Como Abrir um Negócio

quinta-feira, março 24, 2011

Como Abrir - Montar uma Farmácia - Drogaria

Drogaria
Apresentação do Negócio
É o sonho de qualquer empreendedor: comercializar um produto de primeira necessidade, com vendas estáveis ao longo do ano, sem sazonalidade e pouco afetado por crises econômicas. Porém, estes fatores, que atraem milhares de empreendedores para o ramo de farmácias e drogarias, não são suficientes para garantir a viabilidade financeira do negócio. A previsão de demanda e o planejamento do negócio são fundamentais para o sucesso do empreendimento.
Cabe aqui um esclarecimento sobre a diferença entre drogaria e farmácia. Segundo a Lei nº. 5.991, de 17 de dezembro de 1973, que trata do controle sanitário do comércio de medicamentos, as drogarias são estabelecimentos de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais. Já as farmácias são caracterizadas como estabelecimentos que, além da comercialização, atuam na manipulação de fórmulas magistrais e oficinais.
As drogarias respondem por 80% do escoamento de medicamentos da indústria. Os principais fatores de atratividade do setor são a demanda crescente no Brasil para o mercado de remédios; as boas perspectivas para os medicamentos genéricos; o potencial de consumo das classes C e D; a facilidade de acesso a softwares de gestão de drogarias; o envelhecimento da população brasileira e a possibilidade de expansão do portfólio de produtos para artigos de higiene, limpeza, perfumaria e produtos de conveniência. Esta expansão de atuação, inclusive, já viabilizou o surgimento de megastores, com faturamento mensal de mais de R$ 1 milhão por loja.
Outra tendência do setor refere-se à associação das drogarias em cooperativas, com a utilização de logomarca e sinalização visual em comum. A principal vantagem da associação é o desconto obtido junto aos fornecedores, devido à centralização do processo de compra e à aquisição de grandes volumes de produtos. Além disso, as drogarias da rede podem compartilhar boas práticas, adquirir cursos e treinamentos, informatizar processos e reduzir gastos com propaganda e publicidade.
Porém, alguns fatores externos têm gerado dor de cabeça ao empreendedor. A distribuição direta de medicamentos por planos de saúde, o processo de concentração do setor, o aumento da concorrência, a venda direta de medicamentos por supermercados, indústrias farmacêuticas e internet, a rígida regulação dos órgãos públicos e a comercialização de produtos falsificados representam ameaças relevantes ao desenvolvimento do negócio.
Portanto, o melhor remédio para saúde financeira de uma drogaria é a elaboração de um bom plano de negócios. Para a construção deste plano, consulte o SEBRAE mais próximo.

Drogaria
Mercado
O segmento de farmácias e drogarias no Brasil movimenta em torno de US$ 15 bilhões anuais, posicionando o país como o oitavo mercado mundial de medicamentos. Com mais de 55 mil drogarias em funcionamento, o Brasil é o país com o maior número de farmácias no mundo, com uma proporção de 3,4 farmácias para cada 10 mil habitantes.
Com a informatização dos estoques e dos pontos de venda na década de 80, houve uma expansão do processo de formação de grandes redes de farmácias e drogarias. Há 10 anos, essas redes eram responsáveis por pouco menos de 10% das vendas no setor. Hoje, comercializam 30% do volume total de faturamento.
Este movimento de concentração faz com que, a cada ano, aproximadamente 5.500 farmácias e drogarias encerrem suas atividades e sejam substituídas por novas lojas. Segundo a Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (ABC-Farma), a vida média de uma drogaria gira em torno de cinco anos.
Devido ao risco intrínseco ao negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
• Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado-alvo;
• Pesquisa a guias especializados e revistas sobre farmácias e drogarias. Trata-se de um instrumento fundamental para fazer uma análise da concorrência, selecionando concorrentes por bairro, faixa de preço e especialidade;
• Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho;
• Participação em seminários especializados.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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