Como Abrir um Negócio

quinta-feira, março 24, 2011

Como Abrir - Montar uma Empresa de limpeza, manutenção e polimento de pisos e pedras

Empresa de limpeza, manutenção e polimento de pisos e pedras
Apresentação do Negócio
A rotina atribulada das pessoas, a preocupação com o bem-estar, o aumento da expectativa de vida, a dedicação de mais tempo ao esporte e ao lazer, entre outros fatores, têm aumentado a demanda por serviços no Brasil. Paralelamente, o triunfo da Terceirização como conceito gerencial e estratégico alavancou o mercado de prestação de serviços, e fez florescer um contingente significativo de novas empresas.
Ao todo, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o setor já emprega mais de 13 milhões de pessoas - pouco menos que os trabalhadores do comércio e indústria somados. De acordo com analistas, a forte alta dos serviços serviu para amortecer os efeitos da crise mundial no mercado de trabalho. Em 2009, um em cada dois empregos criados no Brasil foi alocado no setor de serviços.
A Federação Nacional de Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac) acredita que metade do mercado de limpeza institucional na área privada (que representa 40% do mercado total) funcione no modelo de Terceirização. A fatia é maior nos grandes centros e nas regiões Sul e Sudeste do País. No setor público, que representa cerca de 60% desse mercado, o índice de terceirização se aproxima dos 90%, segundo a Febrac.
Ambiente limpo é um dos critérios básicos que as pessoas levam em conta ao decidir por um produto ou serviço. Um local sujo ou mal cuidado, portanto, afugenta o consumidor. Assim, a limpeza constitui-se num atributo obrigatório para hotéis, restaurantes, lanchonetes, clubes, hospitais, supermercados, shopping centers, academias de ginástica, salões de beleza, entre outros.
Em geral, por razões estéticas, de manutenção e de durabilidade, as instalações físicas desses estabelecimentos utilizam diversos tipos de pedras ornamentais em pisos e paredes. Genericamente, as rochas aplicadas na arquitetura e decoração dividem-se em duas categorias: naturais e tratadas. As primeiras são usadas sem polimento, com seu aspecto original preservado. Oferecem boa resistência às intempéries, razão pela qual detém a preferência dos arquitetos e decoradores na hora de escolher o revestimento de áreas externas como fachadas, beiras de piscina, composições de paisagismo. As pedras permitem um variado leque de tratamento, com a finalidade de explorar o potencial de brilho e valorizar texturas e cores.
Entre os pisos frios mais utilizados em projetos de arquitetura e decoração encontram-se: ardósia, cerâmica, granito, granilite, lajota, mármore, marmorite, pedra goias, mineira, de São Tomé, mosaico, Miracema, cimento, basalto, além dos emborrachados (plurigoma) e vinílicos (tipo paviflex/ decorflex), entre outros.
De maneira geral, pisos e pedras são limpos em procedimentos secos ou úmidos. A limpeza seca utiliza uma vassoura hidrostática ou um “mop”, espécie de vassoura com panos absorventes na extremidade, que serve tanto para retirar a sujeira quanto para aplicação de produtos. A limpeza úmida pode ser feita manualmente ou de forma mecanizada, com o uso de lavadoras automáticas. Em ambos os casos, utiliza-se detergentes adequados ao tipo de sujeira existente.
A manutenção costuma ser realizada com o uso de selantes e impermeabilizantes. Estes não resistem aos danos provocados por óleos, graxas, solventes, entre outras substâncias. Além dos produtos básicos para tratamento e proteção de pisos e pedras, existem aqueles destinados a dar brilho, que podem ser aplicados cumulativamente. Porém, após um período de tempo, torna-se necessário retirar todas as camadas sobrepostas - por meio de um processo chamado limpeza profunda - e refazer a proteção.
Independente do tipo de pedra utilizada no revestimento, é recomendável o uso de produtos que garantam proteção adicional, evitando que a sujeira penetre no piso. A conservação da camada protetora dependerá de variáveis como tipo de piso e frequência de tráfego, entre outras.
Pisos tratados e impermeabilizados propiciam manutenção rápida e econômica. Os poros fechados dificultam a penetração de sujidades, reduzindo a utilização de ceras, removedores, discos para enceradeiras, água, energia elétrica e equipe de limpeza. Quanto mais tempo o piso permanecer tratado, maior será sua vida útil.
 
Empresa de limpeza, manutenção e polimento de pisos e pedras
Mercado
De acordo com a Associação Brasileira do Mercado Institucional de Limpeza (Abralimp), o setor de limpeza profissional movimenta cerca de R$ 8,4 bilhões ao ano, congrega 13 mil empresas e emprega 1,5 milhão de pessoas. A maioria (70%) são pequenos empreendimentos, com menos de vinte funcionários.
O mercado está concentrado nas Regiões Sul e Sudeste. Impulsionado pelos contratos governamentais, o Distrito Federal também aparece como forte consumidor deste tipo de serviço. A Região Sudeste responde pela maior parte do faturamento e do número de funcionários do setor, enquantoo Nordeste supera a Região Sul nesses dois quesitos.
Antes de abrir um negócio de limpeza, manutenção e polimento de pisos e pedras, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
•        Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado alvo;
•        Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho;
•        Participação em seminários especializados.
Após investigar e analisar as variáveis de mercado, o empreendedor estará apto a se posicionar melhor neste segmento.
De acordo com empresários do setor, uma pequena empresa de limpeza de pisos pode faturar, em média, R$ 200 mil por ano, e lucrar 25% em igual período. O prazo estimado para retorno do investimento situa-se ente 12 e 15 meses. Além da limpeza, os serviços prestados incluem manutenção, restauração, impermeabilização, conservação e tratamento de pisos frios internos e externos. 
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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