Como Abrir um Negócio

quinta-feira, março 24, 2011

Como Abrir - Montar uma Empresa de administração de arquivos digitais

Empresa de administração de arquivos digitais
Apresentação do Negócio
A humanidade gerou a mesma quantidade de informação nos últimos 50 anos que nos 5 mil anteriores. Esse número duplicará nos próximos 26 meses. Em 2010, a informação duplicará a cada 11 horas.
Cada vez mais estamos gerando mais documentos em papel. Segundo a AIIM International – Association for Information and Image Management International, EUA, a maior associação do mundo sobre gerenciamento da documentação, 95% das informações dos Estados Unidos estavam em papel em 1990. Este ano, cerca de 92% das informações ainda estarão em papel.
Essa avalanche de papel gera a cada dia maiores problemas:
  • Um executivo gasta em média quatro semanas por ano procurando documentos.
  • Faz-se, em média, 19 cópias de cada documento.
  • A imagem de um documento digitalizada a 200 dpi (pontos por polegada) e comprimida a 10:1 requer 50KB de armazenamento. Um gigabyte acomoda 20 mil imagens.
  • Quinhentas páginas de texto requerem 1 MB de armazenamento.
  • Um arquivo de quatro gavetas, com 2.500 folhas de papel por gaveta, comporta, em média 10 mil imagens de documento.
  • Um CD-R mede 120mm de diâmetro e pode armazenar até 650 MB de informação. Isso corresponde a 13 mil páginas de documentos.
  • Estudos revelam que os escritórios criam cerca de 1 bilhão de páginas de papel por dia. Segundo uma pesquisa do IDC, EUA, esse total é constituído de 600 milhões de páginas de relatórios de computador, 234 milhões de fotocópias e 24 milhões de documentos diversos. Isso somente nos Estados Unidos.
Saber o que deve ser guardado e por quanto tempo, obtendo um sistema de custódia extremamente seguro e confiável é o desafio para preservar as informações.
Resolver questões como o que fazer com tanta informação, como selecioná-la dentro do processo de cada negócio, como e em que lugar armazená-la e localizá-la é a responsabilidade das EMPRESAS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE ARQUIVOS.

Empresa de administração de arquivos
Mercado
Em 2006, uma pesquisa, conduzida pela AIIM International – Association for Information and Image Management International (EUA), State of ECM Industry 2006, mostrou que, em nível mundial, 89% dos respondentes acreditam que o gerenciamento de documentos é importante para os objetivos estratégicos de suas empresas. Essa pesquisa foi realizada em nove países, incluindo o Brasil. No nosso País, a pesquisa foi realizada em conjunto com o CENADEM. No Brasil, 72% dos entrevistados acreditam na importância desse fator.
As Tecnologias voltadas para a gestão completa de documentos, que envolvem etapas como a digitalização e indexação dos materiais, entre outras, estão sendo cada vez mais difundidas no meio corporativo. Com isso, o mercado brasileiro de GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos) e ECM (Enterprise Content Management) avança e gera faturamento anual bruto de R$ 1,5 bilhão, segundo o Cenadem (Centro Nacional de Desenvolvimento do Gerenciamento da Informação). "Acreditamos que o setor será ampliado em 10% em 2010, pois o dinamismo das companhias pede redução de espaço físico, aumento da base de dados e acesso on line aos documentos", destaca Antonio Carlos Macedo, presidente da Macdata, empresa especializada no desenvolvimento de soluções corporativas de TI.
Nesse cenário, o setor ainda tem muito a crescer, já que, atualmente, 75% da documentação das empresas permanecem em papel, de acordo com estudo do Cenadem. "Esse cenário vem mudando. Os gestores de mercados como financeiro, jurídico, varejo, tecnológico, por exemplo, estão notando os benefícios dessa tecnologia e está claro que para se manter competitivo no mercado é preciso gerenciar o grande volume diário de documentos físicos e eletrônicos e não somente arquivá-los", diz Macedo.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: