Como Abrir um Negócio

quinta-feira, março 24, 2011

Como Abrir - Montar uma Empresa de outdoors

Empresa de outdoors
Apresentação do Negócio
A tradução literal da palavra outdoor é “do lado de fora da porta”. Em vários países do mundo, a palavra outdoor designa todo e qualquer tipo de propaganda, mídia, colocada externamente, ao ar livre.
Mídia exterior é a denominação genérica dos meios de comunicação que expõem propaganda ao ar livre. Atualmente, a mídia exterior tem apresentado crescimento significativo no meio publicitário nacional. Pode também ser chamada mídia extensiva, mídia ao ar livre ou mídia alternativa.
São exemplos de mídia exterior: o outdoor, frontlight, backlight, busdoor, taxidoor, mídia em metrô, painel digital, triedro, letreiro luminoso, painel rodoviário, mobiliário urbano, painel de relógio de rua, testeira de ponto de ônibus, protetor de árvore, sinalizador de nome de rua ou placa de esquina, barreira de pedestre, lixeira urbana.
Importante observar que, segundo a Central de Outdoors, no Brasil, há uma diferenciação entre outdoor e propaganda ao ar livre em geral. Mesmo o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa prevê dois significados para a palavra: "(1) Designação genérica de qualquer propaganda (painel, letreiro luminoso, parede pintada, etc.) exposta ao ar livre e que se caracteriza por forte apelo visual e comunicação instantânea. (2) Restritivamente, grande cartaz com essas qualidades colocado no exterior, à margem das vias públicas ou em pontos de boa visibilidade."
O fato é que, por costume ou convenção, atualmente, no Brasil, denomina-se o outdoor a tabuleta de 9 metros de comprimento por 3 de altura, onde são afixadas 16 ou 32 folhas de papel que, em seu conjunto, formam a mensagem.
Todos os demais tipos de propaganda ao ar livre não devem ser considerados como outdoor. Assim, o outdoor é uma das formas de se fazer propaganda ao ar livre. Todo outdoor é uma propaganda ao ar livre, mas nem toda propaganda ao ar livre é um outdoor.

Empresa de outdoors
Mercado
O bom desempenho da economia brasileira em 2007 se refletiu também no mercado publicitário, que atingiu um faturamento total de R$ 26 bilhões, de acordo com dados do Projeto Inter-Meios. O resultado é 9% superior ao de 2006, o que, considerando-se a inflação do período, representa um crescimento real de 5%. O cálculo inclui as verbas destinadas à produção de peças publicitárias e os investimentos em veiculação. Veja a evolução em faturamento anual do mercado publicitário brasileiro:
• 1998 – R$ 8,6 bilhões;
• 1999 – R$ 8,8 bilhões;
• 2000 – R$ 10,9 bilhões;
• 2001 – R$ 10,4 bilhões;
• 2002 – R$ 10,7 bilhões;
• 2003 – R$ 12,2 bilhões;
• 2004 – R$ 15,4 bilhões;
• 2005 – R$ 17,7 bilhões;
• 2006 – R$ 19,3 bilhões.
O segmento de mídia exterior ficou em 5º lugar em faturamento publicitário em 2007. Veja a participação dos meios nesse ano:
• TV – 59,2%;
• Jornal – 16,3%;
• Revista – 8,5%;
• Rádio – 4,0%;
• Mídia exterior – 2,8%.
Segundo a Central de Outdoor (dados de 30/01/08), existem 33.053 outdoors em mais de 17600 locais no Brasil, distribuídos da seguinte forma por região:
• Norte: 1328 outdoors em 847 locais;
• Nordeste: 7847 outdoors em 4576 locais;
• Sudeste: 12788 outdoors em 6222 locais;
• Sul: 8323 outdoors em 4491 locais;
• Centro-Oeste: 2767 outdoors em 1501 locais.
Contudo, devido a novas políticas municipais de “limpeza urbana”, algumas cidades (como São Paulo) estão aprovando leis que limitam ou até proíbem a utilização de mídia exterior. O objetivo é diminuir a poluição visual causada pelo uso excessivo dos meios disponíveis de mídia exterior.
Diante deste contexto, faz-se necessário uma pesquisa aprofundada sobre a legislação vigente e sobre projetos de lei na sua cidade relativos ao segmento publicitário, principalmente de mídia exterior, antes de investir em uma empresa de outdoor. 
 
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
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