Como Abrir um Negócio

sexta-feira, março 25, 2011

Como Abrir - Montar uma empresa de Engenharia da gestão do conhecimento

Engenharia da gestão do conhecimento
Apresentação do Negócio
No final das últimas décadas do século passado, impulsionado pela globalização e pela ampliação do uso de recursos computacionais e da internet, iniciou-se um movimento de questionamento sobre o papel da empresa no futuro, frente ao crescente poder de escolha dos consumidores. Segundo alguns filósofos, a uniformização de processos e o emprego da tecnologia, contribuiriam para a homogeneização entre fornecedores, permitindo que os clientes passassem a ter um maior poder de decisão o que, no longo prazo, poderia representar uma grave ameaça para muitas corporações frente à perda de competitividade. A partir destes questionamentos, originou-se o conceito de Capital Intelectual, que busca identificar e potencializar a força do conhecimento individual e coletivo acumulado pelas Organizações, como elemento primordial de diferenciação entre elas.

Esse movimento vem desaguando em uma nova ordem mundial, onde os ativos intangíveis (conhecimento e experiência de mercado, processos utilizados, carteira de clientes, marketshare, imagem corporativa, reconhecimento da marca pelo público, etc.), embora muitas vezes difíceis de serem quantificados, passaram a ter a sua importância reconhecida como geradores de valor para as organizações.

O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nos processos operacionais e no funcionamento dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema, podem usufruir de todo o conhecimento acumulado. Vale ressaltar que, apenas "saber muito" sobre alguma coisa não proporciona, por si só, maior poder de competição para uma organização. A diferença é quando o capital intelectual, gerido de forma adequada, consegue alavancar soluções que trazem benefícios concretos para os negócios.

Nos dias atuais, a criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o “conhecimento corporativo” faz parte da agenda de muitos executivos, que buscam nas consultorias especializadas, auxílio para administrá-lo de forma adequada.

Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.

Engenharia da gestão do conhecimento
Mercado
Segundo alguns autores, vivemos atualmente na Era da Competitividade. Nos dias atuais, em que a atividade econômica está cada vez mais globalizada, é necessário que as empresas e as pessoas concentrem seus esforços num foco de negócio específico, em que possam ser mais competitivos e terem maiores chances de sucesso. A busca de parcerias, a obtenção de conhecimento e modelos de gestão mais avançados são essências para a sobrevivência dos negócios.

Neste novo cenário, onde a competição dita o ritmo das transformações da economia, é que a consultoria empresarial recebe uma longa faixa de atenção, prestando serviços diversos com grande abrangência em todos os setores econômicos - indústria, comércio e serviços, tanto nas empresas públicas quanto nos estabelecimentos privados.

No entendimento de grandes empresas brasileiras, a abertura de novas oportunidades de negócios, a melhoria de processos, o aumento de lucros, a melhor retenção de especialistas e a prestação de serviços mais eficiente ao cliente são os principais benefícios esperados a partir da implementação de projetos de gestão de conhecimento.

Com foco nestes resultados, as empresas têm buscado o auxílio de consultores em gestão do conhecimento para projetos de melhoria de processos de tomada de decisão, relacionamento com os clientes, aumento da produtividade e lucratividade, dentre outros objetivos, oferecendo oportunidades para a contratação de especialistas na matéria.

Para os consultores em gestão do conhecimento, identificar e conhecer quem são seus futuros clientes, quais são seus projetos em andamento, orçamento de investimento, objetivos a serem alcançados, suas carências e necessidades, assim como, o tempo em que estas demandas se materializarão é essencial o sucesso de seu negócio. 

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores. 

Nenhum comentário: