Como Abrir um Negócio

quinta-feira, março 24, 2011

Como Abrir - Montar uma Empacotadora de cereais

Empacotadora de cereais
Apresentação do Negócio
Cereais (comestíveis) são as plantas cultivadas por intermédio do plantio de seus frutos (do tipo cariopse), normalmente chamados grãos, e são na maior parte gramíneas.
Os cereais são produzidos em todo mundo, em maiores quantidades do que qualquer outro tipo de produto e são os que mais fornecem calorias ao ser humano. Em alguns países são praticamente a dieta inteira da população. Nos países desenvolvidos, o consumo é moderado mas ainda substancial. O tradicional “prato” dos brasileiros é composto por um cereal, que é o arroz.
A palavra “cereal”, tem sua origem na deusa grega Ceres, que era a deusa das plantas que brotam (particularmente dos grãos) e do amor maternal. E o nome Ceres provém de “ker”, de raiz Indo-Europeia e que significa “crescer”, também é raiz das palavras “criar” e “incrementar”.
Durante o Governo de Getúlio Vargas, na década de 1940, foi instalada a primeira colônia agrícola do Brasil. Essa colônica agrícola foi estruturada no Centro-Norte Goiano, e foi denominada de Ceres, que até hoje existe, não mais como colônia agrícola, mas sim como a cidade de Ceres.
O serviço prestado por uma empacotadora de cereais deverá ser concebido com visão profissional, desde o seu projeto embrionário, o que irá requerer uma avaliação objetiva sobre a forma de atuação, bem como as expectativas comerciais que esse tipo de empreendimento requer. Sendo assim será necessário que seja montado um plano de negócio. E para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.

Empacotadora de cereais
Mercado
O setor de grãos no Brasil sempre teve uma grande produção, mas nas duas últimas décadas vem apresentando um crescimento bastante expressivo. Isto devido, principalmente, ao incentivo do Governo Federal, via política agrícola com vultosas somas de recursos em financiamentos para esse setor.
Com esse contínuo crescimento produtivo de grãos, a instalação de empacotadora de cereais apresenta-se como uma opção bastante satisfatória, em especial quando instalada em regiões com tendência agrícola.
No entanto ressalta-se que é um mercado com forte concorrência, e geralmente composto por grandes grupos empresariais. Além da questão da concorrência, tem também o fato que o ideal é beneficiar os grãos, para na sequência serem empacotados. Mas isto não significa, necessariamente, que montar uma empresa nesse segmento, sem o beneficiamento, poderá ensejar em fracasso.
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: