Como Abrir um Negócio

quinta-feira, março 24, 2011

Como Abrir - Montar uma Empresa de Comunicação Visual

Empresa de sinalização - banner - comunicação visual
Apresentação do Negócio
Desde a pré história a humanidade já se comunicava através de imagens. Pinturas nas paredes das cavernas narravam suas histórias. Embora já fizesse uso da escrita, ao longo dos séculos, a humanidade continuou utilizando imagens para se comunicar. Os instrumentos foram aperfeiçoados: na antiguidade as imagens eram feitas com carvão, resinas vegetais e pedras. Na atualidade, usa-se tintas preparadas com pigmentos que permitem uma infinidade de tons de cores.
      Com o avanço tecnológico, não só os processos de fabricação e preparo das tintas evoluíram: as pessoas, na contemporaneidade podem contar com modernas técnicas para a produção de imagens, sejam impressas ou digitais.
      A transmissão de um pensamento ou idéia por meio de signos visuais é chamada de comunicação visual. Os signos visuais são um conjunto de imagens que transmitem a idéia desenhada, por meio de uma relação entre texto e imagem.
      A publicidade se utiliza da comunicação visual, através de veículos visuais para promover e divulgar produtos e empresas.
      São veículos visuais: Outdoor: cartazes, painéis e luminosos;
      Publicidade direta: prospectos, folhetos, cartas, catálogos.
      Uma Empresa de Sinalização, Banner, Impressão e Plotagem oferece serviços de impressão gráfica, para publicidade.
      Este documento contém informações importantes para o empreendedor que queira montar uma Empresa de Sinalização, Banner, Impressão e Plotagem, mas não substitui o Plano de Negócios. Para obter informações sobre Plano de Negócios, o empreendedor deve procurar o SEBRAE mais próximo.

Empresa de sinalização - banner
Mercado
"O mercado das Empresas de Sinalização, Banner, Impressão e Plotagem está relacionado diretamente ao mercado de indústrias gráficas, justificado pelo fato de oferecerem principalmente serviços e produtos gráficos. .
      Segundo o Estudo Setorial da Indústria Gráfica no Brasil 2009 realizado pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Abigraf em parceria com SEBRAE existem 20.295 unidades gráficas, das quais, 19.930 (98,25%) são comerciais, 142 religiosas, 122 sindicais e 101 públicas.
      O setor gráfico é responsável por aproximadamente 1,5% do faturamento total da indústria de transformação nacional. A Região Sudeste concentra o maior número de unidades produtivas (53,8%); seguida do Sul, com 23,3%; Nordeste, com 12,5%; Centro-Oeste, com 7,4%; e Norte, com 3,0%.
      Embora seja um mercado concorrido caracterizado pela disputa entre grandes e médias empresas com micro e pequenos produtores, segundo Alfried Plöger (s.d), presidente nacional da Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Abigraf o aumento da renda da população ampliará a demanda por produtos gráficos. “Verifica-se, ainda, tendência de maior crescimento do valor adicionado dos impressos em relação aos volumes produzidos, devido à procura por itens mais sofisticados”.
     
      Ameaças e oportunidades
      As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.
      O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado.
      Uma pesquisa não precisa ser sofisticada, dispendiosa - em termos financeiros - ou complexa. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, os preços praticados e características gerais do público que pretende atingir. O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito grande.
     
      Oportunidades:
      - Atender o mercado de feiras e eventos. Segundo dados do SEBRAE SC, “as feiras e eventos proliferam pelo país afora e a tendência é de que o mercado continue a crescer”.
     
      As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa sugerida fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho. A pesquisa realizada com empreendedores deste setor, identificou as ameaças abaixo listadas como sendo as mais significativas:
     
      Ameaças:
      - A concorrência praticada pelas gráficas informais;
      - A escassez de mão de obra qualificada, segundo Estudo Setorial da Indústria Gráfica no Brasil 2009;
      - Aumento dos preços dos insumos.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: