Como Abrir um Negócio

segunda-feira, abril 18, 2011

Como Abrir - Montar uma Empresa de Iluminação profissional e som para festas e eventos

Iluminação profissional e som para festas e eventos
Apresentação do Negócio
Dados oficiam que o Brasil ocupa a 7ª posição mundial entre aqueles que mais sediam eventos internacionais, e um dos maiores do mundo em eventos de forma geral. A cidade de São Paulo é a maior da América Latina no primeiro quesito, segundo ranking da International Congress and Convention Association (ICCA), reconhecida entidade mundial do setor de eventos. Sua classificação (12ª em 2008) a fez superar cidades do primeiro mundo, como Londres, Tóquio, Madrid, Vancouver e Sidney.
Porém, o segmento não vive somente de eventos de grande magnitude. As reuniões empresariais, aniversários, casamentos, festas de confraternização também movimentam muito a economia e acontecem aos milhares todo o ano, em todo o país.
O sucesso de qualquer evento, seja ele grande ou pequeno, passa pelo cuidado com diversos detalhes, dentre os quais uma boa estrutura de iluminação e o som. Estes ocupam um papel de grande importância no segmento, criando ambientes agradáveis, festivos e preparados para surpreender os participantes.
O nicho de aluguel de equipamentos de iluminação profissional e som para festas e eventos tem se mostrado muito flexível nos dias atuais, atendendo diversos tipos de evento, reuniões ou festasde qualquer porte com bastante competência, agregando valor e sendo reconhecido pelo exigente público consumidor.
Nesta "Idéia de Negócio" serão apresentadas informações importantes para o empreendedor que tem intenção de abrir uma empresa especializada em aluguel de equipamentos de iluminação profissional e som. Entretanto, este documento não substitui o Plano de Negócios, que é imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso. Para a elaboração do Plano de Negócio, deve ser consultado o SEBRAE mais próximo.

Iluminação profissional e som para festas e eventos
Mercado
Uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (FBC&VB) avaliou qual a abrangência do universo de espaços de eventos no Brasil. Segundo a informação divulgada, existem 1.664 unidades no país, sendo que o setor ainda envolve 400 empresas organizadoras e entidades promotoras, número que corresponde exclusivamente ao número oficial dos cadastrados na Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). Além disto, este segmento gera o expressivo número de 727.168 empregos diretos e indiretos. As organizadoras apresentam média de 24,2 funcionários e 386,6 colaboradores temporários. Por não constituir profissão regulamentada, os temas relativos aos aspectos de gestão de eventos (planejamento, organização e realização) são abordados como disciplinas em faculdades de turismo, hotelaria, comunicação social, entre outras. Estima-se que esta oferta de empresas atendam em torno de 400 mil eventos ao ano, e movimento em torno de 32,7 milhôes de reais. (Fonte: FECOMERCIO RS).
Nos últimos anos, o mercado de locação de equipamentos de iluminação e som vem procurando se adaptar as necessidades impostas pelo mercado consumidor, buscando a criação de equipes multidisciplinares que possam agregar serviços que tragam valor ao negócio, facilitando assim o seu estabelecimento e crescimento no mercado o qual explora. Essa prestação de serviços envolve conhecimentos técnicos não somente de equipamentos, mas também de acústica de ambientes, instalações elétricas e logística. Outros conhecimentos também serão necessários, conforme o modelo de negócio definido pelo empresário, como por exemplo os conhecimentos artísticos de músicas, ritmos e repertórios.
Ameaças e oportunidades
As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.
O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível por meio de pesquisa de mercado.
Uma pesquisa não precisa ser complexa, sofisticada ou dispendiosa em termos financeiros. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, o tipo de público alvo em termos de capacidade aquisitiva, os gostos pessoais, e as expectativas que as pessoas têm em relação a um prestador de serviços de iluminação profissional e som para festas e eventos. Também é importante pesquisar os preços praticados pelos concorrentes, o padrão dos equipamentos utilizados, enfim, todas as características desses relevantes desse negócio para a tomada de decisão.
O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito grande.
As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa de mercado fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho.
Algumas ameaças e oportunidades desta atividade empresarial merecem destaque:
Ameaças:
• Concorrência acirrada;
• O mercado é dinâmico em tecnologias usadas, e exigente por parte do consumidor;
Oportunidades:
• Número crescente de eventos de todo o porte;
• Reconhecimento do valor agregado do serviço por parte do público.
• Possibilidade de congregar outros profissionais que gerem identidade para o negócio, como os DJ’s .
Antes de abrir um negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
• Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado alvo;
• Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho;
• Participação em seminários especializados.

