Como Abrir um Negócio

quinta-feira, março 24, 2011

Como Abrir - Montar uma Empresa de revisão e manutenção de embarcações

Empresa de revisão e manutenção de embarcações
Apresentação do Negócio
Quando se fala de barcos a manutenção é, sem dúvida, um dos componentes que merecem maior atenção. Dela tanto depende um grande dia de lazer ou trabalho como a própria segurança de tripulantes e passageiros.
 
Independentemente das condicões de navegação em mar aberto ou hidrovias interiores, a parceria entre marinheiro e mecânicos na realização da correta manutenção de uma embarcação permite que seus ocupantes tenham maiores chances de usufruir de momentos tranquilos e chegarem ao porto em segurança. Peças, engrenagens ou partes de sistemas de equipamentos expostos às condições de salinidade, calor, umidade, etc. ficam sujeitas a quebras ou mau funcionamento. Para realizar revisões ou mesmo evitar que falhas ocorram, o mecânico naval provê os serviços de manutenção adequados, previstos pelo fabricante da embarcação, quando solicitada por seu marinheiro e/ou proprietário.
 
Para quem tem um barco realizar a manutenção é uma tarefa constante, e contar com uma boa empresa de prestação de serviços de revisões e manutenção é essencial. Para os empreendedores que possuem habilidades gerenciais e técnicas em áreas como carpintaria, mecânica, eletricidade dentre outras e que gosta de atividades náuticas, este é um segmento que oferece oportunidades de trabalho e renda num ambiente cercado de água, emoção e responsabilidade.
 
Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.
 
Empresa de revisão e manutenção de embarcações
Mercado
O potencial náutico do Brasil é um dos maiores do mundo, devido à sua grande e diversificada costa, imensas bacias hidrográficas e clima quente propício ao uso de embarcações para esporte ou trabalho. Todavia, somos ainda um mercado pequeno. A relação de barco por habitante no país é de aproximadamente 1/1600, de acordo com pesquisa recente divulgada pela ACOBAR – Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos.
 
Esta mesma relação nos EUA é de 1/20, na Inglaterra de 1/66, na Itália de 1/125. A quantidade de embarcações no Brasil é ainda muito pequena se compararmos com estes países. Calcula-se que, em condições econômicas internas mais favoráveis, o Brasil deveria ter perto de 300.000 embarcações (relação de 1/1500) de esporte e recreio hoje, o que significa um déficit de 200.000 barcos, aproximadamente. A nossa produção atual não passa dos 3.000 barcos/ano, enquanto somente um estaleiro norte americano produz 50.000 unidades/ano.
 
Hoje no país, temos registrado aproximadamente 112.000 barcos de recreio, 900 lojas, 400 clubes e marinas, gerando cerca de 117.000 empregos diretos e indiretos.
 
A indústria náutica é um setor pulverizado e constituído de pequenas e médias empresas. A construção de barcos cristaliza uma enorme quantidade de mão-de-obra pelo fato de ser uma atividade predominantemente artesanal.
 
Em relação aos barcos de trabalho a nova política brasileira para o petróleo, que permite contratos com empresas estrangeiras para a exploração de novos campos na plataforma continental, fez com que não só a Petrobrás expandisse a sua área de atuação, mas também, que outras companhias se instalassem no Brasil, aumentando sensivelmente a demanda de embarcações e equipamentos de Apoio Marítimo.
 
O setor tem outras características tais como:
Exigência de pequeno investimento fixo;
Capacidade de gerar 7.400 empregos diretos e indiretos por cada 1000 embarcações construídas.
Grande capacidade de gerar empregos em toda a cadeia náutica composta de: fornecedores de insumos e serviços, fornecedores de motores, lojas, clubes, marinas, cursos, manutenção, turismo e eventos;
Matérias primas básicas utilizadas: fibra de vidro, resina, gel, madeira e aço inox;
 
Existem hoje 151 estaleiros (formalmente registrados) em atividade no país e a produção média é de 3,3 mil barcos/ano (dado de 2005). Cerca de 73% das embarcações construídas têm até 23 pés de tamanho.
   
Outros números do setor:
Marinas, iates clubes e garagens náuticas: 654;
Oficinas, acessórios e implementos: 1.242.
 
Fonte: ACOBAR – Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: