Como Abrir um Negócio

quarta-feira, março 23, 2011

Como Abrir - Montar uma Distribuidora de Produtos Odontológicos

Distribuidora de produtos odontológicos
Apresentação do Negócio
 A odontologia brasileira modernizou-se e, hoje, é reconhecida como uma das mais bem conceituadas do mundo. O aumento do nível de consciência e informação da população brasileira sobre saúde bucal levou a um boom de demanda por serviços odontológicos. Também contribuíram para o aquecimento do mercado o lançamento de planos odontológicos (que já atendem mais de 11 milhões de pessoas) e a procura por serviços estéticos, como clareamento dos dentes e aparelhos ortodônticos. Tais serviços já são até divulgados na televisão, com planos longos de parcelamento e consórcios.
A expansão da oferta de serviços odontológicos provocou uma elevação da variedade de marcas e produtos dentários e incentivou o surgimento de diversos fabricantes nacionais e importadores destes materiais. Tais produtos, utilizados pelos dentistas nos consultórios, são vendidos em lojas especializadas chamadas de “dental”. Qualquer dental pode ter em seu catálogo mais três mil tipos de materiais, desde amálgamas até estojos cirúrgicos.
Nesse contexto, surge a oportunidade de atuação de uma distribuidora de produtos odontológicos. A distribuidora desempenha o papel de uma ponte entre o fabricante e a loja, adquirindo, promovendo e representando os materiais odontológicos. Dependendo da estrutura, a distribuidora pode vender os produtos diretamente para grandes clínicas, hospitais e franquias de consultórios dentários. O faturamento pode ser expandido com serviços de entrega por telefone, ações de promoção e propaganda e venda pela internet. Trata-se de um atacado no segmento odontológico.
Outra importante fonte de receita são as compras dos órgãos públicos, através das secretarias de saúde estaduais e municipais. As aquisições de grandes volumes são realizadas por meio de licitação ou pregão eletrônico, mas as distribuidoras podem atender diretamente as compras emergenciais de hospitais e consultórios dentários públicos.
Porém, nem tudo são sorrisos para o empreendedor interessado em atuar no setor. O processo de formação de grandes redes de franquias de consultórios dentários, que compram materiais diretamente dos fabricantes, o achatamento de preços provocado por planos odontológicos, a rígida regulação dos órgãos públicos e conselhos de odontologia e a verticalização da cadeia produtiva representam ameaças relevantes ao desenvolvimento do negócio. Por isso, torna-se fundamental a elaboração de um bom plano de negócios. Para a construção deste plano, consulte o SEBRAE mais próximo.

Distribuidora de produtos odontológicos
Mercado

O Brasil possui um dos maiores mercados odontológicos do mundo. Com 961 habitantes para cada dentista, a média de profissionais é 35% maior do que a recomendada pela Organização Mundial de Saúde, de 1.500 habitantes por dentista. E esse número só tende a aumentar, pois os Estados Unidos possuem 40 faculdades de odontologia para uma população de 250 milhões, enquanto o Brasil possui 172 faculdades para 170 milhões. Todo ano, estas faculdades jogam mais 12 mil dentistas no mercado de trabalho.
Porém, o mercado odontológico brasileiro apresenta muitas contradições. A distribuição de dentistas é muito desigual ao longo do país. Se em São Paulo a média habitantes/dentista é de 618, no Maranhão a média é de 4.779, bem pior do que a recomendada pela OMS. Há uma concentração de 62% do mercado na Região Sudeste, enquanto o Norte e o Nordeste carecem de profissionais.
Outra contradição refere-se ao acesso do brasileiro a um consultório dentário. Nos últimos anos, o Brasil viveu uma expansão sem precedentes rumo à universalização dos serviços odontológicos. Contudo, pesquisas apontam que ainda cerca de 40 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista. A prática não constitui uma prioridade para setor público e a maioria dos grandes hospitais públicos e particulares não possui dentistas em seus quadros funcionais.
Devido ao risco intrínseco ao negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
• Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado-alvo;
• Pesquisa a guias especializados e revistas sobre o segmento. Trata-se de um instrumento fundamental para fazer uma análise da concorrência, selecionando concorrentes por bairro, faixa de preço e especialidade;
• Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho;
• Participação em seminários especializados.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

3 comentários:

Unknown disse...

Vendo distribuidora de produtos odontológicos em São Paulo/SP. Empresa regularizada junto a Anvisa (AFE).

Anônimo disse...

Quanto vc esta pedindo?

Unknown disse...

Ainda está vendendo?