Iluminação profissional e som para festas e eventos
Estrutura
A estrutura necessária para a montagem de uma loja dedicada ao aluguel de iluminação profissional e som para festas e eventos é bastante simples. Basicamente, as áreas principais de uma empresa desse segmento são as de atendimento ao cliente, estoque e área administrativa. Sua área total, já considerados os banheiros para o público e funcionários, estoque e uma pequena copa, gira em torno de 70m², em média.
Todo o espaço da loja, bem como a disposição de estoque, móveis e demais equipamentos, deve ser planejado para permitir a circulação de funcionários e clientes com segurança e conforto.
É importante que o estabelecimento esteja preparado para permitir o acesso a portadores de necessidades especiais a todas as áreas dedicadas a clientes. Para tal, deverá observar todas as exigências legais como largura de corredores, inclinação e tamanho de rampas, altura de corre-mãos e necessidade de elevadores.
A seguir, estão descritas algumas informações acerca de cada um dos ambientes sugeridos para uma empresa do segmento:
a) Escritório
Destinado à realização de atividades administrativas. O escritório poderá ser equipado com:
• mesa;
• cadeiras;
• armário;
• arquivo para pasta suspensa;
• telefone/fax;
• computador;
• impressora.
b) Atendimento
Essa área deverá ser composta com mesas para atendimento dos clientes e uma pequena área de espera com algum conforto.
Equipamentos sugeridos:
• Ar condicionado (se necessário);
• Mesas;
• Cadeiras;
• Máquinas de cartão de crédito e débito;
• Impressora fiscal.
• Sofá
• Mesa de centro/aparador;
• Purificador de água/bebedouro de galão refrigerado.
c) Estoque
O espaço destinado ao estoque dos equipamentos para aluguel deverá ser limpo e organizado, a fim de permitir a facilidade de acesso e localização de qualquer um de seus itens. Deverá, também, ser um ambiente isolado das demais áreas por divisórias ou paredes, de forma a manter o acesso restrito aos funcionários. Deverá conter:
• Estante com divisões;
• Armário com portas para pequenos equipamentos e alguns itens de reposição de alto giro de estoque; 
• Placas ou etiquetas de identificação;
• Tablado no piso (plástico ou madeira) ou outro isolamento para proteger os equipamentos de umidade e sujeira;
• Boa iluminação.
d) Instalações sanitárias
O empresário deve procurar instalações, de preferência que possuam banheiros separados para cada sexo, em bom estado de conservação, constituído de vaso sanitário, pia e mictório.
As instalações sanitárias devem ser bem iluminadas, paredes e piso de cores claras, de material liso, resistente e impermeável, portas com molas, ventilação usada com janelas teladas.
e) Copa
A estrutura para esse espaço deverá respeitar o descrito na Portaria CVS 6/99 do Centro de Vigilância Sanitária da ANVISA.
Equipamentos sugeridos:
Refrigerador;
• Microondas;
• Máquina de café expresso
• Mesa;
• Cadeiras

