mais empresas especializadas na locação de quadras, principalmente em áreas urbanas. Outro aspecto que ajudou no crescimento deste setor nos últimos 10 anos foi a diminuição do custo para construção das quadras e o avanço da tecnologia da grama sintética (principal material utilizado nas empresas de locação de quadras de esportes): melhor qualidade, menor custo, aparência e sensação de jogo aproximadas aos gramados naturais.

Locação de quadra de esporte
Estrutura
A estrutura para iniciar um negócio no ramo de locação de quadra de esportes irá depender do tamanho do empreendimento, principalmente, no que se refere ao número de quadras instaladas, a saber:
Pequeno empreendimento: até 3 quadras de esportes;
Médio empreendimento: de 4 a 8 quadras de esportes;
Grande empreendimento: mais de 9 quadras de esporte.
Para um pequeno empreendimento de locação de quadra de esportes será necessário aproximadamente 3000 m2 de área. A estrutura mínima necessária para atendimento ao cliente é composta de:
Quadras de esporte: a mais utilizada e procurada pelos clientes são as quadras de futebol society com grama sintética. Futebol de salão, tênis, voleibol e basquete também são comuns. Normalmente são completamente fechadas com redes de proteção;
Iluminação das quadras de esporte: imprescindível para utilização no período noturno, normalmente o mais demandado pelos clientes adultos durante a semana;
Vestiários e banheiros: separados para homens e mulheres, com sanitários, chuveiros e mobiliário próprio;
Estacionamento amplo para os clientes;
Secretaria / Recepção: para recepcionar os clientes e realizar atividades administrativas;
Caixa para recebimento dos valores;
Almoxarifado para armazenar os equipamentos;
Sala do proprietário para atividades administrativas e comerciais.
Outras estruturas podem ser instaladas no empreendimento de acordo com a característica do negócio e oferta de serviços como:
lanchonetes, lojas de material esportivo, espaço para eventos, entre outros (ver item Diversificação / Agregação de Valor). 

Locação de quadra de esporte
Pessoal
A composição da equipe necessária para iniciar um negócio de locação de quadra de esportes dependerá diretamente do tamanho do empreendimento. Para um pequeno negócio (até 3 quadras de esporte) em estágio inicial serão necessários, além do próprio empreendedor, cinco funcionários assim distribuídos:
Um recepcionista responsável por recepcionar os clientes, conferir as reservas, acompanhar os clientes até as quadras e controlar o horário de uso das quadras; Algumas características são desejáveis à pessoa que desempenhará a função de recepcionista, dentre elas destacam-se:
atenção a detalhes
fluência verbal
boa dicção
boa aparência
capacidade de concentração
capacidade de lidar com o público
capacidade de organização
metodologia
dinamismo
determinação
conhecimento de assuntos gerais
saber trabalhar sob pressão
saber administrar bem o tempo
bom humor
paciência
confiabilidade
responsabilidade
Um secretário / caixa: responsável pelo recebimento do pagamento dos clientes e atividades administrativas da empresa; Algumas características são desejáveis à pessoa que desempenhará a função de caixa, dentre elas destacam-se:
liderança
atenção a detalhes
capacidade de concentração
capacidade de lidar com o público
capacidade de organização
método
perseverança
conhecimento de assuntos gerais
saber trabalhar sob pressão
saber administrar bem o tempo
saber lidar com números
boa comunicação
boa memória
bom humor
paciência
confiabilidade
raciocínio espacial desenvolvido
Um auxiliar de limpeza: responsável pela limpeza do estabelecimento (exceto quadras) e dos uniformes utilizados pelos clientes;
Dois auxiliares de manutenção: responsáveis pela limpeza e manutenção das quadras e dos equipamentos. Algumas características são desejáveis à pessoa que desempenhará a função de auxiliar de limpeza, dentre elas destacam-se:
atenção a detalhes
capacidade de organização
dinamismo
saber administrar bem o tempo
bom humor
paciência
confiabilidade
responsabilidade
A capacitação de profissionais deste ramo de negócio deve estar direcionada para o desenvolvimento das competências citadas acima.
Este quadro de pessoal será maior também de acordo com a quantidade de serviços oferecidos, por exemplo, a implementação de uma lanchonete (ver item Diversificação / Agregação de Valor).
A administração do empreendimento (finanças, compras, pessoal, etc), o acompanhamento periódico e controle de qualidade e, principalmente, as atividades comerciais (contatos e visitas com os potenciais clientes, divulgação da empresa, fidelização, etc), normalmente são responsabilidades do empresário.
Os níveis salariais básicos são definidos pelos sindicatos de cada região e categoria, a partir daí o empresário deverá manter políticas que remunerem adequadamente os empregados, considerando-se os níveis de competências pessoais.
Recomenda-se a adoção de uma política de retenção de pessoal, oferecendo incentivos e benefícios de natureza financeiros ou outros. Assim, a empresa poderá diminuir os níveis de rotatividade e obter vantagens como a criação de vínculo entre funcionários e clientes e ainda a diminuição de custos com: recrutamento e seleção, treinamento de novos funcionários, custos com demissões.

Locação de quadra de esporte
Equipamentos
A definição dos equipamentos necessários para iniciar uma empresa de locação de quadras esportivas dependerá do tamanho do negócio e dos serviços oferecidos. Um projeto básico, com o mínimo necessário para início das atividades, necessariamente precisará de:
Três computadores;
Uma impressora para o escritório;
Um aparelho de fax;
Três aparelhos de telefone;
Freezer e/ou geladeira;
Equipamentos esportivos diversos: bolas, redes, coletes, camisas, shorts, luvas, entre outros;
Mobiliário para banheiros e vestiários;
Mesas, cadeiras e armários.
Fornecedores de Equipamentos
DS Sports Ltda
Rua Prof Eduardo Wanderley Filho, 200; Boa Viagem
Recife - PE
Tel: (81) 3327-4167
Esporte & Cia Artigos Esportivos
Av T 9, 4725 Jardim Planalto
Goiânia - GO
Tel: (62) 3278-6400
Muscle Shop Comércio
Pc Otávio Rocha, 11 Centro
Porto Alegre - RS
Tel: (51) 3225-6277
Voleio Produtos Esportivos 
R Conceição do Castelo, 709 739
São Paulo - SP
Tel: (11) 2280-3741


Locação de quadra de esporte
Investimentos
O total de investimento inicial para abrir um empreendimento de locação de quadras esportivas dependerá diretamente do tipo e do tamanho da estrutura inicial, principalmente o número de quadras que serão construídas e as modalidades esportivas que estarão disponíveis.
Para um pequeno negócio, com até 3 quadras esportivas, considerando a metragem mínima de 3000m2 estima-se o valor de R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais) de investimento inicial.
Com esse valor será possível construir a estrutura necessária (ver item Estrutura), desenvolver um site simples para divulgação da empresa e adquirir os seguintes equipamentos básicos:
• Três computadores;
• Uma impressora para o escritório;
• Um aparelho de fax;
• Três aparelhos de telefone;
• Freezer e/ou geladeira;
• Equipamentos esportivos diversos: bolas, redes, coletes, camisas, shorts, luvas, entre outros;
• Mobiliário para banheiros e vestiários;
• Mesas, cadeiras e armários.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: