Como Abrir um Negócio

quinta-feira, março 24, 2011

Como Abrir - Montar uma Editora de Livros

Editora
Apresentação do Negócio
A presente idéia de negócio apresenta em seu conteúdo as informações necessárias para que um empreendedor possa abrir uma Editora de Livros. Possui em seu conteúdo informações sobre localização, tipos de segmento a ser buscado, números do setor e dicas importantes para se abrir uma editora. Almeida (2008) afirma que há “três tipos de editoras existentes em nosso país: 1) editoras grandes, que publicam os best-sellers internacionais e autores nacionais consagrados; 2) editoras médias, que publicam livros em parceria (com o próprio autor ou com instituições estatais ou privadas) e fazem pouquíssimas apostas (de bancar o custo integral de um livro); e 3) editoras pequenas, que publicam livros financiados pelo autor.” Ainda segundo Almeida, a distribuição de livros permanece em uma guerra diária de todos contra todos. Frisa ainda que as “grandes editoras compram espaços nas livrarias. A rotatividade de lançamentos é alucinante. As editoras médias precisam dar descontos elevados para conseguir que os seus livros fiquem nas lojas. Editoras pequenas só conseguem algum espaço, mínimo, se tiverem acordo com uma distribuidora, que pode até ser uma editora ou um grupo de editoras ou, ainda, apenas distribuidora.” Mesmo com esse cenário de briga por espaços e lançamentos dos livros, este mercado está em crescimento.
Montar uma editora irá exigir que o empreendedor faça uma busca bem detalhada do tipo de segmento que deseja atuar, o perfil dos livros que irá publicar. Essa é um fator inicial bastante importante, pois permitirá direcionar os esforços para um público-alvo específico.  Nesse tipo de negócio, o editor, nesse caso o empreendedor, deverá sugerir alterações ao autor, com vista a ajustar o livro ao mercado. Essas alterações podem passar pela editoriação do texto, ou pelo acréscimo de elementos que possam beneficiar a utilização/comercialização do mesmo pelo leitor.
Deve-se ter em mente também que boa parte dos livros são comercializados em livrarias, sendo este um excelente canal de distribuição.

Editora
Mercado
"O Brasil se apresenta como um país com excelente potencial e ótimo mercado, em crescimento, para se montar uma Editora de livros. Tal informação é corroborada com a recente pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (FIPE) realizada a pedido da Câmara Brasileira de Livros (CBL) e o Sindicato Nacional de Editoras de Livros (SNEL). Segundo a pesquisa, o número de títulos publicados em primeira edição decaiu 9,03%, de 20.177 em 2006 para 18.356 no ano passado, enquanto que os exemplares produzidos subiram 37,94%, de 81.374.917 para 122.248.282.  Ainda de acordo com os dados da pesquisa, somada as primeiras edições com as reedições, o número de títulos caiu de 46.025 para 45.092 (-2.03%), enquanto que os exemplares impressos subiram de 320.636.824 para 351.396.288 (9,59%). Indicando que há demanda por livros e, por conseqüência, espaço para novas editoras no mercado.  Os principais segmentos que experimentaram crescimento no número de títulos foram os de livros religiosos (+27,08%) e de obras gerais (+10,82%), enquanto os científicos, técnicos e profissionais (CTP) decaíram sensivelmente (-19,04%), os didáticos tiveram alguma redução (-6,03%), embora ainda seja o subsetor que mais editou títulos em 2007, 16.831, seguido pelas obras gerais, com 12.911, CTP, com 9.780, e religiosos, com 5.570 títulos. (DORIGATTI, 2008)  Quando tratamos de montantes financeiros, faturamento, o mercado de livros possui tendência de crescimento, conforme dados apresentados pela pesquisa realizada pela FIPE. As editoras analisadas aumentaram seu faturamento em 6,41%, atingindo um valor de R$ 2,286 bilhões. O setor de livros CTP foi o único que apresentou queda de 0,68%. Os setores com crescimento mais expressivos foram os de obras religiosas, com acréscimo de 12,80%, seguido pelos didáticos, com 11,40%, e as obras gerais, com 1,67%. Em termos de arrecadação, os livros didáticos faturaram R$ 971,5 milhões, os de obras gerais, R$ 626,1 milhões, CTP, com R$ 415,7 milhões, e religiosos, com R$ 273,1 milhões.  Portanto, como pode ser visto o mercado de editora de livros se apresenta como uma boa oportunidade para quem quiser montar um negócio nesse segmento. Os principais segmentos são de livros religiosos, em número de tiragem, e os livros didáticos em termos de faturamento.  

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
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