Iluminação profissional e som para festas e eventos
Equipamentos
Os equipamentos são de grande importância para o negócio. O avanço tecnológico nessa área é bastante rápido e requer constante atualização por parte do empresário.
Existe uma infinidade de equipamentos de iluminação e som que costumam ser utilizados pelas melhores empresas do segmento. Abaixo, segue lista de alguns dos equipamentos principais:
Globo de iluminação Tripé com catraca Laser 30
Caixas Acústicas Twitter Drive
Luz Negra Refletores c/ seqüencial Treliças
Máquina de Fumaça Strobo Mesa de som
Moving Head Tubo de Leds Multiraio
Orbiter Canhão de luz Gerb
Plataforma pantográfica Torre alumínio Conectores e plugs
Potências Equalizador Moving Scan
Rack Corner Pau de carga
Treliças Laser 80 Laser RGY
Refletores Spots Microfone
Pedestais Receivers Arandelas
Máquina de bolhas Máquina de papel picado Luz estroboscópica
Globo refletor Crossover Telão e projetor
Convém que o empreendedor busque informações junto aos fabricantes para conhecer todos os detalhes dos equipamentos e eventuais novidades que surgem muito rapidamente nesse mercado.
É preciso, também, pesar muito bem a importância estratégica dos equipamentos a serem adquiridos. Caso não haja recursos suficientes para grandes investimentos, será preciso adaptar o processo de compra baseada nos itens que mais se adéqüem às necessidades do mercado o qual se pretende atingir.
São vários os fornecedores desses equipamentos no mercado. Podemos citar alguns deles, os quais possuem sites em atividade na internet:
• www.isound.com.br
• www.brasilaudio.com.br
• www.knasomprofissional.
• www.ninjasom.com.br
• www.reni.ind.br
• www.induspar.com
 
Iluminação profissional e som para festas e eventos
Pessoal
O número de funcionários varia de acordo com o tamanho do empreendimento. Para a estrutura anteriormente sugerida, a empresa prestadora de serviços em aluguel de iluminação profissional e som para festas e eventos exige a seguinte equipe:
• Gerente: responsável pelas atividades administrativas, financeiras, de controle de estoque e da comercialização. Deve ter conhecimento da gestão do negócio, do processo produtivo e do mercado. Deve conhecer em profundidade o perfil dos clientes para definir o que comprar e quanto a pagar pelas peças usadas. Pode ser o proprietário.
• Vendedor: responsável pelo atendimento aos clientes e venda dos produtos ou serviços. Suas principais qualidades devem ser:
o Conhecer em profundidade os produtos a serem instalados;
o Entender as necessidades dos clientes;
o Conhecer a cultura e o funcionamento da empresa;
o Conhecer as tendências do mercado;
o Desenvolver relacionamentos duradouros com os clientes;
o Transmitir confiabilidade e carisma;
o Atualizar-se sobre as novidades do segmento;
o Zelar pelo bom relacionamento após a compra.
• Técnicos de som e iluminação: responsável pelo projeto e ajustes técnicos dos equipamentos.
• Auxiliar de instalação Transporte e montagem dos equipamentos.

No início, os dois primeiros cargos poderão ser executados pela mesma pessoa, a fim de evitar custos desnecessários no início das atividades.
No caso do cargo técnico, além dos conhecimentos necessários para desempenhar a função, o profissional deverá possuir aptidão física, executar todas as tarefas, as quais costumam exigir bastante nesse aspecto. Deve-se buscar capacitação técnica dos profissionais sempre que necessário.
O atendimento é outro item que merece uma atenção especial do empresário, visto que nesse segmento de negócio há uma tendência ao relacionamento de longo prazo com o cliente e à indicação de novos clientes.
A qualificação de profissionais aumenta o comprometimento com a empresa, eleva o nível de retenção de funcionários, melhora a performance do negócio e diminui os custos trabalhistas com a rotatividade de pessoal. O treinamento dos colaboradores deve desenvolver as seguintes competências:
• Capacidade de percepção para entender e atender as expectativas dos clientes;
• Agilidade e presteza no atendimento;
• Motivação para crescer juntamente com o negócio.
Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores nessa área, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.
O empreendedor pode participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências do setor. O Sebrae da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e treinamentos adequados. 

Iluminação profissional e som para festas e eventos
Investimentos
O investimento total deve variar muito de acordo com o nicho de mercado a ser atendido, o local de atuação, o volume de demandas e o porte dos possíveis eventos a serem explorados. Uma empresa prestadora de serviços em locação de iluminação e som poderá exigir um investimento inicial estimado que pode variar entre R$ 40 mil e R$ 150 mil.
Para uma informação mais apurada sobre o investimento inicial, sugere-se que o empreendedor utilize o modelo de plano de negócio disponível no Sebrae.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.


Um comentário:

DJ RANI disse...

Muito boa a dica, quero muito abrir uma loja dessas aqui no meu bairro.